Qual a melhor solução?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda mai 29, 2006 9:57 am

Bom dia,

Tenho uma dúvida que me foi colocada por uma pessoa amiga e à qual também não soube responder.

Essa pessoa vai ter um gato que tem agora cerca de 5 semanas já come ração seca mas não vai ainda ao areão. A pessoa que tem os gatos diz que mais duas semnas e pode traze-lo, porque a mãe gata não lhes liga e não vale a pena estarem lá mais tempo,pois ficam 8 horas fechados num WC, com janela, mas sem contacto com a mãe gata ou com os humanos da casa.

A dúvida é, posto isto, é preferivel virem para casa do novo dono mais cedo ou o pouco contacto que tenham com a mãe é preferivel?

Obrigada,

Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 29, 2006 10:26 am

Mas, a mãe já não lhes liga, em que sentido..? Se eles estão encerrados numa casa de banho sem contacto humano, como é que sabem que a mãe já não lhes liga?
Eles estão sujos?
Ela não os deixa mamar?
Vêm fezes do gatinho no chão?

Contudo, mesmo que ela não lhes ligue, pelo menos a ir ao areão, eles vêm-na a fazê-lo e vão aprendendo...

Preciso de respostas, por favor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vcp
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 1:00 pm

segunda mai 29, 2006 10:29 am

Olá Cruela.

Na minha opinião acho que mais vale trazer o pobre bichano para a companhia do novo dono, visto qua a mãe não lhe liga e está fechado tanto tempo numa casa de banho, acho que se poderia habituar ao contacto com o novo dono mais cedo ;)
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 10:50 am

Olá,

Pelo que entendi, a mãe tem acesso à casa toda e os bebés não têm porque como ainda não usam o areão fazem os cocós no chao da casa de banho. A casa de banho eu conheço, é grande, espaçosa e tem uma janela que está aberta, entra ar puro, menos mal.

A mãe, segundo a Dona, nunca vai ao pé deles, mas eu entendi que ela tb a fecha no memso WC e por isso ela mia, e quer sair, ou seja, ela quer é ter a liberdade que tinha....né? tá tudo errado... eu sei

:roll:

Eu vou tentar ir lá hoje...
Cruela[/quote]
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 10:58 am

Vi que n respondi a uma coisa:

N sei se ainda mamam....vou tentar saber

Eu disse que os gatinhos eram muito novos para vir para as casas, e são, mas será que nestes "moldes" não é melhor virem mais cedo para casa do novo dono?

cruela
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda mai 29, 2006 12:00 pm

Boas,

A minha gata veio com essa idade para minha casa e também não sabia usar o areão, era uma nojice pq ia fazer dentro da minha cama...

Com algum trabalho ensinei-a a ir ao areão estimulando a região genital com o algodão húmido, isto com ela dentro do caixote.

A última ninhada que tive em casa ficaram orfãos com mais ou menos essa idade (a Leo pode confirmar melhor pq foi ela que os encontros) e salvo raras excepções todos começaram a usar o areão em menos de 24 horas e a esses pouco ou nada tive que ensinar...

Mas os bebés, regra geral, aprendem este tipo de coisas com as mães. Na minha opinião, é deixar os bebés com a mãe mais uma semana e depois irem para os novos donos... é que se estão fechados sem qq contacto com pessoas, vão acabar por se tornar umas pestes insociáveis...

Off topic
Cruela, o meu gato é que veio pra mim c 8 semanas... ;)
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 12:56 pm

Ok amus!
Obrigada.

De qualquer forma, hoje vou lá ver como correm as coisas e saber ao certo a idade dos gatos.

Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 1:15 pm

Cruela Escreveu: Olá,

Pelo que entendi, a mãe tem acesso à casa toda e os bebés não têm porque como ainda não usam o areão fazem os cocós no chao da casa de banho. A casa de banho eu conheço, é grande, espaçosa e tem uma janela que está aberta, entra ar puro, menos mal.
Evidentemente que tudo foi feito da forma errada...

1º Nunca se deve separar a mãe dos filhotes, mesmo que esta queira sair de junto deles!!!

2º ter os gatitos fechados.... sem o contacto de humanos e da progenitora, totalmente errado, também!!!
A mãe, segundo a Dona, nunca vai ao pé deles, mas eu entendi que ela tb a fecha no memso WC e por isso ela mia, e quer sair, ou seja, ela quer é ter a liberdade que tinha....né? tá tudo errado... eu sei
Claro que mia porque lhe deram liberdade antes do tempo..ora, obviamente que agora ela quer é a continuação dessa liberdade!!!

Se essas pessoas são tão rigorosas no que trata a trabalhos e cocós... porque deixaram a gata emprenhar? :roll: .

Das duas, uma:
Ou encerram a gata com os filhotes, correndo, agora, o risco até dela se tornar agressiva para eles... ou perdem tempo a ensinar os gatitos a ir ao areão, ou deixam-nos soltos pela casa tal como a mãe!
Não se esqueça que se a mãe se sentir bem, os filhotes só podem beneficiar desse estado... ;) Portanto, se fossem meus, eu libertava-os a todos pela casa, tal como anda a mãe e aposto que ao verem a mãe a ir ao caixote, vão aprender ;)

Não devem deixar que alguém adopte os gatitos só com 5 semanas... isto porque é por estas e por outras que mais tarde se vêm indefesos abandonados...porque se revelaram "porquitos" e únicamente por culpa de quem os deixou vir ao Mundo!

Enfim...

Cruela, passe a ideia à sua "amiga"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 1:44 pm

Olá leo,

Isto é um pouco confuso, a casa tem 2 andares e o areão da mãe esta no 1 andar, por isso mesmo soltos penso que eles n conseguem subir escadas pois não? é que nem sei isso....
Se ela puser o areao ca em baixo a mãe pode estranhar... certo?
E se puser um so para os bebes eles calhando n aprendem na mesma, ou aprendem?

Quem quer adoptar o gato n se importa de o ensinar e até de o "deixar" fazer cocós até aprender, o único medo é se isso é mau para o gato.

isto é tudo tão complicado.... e quando se "entra" neste mundo, depois não conseguimos sair, o fácil era eu não faezr caso e deixar que as coisas levassem o rumo que tivessem que levar, mas assim que soube disto fiquei em pulgas e queria ajudar para tudo correr o melhor possivel.

Mas de uma coisa não tenho dúvidas nenhumas, graças à arca e a todas as pessoas que aqui colaboram, muitas das coisas que aprendo aqui, passo a outros e tenho visto diferenças à minah volta, até neste caso há coisas que mudaram devido aos meus conselhos, e isso não só é gratificante como viciante, agora quero sempre saber mais.

Aqui na minha zona ainda é costume por os gatos nos caixotes de lixo e por saber disso agora ganhei o hábito de ir põr o lixo em sitios diferentes, até de carro e estar semrpe atenta aos sons, ainda esta semana houve um caso desses, pena que não fui eu que vi....

ai vida!
:roll:
Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 1:59 pm

Pode colocar no rés do chão, o areão. A gata lá o encontra. E os gatinhos passam a estar no piso inferior... juntamente com a mãe ;)

Não convém adoptar gatinhos sem os mínimos ensinamentos...a menos que a gata se torne agressiva para eles! Então, ai sim e se já come por ele... ;)

Continuo a não entender porque há pessoas que insistem em as gatas terem ninhadas...especialmente gente que só complica o bom andamento (o normal) duma ninhada... :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 2:25 pm

Oi

Isto ta dificil.
Já sei pq não estão no res-do-chão, nem me lembrei que era por essa razão, existe um bebé humano que os "estrafega", não sobreviviriam ao trato....

E as ninhadas... são para vender...a uma loja....mas isso já nem comento. Ela vende-os, há quem os compre, e eu se me meto muito ainda me arrependo...
:|
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 5:50 pm

Olá,

Então novidades: nasceram entre 14 e 22 de Abril, não sabe....................
Estavam fechados, agora com a mãe pq ainda mamam de vez em quando, mas ela sai pela janela da casa de banho e fica no telhado da casa a miar.

O "nosso" gato... estava CHEIO de fezes, tão secas, tão secas....cheio mesmo, mas já aprendeu a usar o areão. A rapariga agarrou nele e torneira com ele... e de pente em punho toca de tirar as porcarias, como ele miava e não saiam( é peludo), e ja estava naquilo à um bocado eu a medo sugeri Fairy, foi um instante e n foi preciso estar a massacrá-lo mais. Mas... um banho com 5 semanas!??! :o
Não ficará doente?
Todo ele tremia...

Ela diz mais esta semana e talvez na outra, eu dp do que vi...já hoje era tarde.
Era muito meigo, não sei se por ser novo, e claro muito lindo.
Será o meu primeiro "gato-afilhado".

Acho que o melhor é ele vir para casa cedo, ali n tem mimo nenhum.
Aguardo vossa opinião!

Cruela :evil:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 5:51 pm

Pelo menos esta situação que sirva de exemplo a quem compra gatinhos a criadeiros... em vez de os comprar a criadores!!!

Então que deixe a gata e filhotes no 1º andar.

Enfim... criadeiras... que vivem à conta do sofrimento dos animais! E depois lá vêm os desgraçados parar à rua porque quem compra não está para ter gatos porcos por toda a vida!!!

Enfim...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cruela
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 8:11 pm

Pois é bem verdade...

mas creio que estas pessoas sabem bem o que fazem, pq a ideia não era comprar nenhum gato e afinal a pessoa que até "só" ia comigo acabou por fazê-lo, e na altura a situação não parecia tão má e depois foi o que se viu.

Mas Leo, ja viu a resposta que lhe dei antes desta sua última? Sobre a situçaão actual?

Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 29, 2006 8:21 pm

Não Cruela, não tinha visto (ando sem tempo...)...e agora, depois de ler...até se me revoltam as entranhas...acredite :evil:

É incrível...tanta estupidez e tanta falta de sensibilidade, juntas... é simplesmente incrível...! :( :evil:

A sua amiga que o leve já para casa!!!

O banho, não se deve dar mas sei de quem o dá ainda antes das vacinas, em caso de grande necessidade mas lá está...com todos os cuidados devidos...o que para essa criadeira, ponho as minhas dúvidas...

A sua amiga que veja se quando trouxer o gatinho ele não estará doente? Antes de o levar para casa, que entre num vet e faça um exame completo e bem feito ao bichano ;) e que pague à criadeira, SÓ, mediante condições... como garantias de saúde, etc...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”