Boa tarde. Quando as minhas gatas eram pequeninas, comecei por escová-las com uma escova macia, parecida com as que se usam para os bebés. No entanto elas têm agora um pêlo mais espesso e farto, embora sejam as três de pêlo curto. O que acontece é que verifico que a escova não é muito eficaz a remover devidamente o pêlo morto. Já andei em lojas de animais mas há uma oferta tão grande deste tipo de coisas que estou um bocado perdida.
Alguém pode dar-me um conselho sobre o que comprar: escova ou pente? E de que género? Alguma fotozinha para ajudar?
Obrigada desde já pela ajuda.
Pentes e escovas
Moderador: mcerqueira
Eu uso nos meus gatos uma escova que tem dois lados.
Um deles é de metal e serve para tirar os pelos mortos.
O outro é uma escova macia e serve para depois os pentear e puxar o brilho.
Acho que se encontram em todas as lojas de animais e hipermercados.
Um deles é de metal e serve para tirar os pelos mortos.
O outro é uma escova macia e serve para depois os pentear e puxar o brilho.
Acho que se encontram em todas as lojas de animais e hipermercados.
-
- Membro
- Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
- Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety
Obrigada pela sua resposta. Já agora só mais uma perguntinha (e desculpe a minha ignorância...
) : para retirar o pêlo morto devemos escovar no sentido do crescimento do pêlo, ou no sentido oposto? Ou é indiferente? Normalmente escovo-as no sentido do crescimento, porque imagino que não seja agradável sentir a escova no sentido contrário... mas se calhar estou enganada.

A minha resposta vai ser novamente baseada na experiência que tenho com os meus gatos, todos SRD (ou seja Sem Raça Definida)
Normalmente penteio, bem devagar, para não magoar duas ou três vezes contra o correr do pêlo e, e só depois de tirar os pêlos que ficaram na escova, é que faço mais duas ou trés vezes no sentido do pêlo.
Procuro fazer isto, pelo menos de 15 em 15 dias, na epoca da muda do pêlo, ou seja na Primavera e no Outono e uma vez por mês durante o verão e inverno.
Se o seu gatinho tem pêlo comprido, tipo persa, acho que a frequência da escovagem e o material utilizado pode ser diferente.
Tente criar um ambiente calmo para escovar o gato.
Deve ser um prazer para ele e para si.
Normalmente penteio, bem devagar, para não magoar duas ou três vezes contra o correr do pêlo e, e só depois de tirar os pêlos que ficaram na escova, é que faço mais duas ou trés vezes no sentido do pêlo.
Procuro fazer isto, pelo menos de 15 em 15 dias, na epoca da muda do pêlo, ou seja na Primavera e no Outono e uma vez por mês durante o verão e inverno.
Se o seu gatinho tem pêlo comprido, tipo persa, acho que a frequência da escovagem e o material utilizado pode ser diferente.
Tente criar um ambiente calmo para escovar o gato.
Deve ser um prazer para ele e para si.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Bom dia,
Eu escovo a Xeninha, k apesar de ser SRD (como define Iagutrop
) mas k tem um pelo mt comprido, c/ uma escova parecida c/ as dos bebes e 1º no sentido contrario ao pelo e no fim, p/ pentear, no sentido do pelo. Já tentei c/ pente mas não retirava pelo nenhum.
Kt ao facto da Xeninha gostar, isso é k é diferente
se está c/ o cio até se deita de barriguinha p/ cima p/ ser escovada, caso contrario, kual lugar sossegado, kual voz doce, fica danada da vida. Não adianta eu dizer-lhe k vai ficar como uma princesa k ela refila na mesma. Aliás, td o k eu lhe faço e lhe contrarie a vontade, dá refilice (escovar, cortar unhas, dar medicamentos, levar ao vet. retira-la de dentro do roupeiro, etc). Às vezes tenho a perfeita noção k a estraguei com mimos
Inté
Eu escovo a Xeninha, k apesar de ser SRD (como define Iagutrop

Kt ao facto da Xeninha gostar, isso é k é diferente

Inté
E um dia que ela fique doente, vai desejar ter educado melhor a menina. Qualquer animal deve ser habituado a ser manuseado, limpo e medicado, para evitar problemas. Uma escova de bébé também não tem serventia nenhuma, não lhe retira o pelo morto nem lhe desembaraça o pelo. Consoante o gato, existe a escova e o pente certo. Escovas de bébé é para isso mesmo, bébés. 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
LuMaria, não é uma escova de bebe, é tipo de bebé mas especifica p/ gatos e foi até hoje, a k + pelos mortos retira e ao mesmo tempo é suave.
Kt ao mimo, tem td a razão, felizmente só esteve doente uma vez e vi-me e desejei-me, mas kd a Xena veio p/ mim passado pouco tempo começou uma fase de separação e reparei k ela sentiu mt essa mudança, como tal recompensei-a com mimo. E dp do k akele bronco lhe fazia e k valeu umas boas discussões extra, aí é k foi proteger e mimar a Xeninha.
Erro meu mimar assim? Sem duvida, tenho plena noção disso, mas foi uma forma k tive de compensar akilo k ela teve k passar devido aos erros dos adultos. Dp, mt gente dizia k se devia dar umas palmaditas kd os bichinhos fazem asneira, mas eu não tenho feitio p/ bater nos animais.
Tb não tinha mt experiencia com gatos, pelo k li bastante acerca do assunto e inclusive um artigo k falava no erro k é tentar "humanizar" os animais, então resolvi deixa-la ser felina, mas o mimo é k vem em dose extra, e dp ela tb nunca fez assim tantas asneiras, e como tal raramente é contrariada.
Inté
Kt ao mimo, tem td a razão, felizmente só esteve doente uma vez e vi-me e desejei-me, mas kd a Xena veio p/ mim passado pouco tempo começou uma fase de separação e reparei k ela sentiu mt essa mudança, como tal recompensei-a com mimo. E dp do k akele bronco lhe fazia e k valeu umas boas discussões extra, aí é k foi proteger e mimar a Xeninha.
Erro meu mimar assim? Sem duvida, tenho plena noção disso, mas foi uma forma k tive de compensar akilo k ela teve k passar devido aos erros dos adultos. Dp, mt gente dizia k se devia dar umas palmaditas kd os bichinhos fazem asneira, mas eu não tenho feitio p/ bater nos animais.
Tb não tinha mt experiencia com gatos, pelo k li bastante acerca do assunto e inclusive um artigo k falava no erro k é tentar "humanizar" os animais, então resolvi deixa-la ser felina, mas o mimo é k vem em dose extra, e dp ela tb nunca fez assim tantas asneiras, e como tal raramente é contrariada.
Inté
-
- Membro Veterano
áh... kt à higiene, medicamentação e tds os cuidados necessarios, eu tive k arranjar forma junto com os conselhos do vet e resulta, fica um tempinho a olhar p/ mim de lado e a refilar, mas ela só manda e faz td o k ker enkt eu acho k o seu reinado não interfere no seu bem estar. E ela até sabe os seus limites.
Inté
Inté
-
- Membro
- Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
- Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety
Experiência também não tenho muita, mas estou a tentar aprender com quem sabe. No entanto eu acho que dar mimo e educar são coisas diferentes. As minhas gatas deixam-se manusear para tratar delas, cortar unhas, dar medicamentos, etc, embora tenham momentos em que facilitam e outros em que parecem possuídas! Faço-lhes festas e pego-lhe ao colo para as mimar, mas quando fazem alguma coisa que não devem, ou vão para onde não devem, um "NÃO" mais alto costuma pô-las a correr
Lagutrop, obrigada pelos conselhos. As minhas gatas são também SRD (embora eu goste de dizer "rafeirinhas" a brincar
) e têm pêlo curto, o que facilita a operação de escovagem, acho eu.

Lagutrop, obrigada pelos conselhos. As minhas gatas são também SRD (embora eu goste de dizer "rafeirinhas" a brincar

-
- Membro Veterano
Não me interpretem mal...
Mimo a minha menina tem com fartura mas se faz o k eu não gosto, tb tem direito a um raspanete dos bons, e ela percebe perfeitamente kd é a brincar e a serio. Dp de levar o ralhete fica td ofendida e vai deitar-se a um canto amuada.
Ker p/ a higiene, ker p/ a medicamentação, à exepção da escovagem, coloco-a no meu colo com uma toalha, faço-lhe uns miminhos e kd ela percebe k não vai ter só mimos, de inicio refila como td mas dp não tem outro remedio do k render-se.
Tal como ja referi, ela so manda até onde eu o permito. É obvio k se ela não kiser cortar as unhas ou tomar um medicamento por ex. , deixa de ter kerer. Mais uma vez repito, o reinado dela termina na altura em k o mesmo interfere com o seu bem estar.
Em suma, a minha gata não é nenhuma doida sem a minima noção do k pode ou não fazer. Tem um limite até onde eu a deixo ir.
Mimo e carinho SEMPRE E P/ SEMPRE.
Mimo a minha menina tem com fartura mas se faz o k eu não gosto, tb tem direito a um raspanete dos bons, e ela percebe perfeitamente kd é a brincar e a serio. Dp de levar o ralhete fica td ofendida e vai deitar-se a um canto amuada.
Ker p/ a higiene, ker p/ a medicamentação, à exepção da escovagem, coloco-a no meu colo com uma toalha, faço-lhe uns miminhos e kd ela percebe k não vai ter só mimos, de inicio refila como td mas dp não tem outro remedio do k render-se.
Tal como ja referi, ela so manda até onde eu o permito. É obvio k se ela não kiser cortar as unhas ou tomar um medicamento por ex. , deixa de ter kerer. Mais uma vez repito, o reinado dela termina na altura em k o mesmo interfere com o seu bem estar.
Em suma, a minha gata não é nenhuma doida sem a minima noção do k pode ou não fazer. Tem um limite até onde eu a deixo ir.
Mimo e carinho SEMPRE E P/ SEMPRE.