Cá em casa eu opus-me ao corte de unhas da minha gatinha, mas não me serviu de nada porque acabaram por o fazer sem eu saber. É claro que eu ia reparar, como reparei, e ficar furioso, já que sou eu o "dono" da gata, embora como ainda jovem estudante tenha o handicap de não ser eu a suportar os custos que ela acarreta, e não poder ser completamente contundente nas minhas exigências.
Dramas de um jovem amigo dos animais à parte... o pior é que a gata não consegue subir nada, não se consegue agarrar a nada, anda triste, e até já caiu do topo do sofá porque escorregou e o "agarrar-se com as unhas"(algo de perfeitamente normal para um gato) não lhe serviu de nada e deu um belo trambolhão. Quando tenta subir para cadeiras ou sofás onde normalmente se agarra e depois trepa acaba sempre por cair de costas no chão.
Óbvio que não vou deixar que lhe cortem as unhas de novo. Achava isso uma parvoíce de todo o tamanho e agora com esta experiência, e ao ver os resultados para a gatinha, ainda acho mais. Se for preciso abro mão da gatinha e dou-a a quem cuidar dela sem a submeter a "egoísmos humanos", para que o gato possa partilhar a casa com o homem sem lhe arranhar os belos sofás (coisa que ironicamente a gatinha nunca fez... nunca estragou nada com as unhas, a não ser os arranhões nos braços

Bem, podem reparar que há um conflito caseiro sobre os cuidados a ter com um animal doméstico, mas isso são outras conversas.
Por fim, a pergunta que quero colocar é quanto tempo demoram as unhas a crescer? :/