Boas.
Não tenho que defender ninguém até porque não há defensas a expor, mas vou-vos contar algo da minha vida que é raro pois normalmente não exponho a minha vida pessoal em público, mas aqui vai só para perceberem o que são criadores e criadeiros e para verem até onde chega a loucura dos gastos a fundo perdido com a criação por amor à raça…

:
Os meus pais foram CRIADORES de Dobermanns. Tudo bem, o meu pai gastava FORTUNAS na criação da raça e cada vez que tinha uma ninhada vendida, fazia as contas e ficava SEMPRE entre 40 a 60 por cento de prejuízo em relação a despesasXvendas!
Haviam "guerrinhas" entre marido e mulher (meu pai e minha mãe) porque na ideia da minha mãe, algo que se cria/produz, não podia nem devia dar prejuízo...né?
Pois bem, acabaram com a criação, até porque o meu pai ficou muito doente e já não podia continuar com a dita...
Entretanto, vim para Portugal, já casada e, como quase desde SEMPRE vivi com essa abençoada raça, não resisti em adquirir um belo casal

.
Claro que eu sabia de antemão que se fizesse criação com pés e cabeça, logicamente que iria perder dinheiro tal como tinha acontecido com o meu pai. Então decidi, pensava eu, que não iria procriar...

. Errado! Não descansei enquanto não "fiz" a primeira ninhada (gostinho ao dedo) pois tinha 2 belos exemplares e queria divulgar a raça cá em Portugal que ainda era pouco conhecida (há 18 Anos atrás) e os que sabiam da existência da mesma, só diziam baboseiras a respeito dela...!
Tudo bem, veio a primeira ninhada, contas feitas...ehehehhehe...fiquei SÓ a 25% de prejuízo, falando de custosXvenda ...
Ora, como na altura tinha uma vida muito ocupada e como o meu intuito era SÓ o meu contributo para uma ajuda à divulgação da raça e como a cadela teve 10 cachorros, acabei por saciar os meus intentos e desisti da ideia de outra barrigada mas, a cadela pregou-me uma partida e quase sem eu dar conta, o macho, pimba.... e outra barriga, desta vez com 12 cachorros. Bem...

o prejuízo nessa ninhada e barrigada dos 12 cachorros foi a 65% :p, também porque houveram algumas complicações por causa duma "barriga" surpresa...
Há procriação... e procriação...! Tudo depende da forma como é feita...porque a maioria das pessoas pensam que procriar animais de raça, com "cabeça, tronco e membros" é como criar galinhas...!

Como compram a galinha, chega-se a dita ao galo e com ovos que esta põe, já galados...voilá....que temos a "galinha dos ovos de ouro"

Errado!!! Até para a criação de galinhas há despesas e se as galinhas não forem bem seleccionadas e não se fizer uma criação bem feita... bem que TAMBÉM se perde dinheiro
Tudo requer consciência do que se faz…
Até mesmo para procriar rafeiros, que infelizmente há quem o faça, tem-se despesas se for uma criação com tudo inerente necessário para uma boa gestação, gravidez, exigível, humanamente e minimamente! No final, claro que dá prejuízo…
Se em contrario, for só a cruza e esperar que a natureza se encarregue do resto, nem que a cadela e cachorros corram risco de vida…pois aí… "tudo bem"…ehehheheh e se forem de raça XPTO, claro que dá lucros, sem dúvida alguma! É tudo uma questão de mais ou menos ração da baratinha, a peso nas feiras e mercados, mais ou menos restos de comida, vets nem sabem o que é isso… análises de sangue, ecografias, suplementos vitamínicos, boas rações próprias para cadelas gestantes, nem querem saber se existem..! Isto já nem falando nos cuidados de saúde e com certas características da raça a ter com os cachorros depois destes nascerem até serem vendidos ou doados!
Enfim…
É por certas formas de pensar, como a vossa, de que a criação de animais de raça dão lucros... que cada vez se vêem mais
criadeiros e abrirem “puppy-mills”
A única coisa que não duvido é que existem muuuuuuuuuuuuuuuuuitos
criadeiros, infelizmente!!!!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>