Novo membro

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjoleta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 10, 2006 7:34 am

sexta nov 10, 2006 11:55 am

Olá

Vou amanhã buscar o meu filhote mais novo....

É um gatinho lindo todo preto com um mês e meio, pelo que a dona me disse ele ainda só bebe leite...

Posso começar a dar outro tipo de comer??? Qual?

E tenho uma cadela arisca em casa ciumenta que nunca gostou de outro animal, fosse qual fosse? O que fazer para eles se darem bem?

Posso já ir com ele ao vet amanhã?

Obrigado :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 10, 2006 12:08 pm

Boa tarde.

Primeiro que tudo, os meus parabéns pela aquisição do gatinho.

Com essa idade já deveria estar a mastigar a ração seca. Só o leite não lhe proporciona uma alimentação necessária para um bom desenvolvimento.

Tem estes dois links para ler ;)

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=22

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=27

E mesmo acima, no topo, neste forum da Arca (Clix) tem outro link sobre a alimentação e não só. Era só lê-lo... :o

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
leonildecarvalho Escreveu:
= ALIMENTAÇÃO=

- Nas primeiras semanas o alimento vital para a cria é o leite de substituição, de compra numa Farmácia ou Loja de Animais.
Até às duas semanas de vida, as refeições não devem ultrapassar intervalos de 2 horas entre cada.
Na Terceira semana já se podem dar intervalos de 3 e 4 horas entre cada refeição.

- Se no final da primeira semana de vida a cria se demonstrar sempre esfaimada, pode dar um pouco de mais consistência ao leite, diminuindo, um pouquinho, a água da mistura.
Ainda, há crias que apesar de se lhes dar o leite mais forte, continuam a demonstrar que necessitam de mais nutrientes e para esses, pode começar, a partir dos 15 dias de vida, a fortalecer o leite com um pouco de ração desfeita e bem misturada.
Certifique-se de que a tetina do biberão não se entope com grumos.
Para evitar grumos, desfaça a ração seca, própria para Kittens, numa picadora até a reduzir a pó. Pode até fazer uma quantidade considerável para futuras refeições, desde que guarde o pó da ração, num recipiente bem fechado e em local seco. Depois é só ir retirando desse recipiente o suficiente para a mistura, no leite, que irá fazer para cada refeição do gatinho.
Cada refeição deve ser preparada na hora precisa para não se deteriorar e poder comprometer a saúde da cria

- Na Terceira semana de vida, já pode começar a preparar o gatinho para a ração, devendo para tal começar a fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer.

Ainda, Deve ter sempre uma taça, não muito funda, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.

- Para gatinhos já com alguma actividade física e que comam pouco deve-se ter o cuidado de acompanhar a sua dieta com um suplemento vitamínico que pode ser comprado em lojas de animais da especialidade e ou em Clínicas veterinárias

Para mais informação adicional de como, por exemplo, saber como proceder para estimular a cria e outras informações, pode consultar o link: http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=22

Leo

Leo
Última edição por leonildecarvalho em sexta nov 10, 2006 12:23 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjoleta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 10, 2006 7:34 am

sexta nov 10, 2006 12:21 pm

Obrigada Leonilde

Já sabia que iria responder-me, porque tenho lido certos casos com gatos que adora e tenta tudo por tudo correr bem..

Amanhã vou logo ao vet. com ele para ver se está tudo ok.

Leo posso fazer mistura de ração seca com a comida enlatada ou não devo????

Quanto à minha cadela ela é uma yorkshire, é muito elétrica e ciumenta, vai ser complicado... mas vai tudo correr bem não vai?

Que nome lhe devo dar???

Bjs
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 10, 2006 12:36 pm

Assim que lhe der comida enlatada, que não deve dar, ele nunca mais lhe vai querer a ração seca. Vai ter um caso bicudo entre mãos ;) . Dê-lhe SÓ a seca, o granulado para Kittens da Royal canin ou a Winnie, também da Royal Canin.
Os enlatados, especialmente a gatinhos bebés, só servem para dores de cabeça. Além de que vai fazer mal ao gatinho.

Leia o meu artigo sobre gato e cão... ;)

Vai tudo correr bem desde que saiba supervisionar bem a integração... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”