NUNCA MAIS! É preciso educar quem adopta animais!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

segunda jan 16, 2006 7:52 pm

Já os antigos diziam que "quem tem telhados de vidro não atire pedras aos dos outros" e eu assino por baixo. Estou a léguas da perfeição e não sou exemplo para ninguém. Em tudo na vida, também com os meus bichanos tento ao máximo que seja o bom senso o meu guia, por isso quando conheço situações e pessoas a quem falta o siso, fico algo exasperada! :evil:

Eu confesso, cometi um grande erro que não volto a cometer: NUNCA MAIS insisto com ninguém para adoptarem um gato.

Ok. Vou começar do início. 8) Na vida de todos os casais existe um outro casal de amigos mais próximo, com quem se partilha muita coisa, e muitas reuniões sociais onde "eles" se juntam para falar de muita coisa, e "elas" à parte falando de outras.
Bem, resumindo, a minha amiga dizia-me constantemente e repetidamente :roll: de como achava piada aos nossos meninos e como ela gostava também de adoptar um animal. Como os pais dela tinham gatos, e ela demonstrava um grande amor por eles eu acabei por dar um "empurrão" ;) Adoptaram então uma gatinha, linda e arisca e tudo parecia bem. E, não posso negar que ela é amada, mas quando chega a altura de abrir os cordões à bolsa para o bem da bichana, ai ai :evil:
Quantas vezes tive que aturar desabafos e choros sobre que a bichinha podia estar assim ou assado, que precisava das vacinas, que precisava de ser esterelizada, etc , ao que eu respondia que tinham que ir ao vet sem falta. E então passava a não ser uma altura propícia economicamente :? e eu voltava a frisar que ir ao vet é indispensável, e que mal fosse possível o deveriam fazer. E lá tinha eu que aturar desabafos de como a vida está dificil, para depois ficar a saber que tinham acabado de comprar um novo luxo. E a bicha sempre no fim da lista... :evil:
Embora sejam nossos amigos e boas pessoas, serviram-me de lição. Cansei-me de gastar o meu latim a tentar fazer ver como agem donos sensatos. E aprendi a lição: NUNCA MAIS repito a proeza. É que o estômago anda às voltas e fico vermelha de raiva de cada vez que falam da bicha.

Era só para desabafar. Mas já agora se alguém souber como educar donos, a sabedoria é benvinda.

;) ulisseia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 16, 2006 8:23 pm

Sempre ouvi dizer que se aprende até morrer! Mas, há coisas que nunca se conseguem aprender, nomeadamente como EDUCAR donos que não querem aprender, ou por outra, não querem respeitar a vida do seu animal!
Pessoas assim há-as aos montes.
É uma situação terrível dar-se um animal que à priori pensamos que vai bem adoptado e no final tudo se demonstra ao contrário..

Pense da seguinte forma:
Pelo menos essa gata tem comida, alguma atenção e um lar quentinho o que apesar de não ser o sufuciente visto haver o défice de cuidados de saúde, mas...sempre é melhor que a maioria dos gatos abandonados e errantes, que não têm nada nem ninguém ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 17, 2006 1:39 pm

Têm as duas razão...
Aliás, acho que a Leo completou o "raciocínio" da ulisseia! ;)

Os animais são OBJECTOS na nossa sociedade e nas nossas leis... E são tratados como tal :evil:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça jan 17, 2006 2:48 pm

É verdade sim senhor Ulissseia é preciso educar quem adopta, nem sempre recolher um animal é o suficiente.
Há coisa de dois meses fui ao canil e estava la uma gata linda nem dois mesinhos tinha.
Vim de la destroçada e só não a adoptei porque tinha acabado de adoptar o tobias.
A gata não me saía da cabeça, dei voltas e mais voltas,a pensar quem a poderia tratar bem e olhe que num vasto grupo de conhecidos e amigos foi muito dificil encontrar que eu soubesse que a iria tratar como merece.
Andei dias a pensar nos pros e nos contras da vida de amigos meus, ou tinham vivenda sem protecção para a rua, ou eram muito amigos de animais desde que isso não implicasse gastar dinheiro, fiz quase uma lista de pros e contras.
Felizmente no meio de tanta gente apareceu uma amiga que mal lhe falei a foi buscar ao canil e a tem tratado, tive o cuidado de lhe dizer que tinha que castrar o gato que ja tinha para não haver nenhuma ninhada e ela prontificou-se a faze-lo.
O gato já esta castrado a menina vai ser esterilizada em breve e felizmente a gata esta super bem tratada.
Enquanto não castrou o gatito não sosseguei.
Mas ficamos sempre com a "responsabilidade" daquilo que lhes pode acontecer quando somos nós a incenticar uma adopçao.
Não fique assim tão triste, fez aquilo que acreditou ser o melhor, não desista de ajudar quando puder, faça é uma tal lista de pros e contra pode ser que assim ajude
;)
Cumps
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça jan 17, 2006 2:54 pm

Ulisseia, percebo perfeitamente a sua frustração. Eu conheço muitos donos desses que precisam não só de ser educados mas de uma boa bofetada pela forma como tratam os seus animais.

O último caso que me deixou os cabelos em pé? O caniche de um vizinho que foi atropelado em frente à minha casa que levei (em pijama e chinelos) até casa do dono a sangrar e com os ossos a ranger, dono este que nem se dignou a vir à rua mas da janela pediu para eu abrir o portão do seu quintal para o cão entrar pois uma noite de repouso resolvia tudo. Voltei para casa mais atordoada do que furiosa.

Felizmente, o cão safou-se. Infelizmente, donos como estes há em maior número do que donos responsáveis. E já vi que na maioria dos casos, o que conseguimos ao argumentar com eles é ficarmos rotulados de parvos e ridículos. É mesmo frustrante.
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça jan 17, 2006 3:09 pm

ulisseia, concordo com td o k disseram, não se deve sentir culpada se a adpção não correu da maneira k esperava, por outro lado, e se bem percebi, pelo menos amor a gatinha tem, já p/ não falar k tem um lar kentinho e comida... kts não têm nada.
Mas, infelizmente ainda existe mt gente k acha k casa, comida e agua são suficientes.
Esperamos é k a gatinha nunca fique doente e k se o seu ditado é bem certo, espero k "ao menino e ao borracho poe-lhe Deus a mão por baixo" tb o seja... e será concerteza.
E kem sabe, se não dá um ataque de bom senso à sua amiga e ela comece a levar a gata ao vet. Alias, se ela gasta em carros xpto, diga-lhe k é bem levar os animais ao vet. ;) infelizmente há pessoas k fazem as coisas pk são in em vez de o fazerem pk é necessario.
Turrinhas
ulisseia
Membro Veterano

terça jan 17, 2006 4:55 pm

Obrigado a todos pelas palavras. Pelos vistos, e infelizmente para os bichinhos, não sou a única a quem o tiro sai pela culatra. :roll:

Xena, agradeço a dica, mas esses meus amigos nunca seriam convencidos por esses argumentos. Qual o ponto fraco, ainda estou para descobrir. Mas acredite que já gastei o meu latim em mil e quinhentas estratégias diferentes. :p

Talvez eu seja perfeccionista, picuinhas, ou até mázinha como o meu marido às vezes me chama :o quando comento estas coisas com ele. Mas ao ver a forma como muitas pessoas agem com os animais fico muito preocupada com as crianças de amanhã, com os futuros filhos dessa gente. E quando o puto precisar de ir ao pediatra, também fica no fim da lista de prioridades?! :evil:

;) ulisseia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 17, 2006 5:05 pm

Olá Ulisseia,

Já experimentou dizer à sua amiga directamente, que ela é uma irresponsável descuidada? Que qualquer criatura viva precisa de cuidados médicos? E que em vez de comprar 2 camisolas compra uma e o resto aplica na gata? Já experimentou dizer-lhe directamente e sem flores o que pensa dela e da sua atitude?
Quem sabe doi-lhe a consciência e a Ulisseia pelo menos desembucha :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ulisseia
Membro Veterano

terça jan 17, 2006 5:21 pm

Cara LuMaria,

Honestamente nunca disse "tu ès uma irresponsável", mas já disse "isso é uma irresponsabilidade" e "e quando tiverem filhos também vai ser assim?" entre muuuuuuuuuuuuitas outras coisas.

Mas com eles sinto-me justamente como o padre que dá a missa em que todos dizem amén, e já o sermão foi esquecido à porta da igreja. 8)

Ouvidos de mercador... :|

;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

terça jan 17, 2006 5:22 pm

Cara LuMaria,

Honestamente nunca disse "tu ès uma irresponsável", mas já disse "isso é uma irresponsabilidade" e "e quando tiverem filhos também vai ser assim?" entre muuuuuuuuuuuuitas outras coisas.

Mas com eles sinto-me justamente como o padre que dá a missa em que todos dizem amén, e já o sermão foi esquecido à porta da igreja. 8)

Ouvidos de mercador... :|

;) ulisseia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 17, 2006 5:32 pm

Pois o problema das pessoas é mesmo esse. Têm receio da honestidade. Se gosta da gata, diga-lhe o que pensa na cara dela e não na internet. É que os amigos servem para isso mesmo, para nos abanar a fronha quando é preciso. E a gata merece.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 17, 2006 6:31 pm

leonildecarvalho Escreveu: (...) há coisas que nunca se conseguem aprender, nomeadamente como EDUCAR donos que não querem aprender, ou por outra, não querem respeitar a vida do seu animal!
Ulisseia, tal como já referi e citei o que já havia dito/escrito, há gente que nem que lhes cuspa na cara, não vão lá... :roll:. Gente dessa Só com um pano encharcado em m**** nas trombas e mesmo assim ponho as minhas dúvidas se alguma vez aprendem ou respeitam os outros ea vida do seu animal?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça jan 17, 2006 10:16 pm

Isso acontece sempre, nãos e mortifique.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jan 18, 2006 8:56 pm

Pois aconteceu algo parecido, há bem pouco tempo!
O meu pai,em Dezembro apanhou uma gatinha bebe na rua, completamente desnutrida, ramelosa, coxeava... bem o animal estava péssimo e lá o meu pai a subornou com comida de lata e ela cheia de fome deixou-se a panhar!
O animal segundo o vet tinha uns dois meses jáe pesava 600 grs!!!! tadinha mas era das gatas mais lindas q já vi Tricolor, com os olhos mais doces à face da terra.
Paguei vet, alimentação especial para a gatinha, leite, radiografia, mais tarde ela apareceu com uma tinha que se curou bem, mas cujo medicamento sem receita médica, nem quero dizer quanto custou, sob pena de até pouca gente acreditar...
Estando a gata em casa de 1 vizinha minha muito próxima a quem tinha morrido uma gatinha há uns tempos e que me tinha pedido a gata assim que a viu e percebeu que não seria para eu adoptar, visto não poder mesmo! Ela pediu-me a gata eu fiquei radiante não pensei duas vezes e deia-a afinal erasó descer um lance de escadas e podia vê.la e olhar porela sempre que quisesse... até que depois de eu ter gasto o que gastei e ter dado enxoval à rapariga e tudo, já me considerando madrinha da bicha a boadavizinha diz-me que já não a quer! :( :? porque se sentia presa e não podia sair sempre que quisesse!...
Finalmente consegui arranjar uns bons donos para Linda... que sei que a tratarão bem e nunca me vão dar a mesma desilusão!:)
enfim...é assim... eu gostava por vezes de saber o queas pessoas têm na cabeça!:)
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quinta jan 19, 2006 9:52 am

Zuca... essa pergunta é facil de responder ;)
Há pessoas k têm um tunel de vento... até estou a ser boazinha, sei k há mais respostas :lol:

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”