Gatinho perdido
Moderador: mcerqueira
Estou em pânico!!!!
Encontrei um gatinho muito pequeno, do tamanho de um rato, no meu quintal esta manhã.....
O que faço, aonde o devo entregar???
O que é que eles comem, com este tamanho, é melhor alimentá-lo.
Tenho medo que ele tenha doenças e pegue ao meu cão, que tb anda pelo quintal, por precaução fechei uma parte do quintal para o gato. ele mia como um perdido, o que lhe terá acontecido, a mãe terá abandonado, por ter algum problema que eu não reparei???
Amigos dos gatos, ajudem-me!
Obrigado
Encontrei um gatinho muito pequeno, do tamanho de um rato, no meu quintal esta manhã.....
O que faço, aonde o devo entregar???
O que é que eles comem, com este tamanho, é melhor alimentá-lo.
Tenho medo que ele tenha doenças e pegue ao meu cão, que tb anda pelo quintal, por precaução fechei uma parte do quintal para o gato. ele mia como um perdido, o que lhe terá acontecido, a mãe terá abandonado, por ter algum problema que eu não reparei???
Amigos dos gatos, ajudem-me!
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia.
Apanhe o gatinho que deve estar cheio de fome e para já, faça esta mistura e dê-lhe com um conta gotas, lentamente, na boca:
1 litro de leite Integral
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher sopa de açúcar
2 gemas
1 pitada de sal
Depois, compre leite de substituição para lhe dar.
Abaixo, deixo-lhe as recomendações que precisa saber para salvar esse gatinho. Não sei a idade desse gatinho e o provável é ainda ser muito bebé para usar areão, etc..., de qualquer forma aqui vão:
Deve dar-lhe leite de substituição (não leite de vaca nem leite para gatos, do supermercado) em pó, o Mixol, p.e., que pode comprar na Farmácia ou então o da Royal Canin que pode comprar numa loja de artigos para animais.
Deve dar-lhe ração própria para kittens, também a comprar numa loja de animais.
No caso de no lar haverem crianças a gostarem muito de gatos, deve sempre supervisionar a forma como possam brincar com o bebé felino. Afinal, não se esqueça que o gatinho ainda é um bebé, como tal muito frágil e pela idade ainda necessita de muito repouso (dormir) tal como um bebé humano.
Quando for ao vet para a desparasitação interna, peça-lhe para lhe cortar a pontinha das unhas para que não hajam ferimentos aquando das brincadeiras com os humanos, incluindo crianças caso as hajam!
Nunca deixe gatinhos bebés com gatos adultos especialmente e também pela hipótese de poder haver alguma doença em que depois haja o perigo de contágio!
Deixar juntos gatinhos bebés e canídeos está fora de questão sem primeiro o gatinho ter corpo para aguentar certas brincadeiras mais acesas… dos cães e sem estar feita uma completa socialização entre canídeo e felino.
Ter sempre à disposição água fresca e ração seca para o gatinho se ir acostumando ao paladar e cheiro.
Ter, também, uma caixa, baixa, com areia própria para gato pois os felinos são animais extremamente limpos e por eles próprios a usarão, a seu tempo, como o seu W.C.
Preparar a casa a nível de evitar perigos com, fios eléctricos pelo chão e ou paredes, sanitas com tampas levantadas, baldes com água, moveis ligeiramente afastados da parede em que lá se possam enfiar, entre o móvel e a parede, janelas abertas, portas para o exterior, recipientes com químicos ou contaminados com os mesmos, alfinetes e ou agulhas de costura pelo chão, fios de embrulho, elásticos, objectos muito pequenos, sacos de plástico, fogões, máquinas de lavar com a porta aberta, etc…!
Ainda, tem este artigo para ler bem, também da minha autoria em que vai encontrar mais pormenores...
http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... egoryid=62
“Como tratar de gatinhos órfãos, recém nascidos”
Ah, e para ficar descansado, o gato não vai pegar doenças algumas ao seu cão
etire-o do exterior, leve-o para dentro de casa, aconchegue-o com uma mantinha, dentro duma caixa de cartão a fazer de caminha.
Enfim...dê-lhe o conforto que qualquer bebé, seja humano ou animal, necessita para sobreviver!
Boa sorte,
Leo
Apanhe o gatinho que deve estar cheio de fome e para já, faça esta mistura e dê-lhe com um conta gotas, lentamente, na boca:
1 litro de leite Integral
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher sopa de açúcar
2 gemas
1 pitada de sal
Depois, compre leite de substituição para lhe dar.
Abaixo, deixo-lhe as recomendações que precisa saber para salvar esse gatinho. Não sei a idade desse gatinho e o provável é ainda ser muito bebé para usar areão, etc..., de qualquer forma aqui vão:
Deve dar-lhe leite de substituição (não leite de vaca nem leite para gatos, do supermercado) em pó, o Mixol, p.e., que pode comprar na Farmácia ou então o da Royal Canin que pode comprar numa loja de artigos para animais.
Deve dar-lhe ração própria para kittens, também a comprar numa loja de animais.
No caso de no lar haverem crianças a gostarem muito de gatos, deve sempre supervisionar a forma como possam brincar com o bebé felino. Afinal, não se esqueça que o gatinho ainda é um bebé, como tal muito frágil e pela idade ainda necessita de muito repouso (dormir) tal como um bebé humano.
Quando for ao vet para a desparasitação interna, peça-lhe para lhe cortar a pontinha das unhas para que não hajam ferimentos aquando das brincadeiras com os humanos, incluindo crianças caso as hajam!
Nunca deixe gatinhos bebés com gatos adultos especialmente e também pela hipótese de poder haver alguma doença em que depois haja o perigo de contágio!
Deixar juntos gatinhos bebés e canídeos está fora de questão sem primeiro o gatinho ter corpo para aguentar certas brincadeiras mais acesas… dos cães e sem estar feita uma completa socialização entre canídeo e felino.
Ter sempre à disposição água fresca e ração seca para o gatinho se ir acostumando ao paladar e cheiro.
Ter, também, uma caixa, baixa, com areia própria para gato pois os felinos são animais extremamente limpos e por eles próprios a usarão, a seu tempo, como o seu W.C.
Preparar a casa a nível de evitar perigos com, fios eléctricos pelo chão e ou paredes, sanitas com tampas levantadas, baldes com água, moveis ligeiramente afastados da parede em que lá se possam enfiar, entre o móvel e a parede, janelas abertas, portas para o exterior, recipientes com químicos ou contaminados com os mesmos, alfinetes e ou agulhas de costura pelo chão, fios de embrulho, elásticos, objectos muito pequenos, sacos de plástico, fogões, máquinas de lavar com a porta aberta, etc…!
Ainda, tem este artigo para ler bem, também da minha autoria em que vai encontrar mais pormenores...
http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... egoryid=62
Ah, e para ficar descansado, o gato não vai pegar doenças algumas ao seu cão

etire-o do exterior, leve-o para dentro de casa, aconchegue-o com uma mantinha, dentro duma caixa de cartão a fazer de caminha.
Enfim...dê-lhe o conforto que qualquer bebé, seja humano ou animal, necessita para sobreviver!
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigado pela resposta.
Mas para dentro de casa é que ele não vai, no entanto poderei fazer-lhe no fds uma casota no quintal ou no terraço.
Já agora alguém conhece algum vet no Restelo, o que trata do meu cão está de férias.
Mas para dentro de casa é que ele não vai, no entanto poderei fazer-lhe no fds uma casota no quintal ou no terraço.
Já agora alguém conhece algum vet no Restelo, o que trata do meu cão está de férias.
Obrigado pela resposta.
-
- Membro Veterano
Para que quer o vet? Só se for para ele o criar, avaliando a sua “preocupação”…?!n1506 Escreveu: Obrigado pela resposta.
Para dentro de casa não vai?

Beeeeeeeeeeeeeem, com a desidratação que deve ter sofrido pela fome e sede, num quintal sujeito às diferentes amplitudes térmicas entre o dia e a noite mais a ventania que tem estado... então, comece JÁ a preparar a cova para o enterrar. Não faltarão muitas horas para lhe fazer o enterro!

Ainda pensei que estivesse preocupado com a sobrevivência desse felino bebé!
Afinal, enganei-me!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
...o gatinho ainda lá está? isto passa-se no Restelo?
Existe um hospital veterinário no Restelo ao pé das bombas de gasolina bp, do lado da rua oposto ao Hospital s. francisco xavier. Consegue apanhar o gatinho?
Existe um hospital veterinário no Restelo ao pé das bombas de gasolina bp, do lado da rua oposto ao Hospital s. francisco xavier. Consegue apanhar o gatinho?
Claro que tenho limites, imagine que me colocam 10 gatos no quintal, não vou transformar a minha casa num gatil...
Mas já decidi, tenho um casinhoto aonde guardo as mangueiras, as ferramentas, pneus velhos, porcarias..., vou limpá-la e a menina, parece uma gata
pior!!!!, vai para lá.
Quanto ao vet, não me disseram que era necessário desparasitá-lo???
Mas já decidi, tenho um casinhoto aonde guardo as mangueiras, as ferramentas, pneus velhos, porcarias..., vou limpá-la e a menina, parece uma gata

-
- Membro
- Registado: terça ago 22, 2006 4:59 pm
Tratar de um bebé tao pequeno (imagino que tenha poucos dias) será de extrema responsabilidade!!
dizer que nao o pode ter em casa, é igual a dizer que nao pode cuidar dele, sugiro entao que o leve ao vet para que ele possa cuidar permanentemente dele.
um gatinho dessa idade iria precisar de se alimentar várias vezes durante o dia, de poucas em poucas horas, iria precisar de ser estimulado para fazer as suas necessidades, de um lugar bem quente, etc nao o ter em casa, é como deixa-lo morrer.
por isso se nao está bem consciente das responsabilidades, aconselho mesmo a deixa-lo nos cuidados de alguem que o saiba
espero boas noticias
dizer que nao o pode ter em casa, é igual a dizer que nao pode cuidar dele, sugiro entao que o leve ao vet para que ele possa cuidar permanentemente dele.
um gatinho dessa idade iria precisar de se alimentar várias vezes durante o dia, de poucas em poucas horas, iria precisar de ser estimulado para fazer as suas necessidades, de um lugar bem quente, etc nao o ter em casa, é como deixa-lo morrer.
por isso se nao está bem consciente das responsabilidades, aconselho mesmo a deixa-lo nos cuidados de alguem que o saiba

espero boas noticias

-
- Membro Veterano
Limites ou não limites, quando um ser é humano, possui a sensibilidade de saber o que é um ser indefeso, neste caso uma cria, felina, indefesa!n1506 Escreveu: Claro que tenho limites, imagine que me colocam 10 gatos no quintal, não vou transformar a minha casa num gatil...
Mas já decidi, tenho um casinhoto aonde guardo as mangueiras, as ferramentas, pneus velhos, porcarias..., vou limpá-la e a menina, parece uma gata o o o pior!!!!, vai para lá.
Se...e se... a minha avó não tivesse morrido, ainda hoje era viva!
Eu logo vi o propósito do tópico..já era de esperar...!
Olá Nici_girl.Nici_girl Escreveu: Tratar de um bebé tao pequeno (imagino que tenha poucos dias) será de extrema responsabilidade!!
por isso se nao está bem consciente das responsabilidades, aconselho mesmo a deixa-lo nos cuidados de alguem que o saiba )
espero boas noticias![]()
O que acabou de escrever para o forista em questão, entrou-lhe a 10 e saiu-lhe a 100...! Até porque já era de prever... e porque na resposta que dei em que lhe dei um link com toda a informação necessária para salvar/tratar um gatinho recém nascido ( http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... egoryid=62 )
, qualquer pessoa com alguma capacidade de inteligência verifica que toda a informação que a Nici_girl lhe está agora a dar, está lá descrita! Portanto depois de ler todos os cuidados a ter com uma cria recém nascida, vir dizer que a cria vai para um casinhoto no quintal... cheira-me que tudo isto é bizarro e anormal para quem tenha só uma pontinha de sensibilidade perante seres indefesos!
Este tópico foi iniciado com um propósito único: "o de picar quem se preocupa com animais"!
Pena que eu ainda gaste o meu "latim" e caia na asneira de dar pérolas a p*****!
Não se aflijam porque não existe gatinho nenhum!
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
de facto, há pessoas que nem com esquemas ou desenhos entendem as coisas...
bem, se for verdade... faça um favor a si mesmo e de o gato a alguem que entenda minimamente de gatos, nao lhe custa nada e vai lhe poupar de muito coisa... no dia juizo final, terá a sua dose, caso o gatinho nao sobreviva...
se isto é tudo mentira, primeiro dou graças por o gatinho nao estar nas maos de alguem que nao se preocupa minimamente, mas fico aborrecida
acho que todos nos estamos aqui de boa vontade para ajudar!!
aconselho a todos a ver o link que leonildecarvalho deu! tem lá muitas informaçoes uteis para todos os que possuam gatos!
fiquem todos bem! **
bem, se for verdade... faça um favor a si mesmo e de o gato a alguem que entenda minimamente de gatos, nao lhe custa nada e vai lhe poupar de muito coisa... no dia juizo final, terá a sua dose, caso o gatinho nao sobreviva...
se isto é tudo mentira, primeiro dou graças por o gatinho nao estar nas maos de alguem que nao se preocupa minimamente, mas fico aborrecida

aconselho a todos a ver o link que leonildecarvalho deu! tem lá muitas informaçoes uteis para todos os que possuam gatos!

fiquem todos bem! **
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Eu fiquei com a sensação de que o gatinho é demasiado pequeno para se alimentar sozinho, mas às vezes já conseguem comer...não sei se já tentou dar-lhe comida? E ele comeu? O ideal seria mesmo passar no veterinário e colocar as duvidas que tem, se de facto quer abrigá-lo, apesar de não ter essa obrigação claro, mas tambem não sei como ajudar com tão pouca informação. É porque se ele é mesmo muito bebé não sobrevive só com um abrigo no quintal...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm
Como a Leo, para mim, tem o "saber de experiência feito", está tudo dito.
Lamento imenso é que existam pessoas como n1506.
Isabel
Lamento imenso é que existam pessoas como n1506.
Isabel
-
- Membro
só me inscrevi aqui há poucos dias e fico triste por ver que coisas destas acontecem... já andei a dar uma vista de olhos e pude ver que é habito aqui. mas espero que coisas destas nao sejam repetidas muitas vezes... até porque odeio ser enganada... e há aqui pessoas com bom coraçao que so querem ajudar ** Boa noite a todos ! **
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm
Boa Noite Nici_girl,
A Arca acaba por ser uma escola de vida, depende somente de nós tirarmos dela o que realmente vale a pena e com os maus comportamentos também aprendemos e muito.
Não desista e com o tempo vai ver que vale a pena andar por aqui
Isabel
A Arca acaba por ser uma escola de vida, depende somente de nós tirarmos dela o que realmente vale a pena e com os maus comportamentos também aprendemos e muito.
Não desista e com o tempo vai ver que vale a pena andar por aqui

Isabel