Qual é o bê á bá da criação?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sábado jan 14, 2006 12:54 pm

Desculpem a minha curiosidade. :oops: Mas, sempre quis saber como alguém se torna criador, independentemente da raça.

Não quero nem ouso pedir que revelem os segredos da arte, apenas gostaria de ficar com uma ideia fundamentada sobre vários aspectos.
Ou seja: o que leva a tomar uma decisão destas? Como é que se começa (existe formação, ou simplesmente são casos em já existia um background familiar, ou começa-se por se ter um bichano e a partir daí ... ) ? E já agora o que os leva a optar por uma determinada raça? Que condições são necessárias ter?

Não estou a pensar tornar-me uma criadora, mas são curiosidades que já tinha há muito tempo. Espero que ninguém leve a mal.

E já sei, a curiosidade matou o gato
:lol:

;) ulisseia
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado jan 14, 2006 2:58 pm

Ola,
Ulisseia esqueceu-se de mencionar um dos motivos que move muita gente a tornar-se criador/a, o dinheiro.
Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 14, 2006 4:17 pm

bita322 Escreveu: Ola,
Ulisseia esqueceu-se de mencionar um dos motivos que move muita gente a tornar-se criador/a, o dinheiro.
Cumps
Infelizmente, mas felizmente que só alguns!

Ulisseia,

O que move os CRIADORES e não a "muita gente" como foi afirmado, que esses não são criadores mas sim "criadeiros", é o facto de ser-se amante da raça e tentar, com todos os custos inerentes, a divulgação desta mas, sempre numa criação com o fim de a melhorar e para isso usando o "supra sumo" da raça, adquirindo-os de bons criadores e sempre tentando melhorar a raça de eleição ;)
Tudo começa por uma raça que se tenha tornado a sua favorita. Seja por beleza ou por características, sempre se começa por uma ;)
Quando se começa com um dos animais "menos bons", dá muito mais trabalho a fazer um apuramento até se conseguir o pretendido. Contudo os primeiros criadores de algumas raças, que sofreram alterações de características ao longo dos anos, mas para um apuramento mais personalizado, tiveram mais trabalho e mais custos, mas no final viram todo o esforço do seu trabalho compensado, com belos exemplares ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 14, 2006 7:12 pm

--------------------------------------------------------------------------------
Ola,
Cumps
Olá Bita, há quanto tempo você é criadora, então ?
bita322
Membro Veterano

sábado jan 14, 2006 7:35 pm

Ola VascoV,
Não sou criadora, nem criadeira, não compro nem vendo animais.
Não é esta a minha area de negocios.
Mas não acredito na tal teoria que apenas se é criador por amor, não nego que haja quem tenha essa como um dos motivos do negocio, mas eu não acredito que os valores monetarios sejam assim tão indiferentes, a quem cria e vende.
Ok ja sei que da muitos gastos criar, exige muita dedicação, exige muito tempo, nem mais nem menos aquilo que eu dedico á minha empresa cujo um dos objectivos é também a obtenção de lucro.
Alias, se o unico objectivo fosse de facto o apuramento da raça a unica coisa que os vendedores pediriam limitar-se- ia, aos gastos efectivos naquele animal em si, ou seja contabilizava-se apenas o custo da ração que consumiu, as vacinas, desparasitações, poder-se-ia ate incluir a ração da progenitora durante a sua gestação, tudo o resto, como o tempo dispendido, o custo dos progeniotores , gastos em expos etc etc não se contabilizava isso então sim seria ao tal amor, afinal quem corre por gosto não cobra nem tempo, nem dedicação muito menos amor.
Não sei porque é tão dificil assumir que também se ganha dinheiro nesta area de negocios para mim é um negocio como outro qualquer.
Cumps
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 14, 2006 8:01 pm

Eu teria todo o prazer em assumir que ganho dinheiro a criar cães mas quando vejo que poderia ter uma vida melhor com televisores de plasma, moveis da interforma, domótica integrada na casa, viagens de 6 em 6 meses a St Kitts etc, como alguns colegas meus têm e eu não, se não criasse cães, realmente chego à conclusão que devo ser parvo.

È que a maior parte as pessoas, criadores que conheço, efectivamente não ganham dinheiro com os cães, fazem por carolice, por gostarem da raça.

O que se passa é que as pessoas que acham os cães giros, partem do principio que o Zé Maria que vende um cão a 100 euros é que tem o preço justo e não o que o vende a 600 euros e que se responsabiliza pelos tratamentos.

Acabei de gastar 900 euros num veterinário por um cão que adoeceu 8 dias depois de sair daqui de casa, sem dizer nada a quem o comprou,como os criadores de loja dos trezentos fazem a inventar desculpas, ou seja se pensasse em termos de lucro já estava a perder dinheiro...

Por essas e por outras é que acho cansativa a conversa de " porque é que não se assume que se ganha dinheiro". Eu não teria problema nenhum em assumir, afinal não é crime ganhar dinheiro, eu penso que toda a gente trabalha para ganhar dinheiro, a não ser dois dos tipos que ganharam o euromilhões e trabalham "just for kicks".

O que acho vergonhoso é que exista gente tão naba que acredite que as pessoas que vendem cães não vacinados e sem LOP às carradas a 120 euros o façam a dizer que o preço é barato porque gostam de animais...

Porque se criar cães e gatos com qualidade e brio desse assim tanto dinheiro não se via que a maior parte dos criadores de renome deste país tem uma profissão com a qual custeia o hobby da canicultura e felinicultura.

E o que eles fazem ? Todo o dinheiro extra é para os canis e gatis, para a aquisição de exemplares para manter ou melhorar a sua linha de sangue ou a criar a dita, para lhes dar uma vida agradável e para correr este mundo em exposições...

E o trabalho que se vê positivo na canicultura e felinicultura é destes criadores e não dos que têm 300 cães e 200 gatos a procriar ou dos que tiram uma ninhada de 6 em 6 meses para vender a 120 euros...
bita322
Membro Veterano

sábado jan 14, 2006 8:26 pm

Vasco,
Aquilo que me fala sobre os criadeiros não é novidade nenhuma para mim e não, não digo que esses é que o fazem por amor. Infelizmente concorrencia desleal ha em todos os ramos.
Eu também me deparo com ela, tenho noção que os meus preços são bem mais elevados que os meus concorrentes de vão de escada, e sei também que ganham bem mais que eu, mas não é pelo facto de haver concorrencia desleal que não se ganha dinheiro.
Quando me fala nos custos que teve com o animal que vendeu isso é um risco da actividade, como está no ramo de uma forma seria faz aquilo que qualquer pessoa ou empresa séria faz, assume as responsabilidades da vende de um "artigo" defeituoso ou de um serviço mal prestado.
No entanto também ha animais que felizmente não adoecem e vai dando de uns para os outros, ou será que o preço de custo de produção de cada animal será igual ao preço a que os vende?
Sinceramente por mais contas que faça não consigo imaginar como é que um cão durante 3 meses tenha um custo efectivo de 600€ aínda que incluindo as amortizações do imobilizado do negocio.
Não quero no entanto desdinhar o amor que sente quer pela raça que cria , quer pelos animais num geral, foi o hobby que escolheu, pode não ficar rico com ele, mas não me acredito que aos preços praticados não ganhe com isso, legitimamente, ganhe com isso.
Cumps
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 14, 2006 8:41 pm

Bita, você acredita no que quiser, mas se contabilizar despistes de displasia da anca, o custo das instalações, o preço de assistência médica veterinária, uma ração de boa qualidade para todos...Ah e em minha casa você encontra cães idosos, eu não sou dos que os vende ou abate e os cães idosos são um custo muito grande, quer por alimentação especifica, quer pela atenção extra...os custos de adquirir um cachorro de boas linhas lá fora chegam aos 7500 euros...É a minha profissão que sustenta os cães. Tal como em outro fórum acontece o mesmo aos criadores todos que lá participam.

Como disse,não tinha problema nenhum em dizer que ganho dinheiro com cães, mas infelizmente não ganho.

O que me faz confusão é quem crie 10 ou 15 raças diferentes. a esses sim, vivem de criar cães, porque é impossivel haver uma razão para criar 15 raças além do comercio...
bita322
Membro Veterano

sábado jan 14, 2006 10:03 pm

Vasco, acredite que isto não é "picar", muito menos uma posição anti criadores.
De facto não conheço todos os custos ligados á criação de animais, francamente louvo a dedicação de quem o faz, por muito que goste de animais, não tinha "paciencia" para andar de esfregona em punho a toda a hora a limpar os kilos de porcaria da bicharada ;)
Acho que podiamos ficar aqui uma eternidade a esgrimir argumentos, eu não pretendo ser senhora da razão , longe de mim tal pretensão.
No entanto se a criação pagar pelo menos a ração que alimenta os seus cães é bem mais que aquilo que "fazem" os meus.
Os meus não são auto-suficientes, todas as despesas que eles acarretam saiem do meu orçamento familiar.
Uma vez que é a minha profissão que sustenta os meus bichos,como não pretendo ser "escrava" dos meus animais, como eles para mim são muito mais do que lucros ou prejuizos, tenho apenas dois, que me dão alegrias muito acima de qualquer discussão financeira.
Cumps
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

domingo jan 15, 2006 1:17 pm

nem mais bita!
)
Acredito que os verdadeiros criadores o fazem por um verdadeiro amor aos animais que criam, pela sua raça, pelo desejo de verem a sua criação ser cada vez mais aperfeiçoada e reconhecida nas exposições, que o fazem sem olhar a custos!etc, mas poucos são realmente aqueles que conseguem assumir que uma ninhada dá muito mais do que aquilo que gasta!
Então os verdadeiros criadores não têm facilidade de arranjar as coisas de que os animais necessitam mais barata? Ração, Leite se necessàrio, medicamentos, despesa de vet, etc? eu penso que não preciso experimentar ser-se criador para ver que dá dinheiro, o quefazem com ele depois nao interessa, nem isso determina se são ou não bons criadores. Se o investem em mais um animal em condições perfeitas de apurar ainda mais a raça ou sevão de férias, é lá com eles....
O que é muito dificil é assumir que se comercializa aquilo que se ama, mas esse é mais um risco da actividade que escolheram para trabalhar, não é só a responsabilização pelos animais que posteriormente adoeçem...

POr isso eu penso como a Bita, dificilmente eu seria muito boa criadora, porque não conseguia passar a encará-los como um lucro ou uma despesa... Com o Muito e devido respeito que tenho pelos criadores pois sei que, se criam e o fazem por nobres objectivos, tem de alguma forma que vender os animais, e isso é que eu não conseguia, pois teria de assumir uma coisa não muito fácil
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 15, 2006 1:29 pm

Ó Bita, então temos os mesmos custos, parece é que não leu o que eu esrevi.

Quanto ao Zuca, que diz que não é peciso ser criador para ver que dá dinheiro, parece aquele tipo de contas do género, 10 cães, 500 euros dá lucro de 5000 euros...

Se fizesse uma conta de 5000 euros - 400 euros para vacinas, 150 para rações, 200 para despesas de registo e acessórias, 1600 euros para empregados, 100 para leite, 50 para desparasitante, amortização de 1500 das instalações ( por ninhada), 100 por suplementos, mais outros 100 para aquecimento estaria mais peto da verdade... e nem desfiei uma conta toda...

Ah e contei com preços especiais do vet e da empresa de rações...

Dá mesmo muito dinheiro...
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 15, 2006 2:19 pm

Boas.

Não tenho que defender ninguém até porque não há defensas a expor, mas vou-vos contar algo da minha vida que é raro pois normalmente não exponho a minha vida pessoal em público, mas aqui vai só para perceberem o que são criadores e criadeiros e para verem até onde chega a loucura dos gastos a fundo perdido com a criação por amor à raça… ;) :

Os meus pais foram CRIADORES de Dobermanns. Tudo bem, o meu pai gastava FORTUNAS na criação da raça e cada vez que tinha uma ninhada vendida, fazia as contas e ficava SEMPRE entre 40 a 60 por cento de prejuízo em relação a despesasXvendas!
Haviam "guerrinhas" entre marido e mulher (meu pai e minha mãe) porque na ideia da minha mãe, algo que se cria/produz, não podia nem devia dar prejuízo...né?
Pois bem, acabaram com a criação, até porque o meu pai ficou muito doente e já não podia continuar com a dita...
Entretanto, vim para Portugal, já casada e, como quase desde SEMPRE vivi com essa abençoada raça, não resisti em adquirir um belo casal ;) .
Claro que eu sabia de antemão que se fizesse criação com pés e cabeça, logicamente que iria perder dinheiro tal como tinha acontecido com o meu pai. Então decidi, pensava eu, que não iria procriar... ;) . Errado! Não descansei enquanto não "fiz" a primeira ninhada (gostinho ao dedo) pois tinha 2 belos exemplares e queria divulgar a raça cá em Portugal que ainda era pouco conhecida (há 18 Anos atrás) e os que sabiam da existência da mesma, só diziam baboseiras a respeito dela...!
Tudo bem, veio a primeira ninhada, contas feitas...ehehehhehe...fiquei SÓ a 25% de prejuízo, falando de custosXvenda ... ;)
Ora, como na altura tinha uma vida muito ocupada e como o meu intuito era SÓ o meu contributo para uma ajuda à divulgação da raça e como a cadela teve 10 cachorros, acabei por saciar os meus intentos e desisti da ideia de outra barrigada mas, a cadela pregou-me uma partida e quase sem eu dar conta, o macho, pimba.... e outra barriga, desta vez com 12 cachorros. Bem... :roll: o prejuízo nessa ninhada e barrigada dos 12 cachorros foi a 65% :p, também porque houveram algumas complicações por causa duma "barriga" surpresa...
Há procriação... e procriação...! Tudo depende da forma como é feita...porque a maioria das pessoas pensam que procriar animais de raça, com "cabeça, tronco e membros" é como criar galinhas...! :roll: Como compram a galinha, chega-se a dita ao galo e com ovos que esta põe, já galados...voilá....que temos a "galinha dos ovos de ouro" :roll: Errado!!! Até para a criação de galinhas há despesas e se as galinhas não forem bem seleccionadas e não se fizer uma criação bem feita... bem que TAMBÉM se perde dinheiro ;)

Tudo requer consciência do que se faz…
Até mesmo para procriar rafeiros, que infelizmente há quem o faça, tem-se despesas se for uma criação com tudo inerente necessário para uma boa gestação, gravidez, exigível, humanamente e minimamente! No final, claro que dá prejuízo…
Se em contrario, for só a cruza e esperar que a natureza se encarregue do resto, nem que a cadela e cachorros corram risco de vida…pois aí… "tudo bem"…ehehheheh e se forem de raça XPTO, claro que dá lucros, sem dúvida alguma! É tudo uma questão de mais ou menos ração da baratinha, a peso nas feiras e mercados, mais ou menos restos de comida, vets nem sabem o que é isso… análises de sangue, ecografias, suplementos vitamínicos, boas rações próprias para cadelas gestantes, nem querem saber se existem..! Isto já nem falando nos cuidados de saúde e com certas características da raça a ter com os cachorros depois destes nascerem até serem vendidos ou doados!
Enfim…
É por certas formas de pensar, como a vossa, de que a criação de animais de raça dão lucros... que cada vez se vêem mais criadeiros e abrirem “puppy-mills”

A única coisa que não duvido é que existem muuuuuuuuuuuuuuuuuitos criadeiros, infelizmente!!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

domingo jan 15, 2006 2:23 pm

O vasco dá o seu exemplo, e ainda ninguém o contrariou ou lhe disse que não está a dizer a verdade, agora o Vasco faz criação de uma Raça de cães com características especificas que o fazem necessitar de tudo isso eu qdo dei o meu exemplo nem sequer estava a pensar em criadores de cães pois estamos no forum dos gatos, para ter uma gata com uma ninhada ou mesmo duas gatas, não são precisas as despesas de instalações, empregados, suplementos (?) etc. Criar uma raça de caes de porte gigante é decerto muito mais dificil que criar gatinhos...e era de gatinhos que estava a falar, e nunca vêm aos dez de cada vez!
agora o trabalho e dedicação esse sim é igual.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 15, 2006 2:29 pm

Bem, nos gatinhos temos bons exemplos de pessoas que investem milhares de Contos( não euros, mas contos) em gatinhos para melhorar a linhagem.

Por exemplo, os persas são complexos e só o custo em cesarianas dói.

O que me parece é que estão aqui a comparar os canicheiros e gateiros de lata com os criadores, o que não é possivel. Conheço dezenas de criadores sérios e excepto um ou dois que vivem de vender rações e acessórios não conheço nenhum que tenha lucro.

O que me parece é que vocês estão com esta ânsia de falar de lucros, a defender os criadeiros sem o quererem, pois o argumento que estes usam sempre é de serem amigos dos animais e não quererem ganhar dinheiro.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 15, 2006 2:34 pm

Zuca,

Tenho acompanhado bem de perto a procriação vinda de criadores de gatos de raça e uma delas sabes bem a quem me refiro... e olha que não é muito diferente, em relação a tudo nos canídeos, menos nas instalações, claro, mas até com cães de pequeno porte em que não são precisas instalações como nos de grande porte... portanto a nível de cuidados a ter com o melhoramento da raça e restantes cuidados, sejam eles em felinos ou canídeos, a diferença não é nenhuma! Portanto, também não dão lucros se for uma procriação rigorosa, metódica, enfim..com "pés e cabeça" ;)

Só um bom criador, seja de canídeos ou felinos, consegue aguentar-se... pelo amor à raça... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”