gatos e coelhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
aleki
Registado: quarta ago 06, 2003 10:41 pm

segunda out 16, 2006 3:19 am

Olá para todos os parceiros desse lado.
Sou uma pessoa "um pouco impetuosa" e gosto de animais. Se há quem goste de, nos tempos, livres fazer jardinagem e acha relaxante, eu prefiro lidar com bicharada.
Actualmente tenho 2 tartarugas, 2 coelhos anões, uma fêmea (a Xer) e um macho (Speedy), sendo que ela anda solta e ele tem de viver dentro de uma gaiola que eu fiz, porque apesar de inicialmente os ter soltos na marquise, separados por uma vedação de 1,20m de altura, o "piqueno": bonitão, branco de olho azul, encontrou maneira de subir para o tanque, daí para o parapeito da janela e saltar a vedação para ir ter com a sua morenaça. Ela não se fazia rogada e, como se sabe, isto de cio nas coelhas são uns atrás dos outros, de tal ordem que em pouco mais de 2 meses vi-me com 9 coelhos de 2 ninhadas diferentes (tipo produção em série...).
Bom, a coisa agora estava mais calma, até que, num daqueles arrebates, trouxe para casa uma coisa fofa de cor beje, focinho,cauda e extremidades das patas castanhas (gata raçada e siamês), que dá pelo nome de Zara (foi de saldo, pois estavam´a dar gatos, numa loja de animais) e foi amor à primeira vista.
Ora apesar da gata ser a predadora, a coelha, mais velha na casa, é dominante, impondo respeito no território que até agora tem sido seu.
Assim, e apesar da gatita mostrar curiosidade e tentar aproximar-se da coelha esta, tanto a ignora como é capaz de, com ar de superioridade simular que vai atacar a gata.
A gata é muito meiga e brincalhona, apesar de já me ter causado algumas lesões nas pernas e costas, pois tem como um dos desportos favoritos trepar-me às costas para se plantar nos meus ombros e espiolhar o que ando a fazer.
Algum de vós já teve gatos e coelhos a conviverem pacificamente? Usaram de alguma técnica especial para que se tornassem "bons companheiros"? Será que posso ter esperança?
Agradeço sugestões.
Aleki
Anitaroque
Membro Júnior
Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am

domingo out 22, 2006 4:51 pm

Olá. Eu estou precisamente com o mesmo problema pois adquiri recentemente 2 gatinhas que têm agora 2 meses e tenho 2 porquinhas de india já com 3 anos e meio. Por enquanto ainda não houve nenhum homicídio porque as gatinhas ainda são bebés mas mais tarde, não sei não...
De qualquer modo, o que é importante é que a gatinha não venha a fazer mal à coelha, pois basta uma unhada para feri-la no olho gravemente. Penso que deve supervisionar as interacções entre os animais e deixá-los conhecerem-se melhor. É importante que a coelha não desperte mais tarde os instintos caçadores dos gatos. Pelo menos é o que tenho pesquisado por aí, de modo a que já cheguei ao cúmulo de colocar os 4 animais dentro da gaiola das porcas por breves minutos...e...nada! As gatas brincaram uma com a outra e as porcas...iam-lhes dando um ataque cardíaco!! Mas infelizmente é para o bem delas, pois não gostaria nada de um dia chegar a casa e ver as minhas porquinhas servidas para o jantar das minhas gatas. Enfim, temos de fazer com que seja possível a coabitação entre espécies, ou pelo menos tentar! Boa sorte para ti!
Anitaroque
Membro Júnior
Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am

domingo out 22, 2006 4:54 pm

Olá. Eu estou precisamente com o mesmo problema pois adquiri recentemente 2 gatinhas que têm agora 2 meses e tenho 2 porquinhas de india já com 3 anos e meio. Por enquanto ainda não houve nenhum homicídio porque as gatinhas ainda são bebés mas mais tarde, não sei não...
De qualquer modo, o que é importante é que a gatinha não venha a fazer mal à coelha, pois basta uma unhada para feri-la no olho gravemente. Penso que deve supervisionar as interacções entre os animais e deixá-los conhecerem-se melhor. É importante que a coelha não desperte mais tarde os instintos caçadores dos gatos. Pelo menos é o que tenho pesquisado por aí, de modo a que já cheguei ao cúmulo de colocar os 4 animais dentro da gaiola das porcas por breves minutos...e...nada! As gatas brincaram uma com a outra e as porcas...iam-lhes dando um ataque cardíaco!! Mas infelizmente é para o bem delas, pois não gostaria nada de um dia chegar a casa e ver as minhas porquinhas servidas para o jantar das minhas gatas. Enfim, temos de fazer com que seja possível a coabitação entre espécies, ou pelo menos tentar! Boa sorte para ti!
Responder

Voltar para “Gatos”