Gatos e a "tinha"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
eneto
Membro Júnior
Registado: quarta jan 29, 2003 12:44 pm

quarta jul 12, 2006 1:13 pm

Amigos,

Infelizmente a minha vida profissional não me permite a visita ao Forum tão frequente quanto eu gostaria... mas adiante...

O meu Kiko apareceu, aqui há uns tempos, com umas feridas no pescoço que evoluiram rapidamente para peladas - coçava-se, coçava-se, até fazer sangue. Levei-o ao Vet, até porque estava na altura duma vacina e este disse-me que não sabia o que seria, aconselhando-me apenas a lavar a área com Betadine e água, regularmente.

Aguentei dois dias e levei-o ao Vet de que mais gosto (que adora gatos!) e cujo paradeiro eu tinha perdido: diagnosticou "tinha"... colocou-lhe de imediato uma daquelas "golas" de plástico, para ele não conseguir coçar-se, ando a fazer-lhe o tratamento há 4 semanas, com o spray Vetaryl 3 vezes ao dia nas duas zonas afectadas e as "feridas" secaram bastante... já criaram crostas e onteontem o Vet disse que eu poderia retirar-lhe a gola..... mal chegou a casa, coça que coça e tornou a "abrir" uma ferida....

Voltei a pôr-lhe o "colar" e continuo com a spray mas gostava que vocês me dessem mais informações sobre esta doença.... o meu Kiko não sai de casa mas o Vet diz que a "tinha" pode estar "adormecida" desde bébé....... quais os cuidados que devo ter para não me passar a mim? E, sobretudo, isto passa ou ele não volta a livrar-se desta chatice??? Custa-me tanto pôr-lhe o spray, deve doer-lhe ou arder imenso porque ele até dá saltos ao sentir o produto na ferida....

Desde já o meu Obrigada pelas vossas dicas.

Eneto
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 12, 2006 2:54 pm

Felizmente nunca tive um caso desses. Contudo já tenho assistido a casos em que depois da doença ser bem tratada, passa! ;)

Desinfecte-se sempre muito bem com alcoól, depois de lavar-se bem. ;)
Há umas pomadas e ou até um gel que se coloca nos humanos como prevenção... pergunte ao vet que ele deve saber e ou a um farmaceutico ;)

O funil (colar Isabelino)... é um mal menor. Não o retire nunca, até a gatinha estar curada. Ela habitua-se a ele. É uma questão de tempo ;)

Boa sorte e as melhoras da gatinha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 12, 2006 5:40 pm

O meu Leonardo apareceu há uma semana com um feridinha na testa.

Pus betadine e o colar mas de cada vez que aquilo fechava e lhe tirava o colar, ele coçava e voltava a ferida.

Ontem fui ao vet pensando que podia ser tinha.

O meu vet diz que a tinha não dá comichão.

Deu-lhe uma injecção de anti-alergico e trouxe uma pomadinha para pôr depois de passar o betadine.

O aspecto da ferida hoje não tem nada a ver com o de ontem.

Estou convencida que eu fui a culpada quando tentei mudar para outro areão.

Será que o que o seu gato tem é mesmo tinha?

O vet pode raspar a ferida e com um liquido colorido ver se é tinha ou não...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 12, 2006 5:41 pm

O meu Leonardo apareceu há uma semana com um feridinha na testa.

Pus betadine e o colar mas de cada vez que aquilo fechava e lhe tirava o colar, ele coçava e voltava a ferida.

Ontem fui ao vet pensando que podia ser tinha.

O meu vet diz que a tinha não dá comichão.

Deu-lhe uma injecção de anti-alergico e trouxe uma pomadinha para pôr depois de passar o betadine.

O aspecto da ferida hoje não tem nada a ver com o de ontem.

Estou convencida que eu fui a culpada quando tentei mudar para outro areão.

Será que o que o seu gato tem é mesmo tinha?

O vet pode raspar a ferida e com um liquido colorido ver se é tinha ou não...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta jul 12, 2006 5:55 pm

Deixo aqui um post meu que já coloquei várias vezes.

Atenção que deve ser feito o teste para confirmar se é tinha, esta caracteriza-se por quando se puxa o pêlo, este não oferece resistência, vêm logo atrás ficando uma auréola, redonda encarnada na zona onde havia pelo,.... há no entanto outros fungos.

Pode não ser tinha podem ser ácaros por exemplo, ou alergia á pulga e devido ao animal se coçar, fazer ferida. Eu como prevenção aplicaria o Strongold pipeta, no gato. Não entendo muito bem o colar Isabelino, nesta situação,... eu pelo menos nunca usei.

uaimori Escreveu:Olá venho contar a minha experiência nesta área , pois nos gatos é frequente e, desconheço se nos cães é feito da mesma forma, mesmo assim aqui fica, poderá ser que consigam tirar informação que interesse.
Aqui há uns anos tive um macho, o meu primeiro gato , quando lhe foi diagnosticado um fungo a "tinha". Fui a um vet que me deu uns comprimidos para o curar, coisa que eu fiz, o animal curou em principio e, dali a uns tempos detetei-lhe umas coisas pretas no corpo, o vet achou que era o mesmo e, tornei a repetir o tratamento e, até não era, desta vez era seborreia o que é normal nos machos, esse macho acabou por morrer. E porque?
Resolvi ir a outo vet que me tinha sido recomendado e que é a minha actual, quando comecei a notar que o animal tinha deixado de comer e estava com a pele amarelada.
O animal ficou imediatamente internado e, veio a morrer dalí a três dias. A vet disse-me que queria fazer a autópsia e eu acedi. O que se verificou foi que ele tinha o fígado come se fosse cortiça e porque?
Tinha o fígado muito mais pequeno que o normal era um defeito congénito e, os comprimidos tinham dado cabo dele,pois são altamente tóxicos.
A que é a minha vet actualmente, disse-me que nunca se deve dar um antifúngico sem dar outro medicamento que proteja o fígado e, que há outro medicamento o program que resolveria o problema. Este tem que realmente ser dado numa dosagem superior e relacionada com o peso do animal. Não resolve com todos os fungos, mas com uma grande parte.
Disse-me também que a unica coisa que mata o esporo é a lixivia e que devia lavar tudo, roupas inclusive, com ela. pois como é um esporo anda no ar, a mistura que me aconselhou foi de uma medida para 20 de água. Deveria repetir esta lavagem várias vezes por uma questão de segurança.
Agora relativamente aos fungos. Realmente é intrinseco todos os gatos são portadores pelo que eu sei, quando por alguma razão baixam a imunidade pode surgir. Como não é um problema agradavel e muito chato vou dizer como é que o tento evitar, atravéz da prevenção.
1º O program é um medicamento interno para as pulgas se for dado mensalmente ou de 6 em 6 meses conforme se preferir tem uma função de prevenção no que respeita aos fungos.
2º Depois tento manter a pele dos gatos saudável, como por exemplo 2 vezes por ano dar-lhes óleos essenciais .
3º dou-lhes pelo menos banho uma vez de 15 em 15 dias, com excepção dos de exposição que tomam de 8 em 8 dias, sendo a última passagem com clorixidina, que encomendo na minha vet, tem a mesma função da betadine mas não mancha e não seca a pele. a sua função é desinfectante e mantem a pele saudável. Mas esta não mata o fungo, só mantem a pele desinfectada e saudável
4ª dou-lhe banho pelo menos 2 vezes por ano com champoo nizoral que é anti fúngico, para o caso de me escapar alguma cois que não tenha visto.
Eu se tivesse um animal com esse problema seriam resolvidos com os banhos de 3 em 3 dias com nizoral com uma passagem final com clorexidina. Lavaria todos os dias só a zona das peladas com nizoral. e faria também o program. De qualquer forma não faria o program só duas vezes mas 3 para ser garantido. Obvio isto tudo com a supervisão da vet. Penso que banho no cão não, mas pode ser feita a lavagem da área,...
O Imaverol se se colocar e não fôr bem seco poderá apresentar certa perigosidade para o animal, no entanto se fôr seco com um secador depois da aplicação, não há problema, no entanto poderão perguntar ao vet que ele vos saberá dizer o que é, e se será o caso de usar. Mas para a tinha é muito bom,...
Uma amiga minha conseguiu curar uma pelada que era de fungo numa gata com um produto que é de uso hospitalar, que usamos para desinfectar as mãos, quando em exposição pegamos noutro gato e, para desinfectar as jaulas, chama-se "Sterillium" é contra vírus, bactérias e fungos
Espero ter contribuido para esclarescer alguma coisa, já agora vejam o meu gato ,que acabou por morrer por causa de um mau diagnóstico .Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 12, 2006 7:11 pm

Fale bem com o veterinário pois sei dum caso que num Vet. era tinha, noutro era outros tipos de fungos e afinal descobriu-se ser principio de granuloma. Têm mais tendência a aparacer perto da boca e ou até em partes da face.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”