dêem-me uma opinião : gata com diarreia - sim... já foi ao vet! mas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kuala
Membro Júnior
Registado: quinta abr 18, 2002 12:27 pm

terça fev 28, 2006 1:42 am

Tirei uma gatinha da rua com aproximadamente 1 aninho da rua, no dia 6 de Janeiro. É linda, toda pretinha, e estava ao frio e à mercê de quem passasse, e apenas uma senhora do prédio à minha frente é que lhe dava comida.
Foi um bocado difícil a aceitação do meu gato já com 12 anos, mas com muita paciência e cuidados, lá acabou por a aceitar. Ora, o problema é que desde que veio cá para casa, ela só fazia diarreia durante os primeiros dias, e por isso fomos ao VET. Receitou um antibiótico e deu-nos umas amostras de rações ( Royal Canin Sensitive, Hipoallergenic e outra que já não me lembro...), e disse para dar 1 Ultralvur por dia. Ela acabou por se dar melhor com a ração Hipoallergenic, pelo que fomos comprar um saco. Enquanto comeu desta ração, as fezes tornaram-se consistentes e ela ficou melhor.
Entretanto, comprámos outra ração mais em conta ( porque cada saco de 2K da Royal Canin Hipoallergenic são 28,70 €... pelo menos onde eu vivo... e não há €€ para luxos... ) e ela continuou a fazer normal... Mas não sei porquê, fartou-se da comida dela e descobriu a dos meus cães, e por vezes, sem darmos por isso, lá vai ela ao comedouro deles, e pimba... lá ficou outra vez com diarreia...
Agora estou a dar ultralvur como disseram no VET, e tirei de cena a comida dos cães... tadinhos, agora só comem quando eu lhes tiro a tampa do comedouro...
E o que eu queria saber é se existe alguma outra ração que ela pegue melhor e que não faça mal... e que não seja de preço exorbitante... porque sinceramente, 6 contos em ração que quase nem dá para um mês eu não consigo suportar... o orçamento não dá para tanto... e no VET dizem que esta é a ração que ela deve comer!
Agradecia que me ajudassem com qualquer tipo de opiniões...
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

terça fev 28, 2006 2:27 am

olá

Eu tentava arranjar uma ração de super mercado mas de gama alta e de vez em quando daria carne de frango cozido já desfiado e tambem carne de vaca, sempre cozido!
Não sei se isto é algum disparate mas a meu ver, desde que a gata já n tivesse diarreia, tivesse saudavel, com o pelo e os dentes bonitos... pk n tentar?
Caso a gata precisasse de algum suplemento vitaminico, pediria aconselhamento ao veterinario.

Vamos ver que outras sugestoes aparecerao...

Vanessa
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça fev 28, 2006 10:14 am

Ola,
Se a ração de 4kl não dá para um mês é porque certamente lhe está a dar ração a mais por dia.
Siga as dosagens recomendadas e vai ver que no fim quase que lhe compensa em relação a essas rações de hipers cujas dosagens são muito mais elevadas.
Sei que custa um cadinho o que ela custa, mas se a gata se deu com a da RC acho que não devia andar sempre a mudar, as constantes mudanças também provocam as dearreias.
Se seguir as dosagens vai ver que a ração lhe dura aproximadamente 2 meses ;)
Kuala
Membro Júnior
Registado: quinta abr 18, 2002 12:27 pm

terça fev 28, 2006 1:10 pm

Obrigado pelas respostas. Todas as opiniões são benvindas.

Mas não deve ter percebido... eu disse que um saco de 2 Kg custam 28,70€... não de 4 kg... ou seja... sai a 14,35 € o kilo... e eu tenho mais um gato, que mesmo que eu ralhe, também vai comer da ração dela... ora... 2 gatos não se alimentam de apenas 66 gramas de alimento por dia... pelo menos os meus não... que são uns glutões...

Mas isto das rações de veterinário é impressionante; ainda ontem estive a ver aqui na net em sites americanos e Ingleses que vendem rações mesmo da Hills e da Royal Canin e IAMS online, e fiquei estupfacta com o que nós somos roubados cá em Portugal... Vejam só... 1 saco de 4 Kg de ração no UK custam 19.49£... O de 2k custa 12.99£... mesmo com os portes, fica mais barato mandar vir de outro país, ou mesmo de outro continente, do que ir ali à esquina comprar no VET...

Vejam só

[url]http//www.petcompany.co.uk/acatalog/Adult.html[/url]
[url]http//www.petfooddirect.com/store/product_det ... =208&Page=[/url]

É pura e simplesmente impressionante...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça fev 28, 2006 2:40 pm

Kuala, a sua gatinha deve ter o intestino e o estômago supersensível, por causa das porcarias que comeu na rua.
O hipoalergénico deve ser dado a gatos com esse problema durante determinado tempo até tudo voltar ao normal. Ele poderá ter o cólon inflamado. As normas que nós criadores cumprimos nesses gatos é dar-lhe de um a dois meses dessa ração e depois muito lentamente mesmo misturar outra, eu no seu caso trocaria para depois para uma boa ração, para gatos sensíveis. Só assim acredito que resolva o problema. Eu não tenho a certeza mas penso que há sacos de 4 Kg d a ração Hipoalergénico,... o seu vet é que poderá ter esgotado, encomende-a, porque penso que ficará mais barata se fôr de 4 Kg e não de 2 Kg,... faça o tratamento com o tempo adequado e verá que tudo voltará ao normal.

Eu sou de opinião que se deverá dar uma boa ração, eu gosto muito da Hiil's e Nutro. Quando os animais comem uma boa ração, precisam menos de veterinário e comem menos quantidade, e fica ao fim de um tempo, quase ao mesmo preço. A questão é que se compram sempre sacos pequenos, porque se se comprar sacos de 10KG, a diferença não compensa. A ração nestas quantidades fica mais barata e, se se acondicionar bem e fechar bem, não há problema.

Quanto ás quantidades, o valor estipulado é para gatos, tipo, tal como as pessoas eles têm diferentes gastos energéticos. A ração deve sempre estar a disposição porque os gatos petiscam variadas vezes, não comem tudo de uma vez como os cães,... eles sabem melhor que ninguém aquilo que precisam,... agora não lhe deixe tocar na ração dos cães,... pelo menos enquanto ela estiver com esses problemas.

Quando algum gato meu tem um pouco de diarreia, eu normalmente dou-lhe 2 pipetas de ultralevur,de manhã e à noite,... passa quase em simultaneo,... ;)
Última edição por uaimori em terça fev 28, 2006 6:23 pm, editado 1 vez no total.
bita322
Membro Veterano

terça fev 28, 2006 2:54 pm

Ola Kuala,
Aconselho-a a ver varios sitios e comparar preços, eu falei 4 Kg porque efectivamente é quanto custa a ração dos meus, o adulto come a Fit 32 da Rc e o mais pequeno esta a comer a Kitten 34 e quer uma uma quer outra custam os tais 28€.
Também já comeram gama veterinaria e o preço da dos 4 Kg rondava os 32€, geralmente ao final de 10 sacos tem oferta de um e acaba por rondar igualmente os tais 28€.
Quanto maiores forem os sacos mais barata acaba por sair, no entanto se comprar 10 Kg pode sim correr o risco de para o final do saco os gatos já nao lhe pegarem tanto, por muito bem que feche ao fim de alguns meses a ração vai perdendo propriedades (esta foi a explicação que me deram na linha de atendimento da RC) dizendo que estes sacos maiores são para quem tem varios animais.
Agora opto pelos sacos de 4 Kg.
Acredite que as dosagens recomendadas são correctas,ate pode um dos gatos comer uns 5 ou 10g a mais por dia, mas não ha necessidade de dar muito mais que o recomendado.Pedir comida eles pedem sempre é uma questão de ter regra ;) .
Tente comparar dosagens e preços entre uma boa ração e uma má e vai ver que acabam por compensar as boas, já para não falar na saude do gato que vai agradecer.
Cumps
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça fev 28, 2006 3:49 pm

Mas não deve ter percebido... eu disse que um saco de 2 Kg custam 28,70€... não de 4 kg... ou seja... sai a 14,35 € o kilo... e eu tenho mais um gato, que mesmo que eu ralhe, também vai comer da ração dela... ora... 2 gatos não se alimentam de apenas 66 gramas de alimento por dia... pelo menos os meus não... que são uns glutões...
como é possível? eu compro 2 kgs da rc renal . custa uns 20 euros. dá para 1 mês. o pantufinha come bem e é grande.
uma vez estive para comprar ração sensitive para gato. era mais barata que a renal. de qualquer das formas, se a gata já estiver boa, pode comprar uma boa ração e começar a introduzi-la devagar
anjjazul
uaimori
Membro Veterano

terça fev 28, 2006 5:44 pm

Está-se aqui a falar de coisas diferentes,...

O Hipóalergénito è uma ração da linha veterinária, para animais que tem problemas, que ultrapassa já o foro da sensibilidade, nem passa sequer com ração sensitive, como por exemplo oa gatinha da Kuala. A ração Hipóalergénico não tem nada a ver com a ração sensitive, que também se compra no vet, para animais com sensibilidade intestinal. O Hipóalergénico é para animais mesmo doentes, e deve ser feita durante um mês a dois meses. O Hipóalergénico nem sequer existem sacos com muitos Kg, no máximo com 4 Kg ou dois Kg, não tenho a ceteza,...

Há que distinguir a ração de linha veterinária, como por exemplo o Hipoalergénico, o renal, ração para diabetes,.... da ração que se compra no veterinário, assim como em boas lojas de animais,... é que são coisas completamente diferentes,...acrediter se fizer isso, a sua gatinha irá deixar de ter diarreia. Se tiver o cólon inflamado, não passará de outra maneira e deve ser o caso.

Depois de fazer esse tempo Kuala da ração Hipoalergénico (animais doentes, com problemas gastrointestinais), passe então muito lentamente, misturando as rações, para o sensitive (próprio para animais,sensiveis) e aí sim já há sacos maiores.

Os sacos de grandes quantidades, mantêm-se se estiverem muito bem fechados e, compensam.

Continuo a dizer que os gatos só comem o que precisam, por isso mantenha a ração disponível, e eles acabaram no fundo por comer mais ou menos a dosagem recomendada, um pouco a mais ou um pouco a menos, conforme a sua especificidade, e as suas necessidades. Eles por eles aplicam a dosagem que lhes é adequada. Essa situação de racionamento só deve ser aplicada, por alguma razão, caso de animais doentes, ou com obesidade, provocada por vários motivos,... os gatos não são cães, que comem de forma descontrolado e tudo o que lhes colocam á frente,... ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça fev 28, 2006 5:59 pm

bita322 Escreveu: Quanto maiores forem os sacos mais barata acaba por sair, no entanto se comprar 10 Kg pode sim correr o risco de para o final do saco os gatos já nao lhe pegarem tanto, por muito bem que feche ao fim de alguns meses a ração vai perdendo propriedades (esta foi a explicação que me deram na linha de atendimento da RC) dizendo que estes sacos maiores são para quem tem varios animais.
Agora opto pelos sacos de 4 Kg.

Cumps
Opta mal!!!

Se abrir o saco de 10 kg e despejar para uma de 2 ou 4 kg e acondicionar a restante com, por exemplo fita auto-adesiva (na embalagem, é claro), só volta a abrir a de 10 kg qd precisar outra vez...

Não sei se me fiz entender... mas é o metodo que eu uso há já algum tempo e resulta...

Claro que na linha da RC não iam recomendar este método.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça fev 28, 2006 6:01 pm

eu compro sacas de 15 kgs e não tenho problema nenhum. ou seja, tenho um bem grande. dura pouco :p
anjjazul
uaimori
Membro Veterano

terça fev 28, 2006 6:07 pm

amus Escreveu:
Opta mal!!!

Se abrir o saco de 10 kg e despejar para uma de 2 ou 4 kg e acondicionar a restante com, por exemplo fita auto-adesiva (na embalagem, é claro), só volta a abrir a de 10 kg qd precisar outra vez...

Não sei se me fiz entender... mas é o metodo que eu uso há já algum tempo e resulta...

Claro que na linha da RC não iam recomendar este método.
O Amus tu és um gaijo inteligente!!! :D :lol: ;) 8)

Pois na linha da RC não conviria nada ism diminuir o lucro, por isso é que eles fizeram as embalagens mais pequenas,.... para quem quiser poder gastar mais dinheiro e eles ganharem mais,....

Mas podes comprar RC e colocares a fita adesiva, ou guardares um saco de outra ração que feche de forma hermética e passares para lá,... não é assim,... que é o que tu fazes??!!! :D 8)
bita322
Membro Veterano

terça fev 28, 2006 8:14 pm

Ola Amus,
Falei na minha experiencia, comprei o saco de 10 Kg, coloquei 1.5 Kg numa caixa, o restante foi bem fechado e aínda assim colocado num daqueles sacos isotermicos que se compram nos hipers.
O ultimo Kl foi um tormento.
A explicação da RC fez todo o sentido, as embalagens deles são heremeticamente fechadas, é evidente que quando se abre e entra em contacto com o ar as propriedades vão-se perdendo, eu ate posso fechar muito bem novamente mas nunca consigo voltar a fecha-la eremeticamente.
Para mim faz todo o sentido que uma embalagem aberta, durante meio ano, não tenha a mesma "frescura" que uma dura dois meses, por muito bem que se feche.
E não é que de facto deixei de ter esses problemas com as de 4 Kl?mais a RC foi incansavel quer nas explicações quer na quantidade de informação e de amostras que me enviaram.
Mais do que enganar clientes fiquei com a ideia que eles querem é que estes fiquem bem servidos.
Cumps
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 01, 2006 9:08 am

Ó uaimori até babei :lol: nada como um bom elogio pra leu llogo pela manha...

Bita, eu compro sacos de 10kg que me duram 3 meses pra 2 gatos (sim as bestas comem bem :o ) e utilizo o método que disse... nunca ração nenhuma se estragou e eu, regra geral, uso da RC.

Qd os seus gatos estiverem a comer a mesma ração, experimente e vai ver a poupança...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 01, 2006 9:50 am

Bom dia,

Tenho uma gata nascida em casa que tem esse problema. Diarreia permanente. O problema resolveu-se alimentando a menina exclusivamente a ração. Não é nenhuma ração dietectica é uma ração normal.
Ainda hoje passados 12 anos se come outra coisa qualquer as fezes ficam logo estragadas.
A ração de supermercado não é mais barata, é um engano. Se reparar nas dosagens são sempre muito maiores do que as de uma boa ração.
Compre uma boa ração, dê a dose indicada e ajuste conforme as necessidades dela. Vai ver que compensa em todos os aspectos. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano

quarta mar 01, 2006 10:57 am

ola Amus,
Eu não disse que a ração estava estragada, só disse que o gato para o final não lhe pegava tão bem, muito provavelmente por estar mais seca, ter menos odor etc, agora estragada não estava.
Eles ate com as dos sacos de 4Kg começam a fazer fita para o final da embalagem...uma coisa é certa quando abro as embalagens eles comem com muito mais gosto ;)

Quando os dois comerem a mesma posso voltar a tentar e ver os resultados, com um gato só 10 Kg continua a parecer-me demais.
Responder

Voltar para “Gatos”