Boa tarde a todos
Podiam sizer-me quais são os "sintomas" de um gato que comece com cio, para além dos chichis fora do sitio, e se realmente estes chichis acontecem sempre?
A vet domeu gato diz que a idade ideal´para a castração é aos 8 meses ou assim que se manisfestar o 1º cio se fôr antes desses 8 meses, neste momento o meu gato acabou e fazer 7 meses, mas queria estar peparada para identificar essa "fase" porque não sei se os mios deles também mudam como nas gatas, é que o meu marido que já teve gato diz que ele andas com uns miados estranhos mas ele sempre miou como se cantasse ou falasse, estica o miau..não sei se isto vos diz alguma coisa, ele desde pequenino que mia assim qaudno está mais contente...
Isabel
CIO NOS MACHOS
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Olá
Os machos não têm cios! Quem tem cios são as fêmeas. Quando muito, um gato fica mais "agitado" se der pela presença de uma fêmea com cio nas redondezas.
De facto, é verdade que os gatos começam a marcar território por volta dos 8 meses, mas isso não é cio. É algo que os machos de várias espécies fazem, e não o fazem só com urina, mas também com arranhadelas e secreções de glândulas especiais para esse efeito.
Fique bem
Florinda
Os machos não têm cios! Quem tem cios são as fêmeas. Quando muito, um gato fica mais "agitado" se der pela presença de uma fêmea com cio nas redondezas.
De facto, é verdade que os gatos começam a marcar território por volta dos 8 meses, mas isso não é cio. É algo que os machos de várias espécies fazem, e não o fazem só com urina, mas também com arranhadelas e secreções de glândulas especiais para esse efeito.
Fique bem
Florinda
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm
Olá Laranja,
Realmente não sei se todos os machos marcam território ou não, mas posso dizer-te que já tive um gato (macho) que nunca marcou território
se calhar sou uma dona felizarda
Realmente não sei se todos os machos marcam território ou não, mas posso dizer-te que já tive um gato (macho) que nunca marcou território

se calhar sou uma dona felizarda

Também não sei se todos os machos marcam território, os meus gatos sempre marcaram. :p
Uma vez um entrou para dentro de um armário e "marcou" a lista telefónica. Além de tapetes, carpetes, sofás etc.
O Quico antes da castração "marcou" o saco de ténis do meu marido e a pasta dele. A pasta foi rejeitada e o saco de ténis já foi lavado mais de 5 vezes e ainda não lhe conseguimos tirar o cheiro.
Bjs
Lizzie e Quico
Uma vez um entrou para dentro de um armário e "marcou" a lista telefónica. Além de tapetes, carpetes, sofás etc.
O Quico antes da castração "marcou" o saco de ténis do meu marido e a pasta dele. A pasta foi rejeitada e o saco de ténis já foi lavado mais de 5 vezes e ainda não lhe conseguimos tirar o cheiro.

Bjs
Lizzie e Quico
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Os gatos tem cio sim senhora e é por volta dos 8 / 10meses que começam a demostrar a seu apetite sexual através das mijinhas constantes. O mais aconselhánel para evitar essas mijinhas será a castração do gato que para além de acabar com as ditas mijinhas vai acalmar o instinto dominante que se nota e vem ao de cima na´´epoca do cio.
Tchau.
Tchau.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm
Pois, o meu gato era muito estranho.
Para além de nunca ter marcado território, só foi castrado já depois dos 3 anos com o único objectivo e a esperança vã de que se tornasse mais dócil porque ele era mesmo muito agressivo. O que é certo é que apesar de sempre ter ouvido dizer que a castração "amansa" os bichos, tal não se verificou com o meu gatinho. Ele continuou a mesma fera de sempre
Para além de nunca ter marcado território, só foi castrado já depois dos 3 anos com o único objectivo e a esperança vã de que se tornasse mais dócil porque ele era mesmo muito agressivo. O que é certo é que apesar de sempre ter ouvido dizer que a castração "amansa" os bichos, tal não se verificou com o meu gatinho. Ele continuou a mesma fera de sempre

-
- Membro Veterano
Oláamstaff Escreveu: Os gatos tem cio sim senhora e é por volta dos 8 / 10meses que começam a demostrar a seu apetite sexual através das mijinhas constantes. O mais aconselhánel para evitar essas mijinhas será a castração do gato que para além de acabar com as ditas mijinhas vai acalmar o instinto dominante que se nota e vem ao de cima na´´epoca do cio.
Tchau.
Os gatos não têm cio não senhor! Eles de facto começam a marcar o território por volta dos 8 meses, mas isso não é cio. Amstaff, está a confundir cio com apetite sexual. Os rapazes da nossa espécie também começam a ter apetites sexuais a partir de uma certa idade, mas não conheço nenhum que tenha menstruação.

Laranja, os gatos podem marcar território mesmo que não haja gatas nas redondezas. Tudo depende dos gatos. Os meus gatos nunca marcaram território, e tinham várias gatas à disposição. Aliás, foi por isso que os castrei. Uma vez que tive de fazer uma fumigação na minha casa e tive de levar os meus gatos todos para a casa dos meus pais durante um fim-de-semana, um deles mal lá chegou, virou logo o traseiro para a porta da marquise e zás! Foi a única vez que o vi fazer aquilo, e depois de voltar para casa nunca fez. Isto aconteceu antes de ele ser castrado.
As mijinhas constantes que o Amstaff referiu servem para marcar território, para mostrar aos machos concorrentes que aquele território já tem dono, e não para demonstrar o seu apetite sexual. Servem também para anunciar às fêmeas que por ali "há gato". Além disso, se reparar, os cios das gatas concentram-se em determinadas épocas do ano, são periódicos (any bells?), salvo algumas gatas que têm cios contínuos, enquanto essas mijinhas dos gatos acontecem ao longo de todo o ano, todos os dias. Era muito apetite sexual, não?

Fiquem bem
Florinda
-
- Membro Veterano
Esqueci-me de dizer uma coisa: se os gatos forem castrados muito tarde, poderão não deixar de fazer essas mijinhas, porque já apanharam esse hábito. Mas, pelo menos, não terão um cheiro tão intenso.
Fiquem bem
Florinda
Fiquem bem
Florinda
Pelo que percebi o melhor mesmo é fazer a castração aos 8 meses, eu tb já estava a pensar faze-lo, estou só á espera que tenha idade.....queria saber mesmoos "sintomas" para alé dos famosos chichis caso ele fosse precoce...mas aos 8 mese lá vai para não cirar maus hábitos. Coitadinho ontem fechou-se no meu quarto, provavelmente o dia todo ficou a brincar com uma blinha de papel de bombom e claro nem vêportasnem nada ás tantas fechou-se e como ainda não aprendeu a abrir portas..ontem quando chaguei a casa e não vi logo aquelas orelinhas amarelas a espereitar pela porta fora... e vi a porta do quarto fechada e a prova do crime cá fora...vi logo o filme, vá lá que se aguentou o dia todo sem a casa de banho mas a fome é que coitado..assim que abri a porta foi disparado para a comida...
Isabel
Isabel
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda abr 15, 2002 2:20 pm
Olá
Eu só queria acrescentar que é preciso ter cuidado com a idade da castracao. Eu por exemplo castrei o meu com 10 meses antes de comecar com as mijadelas, mas foi de facto muito cedo. Eu nao sabia, mas o aparelho urinário desenvolve-se ao mesmo tempo do sexual e se o castrares muito cedo corres o risco de a uretra ficar muito estreita e ai aumentam os riscos de obstrucoes urinárias no futuro. Com o meu gato aconteceu isso...
E de facto um problema complicado, porque o cheiro é realmente mau! Mas para os bichos também nao é bom se depois tem complicacoes. Informa-te com o teu veterinário se é mesmo assim e se existe uma forma de veres o desenvolvimento do aparelho urinário...
nao sei... bom de qualquer das formas boa sorte
beijinhos a todos
xeninha
Eu só queria acrescentar que é preciso ter cuidado com a idade da castracao. Eu por exemplo castrei o meu com 10 meses antes de comecar com as mijadelas, mas foi de facto muito cedo. Eu nao sabia, mas o aparelho urinário desenvolve-se ao mesmo tempo do sexual e se o castrares muito cedo corres o risco de a uretra ficar muito estreita e ai aumentam os riscos de obstrucoes urinárias no futuro. Com o meu gato aconteceu isso...
E de facto um problema complicado, porque o cheiro é realmente mau! Mas para os bichos também nao é bom se depois tem complicacoes. Informa-te com o teu veterinário se é mesmo assim e se existe uma forma de veres o desenvolvimento do aparelho urinário...
nao sei... bom de qualquer das formas boa sorte
beijinhos a todos
xeninha

-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 30, 2002 10:28 pm
Oi! Eu tenho um gato que foi castrado com ano e meio. Ficou mais brincalhão e mais "miúdo", mas nem todos os gatos regridem qd castrados adultos. Conheço alguns que ficaram na mesma agressivos e com apetite sexual.
Mas eu tive que castrar o meu porque ele saltava do segundo andar para ir para a rua. É o maior perigo, a meu ver, que eles correm, junto com as lutas com outros gatos - saltarem de janelas abertas, e eles não medem a distância ao chão. Vários vets disseram que ele o faria mesmo do 6º para onde me mudei. Foi castrado por isso. Agora, já quase nem liga á janela.
Até lá, nunca o vi a fazer as "mijinhas", embora tivesse começado a sentir um cheiro um pouco mais forte a gato na porta de entrada, que desapareceu com um repelente de gatos.
Bjs e miaus
Mas eu tive que castrar o meu porque ele saltava do segundo andar para ir para a rua. É o maior perigo, a meu ver, que eles correm, junto com as lutas com outros gatos - saltarem de janelas abertas, e eles não medem a distância ao chão. Vários vets disseram que ele o faria mesmo do 6º para onde me mudei. Foi castrado por isso. Agora, já quase nem liga á janela.
Até lá, nunca o vi a fazer as "mijinhas", embora tivesse começado a sentir um cheiro um pouco mais forte a gato na porta de entrada, que desapareceu com um repelente de gatos.
Bjs e miaus