vou mudar de casar e adoptar uma gatinha, mas ja tenho um gato...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

segunda mar 06, 2006 10:06 am

Boas, ultimamente ando muito preocupada, vou mudar de casa nos proximos 3/4 meses, e no final deste mes de março vou adoptar uma gatinha de 2 meses , so estou a espera que acabe o desmame....
O meu problema e que ja tenho um gato com 2 anitos e muito mal habituado, costuma ir passear ao patio da minha casa (moro num patio com outras casas) so quer festas e dormir ao colo, agora estou a comprar casa um apartamente grande sim mas nao tem sequer uma varanda e é num R/C...
Tenho muito medo que ele fuja e nao consiga voltar (ja que esta ahabituado a ir passear)pois e so saltar da janela :( principalmente se se sentir ameacado com a presenca de um outro gato (neste caso gata)... o que devo fazer???
tambem tenho uma cadelinha de 2 meses por isso e que estou a adoptar a gata para ser a companheira de brincadeira da cadelinha e para ser a mana do gato :D tal e qual como foi a mae da cadelinha com o gatojavascript:emoticon:)
Smile
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 06, 2006 10:11 am

Olá,

Para o gato vai ser muita mudança de uma vez só. Prepare-se para todo o tipo de maus comportamentos e estados de ânimo. Vai ter de arranjar muita paciência para ele.

A minha experiência diz-me, que quanto mais aproximarmos a casa nova da antiga, mais fácil é adaptação deles. Ou seja, tentar numa casa nova, manter a ordem da antiga. Guardar as coisas no mesmo local, principalmente as dos animais.

Quanto ao fugir pela janela, é algo que mais cedo ou mais tarde vai acontecer caso não arranje protecção para as janelas. As minhas janelas só têm uma frincha aberta e quando quero abrir tudo coloco a protecção ou simplesmente fecho a porta da divisão.

A vida do seu gatinho vai desabar, prepare-se para o tratar com carinho e ter alguma paciência ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pnevesm
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 11:38 am

ja imaginava :s mas sera que ha alguma maneira de o habituar a ter uma vida apenas em casa?? tentei nesta ainda em que vivo mas ele (por incrivel que pareca..aprendeu a abrir as janelas (inclusive a da casa de banho que é um pouco mais complicada), e quando nao conseguia realmente sair entrava como que em depressao... a miar por todo o lado e metia-se dentro da sua casa de banho (que é fechada..) tive que o deixar sair pois nao suportava ve-lo mais daquela maneira, 2 dias depois era o mesmo... com as suas turrinhas mimos e ronrons... :( :( nao sei como habitua-lo
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 11:44 am

Ensine-o a ir de trela à rua e proporcione-lhe esses passeios. Comece no seu terraço, passe para o passeio e logo vê a reacção dele. Quanto às janelas continua a ser simples, abre? Coloque uma tranca. Basta um pequeno pau quase do tamanho da janela metido dentro do caixilho. Já não há gato que abra.
Sei do que falo, porque tenho um gato desses lá em casa.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 06, 2006 1:09 pm

a melhor maneira de ter um gato bravo, é deixá-lo sozinho
anjjazul
pnevesm
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 2:19 pm

mas ele nao e um gato bravo so goste e faz questao de pelo menos dar uma 3 voltinhas por dia durante +/- 30 min 1 hora...:?
Uncertain
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mar 06, 2006 4:40 pm

O gato é castrado?

Se não é trate disso.

Quanto ás janelas há umas coisas que se utilizam para as crianças não abrirem as janelas que funcionam tambem para o gato.
pnevesm
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 11:46 am

nao e castrado, mas vai ser ate ao final do mes :D
O meu problema e a depressao em que ele entra quando nao sai :( pois ja me deram varias Ideias para as janela :( :(
Ele fica mesmo muito muito deproimido... e como vem uma gata nova e mudanca e sem sair de casa tenho medo de como ele possa ficar
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 11:47 am

Já tentou passeá-lo de trela?
pnevesm
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 12:05 pm

:( pedi a trela emprestada a vizinha da minha avo que tambem costuma passear o seu gatito... mas nada comeca a "rosnar e a fazer forca para voltar para tras, se nao esta a tentar voltar para tras tenta fazer força para nao sair do sitio....
uma cena mmo desgracada...
mas assim que o soltei .. maravilha.. é que nem saiu do patio abanicou-se e foi para cima do muro apanhar sol..

talvez com a castracao ele se torne mais caseiro pelo menos sempre ouvi dizer isso...
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça mar 07, 2006 12:14 pm

Os gatos tém uma faculdade de se adaptarem bem ás diferentes situações das nossas vidas.

A mais difícil para eles é mesmo a mudança para um sitio novo, pois gostam muito dos seus cantos e aquilo lhes complica com o sistema.

Quando mudei da moradia da minha mãe para um apartamento, o meu gato esperava que eu abrisse a porta da rua e corria da sala, para a porta e depois pelas escadas abaixo do prédio (3 andares). Foi cada susto !

Mas depois eu habituei-me e comecei a evitar que ele o fizesse e ele acabou por desistir ou só a fazer muuuuiiiitttttoooo de vez em quando.

Hoje estou novamente numa moradia e até aprenderam (agora tenho 3 gatos) a abrir a porta da rua, que passei a manter fechada a chave para que não o fizessem.

Se miam os primeiros tempos ? claro, tudo é diferente e até as regras mudam, pois o sitio é diferente.

Se adaptam ? claro, que remédio. Os gatos são teimosos e tentam, tentam, tentam, ... levar a deles avante. Mas se aguentar-mos e formos mais teimosos eles acabam por, enfim, lá aceitar o inevitável.

Isto aplica-se a novos habitantes, alimentação e até habitação.

Portanto o melhor concelho que lhe dou é, independentemente daquilo que ele faça, não ceda e não o deixe sair. É melhor para si e definitivamente mais seguro para ele.

Cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 12:33 pm

É natural que ele ache dramático o uso de trela no inicio. As coisas têm de ser feitas com muita paciência. Se ele não estiver habituado ao uso de coleira deve usar um peitoral. Não os incomoda tanto. Deve deixá-lo circular arrastando a trela mas solto. Para se habituar à situação nova. Deve colocar-lhe a trela e passeá-lo dentro de casa, brincando com ele ou dando-lhe petiscos. Raros são os animais que aceitam uma trela logo à primeira.

Seja como for, acho que todos os gatos deviam vir à rua . Hoje estou muito arrependida de não ter habituado os meus. Quando vejo o gozo e a alegria dos gatos dos meus vizinhos a passearem na rua, sinto que podia ter dado aos meus gatos uma alegria extra. Neste momento estão velhos para encararem bem a rua e já tive a minha dose de aventura. Já que ele não tem medo de rua, eu habituava-o à trela sim.
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça mar 07, 2006 1:08 pm

Francamente nunca habituei nenhum gato a uma trela, portanto nada posso dizer acerca disso.

Apenas tentei isso com um gato, que se chamava Tareco e o bicho ficou tão assustado que nunca mais o voltei a fazer. Mas tinha sido um gato abandonado que tinhamos encontrado no motor do nosso carro.

Mas também já vi pessoas com gatos na trela a andarem todos felizes. ;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mar 07, 2006 1:55 pm

Se usar uma trela no gato, muito cuidado para não ficar com o gato colado à cabeça... 8) 8) 8) Se tiver dúvidas pergunte à LuMaria, ela sabe como descolar gatos da cabeleira :p :lol: :p :lol: ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 2:56 pm

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”