Surgiu-me uma situação com uma gata grávida e não sei bem o que fazer.
Sempre vivi na cidade mas aqui há uns tempos a minha mãe alugou "permanentemente" uma casa em Afife, na serra. De vez em quando vejo lá gatos, pertencem às pessoas da zona e andam de quintal em quintal ou pelo monte. Ultimamente há duas gatas que estão sempre em casa da minha mãe, sendo que a minha mãe tem um cão velhote e super ciumento - o Whisky - que não aprecia lá muito gatos. Contudo, a minha mãe fecha o cão e alimenta-as, anda com elas ao colo, deixa-as ir para a cozinha e gosta imenso delas. Têm as duas coleira e uma dona confirmada que vive na vizinhança.
Há poucos dias a minha mãe apercebeu-se que uma delas está grávida, ficamos muito surpreendidos porque ela parece ser muito nova, é metade do meu gato que tem 6 meses e ainda para mais está grávida mas como ainda não percebo muito de gatos ( e menos de gatas) não vou opinar sobre isso. A minha mãe falou com a dona sobre a gravidez da gata e ela disse que já sabia e que deve estar mesmo no fim do tempo de gravidez. Então fiquei a saber que a gatinha em tempos viveu no apartamento do filho da senhora, que se fartou dela, e mandou-a de volta para o monte. Fiquei também a saber que a outra gata já teve várias ninhadas e que o método utilizado pela senhora é aquele que eu, rapariga da cidade, ou então pouco conhecedora destas coisas como preferirem, julgava ser coisa do passado ou das lendas e que é enfiar os bebés todos num saco e afogá-los.

O mesmo método (tão trivial!) espera a senhora aplicar quando a referida gatinha tiver os seus bebés. Escusado será dizer que a minha mãe falou à senhora na hipótese de, pelo menos, castrar a gatinha ao que a senhora respondeu que não havia necessidade disso se podia ir, simplesmente, afogando as ninhadas

Nos últimos dias a gata não tem saído de casa da minha mãe e ela acha que a gata vai ter lá os filhos. Mas, infelizmente, a minha mãe acabou ontem as férias da Páscoa e teve de deixar lá a gatinha.
Enfim, nem sei bem se isto é um pedido de informações ou um desabafo.

No caso de a minha mãe chegar lá no próximo fim de semana e encontrar a gata com os filhos (no quintal) o que é que devemos fazer?
É uma gata linda, tigrada e incrivelmente meiga.
Eu trabalho no próximo fim de semana mas a minha mãe deve ir lá no Sábado. Não posso trazer a gata para minha casa nem a minha mãe pode ficar com ela e acho que também não a posso colocar para adopção porque tem uma dona que, por incrível que pareça, diz que gosta imenso dela porque "é muito linda" e considera-a propriedade sua