q ração p persas esterilizadas?? dúvida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

quinta nov 09, 2006 2:57 pm

Olá,
Sou uma amante de animais e de gatos e cães em particular, pelo q me "passeio" por aqui de vez em quando, no entanto surgiu-me recentemente uma dúvida relativamente a rações. Sim, mais uma sobre ração! ;)
Tenho 2 gatas persa, de 7 meses e 1 ano e 3 meses, ambas esterilizadas, a mais nova à menos de 1 mês.
A questão: q ração dar??
A vet fala só em ração p gatas esterilizadas, os criadores noutras marcas c outras características (pêlo, rins, etc). Enfim, duas experiências diferentes.
Neste momento comem Nutro Complete Care "sabor" + Nutro Light, misturo 50/50. A pequenita foi "aconselhada" a deixar a comida kitten p n engordar. Nenhuma é "gorda". A ração da Vet é da Royal Canin.
O q pensam?

Desde já agradeço as opiniões.

f.a.[/code]
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta nov 10, 2006 9:45 am

Boas,

Parece-me que está a fazer uma boa alimentação. Os persas castrados que eu conheço (são de uma criadora minha amiga) comem a mesma ração dos inteiros e nem por isso estão gordos.

Na minha opinião as rações para gatos esterilizados não funcionam nos persas por causa do pêlo... para manter aquilo é preciso um equilibrio de nutrientes que as rações light não têm...

Os meus gatos europeus não comem ração light, a única coisa que faço é diminuir a quantidade de comida que lhes dou (menos 10 g) qd os vejo mais gorditos...

No entanto não sei se a ração INDOOR da Royal é boa para persas castrados...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 10, 2006 10:33 am

Eu penso que até ao Ano de idade pode dar a normal, para gatos inteiros. Depois convém dar a indoor ou a para Persas castrados. Quanto ao que o amus referiu sobre as rações light... eu dou a obesity a um dos meus gatos e comecei a notar que o pelo estava a perder o brilho e a ficar áspero. Então, comecei a colocar uma colher, das de café, de óleo de milho, 3 vezes por semana, na ração e, o brilho do pêlo e textura voltaram a normalizar.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta nov 10, 2006 10:51 am

Bom dia,

O principal problema, no fim, é que estou satisfeita com a qualidade da Nutro e a verdade é que questiono se a ração p "esterilizadas", neste caso da RC, seja tão completa que suplante a primeira, só pq resolve a questão do peso (q para já nem é problemático).
A dúvida, neste caso, coloca-se exactamente pq foi a vet a referenciar a tal ração RC (talvez + numa questão de prevenção). Por norma ouço o q diz, certo? ;) mas n tenciono ganhar 1 qualidade, digamos, em detrimentos de tantas outras, n sei se me faço entender? :oops:
E depois são persas...
É evidente que se alguma delas ficar obesa ou doente a conversa muda de figura.
Creio que, a conselho de várias experiências, não será necessário, para já, dar ração exclusiva para gatas esterilizadas.

Obrigada pelos V. comentários,
f.a.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta nov 10, 2006 2:23 pm

Deixa a mais gordita comigo, que com as corridas que o Boris lhe dará, perde logo uns quilitos!! :lol:

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 10, 2006 6:52 pm

Ora esta é uma das duvidas que sempre me assaltam. Eu sei que tudo evolui e ainda bem que assim é, mas esta variedade tão extensa de tipos de alimentação não será apenas marketting? Uma forma da colocar donos babados a gastar euritos? Eu digo isto, porque quando a minha siamesa ultrapassou o peso recomendado a veterinária recomendou redução de quantidade e muita ginástica. Ou seja, fui mesmo obrigada a dedicar mais tempo a ela. Arranjei um brinquedo da sua preferência e todos os dias tinhamos sessão de ginástica.
Não será mais saudável dispormos deste tempo do que utilizar rações xpto?
A minha gata emagreceu e manteve a linha.
Já com a minha cadela Kika faço o mesmo, como ela não é amiga de correr, caminhamos Kms e está a dar resultado. Pouco a pouco perde peso e os musculos estão visivelmente mais tonificados, está a ficar uma beleza. Para além disso está muito mais calma, esgota a energia nos passeios e depois só quer dormir. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tortuga
Membro
Registado: quarta mar 27, 2002 11:39 pm
Localização: 6 gato(a)s, 4 canito(a)s, 1 tartaruga, casal de caturras, e muitos outros...

domingo nov 12, 2006 1:24 am

Olá, eu tenho uma persa e dou-lhe RC Persian 30. Já tentei dar-lhe outras de qualidade, mas o resultado foi bera, a coitada, ficou com o pelo baço e áspero e com uma diarreia, que enfim num persa é uma desgraça com aquele pelo todo.......se me faço entender. Mesmo com esta, noto diferença da que compro no vet, da que por vezes compro na loja de rações, pois fazem uma pequena diferença, que não é só no preço, é na composição também. Ela também nota essa dierença, pois por vezes não come tão bem a da loja como a outra, mas nem sempre tenho hipótese da passar no vet e por vezes tenho da comprar na loja de animais. Quanto há obesidade, a minha até hoje não teve problemas, mas ela faz exercicio, no jardim com os outros gatos correndo e trepando nas camelias, é uma Kamikaze, já me "caiu" aos pés saltando do telheiro quando eu ia a passar, sem o menor problema...até uma dia, mas nao a posso ter fechada que dá conosco em malucos de tao melga e incomodativa que fica quando nao sai.

Alexandra
amus
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 9:48 am

LuMaria Escreveu: Ora esta é uma das duvidas que sempre me assaltam. Eu sei que tudo evolui e ainda bem que assim é, mas esta variedade tão extensa de tipos de alimentação não será apenas marketting?
Boas,

Não não é! Basta olhar para a composição e reparar nos valores das proteínas e das gorduras. Nas rações light ou mesmo nas de baixa gama, estes valores são inferiores aos valores apresentados pelas rações da gama alta ou "normais". E essa diferença nota-se a vários níveis, nomeadamente, como disse a Tortuga, no estado de pêlo.

Agora que nada substituí o exercício físico... lá isso é verdade... o meu gato tem 6.5 kg de músculo e uma ligeira barriguinha ... dá-lhe charme. :D
LuMaria
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 1:26 pm

amus Escreveu:
LuMaria Escreveu: Ora esta é uma das duvidas que sempre me assaltam. Eu sei que tudo evolui e ainda bem que assim é, mas esta variedade tão extensa de tipos de alimentação não será apenas marketting?
Boas,

Não não é! Basta olhar para a composição e reparar nos valores das proteínas e das gorduras. Nas rações light ou mesmo nas de baixa gama, estes valores são inferiores aos valores apresentados pelas rações da gama alta ou "normais".
Isso eu sei Amus, a minha questão não é essa, que são diferentes eu sei, mas a minha pergunta vai no sentido de reflectirmos se não será preferivel emagrecer um animal pela via do exercicio e redução da alimentação do que dar-lhe comida light?
Ou seja, enquanto o animal ainda não atingiu aquele estado deprimente da obesidade por desleixo do dono e apresenta apenas excesso de gordura.
Mais ou menos como nós, é mais fácil ingerir tudo o que é light do que fazer uma dieta ponderada e muito exercicio. Estarei errada?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 13, 2006 2:43 pm

Cuidado quando se fala em obesidade por desleixo do dono porque nem sempre é o caso...!
Existe a obesidade por factores de descompensação hormonal derivado a certas patologias...tal como nas pessoas! Nem sempre é por culpa do dono ou por falta de exercício! Há casos e casos...!

Claro que o exercício sempre foi bem melhor que qualquer dieta de emagrecimento que não é o caso das rações light...estas, nem me acredito muito nelas, também. Considero que num animal obeso, nada fazem. Servem sim para manutenção e mantimento num animal de peso normal. Já as para a obesidade funcionam a longo prazo sendo que este varia com o exercício e estrutura do animal.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 3:42 pm

Boas,

Antes de mais quero alertar para o facto do tópico ter tomado o rumo que tomou que os Persas NÃO se querem magros! São animais de estrutura e mais depressa emagrecem do que engordam. Até porque alguns muito dificilmente comem... :roll: é quase à força... pelo que o que aqui se está a dizer sobre rações pode não se aplicar nos persas.

Relativamente ao que a LuMaria escreveu: não concordo em pleno contigo. Que as rações light a longo prazo sejam prejudiciais acredito, agora quando um animal está gordinho é necessário ter em atenção à ração que se dá. Concerteza, se se der uma ração rica em proteína e gordura, como por exemplo a Nutro Complete Care, se calhar é melhor mudar para a Nutro de galinha ou de Salmão que é menos rica nesses 2 elementos, ou outra de outra marca como a Royal ou a Hills Indoor ou mesmo a gama normal.

Claro que alguém que dê Iams basta-lhe reduzir a quantidade uma vez que essa ração já é fraquita por si mesmo. Ou a Purina One que também não é muito rica em gordura. Para além da diminuição da gordura vai notar uma alteração a nível de pêlo.

Mas de facto o exercício é bom e recomenda-se!
LuMaria
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 6:17 pm

amus Escreveu: Claro que alguém que dê Iams basta-lhe reduzir a quantidade uma vez que essa ração já é fraquita por si mesmo.
Aqui não estou de acordo. Prova disso é a excelente saude que os meus três gatos seniores têm tido. Claro que cada um com a sua opinião.
Inclino-me uma vez mais para a minha teoria e também da Leonilde. ;)
shamu
Membro Júnior
Registado: sexta dez 30, 2005 10:11 pm

terça nov 14, 2006 12:14 am

Se a sua veterinaria lhe recomendou a gama para gatas castradas da RC provelmente tambem deve ter a de gatas castradas de pelo comprido ou pele sensivel chamada skin. Exprimente
Responder

Voltar para “Gatos”