Encontrei gatinho com 3 semanas... e agora?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sábado mai 20, 2006 10:30 pm

Estava eu muito descansada a beber um sumo de maçã numa pastelaria quando chega uma sobrinha minha com uma "machita" preta ao colo :o . O que é isso, perguntei eu?
- Olha, encontrei sozinho na beira de uma estrada! :o :o

Era um gatinho minúsculo, todo pretinho e que miava como um desalmado :( :o .

Peguei nele e ele tentou mamar nas minhas mãos, tanta era a fominha :( . Levei-o ao vet que disse que o gatinho teria à volta de 3 semanas e que estava de boa saúde :) .
Sai-me tudo menos o totoloto (também não jogo :p )....
O gatinho está agora em minha casa e tenho de lhe dar biberão de leite Mixol de 3 em 3 horas, pelo menos........ ai vida a minha! :roll: :roll:
Já fez um xixi no meu colo e outro na caminha que lhe preparei ;)
Massagei-lhe a barriguinha com as minhas mãos e a região anal com um cotonete, mas ele ainda não fez cócó :o .

Peço as vossas sugestões para poder salvar este menino, que é mais um que vai entrar no meu coração :cry: .

Vejam as fotos que lhe tirei:

Imagem
Imagem

Eu ainda não sei caminhar muito bem... tremo muito :(
Imagem
Absolut
Membro
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am

domingo mai 21, 2006 12:06 am

Lucarina,
se ele tem 3 semanas então ainda deve beber leite.
o leite em pó da RC (babycat milk) é um bom substituto do leite materno. e dada a idade ele terá que fazer 5 refeições por dia (cerca de 10/15 ml de leite em cada refeição)

a marca que disse, eu não conheço, se foi aconselhada por vet deve ser boa, e nunca convém alternar para não originar disturbios intestinais
o normal nessa idade é fazerem cócó pelo menos uma vez por dia

convém relamente massagar, alguns são mais preguiçosos
se vir que ele não faz cócó há mais de 48 horas tente com parafinina liquida (compra-se em farmacias): numa seringa (sem agulha, obviamente) das de insulina colocar 0.3 ml de parafinina liquida que lhe dará pela boca, num máximo de até 3x ao dia
e/ou no anus mas aí só 1 vez por dia

é necessário ter cuidado com a temperatura no local onde ele está. pode parecer amena para nós mas para eles tem que ser bem quentinha.

é realmente um doce :)

(estive a ler as minhas cábulas do veterinario porque estou a acompanhar 5 bébés que me vieram parar às maos com 2 semanas, 2 ja foram dados, os outros 3 estao optimos e para adopção)
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

domingo mai 21, 2006 12:28 am

Boa noite!

Nada melhor que pedir conselho a um vet, mas com o meu gato mais novo (que foi o unico que não sei como sobreviveu do balde em que a ninhada tinha sido afogada) eu tentei outro método:
massajava a barriga e a zona dos genitais com uns discos de algodão embebidos em água morna. O meu vet disse que eram mais parecidos com a lingua da mãe.
Depois tem é de se ter muito cuidado e com uma toalha suave secar bem o gatinho e mante-lo sempre quentinho e bem protegido de correntes de ar.
Isto já se passou há 5 anos por isso honestamente n me recordo da marca do leite em pó que usei.

Se vir que o gatinho passa muito tempo sem fazer as necessidades, vá ao veterinario ou telefone-lhe. É sempre melhor ter a segurança do conselho de um profissional, antes de fazer qualquer tratamento.

Boa sorte (no fim da odisseia vai adorar o gatinho, mas acredite que vai odiar o despertador!!)

Cumpts
Daniel
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

domingo mai 21, 2006 10:01 am

Obrigada pelas dicas.

O gatinho ainda não fez cócozito, mas também só o recolhi ontem ao fim da tarde :?

Mama muito bem e sempre que acaba de mamar em faço-lhe umas massagens e ele começa a ronronar...... tão pequenino e já sabe ronronar :o :D
Também gosta de lamber a palma de minha mãe e começa a amassar com as patinhas da frente.
Para já parece que está tudo a correr bem..... vou ficar atenta ao cócózito :p .
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 21, 2006 10:37 am

Boas, Lucarina :D

Com que então mais um... ;) :lol: . parece-me que temos um iman invisível... :p :lol:

Bem, as dicas da Absolut são muito úteis e já vi que mais ou menos tudo do que precise saber, foi dito ;) . De qualquer forma, tem o meu artigo, de sobre como criar gatinhos sem mãe (orfãos) no outro forum em que o pode consultar ;)

Infelizmente há quem aconselhe dar-se logo um clister (bebégel) a um gatinho bebé, obstipado....contudo e para que fique bem claro, pois infelizmente há quem seja vet e aconselhe via telefone sem uma apalpação do abdómen para avaliação do volume de fezes... o que depois pode resultar em extremo sofrimento do animal e até pior...!
O bebégel deve ser SÓ administrado em último recurso, em SOS e SÓ 1/2 dose!!!!!!!!!!!!!!!!! No caso de haver um volume exagerado de fezes, a introdução do produto pode resultar numa terrível distensão do já distendido, pelas imensas fezes, do frágil intestino podendo causar-lhe uma peritonite o que pode levar a cria à morte.!!!

Ainda, Lucarina, se precisar de algo que eu saiba e que esteja dentro dos meus limites, estou ao dispor ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo mai 21, 2006 10:51 am

Olá Lucarina, mas que perfume é que usa? É que eu começo a desconfiar que há por aqui gente, que deve usar o mesmo perfume que atrai bichos abandonados ;) ;) ;)

Sorte para mais este bichinho e para si. Conselhos não dou, além de saber muito pouco, há por aqui verdadeiras catedráticas e já disseram tudo :lol: :lol:

Bjnos

Isabel
Lucarina
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 10:54 am

Olá Leo e Isabel,

Muito obrigada amigas pelas vossas palavras ;) Sinceramente também não sei o que se passa, mas parece que sou atraída por quem necessita de mim, quer seja animais e mesmo pessoas :? :o

Fico contente por saber que posso contar com o vosso apoio em caso de necessidade ;)

Vou dando noticias do desenvolvimento deste pequenote a quem o chamo "o meu pretinho Barnabé...."
Absolut
Membro

segunda mai 22, 2006 7:57 pm

e novidades da "criança"?
Lucarina
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 8:44 pm

Fui ao vet com o pretinho Barnabé, porque não consegui que ele fizesse cocózito :( . A vet lá tentou, mas nada.....
Então disse-me que o melhor era tentar arranjar uma gata que estivesse a amamentar :)

Lembrei-me logo que a gata de uma prima de uma amiga minha tinha parido há cerca de um mês.... então fui lá tentar incluir o Barnabé na ninhada.

A gata mãe é muito meiguinha e parece que aceitou bem o filho adoptivo :o :? .

Primeiro, esfreguei o pretinho Barnabé com a manta da ninhada e depois coloquei-o no meio dos gatinhos. A mae começou a cheirá-lo mas não bufou..... passado um bocadinho estava a lamber-lhe a cabecita :) .

Estive lá um bom bocado e não consegui ver o Barnabé a mamar :( . Será que ele vai conseguir? Será que a gata o aceitou mesmo?

Estou preocupada, mas a senhora disse que ia vendo se ele não se afastava da ninhada.
Deus queira que tudo corra bem... assim o Barnabé tinha um inicio de vida bem mais feliz :)
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 8:52 pm

Boas, Lucarina.

Deveria ter espremido um pouco do leite da gata mãe adoptiva e passar na boca do gatinho e depois obrigá-lo a ir à mama da gata ;) .
Oxalá a tal senhora vá vendo se ele mama mesmo...

Vá dando notícias... ;)

Obrigada,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Absolut
Membro

segunda mai 22, 2006 11:40 pm

ERspero que essa Mamã o aceite e que ele cresça para ser tornar num Grande Gato! :)
Vá dando noticias, se possivel.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça mai 23, 2006 12:01 am

Acabei de ir salvar dois gatinhos com 3 semanas de serem mortos por um cão. Andava á 3 semanas com a minha mãe a ver se descobriamos onde a gata tinha os filhotes mas ela para além de péssima mãe, passava imenso tempo longe deles e não dava sinal de onde pudessem estar. Um cão que anda sempre com os seguranças, tem a mania de pensar que gatos pequeninos são ratazanas e acabou por os encontrar e matou um. O segurança correu a telefonar que os tinha encontrado e lá fui eu. Pior é que está tudo fechado a esta hora e os gatinhos estavam cheios de fome e frio. Tentei dar-lhes um pouco de leite com água pois não havia outro remédio a esta hora e agora estão a dormir numa blusa de malha polar. Mais quentinhos impossivel. Lembrei-me deste tópico pela coincidência das 3 semanas e porque uma gatinha é toda preta e está bem rija mas o gatinho tigrado, igual á minha gata, conhece-se as costelas todas e está muito fraquinho. Tem o mesmo problema que tinha a minha gata á nascença. Espero que consiga salvá-los visto amanhã ter que resgatar mais uma mãe e 5 filhotes. Mesmo assim, acho que de hoje estes gatinhos não passariam. Está muito frio e a gata estava em cima de uma palete de madeira sem nada onde se pudesse deitar e pior, agora com um cão que lhes ia roubar os filhotes todos durante a noite. :cry:
Ah esqueci de dizer:
A gata não é minha. É tia da minha e nem sequer dá mão. Está nuns armazéns e por azar foi ter os gatos dentro de um armazém fechado a cadeado mas que hoje alguém que não se sabe quem foi, arrombou e deixou entrar o cão.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça mai 23, 2006 12:01 am

Acabei de ir salvar dois gatinhos com 3 semanas de serem mortos por um cão. Andava á 3 semanas com a minha mãe a ver se descobriamos onde a gata tinha os filhotes mas ela para além de péssima mãe, passava imenso tempo longe deles e não dava sinal de onde pudessem estar. Um cão que anda sempre com os seguranças, tem a mania de pensar que gatos pequeninos são ratazanas e acabou por os encontrar e matou um. O segurança correu a telefonar que os tinha encontrado e lá fui eu. Pior é que está tudo fechado a esta hora e os gatinhos estavam cheios de fome e frio. Tentei dar-lhes um pouco de leite com água pois não havia outro remédio a esta hora e agora estão a dormir numa blusa de malha polar. Mais quentinhos impossivel. Lembrei-me deste tópico pela coincidência das 3 semanas e porque uma gatinha é toda preta e está bem rija mas o gatinho tigrado, igual á minha gata, conhece-se as costelas todas e está muito fraquinho. Tem o mesmo problema que tinha a minha gata á nascença. Espero que consiga salvá-los visto amanhã ter que resgatar mais uma mãe e 5 filhotes. Mesmo assim, acho que de hoje estes gatinhos não passariam. Está muito frio e a gata estava em cima de uma palete de madeira sem nada onde se pudesse deitar e pior, agora com um cão que lhes ia roubar os filhotes todos durante a noite. :cry:
Ah esqueci de dizer:
A gata não é minha. É tia da minha e nem sequer dá mão. Está nuns armazéns e por azar foi ter os gatos dentro de um armazém fechado a cadeado mas que hoje alguém que não se sabe quem foi, arrombou e deixou entrar o cão.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 23, 2006 8:21 am

E que tal colocar nesse armazém, sem a presença do cão, uma jaula ou armadilha com as crias lá dentro e deixar a mãe ir ter com eles e fazer-lhes (todas, mãe com as crias) o "trap"...? ;) Assim, podia levar a mãe, também e, teria muito menos trabalho com as crias pois ela encarrega-se disso e tinha a certeza de que vinagavam... ;) . Depois de desmamadas e adoptadas, esterilizava a mãe e libertava-a visto ser uma gata que não "dá mão" como menciona.

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça mai 23, 2006 10:01 am

Bom salvar os bébés, sem mãe nestas idades é muito dificil, pois os problemas gastrointestinais que possam surgir, podem com frequência matá-los.

Então há que prevenir, peleve, compre sergomil na farmácia, que é um suplemento vitaminico há base de vegetais e misture uma colher de chá no leite antes de dar, faz milagres aos intestinos do bébés.
Não lhe dê pelo biberon. mas por uma seringa de insulina, se ainda assim tiver dificuldade, arrange uma canula de colocar a soro, animais ou pessoas, a mais fina, corte-lhe a ponta e encaixe na seringa, pois ainda consegue tornar a seringa mais fina, para não haver problema, de os matar por ingestão de leite nos pulmões. Eu juntaria pelo menos uma vez por dia umas gotas de parafina líquida e de aero om , juntamente com o sergomil no leite,... isto faz milagres, para quem tem que recorrer ao leite artificial.
Os gatinhos têm que defecar uma vez por dia, o mais tardar de dois em dois dias. Uma conhecida minha matou quase uma ninhada inteira, por causa disto,... o os que sobraram estão em minha casa a ver se se safam,....

Lucarina, não é só a mãe que tem que reconhecer o bébé,... ele também tem que a aceitar,... gatos meus com um mês mamam noutras gatas outros não,... mas o problema não é de difícil solução se o bébé já tem um mês e meio,... o pior já passou, quando eles bebem biberon. Prepare esta papa que eu lhe digo e vai ver que o bébé rapidamente começa a comer e normaliza as fezes. Compre uma latinha de gourmet de peixe branco em paté, coloque a ração RC baby cat, em água a ferver e deixe que fique em papa, passe tudo pelo coador e junte o leite artificial, umas gotas de aero om, uma colher de café de sergomil, e uma colher de café de parafina líquida a essa papa. A papa deve ficar como a cerelac, com uma consistência líquida, de preferência pouco grossa.,... a consistência aumenta ou diminui, conforme o que o gatinho mais apreciar,... ele vai comer e chorar por mais. Coloque tudo numa seringa de 10 ml ou 5 ml e comece a dar-lhe a boca agarrando-o pelo queixo, na posição de pé,... se fôr como os meus adorará.; terá o problema das fezes resolvido, e o gatinho recuperará e começará depois disto a comer ração rapidamente.

O sergomil é muito importante, porque tem fibras vegetais, e resolve por si os problemas intestinais, evitando que os animais tenham cólicas,... para alem disso é um suplemento muito nutritivo, para animais débeis. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”