O meu gato adora morder

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mabastos
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 11:48 pm

segunda out 16, 2006 11:50 am

Olá,

estou com um problema....

O meu gato Sneaky adora morder e roer as coisas, o meu sofá novissimo está todo tapado com mantas e mesmo assim já tenho o ombro do mesmo roido :( .

Quando lhe pego ao colo adora morder-me.

Compro todos os brinquedos q há para ele se entreter, mas mesmo assim...

Ele é esterilizado e tem cerca de 1 ano de idade e foi para minha casa com cerca de 5 meses, era da rua e penso que ficou sem mãe muito cedo.

O que é que eu faço para ele perder esta mania?

Obrigada,
Inês
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda out 16, 2006 12:43 pm

Boa tarde

Três sugestões:
- se ainda não estiver, opte pela castração
- ofereça-lhe um arranhador
- dê-lhe um companheiro de brincadeiras (de preferencia, adopte ;) )

O seu gato morde porque o agarra ao colo ou porque nessa situação começa a brincar consigo? Há gatos que não gostam de colo e pode ser esse o caso; ou ele pode estar com algum problema e o acto de o agarrar pode magoá-lo

Se não for por problemas fisicos, ralhe com ele com ar serio (não bata), deixe-o sozinho e não lhe fale durante algum tempo. Ele vai ficar baralhado mas vai perceber que não está satisfeita e que ele passou dos limites. Faça isso sempre e seja persistente. E quando ele se portar bem, faça-lhe muitas festas e elogie-o

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
mabastos
Membro Júnior

segunda out 16, 2006 2:06 pm

Cristina,

ele é castrado, tem uma companheira e tem um arranhador novo :(

eu já percebi que ele fica irritado quando eu o agarro, mas quando ele fica assim ainda me dá mais vontade de o apertar (ele é queridíssimo...) e também tem que pagar a "estadia"...

O meu problema nem é o arranhar mas sim o morder... as minhas almofadas estão uma desgraça, o meu sofá ... estou desesperada....

Inês
mabastos
Membro Júnior

segunda out 16, 2006 2:07 pm

Cristina,

ele é castrado, tem uma companheira e tem um arranhador novo :(

eu já percebi que ele fica irritado quando eu o agarro, mas quando ele fica assim ainda me dá mais vontade de o apertar (ele é queridíssimo...) e também tem que pagar a "estadia"...

O meu problema nem é o arranhar mas sim o morder... as minhas almofadas estão uma desgraça, o meu sofá ... estou desesperada....

Inês
XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

segunda out 16, 2006 8:15 pm

Boas...

Eu tenho exactamente o mesmo problema so que é um gato com 1 mes, 2 semanas e 3 dias :? Como ele nao tem idade para ser castrado nem para ser estrelizado n sei como e :?

Alguem me pode ajudar :?:
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 16, 2006 11:05 pm

Tanto em gatos adultos como bebés, deve-se de desencorajar qualquer brincadeira que os leve a morder!

A minha Leo sempre teve essa mania. Parou mas, de vez em quando lá vem fazer as sua "caçadas" à minha perna só que assim que me vê descalçar o chinelo, já sabe que leva com ele. Eu atiro-lho e ela sabe bem que tem patas para fugir... ;)

Uns tabefes dados na hora certa, costuma ajudar a que percebam que não podem morder!

Quem dá pão, dá educação ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça out 17, 2006 11:40 am

Bom dia

mabastos, parece que o seu gato morde quando o agarra ao colo simplesmente porque não gosta de colo. Ele avisa-a (fica irritado) mas você insiste e até o aperta. Consequência: ele diz "já basta", ou seja, morde
Tenho duas gatas que, até recentemente, se atacavam e lutavam e e uma delas virou a agressividade contra mim, ferindo-me frequentemente. Ultrapassar essa situação foi muito dificil e demorado por isso não permita mesmo que ele a morda. Seja firme e deixe-o de castigo quando ele morder. Mas vai ter mesmo de ser persistente se quiser que funcione.

Também pode acontecer que ele morda o sofá como retaliação ao facto de ter sido agarrado contra-vontade ou porque sente ciumes da companheira, ou para marcar o territorio, ou.... há "n" hipóteses. Só observando o seu bichano, poderá tentar descobrir o que está por detrás deste comportamento

Se calhar ele não gosta do material do arranhador ou o mesmo não oferece uma area atractiva ou está no local errado. As minhas bichanas, por exemplo, nunca gostaram do arranhador mas adoram uns tapetes de corda que lhes comprei e que foram a salvação dos meus sofás (do que resta deles....). O tubo dos rolos de papel de cozinha, porque é grande, transforma-se em excelente "inimigo", que elas mordem e golpeiam com as patas.

Experimente pôr o arranhador junte ao sofá para que fique no seu caminho ou, então, junto do sitio predilecto do seu gato. Use um eliminador de odor proprio para gatos nos sitios em que ele morde e corte frequentemente a ponta das unhas do seu bichano.
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 17, 2006 2:03 pm

Nos locais em que ele não deva morder, nos móveis... coloque papel aderente, daquele de plastificar, com a parte da cola virada para cima. Prenda-o com fita adesiva ou até mesmo com tiras recortadas desse papel. É só forrar as partes onde ele costuma ir morder e vai ver que assim que ele começar a sentir os bigodes, pelo e boca presos na cola do papel, ele desiste ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”