Gatinha que sofre de solidão

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

Gatinha que sofre de solidão??

Gatinha solitária
3
43%
Gatinha que quer uma companhia??
4
57%

Total de votos: 7
Piquena
Registado: quarta out 16, 2002 2:26 pm

quinta out 17, 2002 12:38 pm

Olá
Tenho uma gatinha com 4,5 anos, a Duda, que ultimamente faz chichi fora do caixote, nomeadamente nos meus sapatos, no chão do quarto, na cozinha, enfim...
Já fui com ela ao vet, que lhe receitou um calmante mas não está a resultar.
Ele também falou de uma possível causa hormonal e sugeriu a cirurgia para remover os ovários, mas eu tenho dúvidas.
Já pensei em ter outra gatinha para lhe fazer companhia, mas não sei se é boa solução.
Alguém me pode ajudar?
Beijnhos
Piquena
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta out 17, 2002 1:02 pm

Aconselho vivamente a esterelização da tua gatinha...não só para ela se acalmar como para evitar complicações a nível do aparelho reprodutor... além disso se a gata passa muito tempo sozinha em casa pode estar a sofrer de stress por solidão e o comportamento dela pode ser uma forma de te dizer... hey.. estou aqui não te esqueças que existo.... arranjar uma amiga ou amigo para ela era muito bom não só do ponto de vista da companhia mas também do ponto de vista comportamental porque os gatos desenvolvem competências sociais ao conviverem uns com os outros que não podem ter quando estão sozinhos.... é muito mais giro brincar com uma coisa que mexe e também brinca comnosco do que brincar sozinho percebes? Além disso é o máximo ver dois gatinhos amigos nas suas lides.. ;)
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta out 17, 2002 1:20 pm

Dois gatinhos é o número ideal!
Acho que a tua gatinha ao principio ía estranhar e ter alguns ciúmes, mas depois não ía querer outra coisa.
Quanto ao facto de ela fazer chi-chi fora do sítio, isso pode ser sinal de que está a entrar no cio e está a começar a marcar território.
A Inca quando entra no cio faz sempre os seus chi-chis. Depois passa e devo dizer-te que é uma gatinha muito asseada.
No fim do mês vou esterelizá-la. A ideia assusta-me um pouco mas sei que é necessário para evitar males futuros.
Boa sorte!
Baby
Membro
Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am

terça out 22, 2002 9:10 am

Terry,

Vais esterilizar a tua gatinha? Fazes bem! Eu esterilizei a minha o mês passado tinha ela 6 meses. A coisa não correu tão bem como se esperava, mas agora está OK, por isso tem em atenção ao seguinte:
Esteriliza-a numa clínica de confiança que tenha o material todo esterilizado. Não deixes que venha para casa só com um penso mesmo que os pontos sejam absorviveis, pede para lhe fazerem um colete. No primeiro dia quando chegar a casa depois da operação mantem-na fechada na transportadora mesmo que ela reclame que não quer estar fechada. Passados 3 dias, volta ao Vet para lhe fazerem outro penso e verem como está a barriguinha.
A minha quando chegou a casa eu soltei-a e ela andou aos tombos pela casa ainda meio grogue da anestesia e depois não deixou de andar a saltar para o sofá e minha cama. Resultado: rebentou um vaso linfático e só tirou os pontos passados 12 dias isto depois de eu ir umas 3 vezes ao Vet para esta lhe sugar o líquido, que ganhou debaixo da costura, com uma seringa. Só quando deixou de ganhar líquido é que lhe tiraram os pontos. De todas as vezes que lá ia levava uma dose de injecção de antibiótico que também é importante depois da cirurgia.
Boa sorte! Vai correr tudo bem, elas recuperam num instante e a minha voltou ao que era; um terror com energia Red Bull.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça out 22, 2002 12:55 pm

Olá Baby
Obrigada pelos conselhos!
Vou esterilizar a Inca e o Mixteco no mesmo dia.
Vai ser um dia difícil! :? :(
Só há uma coisa que me tem estado a fazer confusão...
Eles vão rapar a barriguinha da Inca?
Mas depois o pêlo volta ao normal, ou não?
Baby
Membro
Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am

terça out 22, 2002 1:06 pm

Pois rapam a barriguinha sim senhor! Fica assim cor de rosa com a costura à vista, mas depois de tirados os pontos, no caso da Jolie não se nota quase nada, só um risquinho na pele duns 5 cm. Mas o pêlo volta a crescer, claro.
É muito difícil para as donas verem o estado sossegadinho em que elas ficam após a operação, mas quando são muito novinhas, no dia seguinte já voltam ao normal. A Vet dizia que lhe tirava os pontos ao 5º dia, mas o pior foi ter ganho líquido. Quando lhes tiram os pontos e o colete então é que para elas é um alívio! Viva a liberdade!
Responder

Voltar para “Gatos”