Duvidas de novato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ICE929RR
Membro Júnior
Registado: terça jul 19, 2005 1:27 pm
Contacto:

segunda out 02, 2006 8:01 pm

Caros amigos,

Estou prestes a receber um gatinho macho (penso que tem quase 2 meses) de uma amiga minha.
Disseram-me que pode dar mau cheiro à casa...
Desculpem esta minha total ignorância, mas gostava de saber como atenuar isso caso venha a acontecer.

Outra coisa...
Tenho um apartamento com 3 andares, será que deva colocar algum tipo de protecção para o “Yuri” ? Ou será que tenho de dormir no sofá para lhe fazer companhia?

lol

Mais uma...
Tenho muitas plantas secas que servem como decoração, deverei removê-las?

Mais uma...
Como moro sozinho, ele ficará algum tempo sem a minha companhia... ok venho a casa almoçar e costumo chegar ás 18 horas... será que ele fica bem?

Desculpem o trabalho, mas gostava de saber isso para evitar “danos” ao “Yuri”

Obrigado,

Luís
Peter2
Membro
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 am

segunda out 02, 2006 9:09 pm

quanto ao mau cheiro nao penso que se tenha de preocupar muito,pois se mudar a areia muitas vezes por semana nao vai haver problemas,mas mesmo que houver tem sempre a sua disposiçao anti cheiros para areia de gato.aconselho o a disponiblizar erva fresca ao seu gato,nao percebi a parte da vedaçao,tem medo que o gato caia e?pois isso se calhar vale a pena pois a minha gata caiu de um 2 andar por causa dos lençois com 1 mes e meio,felismente nao lhe aconteceu nada=esse dia passou o a dormir :D ,quato as horas nao se preocupe,se brincar muito com ele enquanto esta em casa ele nem vai dar pela sua falta,o mais certo e passar essas hora a dormir :D
ICE929RR
Membro Júnior
Contacto:

segunda out 02, 2006 11:02 pm

Obrigado Peter...

Só tenho receio que ele venha pelas escadas abaixo, visto ser tão jovem

Obrigado,

Luis
carina_78
Membro Júnior
Registado: quinta ago 10, 2006 12:23 pm
Contacto:

terça out 03, 2006 8:18 am

Olá,
Pq não visitas a minha página www.chateaubleu.net, na zona de gatinhos e ficas a saber melhor de como cuidar de um.

Para a questão do mau cheiro, que se vai prender possivelmente com a marcação de território, uma vez que é um macho, aconselho um produto que se chama Feliway. Trata-se de um difusor que emite as feromonas faciais dos gatos e fá-los andar mais calmos e por isso não marcam o território e também não se sentem tão tristes na ausência do dono.

Mais informações do Feliway no meu Fórum em www.chateaubleu.net/forum-chartreux
ICE929RR
Membro Júnior
Contacto:

terça out 03, 2006 9:56 am

Olá Carina,

Não estou a conseguir entrar no seu site.
Vou tentar em casa e com mais calma.

Obrigado na mesma

Luis
ICE929RR
Membro Júnior
Contacto:

terça out 03, 2006 11:55 am

Nope... nem em casa consigo abrir o site
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

terça out 03, 2006 6:04 pm

Em relação aos cheiros, podem acontecer por duas razões: se você não limpar regularmente a caixa de areia ou se o gato não for castrado e marcar território...

Eu não percebi, você vive num 3º andar ou o seu apartamento é um triplex? De qualquer forma, deve ter cuidado com janelas e varandas, ou seja, não deixá-las abertas senão o gato vai aventurar-se em aprender paraquedismo...Se tem escadas dentro de casa, penso que não haverá problemas, mas alguém mais experiente dir-lhe-á.

Em relação a estar muito tempo sozinho, arranje-lhe muitos brinquedos (bolinhas, ratinhos de tecido, bolinhas de papel, arranhador,...), mas o melhor mesmo é uma outra companhia felina!! E, claro, quando estiver em casa dê-lhe o máximo de atenção possível, brinque com ele, mime-o!!

Não se esqueça de o alimentar com uma boa ração e ter sempre água fresca à disposição!! Nada de leite de vaca ou de substituição dos que se vendem no supermercado (whiskas, etc...). Muito importante é levá-lo ao veterinário para ver se está tudo bem, desparasitar e vacinar!!

Arranje-lhe, também, uma caminha própria para ele se habituar a dormir lá as sonecas!!

;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
ICE929RR
Membro Júnior
Contacto:

terça out 03, 2006 6:11 pm

Moro num triplex, daí o meu receio.
Mas vou colocar uns livros para evitar acidentes.

Janelas estarão um pouco abertas (1 cm) e penso que ele ainda não terá capacidade para saltar tão alto, mas...

De resto, não estou a ver mais nada a nível de segurança.

Obrigado

Luis
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

terça out 03, 2006 6:22 pm

Janelas estarão um pouco abertas (1 cm) e penso que ele ainda não terá capacidade para saltar tão alto, mas...
A questão não é saltar, a questão é poder cair por escorregar ou até mesmo por ir atrás de um insecto ou pássaro...em relação aos gatos não pense, preveja e previna! Os gatos são animais imprevisiveis e com uma vontade própria e capacidade de nos surpreender inacreditável!
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta out 04, 2006 10:32 am

Bom dia

Os gatinhos conseguem fazer coisas totalmente imprevisíveis e chegar onde nunca julgamos possível! :o

Quando trouxer o seu bichano, não estranhe se ele estiver assustado. Ele ficou sem a mãe e sem a casa que conhece no mesmo dia.... Deixe que ele percorra a nova casa e mostre-lhe onde estão as coisinhas dele (comida, agua, pedra, cama ou manta). Nos primeiros dias, leve-o à comida e à pedra para que se habitue ao local.
Mude a agua com muita frequência, limpe a pedra todos os dias e, se optar por dar comida humida, retire a comida após a refeição, nunca deixe os restos durante o dia porque se estraga rapidamente. O melhor é mesmo a ração seca de boa qualidade, própria para a sua idade; os gatos comem várias vezes ao dia, pouco de cada vez, logo a comida seca é o ideal, para além de garantir que o gatinho tem todos os nutrientes de que necessita

Mimeo-o muito e brinque com ele. A visita ao Veterinário também é muito importante para escalonar o esquema de desparasitações e vacinas. Tire todas as dúvidas com o vet, ele é o seu melhor conselheiro

A nível de segurança, olhe para a sua casa com olhos de gatinho... :)

Muita atenção mesmo às janelas e portas, o ideal seria proteger as janelas com rede , caso queira continuar a abri-las; ou coloque uma tranca nas janelas para que ele não consiga abri-las mais do que esse cm. Olhe sempre para trás antes de abrir portas com acesso ao exterior porque os gatitos são pior que o Speedy Gonzales :)

Se a escada tiver corrimão aberto, vigie as brincadeiras nos andares superiores. Cuidado com fios, extensões e fichas eléctricas. Mantenha a sanita com a tampa fechada, mantenha a máquina da roupa com a porta encostada e verifique sempre onde está o gatinho antes de ligar a máquina.

Atenção aos roupeiros e armários; verifique se ele não ficou fechado em algum, sobretudo quando se ausentar de casa

Cuidado também com botões, agulhas, novelos, fios, todos os objectos pequenos que o possam sufocar; não deixe objectos pesados sobre os naperons, sobretudo se tiverem pontas compridas que ele possa puxar.

Atenção ao fogão e, se tiver, cuidado com lareiras e aquecedores.

Habitue-se desde já a abrir primeiro a torneira da água fria e só depois a agua quente - os gatinhos adoram brincar com a agua e ele pode queimar-se

Atenção também aos medicamentos e aos produtos de limpeza

E pense realmente em arranjar-lhe um companheiro... Dois gatinhos não dão muito mais trabalho do que um, são mais felizes e dar-lhe-ão o dobro de alegrias ;)

Felicidades para os dois e divirta-se muito com o seu bicharoco :lol:
Cristina
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta out 04, 2006 11:12 am

Esqueci-me de um aspecto também importante: se quiser salvar os seus tapetes, cortinados e sofás.... corte-lhe frequentemente a ponta das unhas; peça ao seu vet para lhe explicar como se faz

E arranje-lhe um arranhador - habitue-o a afiar as unhas lá. Mas tenha cuidado para que seja estável e lembre-se que o gatinho cresce muito rapidamente por isso escolha um que possa continuar a aguentar com o seu peso
ICE929RR
Membro Júnior
Contacto:

quarta out 04, 2006 12:07 pm

Obrigado mce

Luis
Responder

Voltar para “Gatos”