Ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nica75
Membro Júnior
Registado: domingo out 03, 2004 4:17 pm

quinta jul 27, 2006 10:01 pm

Boa noite.
Na zona onde vivo, existem vários gatos de rua, entre eles uma gata que volta e meia tem ninhadas. Numa dessas ninhadas, nasceram 3 gatinhos, ou pelo menos são os que andam por aqui. São gatitos talvez com 3 mesinhos, e acontece que um deles está doentinho. Gostaria de saber se me podem ajudar a tentar trata-lo.
1º - O gatinho é completamente branco, e o pêlo das orelhas caiu. Será do sol, pela tonalidade da pelo? O que fazer nas orelhinhas?
2º - O gatinho parece-me constipado. Tem os olhinhos sempre a chorar, espirra bastante, e do narizito, sai uma ranhoca amarelada. que medicamento devo comprar?
3º - Já pensei trazê-lo para dentro de casa, mas tem pulgas. Qual o tratamento mais eficaz?
4º - Conseguirei curá-lo se ele continuar a viver na rua? Ou neste caso o ideal seria ele estar dentro de casa?
Por favor ajudem-me. Não sei o que deva fazer. Obrigado.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 27, 2006 10:10 pm

Bem, primeiro ninguém lhe vai receitar nada pela net... isto poque quando se aplicam medicamentos oftalmicos convém o vet verificar o olho do animal não vá já estar ulcerado e o pior poderia acontecer...! Há A.B.'s oftalmicos que não podem ser aplicados na presença de úlcera... pode acabar por fazer pior ao gatito.

Portanto, o melhor é levá-lo a um vet, explique-lhe que é um gatinho duma ninhada de rua e estou certa que ele terá uma atenção ao facto... ;)

Sim, para se tratar convenientemente convém ser em casa e não a permanecer na rua.

Como é branco pode sim, ter influência na pelagem...o Sol é terrível para pelagens brancas.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nica75
Membro Júnior

quinta jul 27, 2006 10:34 pm

D. Leonilde, boa noite. Agradeço muito a sua opinião, mas não vou levar o gatinho ao veterinário, e explico-lhe porquê:
Hà cerca de 3 semanas, um «maninho» destes de outra ninhada, já adulto, parecia estar com imensas dores de barriga, não comia e não deixava sequer tocar, miava imenso. A minha vizinha que alimenta tal como eu os gatos de rua, resolveu levá-lo ao veterinário. Foram 80 euros, fez um exame à FIV, a veterinária sabia que o gatinho era de rua, e o gato afinal não tinha nada, segundo a veterinária. E de facto talvez não tivesse mesmo nada, porque já está bom. Mas 80 euros, doí um bocadinho na carteira, tendo em conta que esta não foi a 1ª situação para nós, e nós temos os nossos animais, não escolhemos estes, não pedimos para eles ficarem à nossa porta, e infelizmente, não podemos fazer mais do que o que fazemos. Existem aqui mais de 12 gatos a viver no quintal, nós alimentamos-os, damos mimo e pouco mais podemos fazer. Temos as nossas vidas e eu pessoalmente tenho 4 gatos meus em casa, fora outros animais. Ela também tem animais dela, e não posso abrir excepções mais uma vez, para um dos gatos de rua, porque senão isto não tem fim, os outros volta e meia também vão tendo problemas, e nós vamos tratando como podemos.
Espero que entenda o meu ponto de vista. Simplesmente, não dá.
Já agora, deixe-me partilhar algo consigo. Não tenho muita sorte com veterinários desde sempre. Já gastei centenas de contos no passado para salvar um cão, em vários veterinários, e a coisa foi-se alastrando com medicamentos, e «ele vai ficar bom», e o meu Lord morreu. Graças a Deus que os meus gatos são saudáveis até à data, e só vão às vacinas e à rotina. Não vou levar o gatinho de rua ao veterinário, compro os medicamentos, faço isso tudo, mas não posso assumir uma despesa que não é minha nem de ninguém, e que pode aumentar como foi o caso do meu falecido Lord.
Não é má vontade, entenda, simplesmente não dá e estou a tentar fazer alguma coisa pelo gatinho.
Muito obrigado pela atenção.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 4:13 pm

Nica75 Escreveu: (...) e nós temos os nossos animais, não escolhemos estes, não pedimos para eles ficarem à nossa porta, e infelizmente, não podemos fazer mais do que o que fazemos. (...)
Entendo perfeitamente a situação...

Agora, diga-me uma coisa:

Sendo que tem animais seus e serão mais que um pois escreveu no plural, deve ter um veterinário certo onde vai com eles...certo?
Não me diga que o seu vet, tendo uma cliente certa com mais que um animal, não lhe poderá fornecer a informação do que colocar num gatinho de rua em necessidade? :o :?
Beeeeeeeeeem há vets e vets… e logicamente que não são unidades de caridade… contudo em casos destes… é de bradar…!

Mas, se já têm tratado de tantos gatos, até agora nunca teve um problema relacionado com os olhos deles, como p.e. em corizas…? Não ficaram com alguma informação que agora dê para se poderem valer dela…?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sexta jul 28, 2006 9:14 pm

Olá Nica75 :)

Eu não estou a pensar que é má vontade e compreendo a sua situação...eu não conheço o veterinário onde vai mas parece que apenas deve pagar, caso fosse, uma consulta normal, pelo que descreve o gatito parece estar apenas constipado ou com coriza e isso trata-se, e a falha de pelo nas orelhitas pode ser alguma coisa q se trate com medicamento tópico, ou pode apenas ser por ser clarinho e bebé...digo isto pq já me aconteceu pensar ser doença e afinal o pelo crecseu sem problemas, eram apenas bebés muito pequenitos.

Coriza é muito frequente em gatinhos bebés mas trata-se bem. Eu não daria remédio para pulgas c ele doente. Depois disto acho mesmo que a constipação dele devia ser tratada rapidamente...sem testes fiv pelo meio.

O que a Leo sugeriu tambem devia ser possível, passar no veterinário e perguntar e caso não esteja satisfeita com o veterinário habitual..o ideal seria mudar, há tantos veterinários competentes, uns mais caros outros nem tanto. é um caso de caridade dizer nomes dos medicamentos q pode dar em caso de coriza para uma situação destas, mas q às x é a unica solução..
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 9:21 pm

Nica75,

Para as pulgas, sendo que ainda é um gatinho bebé, faça o seguinte:

Só pode aplicar o Front line em spray.
Calce uma luva de borracha, coloque um pouco do spray na mão e passe por todo o corpo do gatinho, ao contrário do pêlo. Evite olhos e boca.
Envolva o pequenino felino numa toalha até secar completamente, com a finalidade dele não se lamber pois pode causar-lhe envenenamento e também para não ter frio enquanto o produto actua e seca, evitando uma constipação (coriza) ao animal!
Nunca se deve dar banho a gatinhos que ainda não estejam com a vacinação completa.

Não sei em que zona vive. Se viver perto de mim (S. Domingos de Rana-linha de Cascais), a única coisa que posso fazer é ver esse bebé e levá-lo à minha veterinária.
Se quiser, envie-me uma PM ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sexta jul 28, 2006 9:43 pm

Ainda me lembrei de outra que fazia às minhas primeiras gatas, esta então não pesa nada na carteira, nas drogarias vendiam-se uns pentes com uns dentes fininhos, eu acho que pedia mesmo pentes para tirar pulgas de gatos, custam cêntimos se ainda há, e era assim que lhes tirava as pulgas em bebés, passa pente, a pulga fica no pente, tira pulga do pente e ...o resto já se sabe. Claro q é muito mais demorado mas quando n há dinheiro...funciona.
Nica75
Membro Júnior

sexta jul 28, 2006 10:28 pm

Obrigado Sandrape e Leonildde.
O gatinho já está dentro da minha casa, e pesa-me no coração os seus manitos andarem lá fora...
Amanhã, vou levá-lo ao veterinário, falo, falo mas acabo por ceder sempre. Seja o que Deus quiser.
O gatito, dá cabo de mim. É super meiguinho, querido, entra-me em casa pelas janelas e dou com ele na minha cama, acreditam? Parece que me pede para viver comigo, e eu não aguento e vou acho que vou ceder. Tinha dito a mim mesma que para já não ía ter mais gatitos, mas é mais forte que eu. Este malandro conquistou-me mesmo. Vou falar com a minha vizinha, uma vez que ela também os alimenta, para ver o que acha de tentar arranjar donos para os maninhos, se bem que ela não é muito aberta a isso, uma vez que em outra ninhada no passado, quando lhe falei do assunto, ela mostrou-se desinteressada, alegando que poderiam ser pessoas que não os tratassem bem. De qualquer forma, na minha opinião, seria bom que eles tivessem um lar, não acham? É assim tão complicado arranjar pessoas de confiança? Quem quer um gato de rua é porque gosta, certo? Vou falar com ela sobre esse assunto.
Mais uma vez obrigado, em breve darei noticias do menino.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 10:32 pm

Acho que faz muito bem ;) :D

O melhor a fazer, antes que tudo era levar a gata mãe para esterilizar ;) . Acabam-se as ninhadas de rua... os trabalhos e preocupações vossas com bebés, etc... ;)

Pense nisso.
Se precisar informação, por Pm, para esterilizar a gatinha a um preço acessível visto ser uma gata de rua, estou ao dispor ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nica75
Membro Júnior

sexta jul 28, 2006 10:42 pm

D. Leonilde, o problema é conseguir por as mãos na gata mãe, é impossivél, já pensamos nisso, falamos com a veterinária, que sugeriu um calmante, mas que tinha que ser dado a ela na comida, e os outros gatos não poderiam comer. O problema é que a gata, é mesmo muito má e assanhada, e só come quando nós fechamos a porta, juntamente com os outros. Não sei como vamos resolver esta situação, pois isto não é bom para ninguém. De qualquer forma, se pudermos falar agradeço que me indique onde ir para a esterilizar mais barato, caso consigamos colocá-la na transportadora.
Obrigado;
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sexta jul 28, 2006 10:45 pm

Que pena a gata ser assim! Assim dificilmente será adoptada (digo eu) :? Mas os filhos penso que é melhor eles terem uma casa e uns dono sdo que viverem na rua, apesar de se correr sempre o risco de eles irem parar a maus donos, mas prontos :?

Bem mas louvo a sua atitude Nica75 em ajudar os gatos, especialmente aquele que tá doentinho :D ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Nica75
Membro Júnior

sexta jul 28, 2006 10:50 pm

Bem, eu não consigo por fotos aqui, mas gostava que voces vissem... Ele deita-se no meu colo, e dorme! acreditam? Nem os meus gatos quando chegaram a casa no 1º dia fizeram isso! Este bichano é um doce, e é o mais fraquinho dos maninhos, provavelmente por estar doente. É um malandrinho, deu-me a volta bem dada...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 10:52 pm

Nica,

Enviei Pm ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nica75
Membro Júnior

sexta ago 11, 2006 4:53 pm

Olá a todos, desculpem ainda não ter dito nada, mas o tempo não tem sido muito.
Era só para vos dizer, que o branquinho está curado, e cada dia que passa mais meiguinho!
A mãe dele está de barriga novamente! Meu Deus, ela andou desaparecida umas semanas, e olha, quando voltou veio com «presente»... :? Enfim... Logo se vê...
Queria agradecer a todos a atenção dispensada. O branquinho está optimo, embora as pulgas malditas estejam a ser uma batalha... Mas não há-de ser nada.
Obrigado
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 5:45 pm

Nica75 Escreveu: A mãe dele está de barriga novamente! Meu Deus, ela andou desaparecida umas semanas, e olha, quando voltou veio com «presente»... ? Enfim... Logo se vê...
Então, "faca" com ela o quanto antes e poupa mais uns quantos infelizes de andarem pelas ruas...!

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”