PIF - Dúvida!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ClaveDeSol
Membro Júnior
Registado: domingo set 03, 2006 3:26 am

terça set 26, 2006 3:56 pm

Boa tarde

Venho aqui pedir-vos informação sobre uma questão que nos anda a tirar o sono aqui em casa.

Um dos nossos gatos começou a perder o apetite, a esconder-se, a ter dificuldade em respirar e levamo-lo ao veterinario habitual e foi-lhe diagnosticado PIF.
O nosso veterinario informou-nos que a doença era altamente contagiosa entre os gatos, embora algo tratável, mas sem cura sendo um virus que ficava para sempre no gato.
Sugeriu que abatessemos o nosso gato para que ele não contagiasse os outros gatos da casa.

O meu pai, já cliente de longos anos deste veterinario, foi muito frontal e disse que só tomaria a decisão após obter uma segunda opinião pois achava o abate uma medida muito forte.

Levámos o gato a uma outra clinica e o veterinário que nos atendeu, disse-nos que a PIF era realmente um virus que ficava para sempre no gato, mas que não é contagiosa.
Explicou-nos que a PIF é um coronavirus que sofreu uma mutação e que o que o nosso gato pode transmitir é apenas o coronavirus e nunca a sua mutação (= PIF).
Disse-nos que como os nossos gatos convivem entre si alguns até já podem ser positivos para o virus corona, mas que só desenvolverão a PIF se estiverem sob determinadas circunstâncias tais como stress, doença prolongada, subita baixa de imunidade.
Este veterinário, apenas pelos sintomas, também suspeita que o nosso Jasmim tenha PIF, mas tirou-lhe sangue para várias análises e amanhã vamos lá realizar o teste de kit para a PIF (ele ontém não tinha kits).
De momento o gato está medicado com antibiótico, anti-inflamatório, algo para a espectoração e umas vitaminas.

Por precaução o meu pai ainda não o juntou aos outros gatos, mas agora estamos em saber o que pensar e/ou fazer.
Andei a pesquisar na net e não encontrei referência a testes de kit para a PIF, existem sim testes para os coronavirus, mas nem são de kit são uma análise de laboratório.

Alguém tem experiência com PIF e nos pode dar algumas ideias por favor?
Nós não queremos abater o Jasmim, mas também não queremos colocar em perigo os outros gatos da casa.

Obrigada pela vossa atenção.
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta set 27, 2006 8:44 am

Olá
Embora não tenha qualquer experiência relativamente à PIF, há aqui no fórum vários tópicos sobre o assunto e com links bastante elucidativos. Faça uma pesquisa com Peritonite Infecciosa Felina.
E que corra tudo pelo melhor...
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta set 27, 2006 9:18 am

Bom dia

Sem querer armar-me em conhecedora do assunto, vou tentar reproduzir o que o meu vet me disse há dias quando chegou a suspeitar de PIF numa das minhas gatas:

A PIF é muito difícil de diagnosticar apenas pelos sintomas porque tem sintomas muito semelhantes a outras doenças - febre, problemas digestivos e respiratórios, perda de apetite, debilidade, letargia - por isso, só é possível obter um diagnóstico definitivo por exame laboratorial.

Quando se notam os sintomas, já o gato com anticorpos contaminou outros que com ele vivam porque a PIF tem um longo periodo de incubação. Alguns gatos com coronavirus conseguem eliminar o virus, outros desenvolvem a PIF.

Assim, na minha modesta opinião, o 2º vet tem razão no que diz; abater o vosso Jasmim não vai evitar que os outros gatos desenvolvam a PIF. E abatê-lo sem terem a certeza de que ele tem PIF será muito cruel

Claro que, se a doença se confirmar e ele estiver a sofrer, a eutanásia possa vir a ser o melhor para ele

Desejo sorte ao vosso Jasmim e as melhoras
Cristina
ClaveDeSol
Membro Júnior

quinta set 28, 2006 12:49 am

Boa noite

Esta tarde tivemos de deixar o Jasmim na clinica. Estava tão fraco que teve de ficar internado a soro.

Ele ia fazer um teste de kit, mas o teste apenas detecta se há ou não coronavirus.
A PIF é provocada por dois coronavirus em conjunto (o virus da coenterite infecciosa felina e o virus da peritonite infecciosa felina).
Ele hoje estava tão fraco e com tão pouco "pulso" que o veterinario não quis estar a tirar-lhe sangue para lhe fazer o teste.
Mas de qualquer forma nós achamos que nem vale a pena fazer o teste pois não dá para saber se é PIF ou não.

O veterinario disse que para saber se é ou não PIF só há dois laboratorios "aqui perto": o Echevare em Espanha e outro em Glasgow.
Nestes o teste é laboratorial e aparentemente da resultados fiáveis.

Um obrigada muito grande aos foristas que me responderam.
A PIF é uma doença confusa e há certas doenças de gatos que também não se diagnosticam muito bem.
Nós optámos por tentar tratar o Jasmim desde que ele não esteja em sofrimento. Assim que ele esteja em sofrimento nós optamos por o adormecer.
Mas estamos com o coração nas mãos.
A casa parece vazia a e até os outros gatos estão confusos pois não encontram o seu companheiro de brincadeiras...

Alguém sabe de mais algum teste que nós possamos fazer?
Ele não come, tem dificuldades em respirar (parece que está constipado), as fezes estão pastosas, não se mexe, esconde-se muito e tem um pouquinho de febre.
Alguem já passou por algo semelhante?

Obrigada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 28, 2006 8:18 am

Bom dia.

Sei de casos que acabaram com bons resultados. Nunca perca a esperança e tenha é a certeza de que o veterinário que está a seguir o gatinho sabe o que tem entre mãos. Isto porque, infelizmente existem vets que de vets só têm a designação! A prova está no primeiro vet que consultou para esse gatinho!

http://www.vetmedix.com/artigos/ler/27
O que é a Peritonite Infecciosa Felina (PIF)?
A PIF é uma doença provocada por um coronavírus. Este vírus existe na forma de diversas estirpes, cada uma com diferente capacidade patogénica (capacidade de provocar doença).
Assim, enquanto algumas estirpes não provocam qualquer tipo de doença, outras provocam uma diarréia auto-limitante, enquanto outras provocam a forma mais grave - a PIF.
Como é que um gato é infectado pelo vírus?
A principal porta de entrada é por via oral. O vírus da PIF é libertado em grandes quantidades nas fezes. Além disso os coronavírus vivem habitualmente no intestino de gatos saudáveis podendo mutar para uma forma mais agressiva e provocar PIF. Factores genéticos e o stress parecem também estar envolvidos no desenrolar da doença.
O que acontece na PIF?
Os coronavírus da PIF possuem a capacidade de penetrar nas células de defesa do organismo - macrófagos - sem serem destruídos por elas conseguindo, assim, ser transportados para todo o organismo.

2. Sintomatologia
Quais os sintomas associados a PIF?
A PIF apresenta-se sob 2 formas:
• forma líquida/efusiva;
• forma seca.
A sintomatologia da forma efusiva deve-se à acumulação de líquido em cavidades do organismo, sendo o exemplo mais comum a ascite (acumulação de líquido na cavidade abdominal). Este líquido tem origem nos vasos sanguíneos com paredes danificadas por acção do vírus.
Na forma seca o organismo consegue montar uma defesa mais eficaz e conter os vírus em granulomas (em termos simplistas considere os granulomas como um tipo de abcessos) sendo que a sintomatologia resulta da compressão de orgãos por esse granuloma: convulsões, perda de visão, paralisia.
Com que idade se manifesta mais frequentemente a doença nos gatos?
A PIF é considerada uma doença dos muitos novos e dos muito velhos (animais com menos de 3 anos e mais de 10 anos de idade). Isto porque nestas classes etárias os felinos possuem um sistema imunitário mais debilitado.

3. Consequências
O meu gato tem PIF. Quais as consequências?
Infelizmente não existe até à data um tratamento eficaz para a PIF. É uma doença que resulta na morte dos felinos em 95% dos casos, tendo na forma efusiva uma evolução mais rápida.
Que posso fazer para impedir que o meu gato venha a ser infectado pelo vírus da PIF?
Um importante passo será testar qualquer gato antes de o acolher em sua casa. A vacinação para PIF não está facilmente disponível e só é aconselhada em gatis onde a doença é enzoótica, para protecção de gatos que sejam introduzidos de novo.

Descubra mais sobre a PIF em:

www.users.waitrose.com/~thecatgroup/fip.html
E ainda lhe deixo um link onde encontrará pergntas e respostas sobre a doença…

http://www.vetinfo.com/cfip.html

As melhoras do gatinho e boa sorte.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

quinta set 28, 2006 10:11 am

Bom dia

ClaveDeSol, notícias do Jasmim?

Cristina
ClaveDeSol
Membro Júnior

quinta set 28, 2006 12:17 pm

Boa tarde

Obrigada leonildecarvalho e cristina pela ajuda e preocupação.

As visitas são só às 15h, mas já telefonei de manhã para a clinica e ele está praticamente na mesma a unica coisa boa é que já comeu um pouco de lata ad ou id (não sei bem) que o veterinario recomendou que ele comesse.

Quando vier da visita eu dou noticias.
Muito obrigada pela vossa preocupação

Clara
ClaveDeSol
Membro Júnior

sexta out 13, 2006 1:49 am

Boa noite a todos

Finalmente, após 14 dias, de internamento o nosso Jasmim voltou para casa!! :)

Ele teve uma insuficiência renal aguda e um episódio de PIF húmida com muito liquido no abdómem.
Na clinica veterinaria colheram-lhe sangue para muitas análises e também lhe colheram sangue para testar a presença do VPIF que é o virus da Perotonite Infecciosa Felina que provoca a PIF.
O teste do VPIF foi para um laboratório espanhol chamado Echevare.

Durante o internamento na clínica o nosso Jasmim teve ainda um ataque epileptico, mas não se repetiu.

Várias vezes eu e os meus pais estivemos à beira de pensar que talvez o sofrimento dele fosse muito grande eque nós estavamos a ser egoistas em tentar mante-lo vivo.
Mas, a cada visita nossa, O Jasmim mostrava-nos o quanto é forte e mesmo deitado oferecia a cabeça para dar turrinhas.
E a minha mãe com muita paciência lá o foi conseguindo fazer comer, pouquinho mas alguma coisa.

Agora está em casa, está magrinho, veio com muitos medicamentos para tomar, tem de comer ração renal para o resto da vida e daqui a dois dias volta a clínica para ver se está tudo bem.
Está a domir na cama dos meus pais :)

Relativamente à PIF o medico disse que os nossos gatos da casa devem ser na maioria portadores do VCoEF (é o virus da coenterite infecciosa felina que quando o gato tem algum stress ou perde as defesas, este virus sofre uma mutação para VPIF e depois o VPIF é que provoca a PIF).
O veterinario explicou-nos com muita calma que o VPIF não é transmissivel pois está numas celulas que se chamam macrofagos, o que é muito contagioso (especialmente nas fezes) é o VCoEF.
Sugeriu-nos ainda que tentassemos não introduzir nenhum stress no ambiente dos nossos gatos e que à minima constipação estivessemos muito alerta para sintomas como: diarreia, febre, falta de movimento, movimento descoordenado, alucinações, falta de apetite.
Estes sintomas podem ser indicativos da PIF.

Quero aqui deixar um grande obrigada aos foristas que se preocuparam com o nosso Jasmim e que me foram ajudando com os vossos posts.
Muito, muito obrigada!

Clara
mce
Membro Veterano

sexta out 13, 2006 9:22 am

Que boa notícia!! :D Parabéns pelo retorno do Jasmim!
Clara, pela minha parte não tem de quê agradecer, eu não fiz nada. Foram vocês que o salvaram!
Mas se precisar de alguma coisa minha, é só "postar", ok?

A continuação das melhoras e vá dando notícias
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 13, 2006 10:23 am

Eu não disse que haviam casos de sucesso...? ;) :D

Parabéns pela vossa persistência e dedicação a esse gatinho ;) e não tem de me agradecer coisa alguma ;)

Agora, resta continuarem a dar-lhe toda a atenção que ele merece :D

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”