Por exemplo no cio ouvi dizer que o gato marca território por toda a casa.... Será isso verdade??
É verdade sim, alguns, muito raros, não marcam, mas vc só vai saber depois que já estiver com o gato e esse já tiver atingido a puberdade... Porém o cio das fêmeas também não é nada agradável fazem um barulho danado miando e se esfregam em tudo que aparece pela frente
Concerteza que ambos sexos seriam bem tratados por mim, isso nem se questiona.
Na minha opinião de início é que gato bem tratado é gato castrado, com isso acaba os problemas do cio, tanto do macho quanto da fêmea, gato bem tratado também não sai de casa e come ração de boa qualidade
Para além disso tenho receio que o gato venha a arranhar e estragar as minhas coisas. O que posso fazer?
Muito provavelmente vão arranhar sim, vc pode tentar ensiná-los a usar somente os arranhadores, mas eles ADORAM sofás... no meu coloquei uma manta e eles agora só deitam em cima pq se arranharem a manta fica presa na unha deles
A questão do comportamento dos gatos, nos gatos castrados, na minha opinião, independem totalmente do sexo do gato, e vc só vai saber sua personalidade quando ele crescer um pouquinho...
Na dúvida fique com os dois, adote um macho e uma fêmea

e castre os dois, ou vai ter um gatil em pouquíssimo tempo

, os gatos adoram companhia felina e o trabalho com 2 ou 1 não muda muito

<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e cães devem relaxar e se acostumar com esta idéia." Robert Heinlein (1907 - 1988)
</p>