beleza versus saude

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta set 07, 2006 5:05 pm

Já ha uns tempos ando para abrir este topico, nunca o abri porque sei que não tenho conhecimentos tecnicos para o fazer, mas ha uma duvida que ha muito que me tem posto a reflectir e hoje ao ler o link que abaixo coloco decidi aventurar-me e abrir este topico:

Por exemplo nos persas (lena anda cá ;) mas não me des nas orelhas se sair disparate ) o facto da raça ter o focinho achatado , faz com que haja cuidados muito especificos.
O parto dos persas é muito melindroso e obriga a um cuidado extremo.

A minha pergunta é: o focinho dos persas nem sempre assim foi tão achatado, foi sendo cada vez mais achatado para cumprir o padrão da raça (se nao for assim corrijam-me por favor)...antes os partos também eram assim tão complicados? ou foram sendo cada vez mais á medida que o focinho foi sendo cada vez mais achatado?

E se de facto os "problemas" foram surgindo devido ao apuramente desta caracteristica/padrão da raça , não estaremos nós de alguma forma a prejudicar a propria raça?

Afinal o que é imperativo no apuramento da raça a beleza ou a saude do animal?

http://www.fifeweb.org/wp/lib/lib_misc_dilemma.html

Para mim e tal como é referido no link um animal deveria ser sempre primeiramente avaliado pela sua saude e só depois pela sua beleza.

Falei em persas porque é a unica raça que sei que obriga a cuidados muito especificos, havendo outras e deve haver certamente falem nelas que eu ando muito curiosa ;)

Cumps
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta set 07, 2006 5:14 pm

A minha opinião? Saúde

Acho que se realmente amamos o animal devemos é preocupar-nos com o bem estar e não com padrões e características.