leonildecarvalho Escreveu:
= ALIMENTAÇÃO=
1ª - Nas primeiras semanas o alimento vital para a cria é o leite de substituição, de compra numa Farmácia ou Loja de Animais.
Até às duas semanas de vida, as refeições não devem ultrapassar intervalos de 2 horas entre cada.
Na Terceira semana já se podem dar intervalos de 3 e 4 horas entre cada refeição.
2ª - Se no final da primeira semana de vida a cria se demonstrar sempre esfaimada, pode dar um pouco de mais consistência ao leite, diminuindo,
um pouquinho, a água da mistura.
Ainda, há crias que apesar de se lhes dar o leite mais forte, continuam a demonstrar que necessitam de mais nutrientes e para esses, pode começar, a partir dos 15 dias de vida, a fortalecer o leite com um pouco de ração desfeita e bem misturada.
Certifique-se de que a tetina do biberão não se entope com grumos.
Para evitar grumos, desfaça a ração seca, própria para Kittens, numa picadora até a reduzir a pó. Pode até fazer uma quantidade considerável para futuras refeições, desde que guarde o pó da ração, num recipiente bem fechado e em local seco. Depois é só ir retirando desse recipiente o suficiente para a mistura, no leite, que irá fazer para cada refeição do gatinho.
Cada refeição deve ser preparada na hora precisa para não se deteriorar e poder comprometer a saúde da cria
3ª - Na Terceira semana de vida, já pode começar a preparar o gatinho para a ração, devendo para tal começar a fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer.
Ainda, Deve ter sempre uma taça, não muito funda, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.
4ª -
Para gatinhos já com alguma actividade física e que comam pouco deve-se ter o cuidado de acompanhar a sua dieta com um suplemento vitamínico que pode ser comprado em lojas de animais da especialidade e ou em Clínicas veterinárias
Para mais informação adicional de como, por exemplo, saber como proceder para estimular a cria e outras informações, pode consultar o link:
http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=22
Leo