Como faço para os gatos mais velhos aceitarem a gatinha nova?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anasantos79
Registado: quarta nov 01, 2006 12:57 am

quarta nov 01, 2006 1:05 am

Como faço para os gatos mais velhos aceitarem a gatinha nova?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 01, 2006 10:24 am

Tê-la separa dos residentes, numa parte diferente da casa em que se possam cheirar por debaixo da porta que os separa.
Ainda, trocar as mantinhas dela com as deles de vez em quando com a finalidade de começarem a reconhecer os cheiros de cada um ;) .

Ao fim de algum tempo, é pegar na gatinha ao colo e mostrá-la aos seus gatos residentes...e voltar a colocá-la nos aposentos dela. fazer isso tantas vezes forem necessárias e ir avaliando as "bufadelas" se estas existirem ;) ?
Se não se bufarem... então pode começar mas só na sua presença e só quando está em casa, a deixá-la solta pela casa e ir monotorizando a convivência entre todos ;) . Não esquecer de nestas primeiras fases nunca os deixar a sós. Quando tiver de se ausentar, encerre a gatinha.
Só a deve libertar de vez quando houverem certezas dela ter sido bem aceite e que ela tenha a idade, peso e tamanho para se defender dos outros no caso duma briga aquando na sua ausência.

Não esquecer que é muito importante manter as unhas de TODOS bem aparadas para no caso de haver algum desentendimento...!

Não sei se essa gatinha está desparasitada e ou vacinada, idade, etc... contudo deve levá-la a um veterinário, antes de a juntar aos seus gatos, para despiste de possíveis doenças não vá haver alguma em que vá infectar os residentes?

NUNCA faça festas à gatinha na presença dos outros, sem as fazer a eles primeiro. Os gatos são ciumentos e ciúmes logo no início não é bom para uma boa socialização.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anasantos79
Registado: quarta nov 01, 2006 12:57 am

quarta nov 01, 2006 11:24 am

As coisas realmente nao tao a ser faceis. tambem ela so esta ca desde segunda. encontramo-a na rua com feridas nas orelhas devido a parasitas que ela tinha e depois cussava. Deixamo-la no veterinario uma semana a ser tratada e so quando ela ja estava mais o menos boa é que veio pra casa. Tem aproximadamente 4 meses e é muito meiginha. Os que ja existem sao uma gata (luna)de quase 4 anos ( a que esta a reagir pior) e 2 gatos de 3 anos cada um e castrados. O meu problema neste momento é que e luna esta tambem a reagir de vez enquando mal com os gatos. Quando ela veio, realmente nao a separei, pensei que seria melhor conviverem logo pra se habituarem, nao sabia... Quando eu e o meu marido chegamos perto dela chega a bufarmos a nos tambem...
quando o gato mais novo chegou a casa ou outros dois tambem tiveram esta reaçao mas a sensaçao que tenho é que desta vez ta a ser pior... acha que algum dia vao conseguir conviver todos? ou pode realmente ficar assim pra sempre?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 01, 2006 10:25 pm

Pode acontecer não virem a ser os melhores amigos...mas, tolerarem-se já não é mau de todo ;) .

E, é normal que a chegada dum novo animal, mesmo que seja da mesma espécie, desajuste um pouco o comportamento habitual da colónia residente. Não é muito comum acontecer mas chega a acontecer ;) . Eu tenho um exemplo desses cá em casa que, com a chegada da Leo, uma das gatas excluiu-se da colónia residente ;) mas, toleram-se :D

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sissy2
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 7:50 pm

quinta nov 02, 2006 8:21 am

Eu estou com o nesmo problema,tambem recolhi um gato da rua,e não está facil os outros aceitarem-no,principalmemte dois dos meus mais novos que são os mais mimados,pois andam sempre a pedir carinho,daí serem os mais mimados,ao principio ainda se toleravam,mas agora está pessima a relação,o Goofy que é o meu tigrado não pode ver o outro desata aos gritos,passa o dia escondido e para comer só comigo ao pé e tem que ser em cima da bancada da cozinha,ontem lá se aventurou e foi comer sozinho ,o novo apareceu,o goofy desatou aos gritos e todo arrufado quando eu lhe peguei mordeu-me,coisa que ele nunca tinha feito,nem arranhar ele nunca me arranhou.A Sissy a minha gatinha cinzenta com manchas cremes também quando vê o novo é só ralhar mas não foge dele,outro dia o novo quando a ouviu ralhar atacou-a,eu estava ao pé e não houve perigo mas a sissy apanhou um grande susto até fez xixi.
Também não sei lidar com a situação,a minha esperança é que com o tempo isto passe.
Acho que o meu erro foi o que a leonilde Carvalho comentou (nunca faça festas á gatinha nova na presença dos outro,sem as fazer a eles primeiro)
e,eu fazia muitas festas ao novo na presença deles,depois de os ver com cara de ciumes é que eu lhes dava muitos beijinhos
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta nov 03, 2006 10:22 am

Bom dia

anasantos79, não vou dizer isto para a desanimar; bem pelo contrário, é para que veja que a junção dos bichanos é possível, só precisa de tempo e muita paciência. As minhas duas gatas demoraram 6 anos a tolerarem-se e, ainda, hoje, dificilmente partilham a mesma divisão. Durante esses anos, as bulhas chegaram a ser quase de morte mas hoje, quando se encontram, já só há algumas bufadelas.
Não sei se algum dia virão a ser amigas; acho difícil mas continuo com esperança porque a situação actual era impensável há um ou dois anos atrás. E estou com muita fé no inverno porque as vou "forçar" a partilhar o mesmo irradiador..... ;) Nada como uma boa almofada, perto do calor, para amansar as feras :D (espero eu....)

Boa sorte
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta nov 03, 2006 1:53 pm

Eu nunca tive grandes problemas em juntar um gatito novo aos que já tinha. Já o fiz 3 vezes. Faço sempre assim: +/- 8 dias separados quando eu não estou, quando estou, agarro num e mostro-lhe o outro. De vez em quando solto-os a ver o que acontece, quando a coisa começa a ficar mais agressiva separo-os. Ao fim de 8 dias normalmente já os junto. Até hoje não tive nenhum problema e inclusivé passado pouquissimo tempo já dormem todos juntos. A última experiência foi mais dificil: como saí de casa dos meus pais e a minha mãe não me deixou trazer nenhum dos gatos (3), a minha namorada acabou por trazer o canito dela (como nos mudámos para uma vivenda era mais fácil conciliar os passeios do cão). Até que há coisa de 3/4 semanas por circunstâncias tristes trouxemos para casa 2 gatitos (de 2 e 5 meses), e agora, que fazer? O cãozinho é um Rotveiller de 5 anos com 55 Kg de peso, habituado a ser tudo dele lá em casa. Fomos ao veterinário que nos disse apenas que era preciso paciência e nunca esquecer-mos que os gatos para um cão são apenas bolas de brincar com pernas! Igualzinho aos gatos: 8 dias separados por uma porta a habituarem-se uns aos outros. Quando chegávamos a casa do trabalho, soltavamos os gatos e o cão ficava à trela. desde o inicio o que havia da parte de todos era apenas curiosidade. Hoje, e estão à cerca de 3/4 semanas juntos, não passam uns sem os outros. É vê-los a correr pela casa à noite na brincadeira. Não é agradável para quem quer dormir, sempre são 55 Kg de cão, mais 2 bolas de pê-lo que não param quietas. Quando o cachorro se cansa e se deita lá vêm os outros 2 chateá-lo (e que paciência que ele tem!) até que se deitam todos encostados uns nos outros e dormem. Mas reconheço que tenho tido sorte com os animais. Paciência, acima de tudo muita paciência.
halmeida
Registado: segunda nov 20, 2006 11:59 am

segunda nov 20, 2006 12:23 pm

Boa tarde,

Venho a este forum à procura de alguma ajuda visto neste momento já pouco mais saber o que poderei fazer.

A minha situação é muito semelhante à que deu início a este tópico, mas apenas no aspecto da agressividade. Temos connosco uma gata e uma cadela. A gata foi a primeira e veio cá para casa apenas com 15 dias, visto a mãe (gata de rua) ter abandonado os filhotes. Foi para nós uma experiencia unica pois fomos "pais" no verdadeiro sentido da palavra para a nossa gata, mas no entanto sempre teve uma personalidade muito peculiar e algumas vezes, com bastante mau feitio... mas enfim.
Um ano depois adoptamos uma Golden Retriever, que até foi para nosso espanto, bastante bem aceite pela gata logo ao fim de cerca de 15 dias. O facto da cadela ser uma "paz de alma" também contribuiu bastante para isso.

Agora, passados 2 anos e meio, decidimos adoptar um gatinho de rua, que se encontrava bastante mal tratado e praticamente a morrer de fome, pelo que acabámos por não ter a coragem de o deixar nesta situação e lá acabámos por decidir adicionar mais um membro à familia. Fui pesquisar na internet a melhor maneira de fazer a coisa e decidimos após a ida ao veterinário, com desparazitação e castração feita trazê-lo para casa. A ideia era a mesma já indicada várias vezes... separar os gatos em divisões diferentes e tentar aproxima-los a pouco. Correu mal logo de inicio, pois mal o gato entrou em casa, a gata "passou-se" completamente, chegando até a atacar-nos de cada vez que nos aproximavamos dela. Passou 15 dias escondida e a bufar lá no cantinho dela... ao final de um mês ainda os gatos não conviviam e mal a gata o podia ver à frente. Passou-se um mês e meio e acabámos por arriscar e soltar o gato pela casa aos poucos. O desgraçado é um "panhonhas". É extremamente carente e mimoso e passava a maior parte do tempo a fugir dela. Com o passar de algum tempo, acabámos por perceber que a unica maneira era trancar a gata no quarto durante o dia e deixa-los apenas soltos os dois à noite. A coisa pareceu resultar por algum tempo, mas sempre que existe uma aproximação dos dois, a gata torna-se violenta para o pobre coitado. E andamos assim há mais de 8 meses. Não há maneira de a gata aceitar o gato, mas o problema é que ultimamente anda a tornar-se mais agressiva ainda para com ele e também para connosco. Nos ultimos dias, os ataques sucedem-se com uma frequencia assustadora por parte da gata e quando a tentamos acalmar, acaba por se virar a nós, enfim... ja não sei o que mais fazer. Apenas andamos a controlar a situação, mas já se torna demasiado complicado, apenas queremos que consigam tolerar-se mas nem isso tem sido possível.

A nossa gata sempre fui muito dependende de nós (não podemos ir em viagens sem ela, pois não bebe nem come na nossa ausência) está sempre a querer estar ao nosso colo e a receber miminhos, e agora de repente, embora esteja constantemente a pedir miminhos da nossa parte e a continuar a querer estar sempre ao nosso colo, ataca-nos muitas vezes quando a queremos acalmar, o que até aqui e mesmo com os longos meses de "bulhas" com o gato, não estava a acontecer.

Alguém tem ideias ou sugestões que nos possam ajudar a lidar com esta situação da melhor maneira?

Cumprimentos a todos.
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

segunda nov 20, 2006 1:42 pm

Olá Ana,

Vendo os casos descritos aqui considero-me uma sortuda! Eu tenho um gatinho de 16 meses, castrado, e adoptei fez 6ªfeira oito dias uma gatinha de 6 meses. Andava um bocadito apreensiva com a reacção que podia ter o meu pequenote, mas parece que fui abençoada :) só dormiram duas noites em espaços separados, na 3ª noite já partilharam o mesmo espaço e a mesma taça de comida!
Não fiz nada de especial, nesse fim de semana dediquei-me exclusivamente a eles. Durante cerca de uma hora, coloquei a Joaninha numa transportadora e deixei que o Palitinho andasse ás voltas a cheira-la, até ao ponto em que ele se cansou e deitou-se ao pé dela ;)! Ora juntava (controlando sempre) ora separava, enchia o meu menino de mimos e ia fazendo miminhos à maninha nova ao mesmo tempo. Numa noite um dormiu na cozinha outro no wc, na outra fiz a troca (mas usavam as coisas um do outro), durante o dia eu mimava um e o meu marido o outro, depois trocava-mos para sentirem sempre o cheiro um do outro. Correu muito bem! :) Acho que ajudou o facto da Joaninha estar muito carente e andar a roronar pela casa como se "não houvesse amanhã", e apesar dos "bufos" ela seguia-o sempre que podia (isto é um segredo, mas acho que a Joaninha está apaixonada pelo Palitinho ;) )!
Acho que tive muita sorte! :)

No seu caso é mais complicado porque tem alguns gatinhos, portanto mesmo que um esta disposto a ceder se os outros ripostarem ele volta a rispostar também, é uma especie de onda de solidariedade ;) mas não desespere, vais ver que vai correr bem e com o tempo ficam amigos...fico a torcer para que isso aconteça! :)

Desculpe o testamento, contei-lhe isto apenas para ver que há casos e casos, pode ser que corra bem!

Vá dando noticias e boa sorte!
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
Responder

Voltar para “Gatos”