UMA NINHADA À SOLTA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Angel6
Membro Veterano
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

segunda jun 19, 2006 2:11 pm

Olá, tenho uma gata que estava abandonada e esta teve uma ninhada de quatro gatinhos há 5 semanas, eles agora já estão com os olhinhos abertos, mas não sei a partir de que idade é que estes começam a sair de perto da mãe!
É que ela não está presa (só está num terreno meu) e eu alimento-a todos os dias mas para que estes não sejam atropelados já arranjei uma pessoa que pode ficar com pelo menos um deles!
Quando será a melhor altura para os retirar? :D
Horserider
Membro Júnior
Registado: segunda mai 29, 2006 4:03 pm

segunda jun 19, 2006 2:17 pm

Olá Angel6!! Sou a Horserider e a resposta á sua pergunta é ás 8 semanas!!
Ás 8 semanas eles já são completamente independentes da mãe!!
Boa sorte com a adopção!!

P.S.: Mas se a mãe se decidir a ir embora, os gatinhos seguem-na para todo o lado!! Por isso veja se os tem bem presos para não serem atropelados!! ;)
Katz
Membro Júnior
Registado: sexta fev 24, 2006 5:17 pm

segunda jun 19, 2006 2:29 pm

O ideal é tirá-los da mãe só depois de 3 meses - mas isto nem sempre é possível, pois tornam- independentes demais, talvez consigam ir para a rua.... Nesta idade eles ainda aprendem muito com a mãe, por isto deveriam ficar com ela.
Acostume-os a carinho (um gato mansinho, habituado ao homem, é mais fácil de ser adoptado!)
Veja se consegue mantê-los pelo menos até completarem os dois meses com a mãe. É bastante natural ela ficar longe da ninhada por períodos mais longos com o passar do tempo. Mas ela costuma voltar até que estes estejam mais crescidos.

Outro conselho - desparasite os bebés, e se possível, a mãe. Talvez alguém consiga dar conselhos sobre os períodos de desparatisação para gatinhos bebés. Quando falo em desparatisar quero dizer tanto externa como internamente. E muito importante também é a vacina contra as constipações dos gatos - é mais fácil previnir do que remediar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 19, 2006 3:09 pm

As ninhadas de rua, começam muito mais cedo a ser independentes... e o mal é esse mesmo...porque começam a "cuscar" o que os rodeia, bem como a procurar alimento por eles próprios quando a mãe não está por perto e é ai que correm graves riscos de vida...!

Só devem ser separados da mãe quando ela já lhes tenha feito o desmame, que é quando começam a comer.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”