A DURA REALIDADE DO VERÃO...!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 13, 2006 8:42 am

Apesar deste forum ser o dos gatos e deste tópico já estar noutros sectores, achei por bem colocá-lo neste forum para na eventualidade haver alguém que não participe nos outros, possa ter a oportunidade de o ler pois apesar de haver quem adopte ou compre, por "amor" e por gostar de animais, infelizmente há quem adopte e compre por egoísmo... então, o animal só é "útil" enquanto brinquedo, guarda, reprodutor ou biblot e na maioria destes casos é abandonado, descartado como se de lixo se tratasse...!

POR FAVOR, só vos peço 10m do vosso tempo... e que repassem, talvez mude a maneira de se ver as coisas!

"O VERÃO CHEGOU..."

Chegou o Verão, as tão desejadas férias...e para muitos animais de estimação a altura do ano em são abandonados ... uma vida vale menos que 15 dias no Algarve, assim é o ser humano.

Gostava que todas essas pessoas vissem este vídeo, http://tinyurl.com/byaoq e lessem este texto.

"Hoje encontrei seu cão. Não, ele não foi adoptado por ninguém. Aqui por perto, a maioria das pessoas já têm vários cães; aqueles que não têm nenhum não querem um cão. Eu sei que você esperava que ele encontrasse um bom lar quando o deixou aqui, mas ele não encontrou. Quando o vi pela primeira vez, ele estava bem longe da casa mais próxima e estava sozinho, com sede, magro e mancava por causa de um machucado na pata.
Eu queria tanto ser você naquele momento em que parei na frente dele. Para ver sua cauda abanando e seus olhos brilhando ao pular nos seus braços, pois ele sabia que você o encontraria, sabia que você não esqueceria dele. Para ver o perdão em seus olhos pelo sofrimento e pela dor por que ele havia passado em sua jornada sem fim à sua procura... Mas eu não era você. E, apesar das minhas tentativas de convencê-lo a se aproximar, seus olhos viam um estranho. Ele não confiava em mim. Ele não se aproximava.
Ele virou as costas e seguiu seu caminho, pois tinha certeza de que esse caminho o levaria a você. Ele não entende que você não está procurando por ele. Ele só sabe que você não está lá, sabe apenas que precisa te encontrar. Isso é mais importante do que comida, água ou o estranho que pode lhe dar essas coisas.

Percebi que seria inútil tentar persuadi-lo ou segui-lo. Eu nem sei seu nome. Fui para casa, enchi um balde de água e uma vasilha de comida e voltei para o lugar onde o havia encontrado. Não havia nem sinal dele, mas deixei a água e a comida debaixo da árvore onde ele havia buscado abrigo do sol e um pouco de descanso. Veja bem, ele não é um cão selvagem. Ao domesticá-lo, você tirou dele o instinto de sobrevivência nas ruas. Ele só sabe que precisa caminhar o dia todo. Ele não sabe que o sol e o calor podem custar-lhe a vida. Ele só sabe que precisa encontrá-lo.
Aguardei na esperança de que voltasse para buscar abrigo sob a árvore, na esperança de que a água e a comida que havia trazido fizessem com que confiasse em mim e eu pudesse levá-lo para casa, cuidar do machucado da pata, dar-lhe um canto fresco para se deitar e ajudá-lo a entender que agora você não faria mais parte de sua vida. Ele não voltou aquela manhã e, quando a noite caiu, a água e a comida permaneciam intocadas. Fiquei preocupada. Você deve saber que poucas pessoas tentariam ajudar seu cão. Algumas o enxotariam, outras chamariam a carrocinha, que lhe daria o destino do qual você achou que o estava salvando - depois de dias de sofrimento sem água ou comida.
Voltei ao local antes do anoitecer. Não o encontrei. Na manhã seguinte, voltei e vi que a água e a comida permaneciam intactas. Ah, se você estivesse aqui para chamar seu nome! Sua voz é tão familiar para ele. Comecei a ir na direcção que ele havia tomado ontem, sem muita esperança de encontrá-lo. Ele estava tão desesperado para te encontrar, que seria capaz de caminhar muitos quilómetros em 24 horas.

Algumas horas mais tarde, a uma boa distância do local onde eu o havia visto pela primeira vez, finalmente encontrei seu cão. A sede não o atormentava mais. Sua fome havia desaparecido e suas dores haviam passado. O machucado da pata não o incomodava mais. Agora seu cão está livre de todo esse sofrimento. Seu cão morreu.
Ajoelhei-me ao lado dele e amaldiçoei você por não estar aqui ontem para que eu pudesse ver o brilho, por um instante sequer, naqueles olhos vazios. Rezei, pedindo que sua jornada o tenha levado àquele lugar que acho que você esperava que ele encontrasse. Se você soubesse por quanta coisa ele passou para chegar lá... E eu sofro, pois sei que, se ele acordasse agora, e se eu fosse você, seus olhos brilhariam ao reconhecê-lo, ele abanaria sua cauda, perdoando-o por tê-lo abandonado."
Autor: anónimo

:( Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xaniquita
Membro
Registado: terça jun 06, 2006 3:17 pm

terça jun 13, 2006 9:05 am

Bom dia a todos....
é muito triste, mas é a realidade....
Hoje de manha, enquanto tava a tomar o pequeno almoço estava a ver como a praia é linda....(moro na Praia da Rocha-Algarve)
E a imaginar como vão ser estes proximos meses de verão...
Em que as pessoas vêm passar ferias...
Quando desviei o olhar da praia vi um cão magrinho que ja anda aqui sozinho desde o inicio do mês!!!
Claro, ja começam as ferias...as pessoas trazem os animais, como não os podem levar para os apartamentos que vão alugar...abandonam-os, só para passar uns dias "de rabo" para o ar na praia....
Todos os anos é assim...e este ano, ja começou!!!!!
Eu sei que este recado não é para voces, membros da "minha familia", mas temos que elucidar os nossos amigos, vizinhos, familia,desconhecidos....que estas atitudes cruéis têm que acabar!!!
Por agora só me resta dar comidinha, as escondidas aos bichitos...
Porque alem dos monstros que os abandonam, tambem ha aqueles que os envenenam...
Por isso, vou para o meio do mato e dou-lhes papinha e agua fresquinha!!!
Enfim, é dura esta bosta de realidade!!

:(
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

terça jun 13, 2006 11:03 am

Infelizmente tenho que concordar com o que a xaniquita disse...
Embora não ache que isso seja desculpa para nada, como é óbvio...
Provavelmente irei passar um fds num apartamento alugado em Sesimbra e quis logo saber se podia levar a cadela, tive sorte pois a resposta foi positiva. Mas se as pessoas não encontram apartamentos, podem muito bem ir para um parque de campismo em que seja permitido levar os nossos amigos!
Enfim... O verão é mesmo a pior altura para os animais... Não digo que seja o pior inimigo, pois o pior inimigo é mesmo quem os abandona.
vcp
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 1:00 pm

terça jun 13, 2006 3:08 pm

Olá Leo.
Na verdade comecei por ver o video e não consegui passar das primeiras imagens, por ver tanta tristeza e ao mesmo tempo ternura nos olhares daquelas criaturas.
Infelizmente ainda há "pessoas", se é o que podemos chamar, que conseguem fazer tamanha barbaridade.
eryka
Membro Júnior
Registado: sexta dez 30, 2005 9:08 am

terça jun 13, 2006 4:48 pm

Olá.....

Não consegui ver o video....há coisas neste Mundo impossiveis de entender e este problema é um deles....
Dou voltas e voltas á cabeça a tentar perceber o que leva as pessoas a pura e simplesmente abandonar um animal de estimação que para mim pessoalmente é a minha melhor amiga...e constato que a evolução do Homem só chegou a um certo ponto e realmente creio ser o nosso dever abrir os olhos a esta gente e tentar proteger os nossos queridos amigos(animais) o mais que possamos.Eu tive um caso deste tipo...a minha cunhada achou giro ir buscar um cãozinho bébé para os filhinhos, o Junior cresceu e quando chegou altura de mudar de casa....nada mais simples...abandonou o cãozinho em casa da mãe(uma senhora idosa doente que quase n se levanta da cama),porque não queria levar o cão para o prédio....Disse-lhe tudo o que sempre quis dizer a todas as pessoas que abandonam animais e não me importei nada que ela tenha ficado indignada comigo ou chateada e fiz questão de contar a toda a gente....Hoje em dia,sou eu que alimento o Juninho,veterinário etc...não é fácil pq tb tenho os meus bichinhos para sustentar mas faço-o porque os animais não têm culpa da estupidez das pessoas.Fiquei mesmo com raiva dela,sou sincera,mas tenho tentado transformar isso em amor por todos os animais com que me cruzo e ajudo.

Descuçlpem o testamento,mas este assunto é-me muito sensivel....

Um abraço a todos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jun 13, 2006 6:36 pm

pelos vistos, há sítios onde é verão todo o ano :evil:
anjjazul
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta jun 14, 2006 12:39 am

:cry: Eu vi o video e cada vez me revolta mais o ser humano. As minhas férias são passadas em casa mas se fosse para algum lado, levaria tudo atrás de mim. Já me fartei de chorar por isso, por hoje já chega. dormir é que vai ser complicado depois de ver estas imagens.
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

quarta jun 14, 2006 3:43 am

Ola a todos

Honestamente não entendo o que vai na cabeça de que abandona um animal, só para ir de férias.
Primeiro, porque abandonar um animal é um acto de uma absoluta desumanidade.
Segundo, porque não imaginam o prazer de que se estão a privar ao não irem com o seu anmal de ferias.

Ok, não podem ir para "aquele" sitio xpto que tinham imaginado, mas hoje em dia com um pouco de pesquisa ja se encontram varios locais onde nos deixam entrar com os nossos amigos peludos.
Ok, não podemos entrar num café ou num restaurante, mas é Verão e há sempre muitas esplanadas onde comer.

Há dois anos decidi levar a minha cadela de férias comigo. Ficámos no parque de campismo de Porto Covo.
Eu ia cheia de medo que ela se desse mal com o calor, que não gostasse, que se assustasse. Levei mais bagagem para a cadela do que para mim. Levei biscoitos, ração, os comedouros dela, brinquedos, todos os remedios de que me lembrei, toalha para a limpar e até modifiquei um chapeu meu para ela não andar de cabeça ao sol!
Estava eu preocupadissima e afinal tudo correu melhor que bem!
Uma vez no parque de campismo, ela parecia no seu elemento: ela é medrosa, mas ainda a tenda não estava montada e já ela estava lá dentro deitada toda feliz.
Ela esperava à porta de tenda que eu lhe limpasse as patas para entrar.
Nas esplanadas, eu perguntava sempre se se importavam com a presença dela e nunca ninguem se incomodou (até houve um casal estrangeiro que lhe ofereceu um hamburguer duplo!!!).
No parque de campismo eu pedi autorização para usar a mangueira de lavar os carros, pois era a unica forma de a lavar da água salgada e a única preocupação do funcionário foi eu ir lavar a cadela com água fria pois podia fazer mal à cadela!!
Nesse verão choveu e tivemos de ficar dentro da tenda: apesar disso eu nunca tive a tenda suja pois a minha cadela aprendeu a parar antes de entrar. E dentro da tenda, com a chuva a cair lá fora, a minha cadela estava quieta e tranquila, dormindo a sua soneca entre mim a a amiga que foi de ferias comigo.
Levei a minha cadela para uma praia não vigiada e ela não incomodou ninguem, ficava debaixo do guarda sol, bebia uns 2litros de água, mas estava feliz.
E estou-vos a falar de uma cadela que é medrosa, que não teve uma educação muito rigorosa e que é um pouco louca.
Ela adorou estar ao ar livre e eu adorei estar com ela.

Por tudo isto, por ser um prazer tão grande estar de ferias com os nossos amigos peludos, eu não entendo o abandono.
E no parque de campismo não estavam só cães, havia gatos, 1 casal de coelhos e um sr com uma iguana!
O que me entristeceu foi que as pessoas que eu vi no parque de campismo com estes animais eram sobretudo idosos. Idosos que talvez pela solidão a que são vetados pelos seus familiares mais novos (os tais que mais abandonam os animais), dão valor ao seu companheiro de todos os dias e, ao invés de o abandonarem, levam-no para férias.

Desculpem-me por este texto tão longo, mas isto é algo de que me recordo sempre que ouço falar de abandonos no Verão.

Apenas para terminar quando, apesar de tudo, me dizem que não podem levar o animal de ferias, há sempre um hotel. Ok, não ha dinheiro para o hotel? Então não vão de férias!!
Querem à mesma ir de ferias? Então deve haver pelo menos um Amigo que possa cuidar dos animais. Encurtam-se as ferias pra não se sobrecarregar o amigo, mas os animais ficam bem entregues e a pessoa pode ir de férias.
SEMPRE uma solução e esta solução NUNCA passa pelo abandono do animal.

Para terminar aqui vos deixo uma foto da minha Rusca nas férias de que acima vos falei:

Imagem

Obrigada pela atenção por vós dispensada a este meu longo texto.
Cumprimentos
Suri / Cris
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jun 14, 2006 7:49 am

Suri,

As férias são uma desculpa como outra qualquer para abandonar um animal, que gosta realmente deles não se importa de não ter férias se não tiver onde deixar os seua amiguinhos...
A título de exemplo, e tal como a Suri, eu também fui de férias no ano passado com os meus cães, diverti-me imenso e eles de certeza que também gostaram... Pode ver o resultado aqui.

Quem gosta não abandona!

Quanto ao tópico em si, já expressei a minha opinião e solidariedade no fórum "Arca de Noé". ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
xaniquita
Membro
Registado: terça jun 06, 2006 3:17 pm

quarta jun 14, 2006 9:14 am

ahahahah adorei as fotos texuga!!!

Eu acho que muitas pessoas aproveitam o facto de haver muita gente a abandonar os animais nesta epoca, que mesmo não indo de ferias, os animais são abandonados na mesma!!!
Já vi varios exemplos de abandono e um deles foi na ponte 25 de Abril!!:o
é verdade....
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quarta jun 14, 2006 1:32 pm

Oi

Tal como a Suri diz...não ha nada melhor do que levar o nosso melhor amigo de férias conosco.
Infelizmente ha cerca de 1 mês perdi o meu melhor amigo...ao fim de 14 anos de muito amor...
Ainda não acredito que isto aconteceu e que perdi mesmo o meu melhor amigo :cry: ... para tentar espairecer e ultrapassar isto, eu e o meu marido resolvemos tirar uns dias de férias...e fomos para onde sempre fomos...com o nosso amigo...
No primeiro dia em que lá cheguei e fui à praia não me contive e desatei a chorar que nem uma louca por me lembrar do meu velho amigo a correr livremente pela praia, a mandar-se para as ondas e a seguir as gaivotas que corriam à beira mar...não há imagens mais bonitas que estas...era a felicidade em pleno para ele e para nós ...como pode alguem abandonar o melhor amigo?!?!?!?

Como eu gostava que as mentalidades deste país mudassem...como eu gostava que as politicas deste país mudassem e quem faz isso fosse penalizado gravemente :cry:

Nem vi o video...n tive coragem sequer para o abrir, pois só o relato meteu-me as lágrimas nos olhos :cry:

Loca
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quarta jun 14, 2006 1:51 pm

O video é muito chocante, ver aqueles lindinhos todos a ser eutanasiados....tadinhos....

Este ano, vou com a famelga toda somos oito este ano, eu o meu marido, os meus pais os meus 3 meninos e menino dos meus pais. Enquando não encontrei um casa onde queria que aceitasse animais não descançei, eu sou teimosa e quem espera sempre alcança não é verdade.
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quarta jun 14, 2006 1:56 pm

Sorry... repetida
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 14, 2006 5:00 pm

Okay... opiniões são isso mesmo....e para alguns o vídeo é chocante...e para mim é mais chocante ver os animais abandonados a morrerem aos bocadinhos... e os que estão a morrer de podres nos Canís e algumas Associações... isso sim, que é chocante.
Este vídeo só mostra a realidade do que acontece a tantos animais por este Mundo fora... e, felizmente, que alguém se dispõe a acabar-lhes com o sofrimento... só dá pena é saber que no próprio vídeo haviam tantos que poderiam ser poupados à morte..poderiam ter sido aoptados... especialmente os bebés...
Quanto à forma como morrem, como demonstra o vídeo, pode-se verificar que foi sem sofrimento para o animal....morreram em paz!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”