Boa tarde.
Eu trouxe para casa, na passada 2a feira, um gatinho com 4 meses e meio que se passeava pela minha rua (o Âmbar). Acontece que já tinha um outro gato (o Nero).
De início foi muito complicado porque o Nero é muito ciumento portanto eles estavam separados. Mas, depois, a conselho de uma pessoa amiga que já passou por esta situação 2 vezes, juntamos os gatos quando estavamos em casa e podiamos observar.
Bom, houve muitas bufadelas e "rosnadelas" mas o que é certo é que o Nero não atacava o Âmbar.
Mas depois começou a dar-lhe umas "sapatadinhas" e o mais pequenito a retribui-las. Achei que eram brincadeiras.
Agora aqui vem a dúvida. Eles andam muito um com o outro, agora. Correm atrás um do outro. Mas, de vez em quando, no meio daquilo que me parecem brincadeiras, atiram-se um ao outro, "agarram-se" e parece-me que mordem (não sei se com força ou não). Apesar de existirem alguns sons, nunca houve pêlo eriçado. Mas eu não consigo dizer se são brincadeiras ou se está a tornar-se mais sério. O que é certo é que andam juntos. Como são as brincadeiras entre felinos?
Bem sei que é difícil dizer sem os ver, mas se alguém me pudesse ajudar.. De qualquer forma, já filmei algumas das "brincadeiras".
Peço desculpa, mas sou novata nesta situação e quero que tudo corra bem.
*Lúthien Lúinwe*
Dúvda sobre brincadeiras...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo abr 30, 2006 10:34 pm
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am
Olá. Pela minha experiência, as brincadeiras entre gatos são isso mesmo, sendo extremamente importante para o desenvolvimento deles. Isso não quer dizer que um dia eles não briguem a sério; o que também não deixa de ser natural acontecer (é menos frequente com as "almas gémeas" os com os irmãos da mesma ninhada). Para parar a briga atire com uma lata com algo metálico lá dentro para os assustar. Depressa eles se esuecem de brigar e começam a lambiscarem-se um ao outro. Boa sorte!
Veja lá se as brincadeiras são deste tipo
http://www.youtube.com/watch?v=-cmt-Nka ... ed&search=
http://www.youtube.com/watch?v=IjlRFiO5 ... ed&search=
Se forem não se preocupe porque são normais.
Tenha o cuidado de manter as unhas das patas trazeiras e dianteiras bem cortadas, incluindo a da parte interior.
http://www.youtube.com/watch?v=-cmt-Nka ... ed&search=
http://www.youtube.com/watch?v=IjlRFiO5 ... ed&search=
Se forem não se preocupe porque são normais.
Tenha o cuidado de manter as unhas das patas trazeiras e dianteiras bem cortadas, incluindo a da parte interior.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
Parabéns Luthien_luinwe! sempre conseguiu apanhar o pequeno!
O meu segundo gato tb veio da rua e foi assim mesmo.. muitas bufadelas e rosnadelas e depois começaram as sapatadas, do généro... "É só para ver se és real..."
E depois tem sido sempre estas "brigas" 
Boa sorte
O meu segundo gato tb veio da rua e foi assim mesmo.. muitas bufadelas e rosnadelas e depois começaram as sapatadas, do généro... "É só para ver se és real..."

Boa sorte

-
- Membro
- Registado: domingo abr 30, 2006 10:34 pm
Peço desculpa pela resposta tardia.
Muito obrigada a todas as opiniões..
Realmente as brincadeiras são desse tipo mas assustam-me pois ainda não estou habituada..
De qualquer modo, agora estou preocupada pois o Nero (o meu gato mais velho) parece andar muito tristinho. Não interage tanto connosco, está um pouco mais isolado, ainda que brinque com o outro. Já não faz muitas das brincadeiras que fazia connosco, antes..
Obrigada,
*Lúthien Lúinwë*
Muito obrigada a todas as opiniões..
Realmente as brincadeiras são desse tipo mas assustam-me pois ainda não estou habituada..

De qualquer modo, agora estou preocupada pois o Nero (o meu gato mais velho) parece andar muito tristinho. Não interage tanto connosco, está um pouco mais isolado, ainda que brinque com o outro. Já não faz muitas das brincadeiras que fazia connosco, antes..

Obrigada,
*Lúthien Lúinwë*
-
- Membro
- Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm
Bom dia
Depois de ver os videos estou a sentir-me tão ignorante!!!!!
Há um mes que tenho um gatinho e ele brinca precisamente assim com os meus cães e eu pensava que era ele a ataca-los e repreendia-o...
Nunca imaginei que um gato gostasse de brincar com cães, mas a verdade é que a linguagem corporal do meu gatinho é identica à dos gatos que aparecem nos videos a brincar!!!
Estou sempre a aprender!
Os caes não se aborrecem com as investidas do gatinho, pelo que a partir de agora vou deixa-lo brincar, no entanto vou estar muito atenta não vá algum dos cães sair à dona e pensar que o gatinho o quer atacar.
Cumprimentos
Beatriz
Depois de ver os videos estou a sentir-me tão ignorante!!!!!
Há um mes que tenho um gatinho e ele brinca precisamente assim com os meus cães e eu pensava que era ele a ataca-los e repreendia-o...
Nunca imaginei que um gato gostasse de brincar com cães, mas a verdade é que a linguagem corporal do meu gatinho é identica à dos gatos que aparecem nos videos a brincar!!!
Estou sempre a aprender!
Os caes não se aborrecem com as investidas do gatinho, pelo que a partir de agora vou deixa-lo brincar, no entanto vou estar muito atenta não vá algum dos cães sair à dona e pensar que o gatinho o quer atacar.
Cumprimentos
Beatriz
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
É uma "luta" linda de se ver, um cão a brincar com um gato mas....desde que o gato tenha as unhas aparadas...! Uma sapatada no olho do cão, por um gato, pode ser fatal...!
A minha Leo brinca imenso com o seu companheiro de brincadeiras, o Golias, Teckel, mas ele já lhe conhece as manobras...e sabe que partes do corpo defender...
, orelhas e olhos
Leo
A minha Leo brinca imenso com o seu companheiro de brincadeiras, o Golias, Teckel, mas ele já lhe conhece as manobras...e sabe que partes do corpo defender...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>