Recebi este e-mail.
Já respondi à pessoa em causa, dizendo que, que eu saiba, o leite para gatinhos tem de ser comprado num veterinário ou farmácia... Enviei-lhe também o link para o tópico da Leonilde sobre como criar felinos bebés.
Mas dado o carácter urgente do apelo, deixo-o aqui, caso alguém possa acrescentar informações úteis.
Alguém tem ainda a receita de leite para gatinhos feito em casa. Há 1 ano (?), mais (?) alguém divulgou uma receita de leite para gatinhos feito em casa.
Preciso urgentemente dela para dar a 2 senhoras que recolheram 8 gatinhos que têm de ser amamentados.
Se pudesse ser ainda hoje agradecia, pois amanhã não tenho acesso a à net.
Pedido de ajuda URGENTE - Receita de leite para gatos
Moderador: mcerqueira
Boa tarde
Há algum tempo, copiei dum post uma receita de leite para gatinhos (dada salvo erro pela leonildecarvalho), que guardei porque a "colónia" da minha rua tem bébés de vez em quando e nem sempre os €€€ abundam....
Era assim (se estiver errada, peço que me corrijam):
1 chavena de leite integral fervido
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 gema de ovo
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
5 gotas de um polivitamínico
Era isto que procurava?
Cpts
Cristina
Há algum tempo, copiei dum post uma receita de leite para gatinhos (dada salvo erro pela leonildecarvalho), que guardei porque a "colónia" da minha rua tem bébés de vez em quando e nem sempre os €€€ abundam....
Era assim (se estiver errada, peço que me corrijam):
1 gema de ovo
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Era isto que procurava?
Cpts
Cristina
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Penso que sim.
Obrigada.
Fico à espera da confirmação.
Obrigada.
Fico à espera da confirmação.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
A receita fiável que tenho e que já utilizei numa emergência é esta:mce Escreveu:
Era assim (se estiver errada, peço que me corrijam)
1 gema de ovo
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Era
1 litro de leite Integral
2 gemas
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher sopa de açúcar
1 pitada de sal
Tenha em conta que estas "receitas caseiras" devem ser utilizadas SÓ numa situação de urgência até se poder comprar o leite de substituição!
O que essas senhoras têm de fazer é comprar o leite de substituição o mais rápido possível!
mce, uma chávena de leite é "+" ou "-" 1/4 de litro.
Agora a minha questão é: para quê a colher de sopa de óleo? E logo 1 colher para só 1/4 de litro de leite?

E as 5 gotas do polivitamínico para qualquer idade de crias lactentes?
Mesmo para os recém nascidos?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Obrigada, Leonilde!
Boa tarde
leonildecarvalho, eu tinha quase a certeza de ter copiado bem a receita mas preferi verificar e voltei a encontrar o post.
Afinal, a receita que indiquei tem uma diferença- em vez duma chavena de leite, o post referia uma xicara. O resto está igual e foi referida nesse post como uma receita semelhante à dos veterinários para gatinhos bébés.
Não disse que era para recém-nascidos nem nós a aplicamos nesses casos. Apenas disse que a usávamos em bébés mas, normalmente, trata-se de filhotes que alguém abandona na colónia e que não podem esperar pela nossa disponibilidade para comprar. Antes este leite do que nenhum, não acha? E até agora felizmente não tivemos problemas
De qualquer forma, vou tomar nota da sua receita fiável
Cristina
leonildecarvalho, eu tinha quase a certeza de ter copiado bem a receita mas preferi verificar e voltei a encontrar o post.
Afinal, a receita que indiquei tem uma diferença- em vez duma chavena de leite, o post referia uma xicara. O resto está igual e foi referida nesse post como uma receita semelhante à dos veterinários para gatinhos bébés.
Não disse que era para recém-nascidos nem nós a aplicamos nesses casos. Apenas disse que a usávamos em bébés mas, normalmente, trata-se de filhotes que alguém abandona na colónia e que não podem esperar pela nossa disponibilidade para comprar. Antes este leite do que nenhum, não acha? E até agora felizmente não tivemos problemas
De qualquer forma, vou tomar nota da sua receita fiável

Cristina
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Uma chávena, uma xicara, é o mesmo!mce Escreveu: Boa tarde
Provavelmente em crias com mais de 10 dias, sim! Apesar que, gostava de saber, já que não sei tudo (ainda tenho muito mais a aprender, eheheheh), para que serve o óleo e o polivitamínico se, normalmente só se usam estas receitas caseiras SÓ numa emergência do momento, até se chegar a uma farmácia ou loja da especialidade para comprar o leite de substituição?!Não disse que era para recém-nascidos nem nós a aplicamos nesses casos.[/quote]
Então, convinha, antes de dar a receita, saber a idade dos gatinhos...! É que uma mistela com tanto óleo para tão pouca quantidade de leite e ainda com um polivitamínico... bem que pode mandar uma cria recém nascida, para o "céu dos gatinhos" depois duma tremenda gastroenterite!
Antes este leite do que nenhum, não acha? E até agora felizmente não tivemos problemasApenas disse que a usávamos em bébés mas, normalmente, trata-se de filhotes que alguém abandona na colónia e que não podem esperar pela nossa disponibilidade para comprar
De qualquer forma, vou tomar nota da sua receita fiável![]()
Cristina
Não, não acho! Ou por outra, acho mas, sem o óleo e sem o polivitamínico já que é só para um arremedeio dumas horas e, não é num arremedeio, dumas horas, que um gatinho esfaimado vai deixar de crescer/desenvolver ou ficar mais saciado só porque tem o óleo e o polivitamínico!Antes este leite do que nenhum, não acha? E até agora felizmente não tivemos problemas
E, quanto ao "Não acha?"Não vale a pena abespinhar-se porque só fiz uma pergunta, "não acha?"
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boa tarde
Eu não me abespinhei
; também estou sempre a aprender e fico grata quando me corrigem e ensinam. O meu "não acha" não tinha esse sentido, era apenas uma forma de expressão
Hesitei quanto a prolongar este assunto mas vou tentar clarificar a situação para que não seja usada em situações que possam molestar os animais
A colónia que alimentamos está controlada a nível de nascimentos. Os bébés que lá têm aparecido são postos durante a noite e costumam ter já alguns dias (os recém-nascidos não sobrevivem à noite). Assim, o seu aparecimento é sempre inesperado
Como todos trabalhamos, com uma excepção, não há disponibilidade de tempo para compras matinais (e, às vezes, a carteira também não ajuda...
) ; os gatitos são levados rapidamente para a pessoa que não trabalha mas que, por sua vez, tem dificuldade de deslocação. Assim, até um de nós poder voltar com o leite apropriado, os gatinhos são alimentados dessa forma.
Admito que não seja a receita ideal, embora tivesse sido checkada antes . Não tivemos qualquer problema com os gatitos até agora mas isso não quer dizer que não haja soluções bem melhores!
Sabem , não querendo parecer um "velho do restelo" mas parafraseando um anuncio conhecido
, "eu ainda sou do tempo" em que não havia produtos especiais para animais à venda, nem sequer rações, e os recém-nascidos e bébés sem mãe eram alimentados com leite de cabra, coisa que agora dificilmente se encontra (infelizmente) porque é um dos bons substitutos do leite materno e é bem tolerado por muitas espécies de animais. Salvei alguns bicharocos assim
Cristina
Eu não me abespinhei

Hesitei quanto a prolongar este assunto mas vou tentar clarificar a situação para que não seja usada em situações que possam molestar os animais
A colónia que alimentamos está controlada a nível de nascimentos. Os bébés que lá têm aparecido são postos durante a noite e costumam ter já alguns dias (os recém-nascidos não sobrevivem à noite). Assim, o seu aparecimento é sempre inesperado
Como todos trabalhamos, com uma excepção, não há disponibilidade de tempo para compras matinais (e, às vezes, a carteira também não ajuda...

Admito que não seja a receita ideal, embora tivesse sido checkada antes . Não tivemos qualquer problema com os gatitos até agora mas isso não quer dizer que não haja soluções bem melhores!
Sabem , não querendo parecer um "velho do restelo" mas parafraseando um anuncio conhecido

Cristina