Gatinho bébé que não usa o areão :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

domingo jan 01, 2006 5:19 pm

Preciso da vossa ajuda :(

Um dos filhotes da Tigra, o cinzentinho com gravata branca, que foi adoptado por uma família de Vale de Cambra, e que foi o primeiro a ficar com diarreia, não usa sempre o areão :( :( :x

Ele continua com diarreia, embora continue a ser visto pelo vet e esteja a fazer uma dieta rigorosa de ração I/D da Hill's .

Muitas vezes, muitas mesmo, faz cócó fora do areão..... em qualquer cantinho :x
Já quando estava em minha casa eu tinha dado conta desse pormenor..... o mafarriquito aliviava-se onde estivesse :p :p

A família que o adoptou anda a ficar desesperada...... é cócó aqui.... é cócó ali.... ainda por cima essa família tem uma menina de 3 anos e um bébé de 5 meses :? .

Por favor ajudem-me a ajudá-los a resolver este problema!!!!!!!
Existe algum produto que se ponha na areia que atraia os gatos para fazerem as necessidades?

Eu tenho 6 gatos e são todos muito limpinhos, são espectaculares..... mesmo quando um deles anda um pouquinho avariado dos intestinos, nunca fizeram fora do areão ;)

Porque é que este gatinho é assim :( :( :(

Um beijinho para todos ;)
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

domingo jan 01, 2006 10:22 pm

Também nunca me aconteceu!
Mas que tipo de areão é que usam? Poderá ser isso...tive um gato que não fazia no areão, muito menos em areia...só fazia no granulado de pinho!
E a caixa, é fechada ou aberta? Eu só uso daquelas com portinha e sempre funcionou com os meus. Quanto ao produto de incentivo existe nas lojas de animais um que funcionou com oa cães mas penso que era só relativo ao xixi, é um activador.
Existem também produtos repelentes que servem para não fazer mais nesse sítio. Também funcionou como forma de educar os cães.
É como lhe digo, não conheço nenhum caso assim, normalmente os gatos são muito asseados e aprendem rápido.

Beijinhos
Maria João
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 02, 2006 12:15 am

Não creio que o gato seja porco...o que penso é que deve ter cólicas...e acaba por não aguentar e faz onde estiver. Penso que assim que lhe passe o problema da diarreia ele consiga segurar as fezes... :?

Por acaso notei, isto quando o Peewee veio para mim em muito mau estado, em bebé, ele tinha diarreia com sangue e por causa de fazer amiúdadas vezes, acabava por ter nojo de ir ao areão e chegou a fazer no chão umas quantas vezes. Eu tinha de andar constantemente a retirar as pastas de diarreia do areão senão continuaria a fazer no chão. Entretanto com o facto de ter ficado bem (curado) da diarreia, voltou à normalidade dos felinos, LIMPINHO ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça jan 03, 2006 4:06 pm

Boa tarde,
A minha bebe (de 3 anos :D ) kd era realmente bebe tinha algumas dificuldades em ir ao areão, pk ela era mt pekenina e cm tal não conseguia subir, apesar de ter comprado um bem baixinho, acabei por optar por um taparoer e deixava sempre um poukinho de areia usada (mas "limpa") p/ ela reconhecer k era ali o local.
Regra geral, os gatos são mt asseados e logo de bebes. Convem tb ver se o areão está num local calmo.
Por outro lado, concordo com o k ja foi dito, provavelmente, tem colicas e faz onde está, ou então. e devido à higiene propicia dos gatos, ganhou repulsa ao areão e prefere fazer fora, onde não está sujo.
As melhoras bem rapidas do bebe.[/img]
XenaBastet
Membro Veterano

terça jan 03, 2006 4:08 pm

Boa tarde,
A minha bebe (de 3 anos :D ) kd era realmente bebe tinha algumas dificuldades em ir ao areão, pk ela era mt pekenina e cm tal não conseguia subir, apesar de ter comprado um bem baixinho, acabei por optar por um taparoer e deixava sempre um poukinho de areia usada (mas "limpa") p/ ela reconhecer k era ali o local.
Regra geral, os gatos são mt asseados e logo de bebes. Convem tb ver se o areão está num local calmo.
Por outro lado, concordo com o k ja foi dito, provavelmente, tem colicas e faz onde está, ou então. e devido à higiene propicia dos gatos, ganhou repulsa ao areão e prefere fazer fora, onde não está sujo.
As melhoras bem rapidas do bebe.[/img]
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jan 04, 2006 11:42 am

A minha Lindi passou por isso, enquanto não se curar da diarreia duvido que consiga usar sempre o areão. Ele está bem desparasitado? Às vezes os vets recomendam para os gatinhos pequeninos desparasitantes em pasta e qd a infestação é grande não chega. Indagaram ainda a possibilidade de giárdia? E dão-lhe leite além da ração?. Só deverá comer ração e beber até se curar.
Recomendo que o coloquem numa divisão da casa pequena, fácil de limpar e com luz natural, o ideal é uma casa de banho com janela e deixem-no lá com uma caminha quentinha, caixote com areão, água e comida longes do areão e brinquedos. Podem retirá-lo quando tiverem tempo para brincar com ele à noite, etc mas deixem-no lá a maior parte do tempo. É mais fácil para ele chegar à areia e encontrá-la numa divisão pequena e é mais fácil para os donos limparem o chão da casa de banho sempre que ele não conseguir. Quando o virem a agachar-se para fazer cóco metam-no na caixa de areia. Quando limparem cóco que ele tenha feito fora do areão coloquem-no na caixa de areia. Convém usar areia ou areão e não silicone ou areias à base de pinho ou papel enquanto ele ainda está a aprender.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jan 04, 2006 12:59 pm

Ola Lucarina,
Passei pelo mesmo quando adoptei o Tobias.
O areão servia para tudo menos para o suposto :-)
Como esteve de quarentena na casa de banho, e eu passava mt tempo com ele, acabou por ser mais facil, quando o via a por-se pronto para fazer na cama, no chão enfim , pegava nele e la o punha no areão.
Também eu lhe deixava sempre o areão limpo, mas com o cuidado de lhe deixar um pouco de areia com urina, para identificar o local.
Aos poucos la foi aprendendo , custou mas foi.
Ele não tapava nem os xixis nem os cocos, pegava-lhe na patita e la o "forçava" a tapar, enfim um filme ;-)
Depois disso, começou a ir tirar as fezes ao caixote para brincar com elas como se fosse uma bola, dava com as fezes espalhadas por todo o lado :?
Felizmente á conta de muitos brinquedos perdeu o vicio.
Também andei desesperada a pensar que aqueles habitos iam ser para sempre, preciso é um bocadinho de paciencia e atenção que tudo se resolve.
Cumps
M1C4S
Registado: domingo jan 23, 2005 1:54 pm

quarta jan 04, 2006 5:30 pm

:) oi...isso e normal acontecer em gatos pequenos...muitas vezes pode serf da areia...experimento trocar para uma diferente ou em muitos casos funciona areia da praia.Quando trocar ponha o gatinho em, cima da areia e diga AÍ...se ele tentar sair o meta na caixa de novo e repita isso varias vezes por dia....tire 15 minutinhos e fassa isso com o gatinho.
Quando ele fizer fora da areia o leve ao sitio onde ele fez isso e lhe de uma pancadinha dizendo não e o leve a respectiva caixa.

Ass: Centro de educação e Férias de Animais de Companhia.

CEFAC
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta jan 04, 2006 5:32 pm

Obrigada pelo vossos conselhos.
Eu penso que o problema deve ser das cólicas que sente e nem lhe dá tempo de chegar ao areão.
O tipo de areia que usam é aquele que parece umas pérolas de cristal e a família tem sempre o cuidado de retirar os cócozitos.
Há dois dias atrás fui fazer-lhes uma visita e confirmei que o gatinho caminha e vai deixando cair cócó :( . Devem imaginar o problema que é para quem tem uma menina de 3 anos e um bébé de 5 meses (para além de um rapazinho de 10 anos) :o ) :roll: .
Não há hipóteses de ter nada limpo.... o mafarrico e, por vezes, também a irmã aliviam-se em todos os sítios :x :evil: .
Fui novamente com eles ao vet, porque eles, e mais o macho que a fêmea, não conseguiam segurar as fezes :( :( . Ficaram novamente internados.
Este problema pode ter sido originado pelo desmame e mudança de alimentação... eles comiam em minha casa comiam puppy chicken & rice da Proplan e quando foram para a nova casa passaram a comer Purina One junior. No entanto eles estão há um mês a fazerem dieta rigorosa de ração I/D da Hill's e algumas vezes comem patê I/D da Hills para evitar a desidratação.

A família que os adoptou está muito triste e preocupada com esta situação e caso não se resolva rapidamente vou trazer os gatinhos novamente para minha casa e tentar que eles melhorem num espaço mais restrito..... é que eles na sua nova casa têm muito espaço livre :) e com os bébés torna-se complicado gerir tanta cocozada :p .
Eles até já chegaram a subir para cima do estendal da roupa e zás..... em cima da roupa lavadinha :p :) .

Ontem fui ao vet vê-los e abraçá-los e encontrei-os bem melhor..... estão juntos num espaço reduzido e por isso fazem as necessidades na areia. Ainda continuam com diarreia mas já estão a fazer um novo tratamento.... vamos lá ver se desta vez vai dar resultado...

Mais uma vez, obrigada.... ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jan 04, 2006 6:55 pm

Ola Lucarina,
Fico então a torcer por esses meninos que bem merecem.
Já agora a Tigra voltou a aparecer no teu jardim?
Lucarina
Membro Veterano

quinta jan 05, 2006 10:43 am

Bita, nunca mais vi a Tigra :( .... mas ainda não perdi as esperanças de a ver ;)

Bjs
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jan 05, 2006 3:36 pm

As bolinhas de ílica são realmente muito absorventes mas não são a primeira escolha dos gatos, eles preferem geralmente a consistência da areia ou areão. Há alguns aglomerantes que tb são ok em termos de cheiro e que os atraem mais.
A água de cozer o arroz sem sal e arrefecida tb ajuda a ultrapassar problema da diarreia mas só se já não houver agentes patogénicos presentes, vejam bem se não será um caso de giárdia ou de outros parasitas.
Lucarina
Membro Veterano

quarta jan 18, 2006 9:47 pm

Venho dar noticias dos gatinhos :) Já estão quase bons, graças a Deus.
Acabaram por ficar internados durante 3 dias, para que fosse feito um tratamento correcto e com toma de medicamentos à hora certa. Depois trouxe-os dois dias para minha casa e continuei com a medicação e a dieta. Passei a dar-lhes a água de cozer arroz e como eles gostaram muito bebiam muito mais e isso ajudou na cura da diarreia :) .
Nunca mais voltaram a fazer os cocozitos fora do areão e as fezes já são praticamente normais.
No entanto continuam a comer ração de dieta.

Eu adoro aqueles gatinhos e eles estão já muito crescidos.
Penso que já posso dormir descansada!!! ;)
XenaBastet
Membro Veterano

quinta jan 19, 2006 9:41 am

Boa ;) é sempre agradável ver um Happy End

Felicidades

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”