ajuda
Moderador: mcerqueira
ontem fui buskar uma menina de 5 meses. ja passou por muito foi enkontrada no lixo e recolhido por uma associção onde permaneceu durante 1/2 meses numa jaula. ontem knd a trouxe para kasa eskondeu-se dentro de um armario e se n a tivesse enkontrado axo k nem tinha miado. hj tive a brinkar k ela mas sempre k me aproximo foge k medo e knd a tento agarrar faz akele famoso som "tseeeee". agora esta a umas horas debaixo da minha kama e n sai de la, konfesso que tenho receio de a agarrar...o k faxo? a shiva esta muito traumatizada e eu n vou desistir desta menina mas n sei komo hei d fazer para k perca o medo de mim (e vice-versa...). keria ouvir o konselho se alguem k mais experiencia. obrigada*
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 07, 2005 9:21 pm
Não lhe ligue, ela acaba por ir juntar a si.... chame-a na hora de lhe dar o comer e pronto.... faça de conta que não a vê... quanto mais andar atras dela mais assustada ela se vai sentir.
Tenho uma, já há oito anos(Lourinha) trpouxe-a da rua doente ainda bébe, ainda hoje ao fim de oito anos não vem a nossa(minha) mão.
Para a apanhar tem de ser a sucapa...... mas já consigo passar por ela a 5 cm sem ela fugir.....
Ultimamente, quando estou aqui no computador senta-se ao meu lado em cima da secretaria, se falar com ela muito bem, mantem-se no mesmo sitio, mas se levantar a mão,salta logo.
Tenha é atenção a portas e janelas abertas, ela pode tentar fugir agora no principio....
Um abraço
Olga Lemos
e muita sorte com a cachopa peluda
Tenho uma, já há oito anos(Lourinha) trpouxe-a da rua doente ainda bébe, ainda hoje ao fim de oito anos não vem a nossa(minha) mão.
Para a apanhar tem de ser a sucapa...... mas já consigo passar por ela a 5 cm sem ela fugir.....
Ultimamente, quando estou aqui no computador senta-se ao meu lado em cima da secretaria, se falar com ela muito bem, mantem-se no mesmo sitio, mas se levantar a mão,salta logo.
Tenha é atenção a portas e janelas abertas, ela pode tentar fugir agora no principio....
Um abraço
Olga Lemos
e muita sorte com a cachopa peluda
Cara Alana,
Um só dia não é tempo nenhum, ela precisa de muito mais tempo para se habituar.
Como já lhe disse noutro tópico, o meu Ulisses era um gato do mato, daquele que vivia literalmente na natureza entre silvas e campo com dezenas de outros gatos.
Trouxemo-lo para casa, e durante mais de uma semana ele não saiu da cama a não ser para comer e ir ao caixote.
Durante essa altura não o quisémos assustar nem traumatizar, portanto a nossa opção foi não o agarrar nem lhe fazer festas. Somente o deixávamos cheirar as nossas mãos para que se começasse a habituar ao nosso cheiro e à nossa presença. Quisémos assim sobretudo que ele sentisse que ali quem tomava as decisões era ele. Naquele momento bastava uma cama quentinha e muita comidinha saborosa para lhe transmitir um afecto e um conforto que ele nunca tinha tido.
Acho que foi importante deixar que fosse ele a tomar a iniciativa de aproximação. E não passou muito tempo em que só se via uma cabecinha a espreitar para a sala, onde estávamos, até se sentar no nosso colo com muitos ronrons.
No seu lugar dava liberdade á sua gatinha para ela se esconder onde e durante quanto tempo ela quiser. Não a tente agarrar. Vá só vigiando para ver se ela come e vá-lhe dizendo meiguices para ela se habituar à sua voz. Quando ela se sentir segura e à vontade, ela irá ter consigo.
ulisseia
Um só dia não é tempo nenhum, ela precisa de muito mais tempo para se habituar.
Como já lhe disse noutro tópico, o meu Ulisses era um gato do mato, daquele que vivia literalmente na natureza entre silvas e campo com dezenas de outros gatos.
Trouxemo-lo para casa, e durante mais de uma semana ele não saiu da cama a não ser para comer e ir ao caixote.
Durante essa altura não o quisémos assustar nem traumatizar, portanto a nossa opção foi não o agarrar nem lhe fazer festas. Somente o deixávamos cheirar as nossas mãos para que se começasse a habituar ao nosso cheiro e à nossa presença. Quisémos assim sobretudo que ele sentisse que ali quem tomava as decisões era ele. Naquele momento bastava uma cama quentinha e muita comidinha saborosa para lhe transmitir um afecto e um conforto que ele nunca tinha tido.
Acho que foi importante deixar que fosse ele a tomar a iniciativa de aproximação. E não passou muito tempo em que só se via uma cabecinha a espreitar para a sala, onde estávamos, até se sentar no nosso colo com muitos ronrons.
No seu lugar dava liberdade á sua gatinha para ela se esconder onde e durante quanto tempo ela quiser. Não a tente agarrar. Vá só vigiando para ver se ela come e vá-lhe dizendo meiguices para ela se habituar à sua voz. Quando ela se sentir segura e à vontade, ela irá ter consigo.

Cara Alana,
Alicie-a, mas vá com calma. Eu sei que só apetece dar muito colo e beijinhos. Mas faça o possível e até o impossível para se refrear e não ser como a Elvira dos Looney Toons - lembra-se do "I want to hug you, I want to kiss you, I want to squeeeeeeeze you"?
É certo que cada animal tem a sua personalidade, mas ser paciente tem, como já pude ver em diversos exemplos, um factor importante no comportamento do gato. Como? Ora bem, nós não somos os donos perfeitos, mas como respeitámos o timming dos nossos animais demonstrando assim respeito pelas suas vontades e personalidade eles são uns doces, meigos, que nunca se viraram contra ninguém, muito calmos e saudáveis nas atitudes e brincadeiras.
Para a gata de uma amiga minha, ela quando chegou a casa não se mexia mas como houve algum do comportamento "Elvira"
desde o primeiro dia, a gata é irrequieta, (isto é um eufemismo
), agressiva socialmente quer com visitas quer com os donos - odeia colo e quando aceita colo é sempre para espetar a unha, morder ou tentar arrancar um olho, não brinca sem magoar seriamente, aliás a sua brincadeira é arranhar, morder, atacar de surpresa, etc. Para além que está sempre a correr e a ir contra os armários, portas, whatever, e tem marcas disso. Ou seja, é fofa, mas é uma terrorista. :p
ulisseia
Alicie-a, mas vá com calma. Eu sei que só apetece dar muito colo e beijinhos. Mas faça o possível e até o impossível para se refrear e não ser como a Elvira dos Looney Toons - lembra-se do "I want to hug you, I want to kiss you, I want to squeeeeeeeze you"?

É certo que cada animal tem a sua personalidade, mas ser paciente tem, como já pude ver em diversos exemplos, um factor importante no comportamento do gato. Como? Ora bem, nós não somos os donos perfeitos, mas como respeitámos o timming dos nossos animais demonstrando assim respeito pelas suas vontades e personalidade eles são uns doces, meigos, que nunca se viraram contra ninguém, muito calmos e saudáveis nas atitudes e brincadeiras.
Para a gata de uma amiga minha, ela quando chegou a casa não se mexia mas como houve algum do comportamento "Elvira"

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ou seja, é uma verdadeira felinaulisseia Escreveu: (...) Ou seja, é fofa, mas é uma terrorista. p
ulisseia

Alana8,
Tal como já lhe responderam, dê-lhe tempo... e espaço de manobra...

Boa sorte e vá contando sobre as peripécias da sua "menina"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>