beleza versus saude

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta set 07, 2006 5:05 pm

Já ha uns tempos ando para abrir este topico, nunca o abri porque sei que não tenho conhecimentos tecnicos para o fazer, mas ha uma duvida que ha muito que me tem posto a reflectir e hoje ao ler o link que abaixo coloco decidi aventurar-me e abrir este topico:

Por exemplo nos persas (lena anda cá ;) mas não me des nas orelhas se sair disparate ) o facto da raça ter o focinho achatado , faz com que haja cuidados muito especificos.
O parto dos persas é muito melindroso e obriga a um cuidado extremo.

A minha pergunta é: o focinho dos persas nem sempre assim foi tão achatado, foi sendo cada vez mais achatado para cumprir o padrão da raça (se nao for assim corrijam-me por favor)...antes os partos também eram assim tão complicados? ou foram sendo cada vez mais á medida que o focinho foi sendo cada vez mais achatado?

E se de facto os "problemas" foram surgindo devido ao apuramente desta caracteristica/padrão da raça , não estaremos nós de alguma forma a prejudicar a propria raça?

Afinal o que é imperativo no apuramento da raça a beleza ou a saude do animal?

http://www.fifeweb.org/wp/lib/lib_misc_dilemma.html

Para mim e tal como é referido no link um animal deveria ser sempre primeiramente avaliado pela sua saude e só depois pela sua beleza.

Falei em persas porque é a unica raça que sei que obriga a cuidados muito especificos, havendo outras e deve haver certamente falem nelas que eu ando muito curiosa ;)

Cumps
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta set 07, 2006 5:14 pm

A minha opinião? Saúde

Acho que se realmente amamos o animal devemos é preocupar-nos com o bem estar e não com padrões e características.

Mas vi um documentário uma vez, em que dizia que falavam da evolução de raças de gatos e mostravam fotografias de há 50++ anos e de agora, e das alterações que algumas apresentavam (focinho mais curto, tipo de cauda, etc...) por apuramento dos cruzamentos, tudo em prol da beleza e das pertubações que alguns tinham. E fiquei chocada na altura por essa escolha. Desenganem-me caso tenha dito alguma barbaridade. :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta set 07, 2006 5:26 pm

Ora aqui está um excelente tópico. Vá Lena, vem dar na cabeça da gente, mas devagarinho ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zukinha
Membro Veterano
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta set 07, 2006 5:36 pm

Mas a LuMaria não disse a sua opinião... Tem medo de levar na cabeça? :p
LuMaria
Membro Veterano

quinta set 07, 2006 5:49 pm

Zukinha Escreveu: Mas a LuMaria não disse a sua opinião... Tem medo de levar na cabeça? :p
Não de maneira nenhuma. Estou à espera de uma expert para ver o que diz... Depois é só tareia :p
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zukinha
Membro Veterano

quinta set 07, 2006 5:56 pm

Boa Táctica :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 07, 2006 6:50 pm

Também não me vou pronunciar quanto às alterações que houveram ao longo dos anos mas que a cabeça maior e o nariz mais achatado trouxeram problemas, ai isso trouxeram ;)
De qualquer forma não foi só a raça Persa que sofreu alteração. O Siamês e outras, também. Até nos canídeos houveram alterações muito significativas, ao longo dos anos. Em muitos casos, pela beleza sim. Mas, outros, mais nos canídeos, por outras razões como trabalho, agilidade, guarda, etc...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta set 07, 2006 6:58 pm

Sim leo sei que não foram apenas nos persas...falei nos persas porque não sei mesmo de mais nenhum tipo de alteração em outras raças e quais as "desvantagens", mas certamente que haverá alguem que me vai explicar.

Basicamente a discussão é ate que ponto a saude deve ser sacrificada em prol da beleza ;) independentemente das raças. ;)
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta set 07, 2006 7:29 pm

Também fiquei à espera da Uaimori, até porque há dias, transcreveu um óptimo trabalho sobre as raças.

A minha opinião é exactamente essa, quanto mais se apuram raças, mais frágeis ficam, mas isto é baseado nalgumas coisas que tenho lido e sei perfeitamente que não estou mínimamente informada.

Vou referir-me aos siameses. Já há muito tinha percebido que a raça siamesa, nada tem a ver, com os gatos que tão frequentemente são chamados de siameses e a Uaimori clarificou isso perfeitamente.

Também fico à espera da participação de quem sabe, para ver se aprendo mais alguma coisa.

Isabel
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta set 07, 2006 8:31 pm

Hoje nâo posso, mas não è falta de interesse,...´

Basicamente concordo com vocês,... ;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo set 10, 2006 4:45 pm

Um tópico tão interessante e caíu... :(
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo set 10, 2006 5:03 pm

Xuguinha ainda estou com esperança que não caia, gostaria muito de saber mais, muito mais, sobre o assunto e a opinião dos "expert" sobre o tema.

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 10, 2006 6:42 pm

ISABELLYZGIROU Escreveu: Xuguinha ainda estou com esperança que não caia, gostaria muito de saber mais, muito mais, sobre o assunto e a opinião dos "expert" sobre o tema.

Isabel
Calma que a Uaimori deve estar a preparar os "fascículos"... que vocês até vão ficar com os olhos em bico :p ;) :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo set 10, 2006 6:49 pm

Imagem

Waiting!!!!!!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

terça set 12, 2006 12:22 pm

:D A gente espera!
Mas não deixa de ser fantástico o movimento que há nos gatos. Algumas pessoas deixam isto e o sub fórum morre. É uma pena. É o que dá desprezar as pessoas que ainda vão fazendo alguma coisa pela arca.
Responder

Voltar para “Gatos”