Gato ou Gata?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vandapaula
Registado: domingo ago 20, 2006 8:31 pm

terça ago 22, 2006 7:44 pm

Olá

preciso da opinião de alguem que tenha gatinhos.
Ofereceram-me um gato mas derem me a escolher se queria um Gato ou Gata. Gostava que me dessem a vossa opinião, o que será melhor macho ou femea?

Para além disso tenho receio que o gato venha a arranhar e estragar as minhas coisas. O que posso fazer? :?
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 22, 2006 7:56 pm

Melhor como?? :o

Então se tiver um filho é melhor ser rapaz ou rapariga?
Não percebo :!:

Ambos precisam de amor, ambos precisam de cuidados. A sua pergunta é em relação a quê? comportamento, possiveis doenças...
????

confesso que esta me deixou confusa!

Ame-os da mm forma, ambos os sexos agradecerão! isso de certeza!!
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
vandapaula

terça ago 22, 2006 8:10 pm

Como todos já sabemos quando adquirimos um animal temos responsabilidades sobre ele por isso temos de pensar muito bem o que se quer e o que se adapta melhor ao nosso estilo de vida.

Quando eu pergunto se é preferível um Gato ou Gata é a nivel comportamental.

Por exemplo no cio ouvi dizer que o gato marca território por toda a casa.... Será isso verdade??
vandapaula

terça ago 22, 2006 8:12 pm

Como todos já sabemos quando adquirimos um animal temos responsabilidades sobre ele por isso temos de pensar muito bem o que se quer e o que se adapta melhor ao nosso estilo de vida.

Quando eu pergunto se é preferível um Gato ou Gata é a nivel comportamental.

Por exemplo no cio ouvi dizer que o gato marca território por toda a casa.... Será isso verdade??

[b]Obs[/b]. Concerteza que ambos sexos seriam bem tratados por mim, isso nem se questiona.
Bernardinha
Membro Veterano
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 22, 2006 8:21 pm

Ambos os sexos tem comportamentos que poderão não ser "agradáveis".
O macho marca o seu território urinando...a fêmea chora que se farta nos cios, mas ambos arranham de igual modo :)

Escolha entre a urina e a barulheira, mas sp pode optar pela castração do macho ou pela esterelização da fêmea, resolve em grande parte o "problema".

Mas se vai ter um gato, pense bem, eles não ficam sentados qd lhes mandamos fazer isso, e a sua casa nunca mais será a mesma :)

Você vai lá morar, apenas porque ele ou ela o deixa!

Mas depois tem os aspectos positivos.....olhar para um gato ou gata qd estiver mais "em baixo" dá mais resultado que um comprimido para o stress!

Boa sorte!
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Bernardinha
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 8:21 pm

Ambos os sexos tem comportamentos que poderão não ser "agradáveis".
O macho marca o seu território urinando...a fêmea chora que se farta nos cios, mas ambos arranham de igual modo :)

Escolha entre a urina e a barulheira, mas sp pode optar pela castração do macho ou pela esterelização da fêmea, resolve em grande parte o "problema".

Mas se vai ter um gato, pense bem, eles não ficam sentados qd lhes mandamos fazer isso, e a sua casa nunca mais será a mesma :)

Você vai lá morar, apenas porque ele ou ela o deixa!

Mas depois tem os aspectos positivos.....olhar para um gato ou gata qd estiver mais "em baixo" dá mais resultado que um comprimido para o stress!

Boa sorte!
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

terça ago 22, 2006 8:33 pm

É verdade sim, alguns, muito raros, não marcam, mas vc só vai saber depois que já estiver com o gato e esse já tiver atingido a puberdade... Porém o cio das fêmeas também não é nada agradável fazem um barulho danado miando e se esfregam em tudo que aparece pela frente :o
Concerteza que ambos sexos seriam bem tratados por mim, isso nem se questiona.
Na minha opinião de início é que gato bem tratado é gato castrado, com isso acaba os problemas do cio, tanto do macho quanto da fêmea, gato bem tratado também não sai de casa e come ração de boa qualidade ;)
Para além disso tenho receio que o gato venha a arranhar e estragar as minhas coisas. O que posso fazer?
Muito provavelmente vão arranhar sim, vc pode tentar ensiná-los a usar somente os arranhadores, mas eles ADORAM sofás... no meu coloquei uma manta e eles agora só deitam em cima pq se arranharem a manta fica presa na unha deles ;) ;)

A questão do comportamento dos gatos, nos gatos castrados, na minha opinião, independem totalmente do sexo do gato, e vc só vai saber sua personalidade quando ele crescer um pouquinho...

Na dúvida fique com os dois, adote um macho e uma fêmea ;) ;) e castre os dois, ou vai ter um gatil em pouquíssimo tempo :D :D, os gatos adoram companhia felina e o trabalho com 2 ou 1 não muda muito ;) ;)
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
vandapaula

terça ago 22, 2006 8:33 pm

Obrigada pela ajuda.

Sinceramente acho que prefiro a " Barulheira " :lol:

Em relação à casa também já estou a mentalizar-me para as minhas coisas ficarem viradas do avesso. Enfim acabamos por aceitar tudo...

Ouvi dizer que existem umas "capas" de silicone para as unhas dos gatinhos para deixarem de arranhar a mobillia.
Há quem faça uma operação para retirar a unhas do gato mas sinceramente acho isso uma crueldade.
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

terça ago 22, 2006 8:38 pm

Mas na gata a castração é mais importante do que no gato pq previne problemas futuros como câncer de utero e muitos outros que não lembro agora...
Há quem faça uma operação para retirar a unhas do gato mas sinceramente acho isso uma crueldade.
Credo!!! Nem pense nisso!!!

Mas com o tempo vc pode aprender a cortar as unhas dos gatos, claro que tem que ter cuidado pq se cortar muito machuca...

Eu corto a unha dos meus, a veterinária me ensinou como fazer e mesmo assim corto pouquinho para não ter riscos de machucar ;) ;)
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

terça ago 22, 2006 8:41 pm

Boa noite!!

Bem, como já lhe disseram ambos os sexos têm formas diferentes de mostrar que estão no cio: os gatos urinam para marcar território e as gatas miam noites e dias, roçam-se em tudo e ficam muito sensiveis! Uma excelente forma é castrar o gato/esterilizar a gata...aqui há veja as coisas sob o aspecto monetário: para castrar o gato são 50-60€ e para esterilizar a gata são 100-150€...
Depois a questão do temperamento é muito complicado: tanto pode ter uma gata muito meiga e calma, como pode ter uma gata arisca e irrequieta! O mesmo se aplica aos gatos! Normalmente ambos os sexos ficam mais "calmos" depois de serem castrados/esterilizados, mas não ficam nenhuns santos nem tipo "bibelot" de decoração, muito quietinhos! Um gato é um gato e, como li algures no forum, "pode-se tirar o gato da selva, mas não se pode tirar a selva do gato"!
O truque é ter muita PACIÊNCIA, muito CARINHO e dar-lhe muita EDUCAÇÃO desde pequenino, pois se não o fizer desde pequeno, não pense que vai ser mais fácil quando adulto! É tal e qual educar uma criança!
Quando fôr adoptar o gatinho/a, veja qual o que interage mais consigo, aquele que você sente um "clique"! Afinal, muitas vezes são eles que nos escolhem e não nós a eles!!

Boa sorte!!

;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
Bernardinha
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 8:43 pm

Aceite o conselho de 1brasileira, habitue-os a um arranhador desde bebé.
As minhas duas gatas sao esterelizadas e nem saiem de casa...evita muitos problemas futuros. Tb é da opinião geral que as gatas tendem a ser mais meigas, e que o gato quando castrado perde muito da sua vivacidade...Fique com os dois!
Eles precisam de companhia, isso é certo
vandapaula

terça ago 22, 2006 8:51 pm

Eu aínda não escolhi com qual ficar mas já comprei as coisas para ele ou ela . Tenho um arranhador de chão e outro na Vertical eu arranjo os arranhadores de todas as maneiras e feitíos so com a esperança que não vá para o sofá. :lol:

Já ouviram falar da erva para gato ??
Eu comprei isso no supermercado mas não sei se isso será saudavel.
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

terça ago 22, 2006 9:14 pm

É saudavel mas só lá para os 5/6 meses é que eles ligam a isso, antes não vale a pena! Pelo menos falo pela experiencia com meu gato!
Para o sofá o melhor mesmo é arranjar um capa própria, para evitar desgostos!!

;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 22, 2006 9:19 pm

F_Maia Escreveu: (..)Quando fôr adoptar o gatinho/a, veja qual o que interage mais consigo, aquele que você sente um "clique"! Afinal, muitas vezes são eles que nos escolhem e não nós a eles!!

Boa sorte!!

;)
Além de tudo o que já lhe disseram e bem, esta parte acima citada, para mim, é a mais importante. Muito mais do que a escolha do sexo do animal!
Deve haver SEMPRE a "quimica" no olhar entre humano e animal... ;)

A ablação das unhas, além de ser proibido, é contra procedente e desumano. O nosso futuro pode ser uma incógnita no futuro do animal...!
Um animal que por algum descuido se perca... acaba por morrer pela falta das unhas para se defender dos predadores.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bernardinha
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 9:21 pm

Está a referir-se ao CatNip (usado para atrair os gatos, muitos brinquedos e arranhadores para gatinhos tem essa erva, eles são atraídos por ela) ou está a referir-se a uma relva que eles comem para purgar? compra-se nos supermercados e é absolutamente seguro. Para gatos que não saem de casa penso que é saudável, ajuda-os a livrar-se das bolas de pelo por ex. ,mas tb há umas bisnagas eficientes para isso, mas INFORME-SE sp no seu veterinário. Ninguém melhor que ele para responder ás suas perguntas.
Responder

Voltar para “Gatos”