Socorro!!!Encontrei um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda ago 07, 2006 6:40 pm

caros amigos foristas.

Pela primeira vez venho ao forum dos gatos...sinceramente, preciso MUITO de ajuda. Vinha agora para casa e encontrei um gatinho muito bebe à beira da estrada...claro que o trouxe, mas não sei o que fazer. O vet não atende o telemovel, a esta hora já não está na clinica...

tenho leite de gato até 4kgs, mas o *** recusa-se a comer. Só com uma seringa e à força que é conseguimos "enfiar-lhe" um bocado de leite....agora, peço aos experts que me digam o que fazer. Nunca tive um gato na vida e não sei para que lado me virar...com que frequência devo alimentá-lo até conseguir levá-lo ao vet? Ele tá< muito magrinho e parece-me fraco mas pede mimos e tenta enroscar-se nas minhas pernas.

Ai....o que é que faço??? Com os cachorros que me aparecem, eu cá me arranjo, mas gatos, nunca tivémos!!!

:roll:
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

segunda ago 07, 2006 7:19 pm

olá benvinda à gatilandia :lol:

Porque não tenta dar lhe comida humida para gatinhos (não é o melhor mas até conseguir falar com o vet) o Oscar nunca gostou de leite ...mas as saquetas da whiskas...lambia se todo :lol:

Arranje lhe uma caixinha mesmo de cartão (com algo fofinho e macio no seu interior) para ele se enroscar, pois quando são pequeninos precisam de se sentir aconchegados.

De onde é? Se for para os lados de Coruche conheço uma clinica aberta 24h, os vets são impecaveis e ainda por cima ...muito em conta! ;)
patbarbosa
Membro Veterano
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda ago 07, 2006 7:42 pm

Olá.

Sou de Oeiras. Aqui há um vet aberto 24h, mas eu queria mesmo era o meu. Estou a tentar contactá-lo.

O "farrusco" (por agora, uma vez que é todo preto) está a dormir num cestinho com lã. Tive de lhe dar leite à força, mas precisava saber com que espaço de tempo devo dar-lhe.

De qualquer forma, vou comprar-lhe a comida que me aconselhou, para ver se ele resiste. Tá tão magrinho tadinho... mas é uma fofura. Só quer mimo...

Obrigada pelas dicas!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 07, 2006 8:21 pm

Deve dar-lhe leite de substituição (não leite de vaca nem leite para gatos, do supermercado. Normalmente esse leite dos supermercados só pode ser administrado a partir das 6 semanas) em pó, o Mixol, p.e., que pode comprar na Farmácia ou então o da Royal Canin que pode comprar numa loja de artigos para animais.
Deve dar-lhe ração própria para kittens, também a comprar numa loja de animais.

Ter sempre à disposição água fresca e ração seca para o gatinho se ir acostumando ao paladar e cheiro.

Ter, também, uma caixa, baixa, com areia própria para gato pois os felinos são animais extremamente limpos e por eles próprios a usarão, a seu tempo, como o seu W.C.

COMO ALIMENTAR POR SERINGA

Apesar de que não gosto muito de recomendar dar com seringa pois tem de se ter muita sensibilidade ao dar... porque se por descuido entrar leite pelas vias erradas...o animal pode morrer, infelizmente.

Contudo aqui deixo algumas fotos e recomendações da minha autoria,

Imagem

Imagem

Imagem

A seringa deve ser usada SÓ com muita precisão e com muita paciência. Se por acaso for alguma gota de leite pela via errada, pode ser fatal para os cachorrinhos, contudo se tiver de lhes dar com seringa aqui vão algumas dicas:

Não deve usar a seringa na posição de como se fosse dar uma injecção. Isso pode dar o resultado de esguichadela e é perigoso...

Eu usava a seringa de punho cerrado, portanto punha-a na palma da mão, fechava a mão segurando-a lá dentro apanhando parte da seringa e parte do embolo e com o dedo polegar é que carregava no embolo o mais lentamente possível para dar tempo ao "bebé" de engolir o leite... esta (a seringa) também deve ser SEMPRE introduzida na boca, de lado e não de frente e com a ponta virada para o céu da boca ou para o lado e NUNCA directamente para a garganta.

Se por acaso vir que a seringa não lhe está a dar jeito... use um conta gotas. É preferível do que correr riscos desnecessários.

O biberão da Royal Cannin é melhor dos que os de compra, daqueles que se vendem nos PetShops.

O problema de eles mamarem e não sair leite, por vezes não tem nada a ver com a medida do buraco na tetina, mas sim pelo ar criado dentro do biberão.
Para retirar o ar, abra o biberão com ele quase a entornar...coloque a tampa que tem a tetina, novamente e deixe o mínimo espaço possível de ar (espaço livre sem leite) entre o líquido (leite) e as paredes do biberão.

Nunca amamente os bebés de barriga para cima como se fossem bebés humanos. Sempre de lado ou com as patinhas para baixo e cabecinha para cima ou apoiados nas patinhas traseiras, tronco e cabecinha para cima.

Eu, para eles se sentirem como se estivessem a mamar na mãe, usava uma almofada e punha-os em posição (metade do corpo a trepar para a almofada) de como se fossem
Aqui lhe deixo umas fotos que tirei para explicar melhor a posição e forma de usar uma seringa, caso seja necessário.

Repare que na 3ª foto o dedo indicador serve para controlar a velocidade desejada porque está no embolo e logo acima do Stop da seringa (encostado ao stop da seringa). A velocidade de deslize do embolo é controlada com o apertar mais ou menos do dedo indicador que está sobre ele.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 07, 2006 8:50 pm

Como não sei que idade, aproximadamente, possa o gatinho ter, por favor leia este artigo no outro forum... pois há aspectos que deve ter em conta, como a estimulação, etc...

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=22
"Como tratar de gatinhos órfãos, recém nascidos”

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patbarbosa
Membro Veterano

segunda ago 07, 2006 10:45 pm

Não desfazendo, a Leo é realmente fantástica!

Bem, vamos por partes: quanto à idade do farrusquinho, até amanhã de manhã (vai ao vet) não faço a minima ideia. Porém, pensei que teria á volta de duas semanas, mas apenas por palpite. Posso dizer que saiu devagarinho do cestinho com lã (novelo desfeito) onde está a dormir e fui fazer xixi na caixa de areia que estava ao lado. Fui comprar a areia e o resto das coisas e peguei nele e sentei-o na areia. Levantou-se e foi para o cesto. Esteve deitado enquanto preparei o leitinho de substituição (Royal Canin). Não pegou no biberão, mas como achei a seringa um pouco agressiva, decidi tentar com o conta gotas. Não bebe nem mama, mas vou colocando umas gotas de lado, na boca e ele vai lambendo. às tantas, levantou-se e foi à areia...fiquei derretida.

Ele está muito sujo. Tenho tentado limpá-lo com um algodão molhado em água morna, mas a sujidade é demais....

Como ele não bebia o leite, comprei uma comida húmida que se dá na altura do desmame (pelo menos foi o que me indicaram na loja) mas ele cheirou e nada :?

Só tem dormido bem enroscadinho. Quando eu entro na casa de banho (onde ele está) fica muito atento e tenta miar mas está constipado (parece-me) e só faz uns ruidos. Também tem um olhito em mau estado.
Estou deserta que chegue a manhã para o vet tratar dele. Eu vou ter mesmo de ir trabalhar, mas o "pai" veio cá vê-lo e amanhã vai lá com ele bem cedo.

Muito obrigada, Leo, pelas fotos, pela ajuda e pelo artigo.

Como sabe, cães já me passaram às dezenas pelas mãos, mas gatos é o primeiro (gato ou gata....ainda não consegui perceber... mas até tenho medo de lhe tocar...parece tão fraquinho que tenho medo de apertá-lo demasiado..)
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda ago 07, 2006 11:04 pm

Dê uma olhadela neste tópico, talvez a ajude.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 35&start=0
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 07, 2006 11:09 pm

Mas ele fez as necessidades na areia? É que se fez, já deve ter, pelo menos, umas 3 semanas ou a caminho disso ;)

Não deveria dar enlatados ao gatinho sendo tão jovem. Pode provocar-lhe uma gastroenterite. Depois lá vêm as diarreias, vómitos e desidratação...
Poderia tentar fazer uma papa de ração desfeita no leite e dar-lhe aos poucos, na boquita.
Quando são muito bebés, pode triturar a ração, ainda seca, na trituradora até ficar em pó. Depois é só pegar em parte desse "pó" e juntar-lhe leite de substituição, mexer bem até ficar uma papa sem grumos e dar-lhe aos poucos na boquita.
O primeiro impacto é o de não gostarem porque não há nada que se compare à teta da mãe ;) . Contudo, como a fome é boa conselheira, depois da 2ª e ou 3ª vez, começam a acostumarem-se ao paladar e já pedem mais ;)

A sujidade no pelo é um mal menor ;)

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda ago 07, 2006 11:26 pm

Se o gato está desnutrido e não come vai ter que atuar rapidamente ou ele não chegará a ficar grande,...

A Leo colocou tudo e muito bem,... mas como parece que ele está sem querer comer,... vai ter que fazer o seguinte,... alimentá-lo á força,... senão ele vai-se, por causa deste calor e por causa de estar desnutrido. Concordo com a Leo ele tem no mínimo 3 semanas, pois já vai ao areão.

Vou fazer copy/past de uma situação identica, de um gatinho que estava nessa situação noutro fórum, para não escrever tudo de novo,... espero que se entenda tudo,... a sequência de resposta, foi esta e penso que dá para entender e aplicar se necessário ao seu caso.

uaimori Escreveu:Esse bébé ainda não come sózinho,... tem que lhe dar comida,... de 3 em tres horas,... ou ele morre

Bom salvar os bébés, sem mãe nestas idades é muito dificil, pois os problemas gastrointestinais que possam surgir, podem com frequência matá-los.

Então há que prevenir, compre cergomil na farmácia, que é um suplemento vitaminico há base de vegetais e misture uma colher de chá no leite antes de dar, faz milagres aos intestinos do bébés.
Para mim a seringa é mais segura, que o biberon, mas por uma seringa de 5ml, se ainda assim tiver dificuldade, arrange uma canula de colocar a soro, animais ou pessoas, a mais fina, corte-lhe a ponta e encaixe na seringa, pois ainda consegue tornar a seringa mais fina, para não haver problema, de os matar por ingestão de leite nos pulmões. Antes da comida daria aero om 5 gotas, 10 minutos antes, juntaria pelo menos uma vez por dia umas gotas de parafina líquida , juntamente com o cergomil no leite,... isto faz milagres, para quem tem que recorrer ao leite artificial. O leite a utilizar deve ser o da Royal Canin ou o Mixol. Pode comprar em loja de animais ou vet, o Mixol pode encomendar também em farmácias.
Os gatinhos têm que defecar uma vez por dia, o mais tardar de dois em dois dias. Uma conhecida minha matou quase uma ninhada inteira, por causa disto,... o os que sobraram estão em minha casa a ver se se safam,....

Prepare esta papa que eu lhe digo e vai ver que o bébé rapidamente começa a comer e normaliza as fezes. Compre uma latinha de gourmet de peixe branco em paté, coloque a ração RC baby cat, em água a ferver e deixe que fique em papa, passe tudo pelo coador e junte o leite artificial, uma colher de café de cergomil , e uma colher de café de parafina líquida a essa papa. A papa deve ficar como a cerelac, com uma consistência líquida, de preferência pouco grossa.,... a consistência aumenta ou diminui, conforme o que o gatinho mais apreciar,... ele vai comer e chorar por mais. Coloque tudo numa seringa de 10 ml ou 5 ml e comece a dar-lhe a boca agarrando-o pelo queixo, na posição de pé,... se fôr como os meus adorará.; terá o problema das fezes resolvido, e o gatinho recuperará e começará depois disto a comer ração rapidamente.

O sergomil é muito importante, porque tem fibras vegetais, e resolve por si os problemas intestinais, evitando que os animais tenham cólicas,... para alem disso é um suplemento muito nutritivo, para animais débeis.

Como alternativa, doderá dar latinha de A/D da Hills, que é alimento reforçado para animais doentes. Misture na mesma com o cergomil, junte água e a parafina. Dê antes o aero-om.

A pouco e pouco, comece a colocar no prato depois de lhe colocar um pouco da papa na boca, debaixo do nariz dele. Limite-lhe o espaço. e coloque lá, areia, água e comida (a baby cat da Royal Canin, é muito boa para colocar os bébés a comer, porque é muito pequenina)
;)

uaimori Escreveu:Esqueci-me de dizer, tenha sempre Felovite II, em casa e dê todos os dias, ou misture na papa. É muito importante como esse gato está, dar-lhe um pouco destas vitaminas, são muito boas. Se ele mesmo assim, tiver problemas, junte uma colher de chá de yogurte bifidus, á papa, não importa ser natural ou de frutas, deve ser é bifidus, eu uso sempre o de cultura biológica. Esse bébé, com a idade que tem, só morre, se não o alimentar como deve ser e não for cuidadosa e diligente,... pois já tem idade para sobreviver, se tiver os cuidados que referi. ;)
uaimori Escreveu:Se o gatinho não defeca há muito tempo, compre bébé gel na farmácia, coloque uma pipeta numa seringa de 5ml coloque no anús do gatinho, com cuidado para não o ferir e coloque o bébé gel lá dentro, espere e vai ver que ele defecará num instante.

Quanto ás seringas para comer a utilizar, veja a quais é que ele corresponde melhor, se ás de 5ml de 10ml ou mesmo de 20ml. Eu diminuiria cada vez mais o leite na papa,... por causa dos problemas intestinais,... começaria a colocá-lo num pratinho. Comece já a dar-lhe a papa,... provoca menos, problemas intestinais, e há menos perigo de lhe deitar qualquer coisa para os pulmões, por ser mais pastosa que o leite.[
uaimori Escreveu: ...
Se ele tem 1 mês, precisa de beber de 100 ml a 150 ml; em cada toma deverá tomar pelo menos 20ml, será que ele tem 1 mês e uma semana????!!! por favor ele tem que engordar diariamente 10 g, senão era uma vez um gato,... isto é, não faz mal se ele engordar 8g, mas no dia seguinte engordar 15 g, por exemplo. Se o gatinho tem 1 mês e quer mamar só isso,... então tem que estar sempre a tentar dar-lhe,...ou então ele vai-se, precisa de beber no mínimo 100 ml. Verifique bem a idade do gato,... compre urgentemente o Felovite II e tenha também em casa o Reedrate da Royal Canin, ... pois se porventura notar que ele pode estar desidratado até na papa ou leite pode adicionar esse pó,...

Veja a tabela que está no leite da Royal Canin, para a idade do gatinho e número de tomas,...

Se ele continuar a beber só isso, ele vai-se e,... rapidamente,... :? :? :? :?

Excperimente a papa, porque alguns não gostam do leite artificial,... mas adoram a papa.
uaimori Escreveu::D :) Eu sabia,... eles adoram essa papa,... :lol: :lol: :badgrin: :badgrin:

Olá, já que ele é pequeno,... referencie-se então pelo peso,... ele tem que engordar 10g por dia,... no mínimo é muito importante ele beber, pois há o risco de desidratação,... :?

Penso que ele está completamente subnutrido,... substitua a lata de gourmet de peixe branco, para a lata de A/D da Hill's na papa, se ele come pouco, dê comida com intervalos menores ,... e comece a colocar a papa em pires, para ver se ele começa a comer do prato. As latas de A/D são caras,.... mas faça isso pelo menos durante uma semana pelo menos, para ver se ele ganha forças,... e começa a comer por ele. Eles também adoram pescada cozida, não daquela congelada, para filetes, mas daqueles rabinhos de pescada congelados, que se mandam cortar na peixaria,... o que interessa é colocá-lo a comer, seja com o que fôr, porque depois é fácil e, ele tem que perceber, que essa comida, que ele gosta está no prato,... que tem que mastigar em vez de chuchar na seringa.
Se lhe der pescada, comece por lhe meter um pouco na boca nem que seja á força, depois ofereça, com os dedos perto da boca,... vai ver que ainda lhe dá uma dentada, pela sofreguidão.

Quando ele estiver um pouco mais forte, pense em o desparasitar. Comece a ter comida á sua disposição, o baby cat, água, um pouco de leite, baby cat amolecido em água, papa,... resumindo tudo aquilo que lhe pareça que ele goste. ;)
uaimori Escreveu: Em caso de diarreia,...não se assuste, retire a parafina , e retire o Mixol enquanto ele estiver com diarreia dê a papa só com água, coloque nessa papa imediatamente o reedrat da Royakl canin. Dê duas pipetas imediatamente sim duas pipetas de ultra levur. Se puder coza arroz e faça a papa com essa água,... depois de o arroz ferver bastante. Atenção que uma diarrreia nesta altura pode desidratar o gatinho, de a papa mais líquida. O Felovite também é para dar um pouco e o cergomil mas não em demasia,...é que eles fazem também com que o transito intestinal se faça com mais facilidade,...

Estas mudanças todas de quem não comia quase nada para começar a comer pode ter provocado isso,.,.. agora é equilibrar, as medidas as caractristicas do gatinho. Não e preocupe que com a água de arroz, retirando a parafina e o ultra levur ele vai regular rapidamente,... se amanhã ainda estiver, dê-lhe duas pipetas de ultra levur novamente.

Isso já passa, vai aos poucos e poucos equilibrar as medidas.
patbarbosa
Membro Veterano

terça ago 08, 2006 8:41 am

:? Muito obrigada pela vossa ajuda.

Infelizmente, para primeira experiência com gatinhos, não me correu bem. Eu e a minha estúpida mania de ter medo de tirar a carta de condução dá nisto: depender dos outros e não poder actuar a tempo. O gatinho morreu... :(

Dei-lhe o leitinho de substituição de 3 em 3 horas, com um conta gotas e ele já ia aceitando o leite sem ser à força. Levantei-me 3 vezes para tratar dele. Fez um "cocozito" que parecia uma azeitona e voltou para o cestinho. Se eu continuasse junto a ele, saia e andava de volta das minhas pernas. Tentava pegar-lhe e ele fugia para os cantos, para se esconder....ainda assim, quando o "pai" saiu do trabalho, ainda passou no hospital veterinário (faculdade) mas não funciona à noite. Ainda bem que foi sem ele, porque com a humidade que esteve de noite tinha sido pior e não tinha adiantado de nada.

A comida húmida, nem cheirou...e ainda bem, tendo em conta as vossas recomendações.

Eu não sei como este pobre foi parar ao sitio onde estava, aninhado no passeio à beira da estrada...sabem o calor que esteve ontem, não sabem? Pois, o bicho esteve a tarde toda no mesmo sitio e ninguém se dignou a tocar-lhe... :( quando o apan hei do chão ainda fizeram cara de nojo...

oh pa...tadinho do bicho....eu já estava a imaginar a mnha vida daqui para frente, e a pensar em estartégias de tê-lo em casa sem que ninguém o deixasse sair para a rua, nem deixasse entrar as minhas feras caninas para dentro de casa...não ia ser fácil mas antes isso que ver o menino a morrer assim...

de manha quando me levantei para vir trabalhar fui vê-lo e estava já...tadinho...o Rui ia com ele ao vet às 9h00... :(

a minha mãe diz que ele, pelo menos, morreu com alguma dignidade, como um princepezinho, mas isso não me deixa mais aliviada. Que nervos...

Bem, pelo sim pelo não, imprimi as vossas dicas e o artigo da leo e coloquei na minha agenda...não vá aparecer outro. Antes de vir trabalhar, passei no local a ver se percebia onde estaria o resto da ninhada...mas aquilo é uma zona onde se deposita o lixo dos jardins, para o camião da câmara recolher...e é junto à avenida principal, onde passa mais trânsito...nunca tinha visto lá nenhum gato. Mas como havia em tempos umá mini colónia a uns quarteirões, protegidos por uma velhota, e agora o local está em obras, talvez parem mais do lado de baixo. Vou averiguar e deixar lá comida e água para a mãe. Leite para os bebes não, que com o calor azeda...

Logo eu que nunca tive especial admiração por gatos e ainda por cima pretos. Acho que isto foi uma lição: sejam de que cor ou tamanho forem, são lindissimos e amorosos...e também uma lição do género: para a próxima chama um táxi e corre para o vet...

bolas...

obrigada pela paciência...

Pat
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça ago 08, 2006 10:01 am

Oh Patrícia, que pena... :cry: tadinho do gatinho... mas tu foste impecável, melhor era impossível :|

Deixa estar, com a 'pressa' com que os animais são abandonados neste país, não tarda tens outro à tua espera :roll:

Bjs

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça ago 08, 2006 7:01 pm

Sinto muito, Pat... :(

Pense que pelo menos esse teve a sorte duma morte "doce". Bem aconchegadinho e ainda conheceu o calor humano...coisa que muitos infelizes nunca lá chegam... :(

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça ago 08, 2006 7:22 pm

Pena o gatinho ter morrido.
Se mais algum se cruzar consigo no estado em que esse estava, só lhe peço que mude uma coisinha. Não lhe dê leite só de 3 em 3 horas porque tendo em conta o estado debilitado, não conseguem beber a quantidade suficiente por isso, seria melhor de hora a hora. Sei que é dificil aguentar pois ainda hoje a minha mãe me diz que eu andei 15 dias mal encarada cheia de olheiras mas eu tinha que salvar aquele gatinho e hoje é um gatinho lindo sempre a pedir mimos e ainda hoje procura o meu braço para dormir. Era a maneira de o manter quentinho, era junto a mim. Você fez o que podia ter feito e já lhe vai servir de experiência para a próxima conseguir actuar rapidamente.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça ago 08, 2006 7:35 pm

Peleve Escreveu: Pena o gatinho ter morrido.
Se mais algum se cruzar consigo no estado em que esse estava, só lhe peço que mude uma coisinha. Não lhe dê leite só de 3 em 3 horas porque tendo em conta o estado debilitado, não conseguem beber a quantidade suficiente por isso, seria melhor de hora a hora. Sei que é dificil aguentar pois ainda hoje a minha mãe me diz que eu andei 15 dias mal encarada cheia de olheiras mas eu tinha que salvar aquele gatinho e hoje é um gatinho lindo sempre a pedir mimos e ainda hoje procura o meu braço para dormir. Era a maneira de o manter quentinho, era junto a mim. Você fez o que podia ter feito e já lhe vai servir de experiência para a próxima conseguir actuar rapidamente.
Aliás...há situações em que nem com biberão nem com seringa... tem mesmo de ser a conta gotas e de 10 em 10 minutos como já me aconteceu com um caso... ;) .
Foram 24 horas sem dormir mas consegui ;)

O animal estava de tal forma debilitado que se eu lhe desse mais que umas gotas a cada 10 minutos bem que o matava!
Quando estão muito debilitados faz-se como nos humanos...pouco de cada vez. Não se podem estar a atacar com mistelas! Isso é para depois, para recuperarem peso perdido ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patbarbosa
Membro Veterano

terça ago 08, 2006 11:01 pm

:? Como ele tava completamente desnutrido...eu tive medo de exagerar na comida. Levantei-me várias vezes durante a noite, mas ele tentava sair do meu colo e ia logo direitinho aconchegar-se no cestinho...

Surgiu a hipótese de poder ter sido envenenado, pela forma como morreu, por estar tudo vomitado (uma aguadilha esquisita ensanguentada que também lhe saiu pelo rabito...)...sei lá...o vet diz que é possivel, mas pode ter sido tanta coisa...mas é preciso coragem para envenenar uma doçura daquelas...enfim....

Mais uma vez digo: serviu de lição. A vossa ajuda foi muito importante.Obrigada!

E agora os outros viram que eu já não apanho só cães...vou começar a ser perseguida por gatinhos... ;)
Responder

Voltar para “Gatos”