Arranhadores

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda jan 02, 2006 6:32 pm

Boa tarde,
Preciso de alguma orientação p/ salvar o meu sofá :|
A minha gatinha usava e adorava o arranhador k tinha, k era de corda em forma de cone. Mas um dia reparei k estava a largar fios pelo rabioske e eu ao puxar eles não saiam, claro k não puxava com força, o vet pediu p/ lhe dar parafinina mas acima de td ver de onde vinham os ditos fios. Vi-me e desejei-me p/ descobrir de onde vinham pois tenho sempre o maximo de cuidado com td o k ela possa comer. Ate k dei de caras com o arranhador, escusado será dizer k lhe dei cha de sumiço e comprei outro em sisal, mas ela não lhe axa gracinha nenhuma, o mesmo não digo em relação à proximidade k ganhou com o sofa.
Existe algum arranhador k não deite fios?
Mt Obg e bom ano a tds
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jan 04, 2006 11:32 am

Há alguns de alcatifa mas os gatos geralmente preferem os de sisal. Se for cortando com uma tesoura as pontas de sisal que ficam caidas já não há muito risco de a sua gata os ingerir. De qualquer forma deve dar sempre à sua gata, pelo menos uma vez por semana pasta para os pelos (laxatone ou pasta de malte) que ajudará a eliminar alguma coisa que ela engula inadvertidamente.
Os gatos tb gostam de um bom tronco de árvore ainda com a casca, se conseguir arranjar um pedaço que se aguente em pé geralmente têm algum sucesso. Não esquecer que ao arranhar eles estão a marcar de território, daí os arranhadores novos muitas vezes não terem grande sucesso inicial ainda não têm os cheirinho certo. Poderá cobrir o sofá temporáriamente com plástico ou deitar essencia de limão no mesmo para tentar evitar que este continue a ser arranhado.
XenaBastet
Membro Veterano

quarta jan 04, 2006 1:01 pm

Obg hecep,
Não me havia lembrado dos troncos, axo k ela vai gostar. Ja k a essencia resulta por 1 dia e o plastico ela adora lamber e puxar.
Os de corda ganhei panico dakilo, axo k nem me atrevo a cortar os fios, acabei com akilo e pronto.
Não faço ideia onde vou buscar um tronco, mas não é missão impossivel.
Apesar do arraial, dou-lhe tds as semanas pasta p/ os pelos, k tem k ser administrada pelo narizito, ou melhor, por cima do nariz, é a unica forma de ela a tomar, e akilo não sabe mal k eu ja provei, tal não é o festival e a miadeira k ela faz p/ tomar a pasta, a ponto de se deixar ficar com o narizinho sujo e a fazer caretas, mas lá vai lambendo kk coisa.
Tb existem uma ervinhas k se compram proprias p/ gatos e k têm esse efeito, mas ela tb não gosta.
Enfim... missão p/ este fds: ir desencantar um tronco com casca...
Mais uma vez, mt obg pela dica, dp digo-lhe o resultado.
Inté[/img]
hecep
Membro Veterano
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jan 04, 2006 1:43 pm

Se quiser seguir este link: http://www.felinus.org/index.php?area=g ... o&id=10863
Tem uma foto do nosso espaço vedado e dos troncos que são bastante utilizados como arranhadores. O que tem mais sucesso é o mais alto. Isto é madeira de criptómeria que cá é muito abundante por aí nem por isso. Acho que eles prerem madeiras moles. Já me disseram que adoram casca de sobreiro mas uma vez que os sobreiros são protegidos por lei é melhor pensar noutra árvore qualquer...
XenaBastet
Membro Veterano

quarta jan 04, 2006 2:51 pm

Boa dica :D não ficará lá mt bem um tronco grande dentro de uma casinha de bonecas (como é a minha e a da Xena) mas sempre ficará melhor k um sofá no eskleto.
Pode ser dificil achar, mas hei-de axar o tronco de criptomeria ou sobreiro, ja me estou a ver a dar explicações a algum juiz :|
Parabens pelos seu gatinhos, são LINDOS. Confesso k há 1ª não vi o Salem, mas à 2ª lá o axei. A Xena é parecida com o Pepe, mas em vez de ter o tom laranjinha, é meio cinza, meio castanho (a cor dos siameses, pk a mãe era siamesa).
Obg :)
hecep
Membro Veterano

quarta jan 04, 2006 5:03 pm

Criptoméria por aí no continente não deves encontrar, precisa de clima muito húmido. O sobreiro vê lá o que fazes, já há poucos e têm crescimento lento, só se arranjares algum ramo que sobre de uma poda ou assim. Definitivamente não vale a pena destruir um sobreiro por causa do sofá. Mas podes tentar com um tronco de qualquer tipo e logo vez como a gata reage, até pode ser que lhe agrade outra árvore mais fácil de encontrar, é questão de experimentar...
hecep
Membro Veterano

quarta jan 04, 2006 5:03 pm

Criptoméria por aí no continente não deves encontrar, precisa de clima muito húmido. O sobreiro vê lá o que fazes, já há poucos e têm crescimento lento, só se arranjares algum ramo que sobre de uma poda ou assim. Definitivamente não vale a pena destruir um sobreiro por causa do sofá. Mas podes tentar com um tronco de qualquer tipo e logo vez como a gata reage, até pode ser que lhe agrade outra árvore mais fácil de encontrar, é questão de experimentar...
XenaBastet
Membro Veterano

quinta jan 05, 2006 4:03 pm

Hecep, tem razão, não seria inteligente acabar com uma arvore, mas eu estava a pensar num tronco caido, até pk aki só ha sobreiros em zonas privadas. Mas tb, confesso k não me estava a ver em cima de um escadote e de serrote em punho, tenho ca p/ mim k acabava com o escadote, serrote, eu mesma, o sobreiro e não salvava o sofa :lol:
Mas como o meu pai costuma ter la por casa alguma madeira, este fds vou cravar-lhe um tronco ou tabua "jeitosinha", mas de madeira macia (isso eu já aprendi) ;) a ver vamos se a Xenita gosta e larga de vez o sofá, se calhar, ponho la um boneco pendurado p/ lhe chamar a atenção e assim sempre la vai deixando o cheirinho dela.
Na 2ª ja lhe digo como ela reagiu. Pelo menos já tenho 2 dicas: madeira macia e tem k ter o cheirinho certo.
Mt Obg
Inté
hecep
Membro Veterano

quinta jan 05, 2006 5:50 pm

Já agora: eles preferem arranhar superfícies verticais bem fixas (que não lhes caiam em cima) e esticados logo o ideal é qjue tenham pelo menos um metro de altura. Um tronco cortado de base plana, se for um pouco grosso aguenta-se bem em pé. Uma tábua tem de ser fixa, mas há gatos que gostam de arranhar no chão. Recentemente tive obras em casa e o Capuccino adorava arranhar as madeiras que estavam pelo chão da sala.
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 2:13 pm

Hecep, acabou de me dar + uma ideia, tenho um espaço livre na sala, é só sair a arvore de natal e vou pedir p/ o meu pai fazer uma coisa em L mas com umas ripas p/ segurar.
Eu adoro arranjar ideias, assim, alio os seus conhecimentos às minhas ideias e deve sair uma coisa gira. Penduro uns ratinhos e uns gizos e ainda sou capaz de lhe arranjar um esconderijo, parecido com os k há á venda mas sem cordas :D assim ela afia as unhas como kizer, na horizontal ou na vertical.
Obg
Inté ;)
XenaBastet
Membro Veterano

segunda jan 09, 2006 12:17 pm

Hecep, não lhe vou poder dizer como correu com o arranhador pk tive de cama e não fui a casa dos meus pais.
O sofá k se aguente mais uma semana :|
Responder

Voltar para “Gatos”