Cortar as unhas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lip_da_bass
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm

domingo mai 21, 2006 12:58 am

O que acham do corte de unhas aos gatos?

Cá em casa eu opus-me ao corte de unhas da minha gatinha, mas não me serviu de nada porque acabaram por o fazer sem eu saber. É claro que eu ia reparar, como reparei, e ficar furioso, já que sou eu o "dono" da gata, embora como ainda jovem estudante tenha o handicap de não ser eu a suportar os custos que ela acarreta, e não poder ser completamente contundente nas minhas exigências.
Dramas de um jovem amigo dos animais à parte... o pior é que a gata não consegue subir nada, não se consegue agarrar a nada, anda triste, e até já caiu do topo do sofá porque escorregou e o "agarrar-se com as unhas"(algo de perfeitamente normal para um gato) não lhe serviu de nada e deu um belo trambolhão. Quando tenta subir para cadeiras ou sofás onde normalmente se agarra e depois trepa acaba sempre por cair de costas no chão.

Óbvio que não vou deixar que lhe cortem as unhas de novo. Achava isso uma parvoíce de todo o tamanho e agora com esta experiência, e ao ver os resultados para a gatinha, ainda acho mais. Se for preciso abro mão da gatinha e dou-a a quem cuidar dela sem a submeter a "egoísmos humanos", para que o gato possa partilhar a casa com o homem sem lhe arranhar os belos sofás (coisa que ironicamente a gatinha nunca fez... nunca estragou nada com as unhas, a não ser os arranhões nos braços :P )

Bem, podem reparar que há um conflito caseiro sobre os cuidados a ter com um animal doméstico, mas isso são outras conversas.

Por fim, a pergunta que quero colocar é quanto tempo demoram as unhas a crescer? :/
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo mai 21, 2006 8:25 am

Ola,
Eu corto as unhas aos meus dois gatos, e não é pelos moveis ou assim é por mim que mesmo na brinacedeira eles cravam as unhas.
Depois corto por eles , não se vão magoar a serio,nao que com a unhas cortadas nao se magoem mas pelo menos o ferimento á partida sera menor.
Mas nunca me aconteceu uma coisa tal como as que descreve, eu corto, e elles continuam a trepar e a agarrar-se as coisas, nao caiem.
Cumps
Witch_Girl
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2004 7:06 pm

domingo mai 21, 2006 9:31 am

A mim os veterinários sempre aconcelharam a cortar as unhitas ás minhas gatinhas pois é perigoso terem as unhas muito grandes dentro de casa. Uma veterinária até me contou varias histórias de gatinhos que ficaram pendurados pelas unhas em cortinados e sofás durante horas até os donos chegarem a kasa. Em alguns casos teve de se amputar a patinha e noutros teve mesmo de se abater o animal. :( :( Eu corto e também já me akonteceu deixarem de conseguir trepar mas foi só a 1ª vez que cortei pois não tavam habituadas.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 21, 2006 10:14 am

lip_da_bass,

Já percebi que é um dono preocupado... o que é muito bom. Contudo não parta para o exagero de ter, eventualmente, de dar a gatinha... e só pelo facto das unhas...? :o

Acho estranho mas mesmo muito, o facto da gata não conseguir trepar só porque estão cortadas... :o e digo isto porque os gatos da minha filha e de mais gente conhecida têem-nas cortadas o que não impede de treparem para onde o faziam anteriormente. :o . Os animais adaptam-se muito bem a certos situações de handicap... até sem uma pata eles (alguns) conseguem trepar...não penso que o factor das unhas cortadas os impeçam... :p ;)
os meus gatos (5) não as têm cortadas porque as desgastam com o exercício físico a treparem as árvores do jardim e por vezes até os sofás :p . Contudo houveram vezes que por precaução o tive de fazer a todos, quando algum tinha de ser submetido a alguma intervenção cirúrgica...obviamente que nessas alturas, não os deixava ir ao jardim pois não tinham a garras...para se defenderem de, eventualmente, algum possível ataque...!

Estranho, ainda, o facto da gata não arranhar sofás terem-lhe cortado as unhas...
As unhas crescem num ápice... 2 semanitas e volta a estar apta a dar uns belos arranhões... :p :lol:

Para quem "falou" em horrores e até amputação patas e afins... :roll: :o
só tenho a dizer que o peso do gato pendurado deve servir só por só para, eventualmente, a unha ser arrancada...e nunca uma pata além de que as garras são retrateis, então, logo, por auto defesa eles encolhem-nas para se desprenderem de onde estejam...! ;)
Vamos lá a não criar certos dramas... :roll:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 10:21 am

Olhe é assim eu estou kompletamente a passar-me kom este forum pois tudo o ke eu digo é para toda a gente uma completa asneira e eu nao estou aki a brincar nem a dizer parvoices pois axo ke ainda não sou parva nem mentirosa e a veterinária ke me falou de estes casos não tava a gozar comigo. O peso do animal pendurado destroi sim os musculos das patas que a maior parte das vezes é irreversivel assim komo se o animal ficar preso pelos destes o maxilar muito dificilmente tem reconstrução. Já de manhã cedo me chateei neste forum no topico de abri sobre o raio dos espelhos e tou a ver ke agora tem de ser de novo.
Mas aki respeita-se o ke todos dizem ou não?
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 10:36 am

só tenho a dizer que o peso do gato pendurado deve servir só por só para, eventualmente, a unha ser arrancada...e nunca uma pata além de que as garras são retrateis, então, logo, por auto defesa eles encolhem-nas para se desprenderem de onde estejam...! ;)
Aki parece-me haver gente mais entendida ke os veterinários! É pena não me conseguirem ajudar em tudo mas sim por vezes ainda estarem a fazer pouco dakilo ke eu escrevo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 21, 2006 10:50 am

Witch_Girl Escreveu:
Aki parece-me haver gente mais entendida ke os veterinários! É pena não me conseguirem ajudar em tudo mas sim por vezes ainda estarem a fazer pouco dakilo ke eu escrevo.
Mas, uma Witch_Girl não precisa de ajuda... ela só por só, ajuda-se a ela própia... :p :lol: . Gosta de assustar as pessoas, não gosta? ;) :roll: :o dramas e mais dramas...enfim... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 11:05 am

Olhe se me está a chamar de bruxa fique já a saber que de bruxa não tenho nada e se não precisasse de ajuda não andava por aki neste forum pa ainda me estarem a ofender. Eu não gosto de assustar ninguem está a ouvir? Não estou pa aturar mais isto.Não estou mesmo. Eu kostumo ouvir a opinião de todos e seguir os concelhos que me dão.Não gozo kom ninguem. Só depois quando as coisas acontecem é ke as pessoas tomam atenção ao ke lhes dizem mas depois... já é tarde...Eu ká tomo konta do ke é meu e tento faze-lo da melhor maneira kom os meus pais agora aos outros dou opinião e seguem-na se kiserem. Se não kiserem nao fico nada zangada só o fico kuando pessoas komo você gozam kmg.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mai 21, 2006 11:53 am

Witch girl...não percebeu o que lhe disse a veterinaria, o que refere não é possível. E por favor pode parar com os kapas ? Não se enxofre mas não se percebe bem o que escreve... e não estou a inventar o que dio a seguir... usar abreviaturas e linguagem cifrada no código de conduta da internet é falta de respeito e sinal de que a pessoa não quer ser levada a sério. Não inventei isto...
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 12:02 pm

Ofendem-vos os meus kapas mas o que me estão a dizer a mim acham que não me está a ofender?
Antes de criticarem algo que não vos prejudica em nada olhem para as vossas atitudes pois isto é já embirrar com que se pode e com o que não se pode. Já vi que fiquei marcada pa sempre e que sou uma mal educada e uma pessoa que faz perguntas ridiculas com linguagem de crianças de 8 anos e por isso só quero resolver as chatices e desaparecer do vosso forum. Se isto é ajudar o que será desajudar??? Nem quero imaginar...
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo mai 21, 2006 12:39 pm

Eu também corto as unhas aos meus gatos, são três, não pela mobília, que isso já todos sabemos o que acontece, mas sim por mim e por eles ;)

Ai as minhas ricas costas! ;) :lol:

Aqui surgiu-me a dúvida, será que não cortarem demais, se foi isso o animal está em sofrimento, que é o que me pareceu.

Corto as unhas aos meus gatos,só as pontas, não tocando na carne, com um corta-unhas pequeno, obrigra-me a fazer esta operação com pouco tempo de intervalo, não mais de 8 dias.

Verifique bem as unhas do seu gato e se necessário levá-lo ao veterinário, porque o gato é capaz de estar a sofrer.

Isabel
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 12:41 pm

Não compreendo o que tem contra esse kapalês. Cada qual escreve como gosta. Não vejo aqui nenhuma carta oficial, nada profissional, nenhuma regra ou parecido que me impeça de escrever desta forma. De qualquer forma, costumo verificar por parte das pessoas na vida real, chamarem sim patetice, a quem não tem vida própria e sente prazer em fazer barulho e tentar humilhar outras pessoas virtuais e remotas, como é o caso dos fóruns. Isso sim, parece-me patetice. Se por acaso não tem vida própria, aconselho a obter uma rapidamente, caso contrário a sua doença pode-se espalhar rapidamente e tornar-se algo crítico.
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 12:57 pm

Já leram isto?

"A discussão de pontos de vista e opiniões diferentes nos fóruns da Arca é saudável e encorajada. Se discorda com a mensagem de algum membro tem todo o direito de expressar a sua opinião livremente, mas faça-o com respeito e de forma ponderada... sem insultos ou ataques pessoais. O objectivo desta comunidade é que todos se unam pelo amor comum aos animais e não que se ataquem por divergências pessoais. " - Não foi o que aconteceu.

" Fórum não é um campo de batalha

Linguagem ofensiva, explicita e obscena (incluindo mas não limitado a palavrões), comportamentos agressivos e/ou abusivos e ataques pessoais ou contra instituições não serão tolerados. Por mais que discorde de um ponto de vista PENSE antes de enviar a sua resposta. Se alguma mensagem o ofende particularmente e acha que viola as regras de utilização do fórum envie uma mensagem ao webmaster ou utilize o link "Reportar ao moderador" presente em todas as mensagens." - É exactamente isto que está a acontecer com muita pena minha.

Estranhamente continuo a não ler nada sobre a utilização dos kapas!
paula_maria
Membro Veterano
Registado: segunda ago 22, 2005 8:45 pm

domingo mai 21, 2006 2:28 pm

Witch_Girl,

Sem querer tomar "o partido de ninguém", pessoalmente acho que num Fórum, ao qual inúmeras pessoas têm acesso, e não me refiro só a este, mas á maior parte, acho que se deve usar uma linguagem compreensível, sem os tais "K" que usa na sua escrita.
Porque não escreve normalmente sem esses "k" e mantém uma postura digna? Porque da maneira que escreve, e lamento criticar, mas a verdade é para ser dita, parece ser uma miúda de 8 anos, como já aqui foi referido.
Eu não queria estar contra si, mas não posso concordar com a maneira como expõe os seus "post".

Escreva de forma a que todos entendam, sem abreviaturas, códigos e "k" (use isso no MSN com os/as seus amigos), mas num Fórum é imperdoável.
Há que haver respeito pelos outros, senão ninguém se entende.

Lamento, mas não lhe dou razão. E as suas lamechisses dizendo que a estão a desrespeitar ou que já não vale nada e que vai deixar o Fórum, nada adiantam; adiantam sim para ainda mais se "enterrar".

Minha querida, não sei a sua idade, mas lá dar resposta, você tenta dar, pena serem tão incoerentes.

Concordo com todos/as Foristas que não lhe deram o "Amén"; e até a aconselharam a levar os seus gatitos ao Vet.

Acha isto insulto?

Pense, acalme-se e escreva como uma Forista digna de "estar" num Fórum.

Se não gosta, mude para outro Fórum de Animais além do que já lhe foi aqui indicado. Mas não vá para lá escrever com "k" e códigos: aqui está: www.mundodosanimais.com

É tudo.
"Os Animais s&atilde;o os nossos melhores Amigos!"
Witch_Girl
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 3:15 pm

Só quero pedir desculpa a todos por utlizar os kapas! Não sabia que era assim tão ofensivo e realmente não passa de um vicio causado pelo MSN e pelos telemoveis. Já algum tempo que participava no forum e nunca me tinham chamado á atenção mas a verdade é que tudo tem um dia... Só tive muita pena que tudo chegasse onde chegou!
Responder

Voltar para “Gatos”