Personalidade felina...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Korisca
Membro
Registado: sexta set 22, 2006 6:34 pm
Localização: Gatos: Arturinho, Tora e o Xunga que estará sempre no meu coração)

domingo set 24, 2006 4:48 pm

Como já referi aqui neste fórum, tenho 2 gatos, um de 6 e outro de 3 meses. São rafeiros e quando os adoptei estavam meios abandonados. Agora estou apaixonada por eles! Principalmente pelo carinho que me despertam. São o Xunga e o Artur.
Mas tenho de confessar, sou um tanto ao quanto ignorante em matéria de felinos, por isso estou a aprender muito aqui na arca, principalmente sobre a alimentação que foi o que aqui me trouxe.
Os meus gatos acompanham-se para toda a casa (quando estão acordados, claro!), no entanto se recebermos alguma visita, entram em pânico pois não suportam desconhecidos, isto é normal?
A personalidades deles ainda me intriga muito, principalmente a do mais velho, que agora que parece ter atingido a idade da adolescência, recusa os nossos carinhos! Colo e mimos só quando ele quer, e não quando nós queremos…
Estará na idade da prateleira?
Gostava de saber mais da personalidade dos nossos amigos felinos.
Imagem
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo set 24, 2006 5:18 pm

É normalissimo desaparecerem quando há visitas.

Eu tenho 4.
Dois adoram visitas.
o 3º aparece depois de ver que não há perigo.
a 4ª ninguem a vê.

Nem todos gatos gostam de colo.

Não se esqueça que não somos nós que somos donos deles.
É exactamente o contrário.

Se está com 6 meses já falou com o vet sobre a castração?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 24, 2006 7:02 pm

Boas.

Tenho 5 gatos e só uma é extrovertida ;) . Adora visitas e deita-se ao colo delas. Todos os outros escondem-se de forma tal que quem cá venha e que não saiba que tenho mais, nem imagina que existem mais gatos :p

Quanto ao gato não querer festinhas... é normal. Eles são muito senhores do seu nariz... e quando não querem...é porque não querem mesmo! Alturas virão em que nos pedem ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta set 29, 2006 9:51 am

parece que é mesmo a idade pa prateleira pela foto :D :D :D :D

a kuma é uma vadia... qq pessoa que entre em casa ela roça-se nas pernas e quer festas :D até vai para a casa das vizinhas (agora já vai para duas em vez de uma :o)
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

sexta set 29, 2006 11:16 am

Os gatos tem personalidades muito fortes!
Eu acho que todos nós temos histórias desse género para partilhar, senão vejamos o caso dos meus:
Sebastião :mutiooooooo dado, (melga mesmo), só quer colo e mimos, "finge" que desmaia aos nossos pés só pr ter festas, estejam estranhos ou não! :lol:
No entanto ouve um barulho, até pode ser só uma mota a passar na rua, que ele desaparece! :lol: ;)
Xuxas: é meiga e muito dada, mas só para e mim e para a minha mãe, só nós é que temos direito aos miminhos e ás gracinhas dela, nem o meu pai tem direito e não dá confiança nenhuma a estranhos! :D
No entanto é toda destemida e parece que não tem medo de nada eu até lhe costumo chamar de cusca!!! :lol: :lol: :D ;) :p
czarina
Membro Júnior
Registado: terça jul 25, 2006 4:18 pm

sexta set 29, 2006 2:52 pm

Olá.
Eu tenho quatro gatos, duas meninas e dois meninos. Cada um diferente do outro.
As meninas nada temem mas os meninos basta ouvirem um talher cair no chão para se evaporarem em dois segundos.
Quanto aos mimos ...é como eles querem. Claro que quando desconfiam que os donos vão jantar peixinho cozido, derretem-se em mimos...
Todos eles são muito meigos, mas o temperamento deles tornou-se mais calmo quando se tornaram adultos.

CZ
czarina
Membro Júnior
Registado: terça jul 25, 2006 4:18 pm

sexta set 29, 2006 2:54 pm

Olá.
Eu tenho quatro gatos, duas meninas e dois meninos. Cada um diferente do outro.
As meninas nada temem mas os meninos basta ouvirem um talher cair no chão para se evaporarem em dois segundos.
Quanto aos mimos ...é como eles querem. Claro que quando desconfiam que os donos vão jantar peixinho cozido, derretem-se em mimos...
Todos eles são muito meigos, mas o temperamento deles tornou-se mais calmo quando se tornaram adultos.

CZ
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta out 04, 2006 9:52 pm

Zukinha, cuidado com a Kuma. O gato da minha cunhada também adorava fazer visitas ás vizinhas, chegando até a dormir lá a sesta e todas o adoravam. E sabe o que aconteceu ao gato????
Desapareceu e desde Agosto que nada sabem dele.
Korisca
Membro

quinta out 05, 2006 10:52 pm

Pelo que aqui tenho lido, a maioria dos gatos (machos) são castrados. Será mesmo a castração um imperativo? O vet também já me falou nisso, mas confesso que tenho uma grande relutância neste assunto, principalmente porque acho que não tenho o direito de tomar uma decisão tão violenta na vida dos meus amigos de quatro patas.
Qual a grande vantagem da castração? Tornar o animal mais meigo? Isto vai alterar a sua personalidade… Não marcar território? Já conheci muitos gatos não castrados que não que não o faziam… Portanto, a única vantagem que encontro é que ele não saia de casa à procura de gatas.;)
Estou confusa em relação a este assunto… :roll:
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta out 06, 2006 10:12 am

Bom dia

Korisca, desculpe a pergunta mas... já alguma vez ouviu o "grunhido" dum gato ou de uma gata com cio? Imagem Dura horas durante várias noites/dias e ninguém dorme...Imagem

Fora de brincadeiras, um gato esterilizado não muda de personalidade mas melhora a nível de comportamento - fica menos agressivo com outros gatos e mais carinhoso e brincalhão com o dono. Normalmente também não marca o território; e olhe que o cheiro da marcação é mesmo mau.... Imagem

A esterilização também aumenta a vida dos bichanos porque os torna menos predispostos a fugir, logo os machos não correm tantos riscos de apanhar doenças nas lutas com outros gatos e as fêmeas não engravidam, para além de também correrem menos riscos de infecção. E, em ambos os casos, correm menos riscos de serem atropelados ou envenenados.

Mesmo que julgue que consegue prevenir as fugas, haverá sempre uma altura de menos atenção e.... lá vai um gatinho a fugir

A esterilização também é melhor para as fêmeas do que a pilula porque esta aumenta o risco de elas terem tumores mamários. Além disso, se falhar uma tomada da pilula e a gatinha fugir, no melhor dos casos verá a população gatal da sua casa aumentar rapidamente.... e, no pior dos casos, estará a contribuir para o aumento dos gatinhos vadios :(

Claro que a decisão é sempre do dono depois de ponderar bem sobre o que é melhor para os seus bicharocos e para si

Cristina
Korisca
Membro

sábado out 07, 2006 3:48 pm

Obrigada Cristina,
Acredite que tenho lido muito sobre este assunto e estou bastante inclinada a castra-los :cry: , apesar do que já expliquei atrás.
Neste monento quem é radicalmente contra é o meu companheiro, que se revelou um grande protector da vida sexual dos bichanos :evil: e diz que esta hipoteses está completamente fora de questão :!:, e tudo piorou quando o vet disse que depois da castração os gatos ficavam como umas gatinhas... :x :x :x
Tudo o que leio reencaminho-lhe, mas até agora como nunca houve marcação de território, brigas com outros gatos, nem fugas, nada o faz mudar de opinião!!! :(
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda out 09, 2006 9:28 am

Bom dia

Deixe que o seu companheiro sinta o "perfume" da marcação e vai ver como ele muda de ideias.... ;)
Só que, quanto mais tarde forem castrados, pior; porque, se eles se habituam a marcar, poderão continuar a fazê-lo mesmo depois de castrados.
E não se esqueçam que, na maioria das vezes, gato que foge não é recuperado. Arriscam-se mesmo a ficar sem eles!

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Korisca
Membro

segunda out 09, 2006 9:58 pm

O vet diz que até Janeiro não devo ter problemas, mas nessa altura quando os dias começarem a aumentar, os meus problemas irão também aumentar… :(
Marcação de território em casa, isso não permito, ai não permito não!!! :evil: O primeiro que me fizer isso vira logo gatinha! :( Já conheci muitos gatos que nunca o fizeram, e o meu companheiro está convencido que estes não o vão fazer… :lol:
Quanto às saídas, não sei mesmo o que fazer… :cry: :cry: :cry:
anasilva78
Membro Júnior
Registado: terça set 26, 2006 12:11 am

terça out 10, 2006 12:17 am

Olá, boa noite!

Os gatos possuem diferentes personalidades, pelo que uns gostam + de colo que outros e uns também são + extrovertidos eoutros menos.

A gata de 8 anos que tenho ao início de vida foi habituada a muita gente pelo que não lhe fazia diferença, mas depois + tarde quando apareciam pessoas estranhas escondia-se, mas quando as começava a conhecer e percebia que não havia perigo já dava +mão.

A gatinha que tenho com 2 meses faz exactamente a mesma coisa, comigo não foge,mas quando vê algém estranho foge,mas passadas algumas vezes já não tem medo.

Pode ser 1 fase que depois passe pois ainda estão em crescimento e aprender muitas coisas.

Felicidades!

Ana Silva
Korisca
Membro

terça out 10, 2006 10:06 pm

Realmente até os gatos têm os seus dias!!! :!:
O Xunga tem andado bastante mais meigo connosco cá em casa, é verdade que a meio da noite, já não se vem aconchegar ao meio de nós os dois na cama a fazer romrom, nada disso, agora prefere ficar mais à larga!!! ;)
Mas nos últimos dias voltou a brindar-nos com uns saltos para o colo e a deixar-nos fazer-lhe umas carícias, fico deliciada. :D Por vezes costumo brincar mais o meu companheiro, para vermos qual o colo dos dois ele escolhe! :o Quem vai ser o feliz contemplado?! :lol:
Desde que lhe arranja-mos um amiguinho, ele reduziu-nos bastante os mimos… :x Agora já estão um pouco maiores, mas inicialmente passavam o dia inteiro a brincar um com o outro! Chegava a sentar-me propositadamente a assistir! O Xunga é como uma mãe para o Arturinho! Adoro ver-lhe a lavar-lhe as orelhas… a dormirem abraçados…
Já noto mudanças à maneira que vão crescendo…
Responder

Voltar para “Gatos”