Problemas com pelos??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Gatolas
Membro Júnior
Registado: quarta dez 13, 2006 11:49 am

sexta dez 29, 2006 3:55 pm

Boa tarde

Por aqui sou novata e por isso meia "à toa", costumo andar no forum dos cães :lol:

Tenho dois gatos, ambos castrados.
O Stimpy que já tem 6 anos que veio para minha casa com 3 meses e o Gatolas, com cerca de 1 aninho.
O Gatolas tem uma história triste de abandono em pleno pinhal sem água nem comida :evil:
Levamo-lo para casa e ao vet. Está castrado (como foi possivel adandonarem o bichinho castrado) e foi-nos dito que tem cerca de 1 aninho. Vinha só pele e osso...com uma fractura na anca(talvez de uma pancada de carro)uma miséria mesmo...mais um dia ou dois e tinha adormecido para sempre.
Mas ambientou-se lá por casa, está vacinado e ficou um gato lindissimo e super, super meiguinho. Faz a vido do outro num inferno porque só quer paródia! É de rir ve-los aos dois...

Agora a minha questão...o Stimpy vomita muitas vezes uma aguadilha castanha. Umas vezes tem pêlos, outras não. Já falamos nisso ao vet e ele disse-nos que pode ser do pêlo (é cruzado de Persa Cinza), mas o que estranhamos é que não vomita sempre com pêlos.
Já mudamos a ração, agora estão a comer Purina para gatos castrados e mesmo assim continua a acontecer.

Alguém me poderá dar uma "luzinha"? Será da alimentação?
Ele está dentro de casa, embora tenhamos moradia, ele não vai para a rua e é muito aborrecido isto do vómitos, não só por ele, mas porque o malvadeco vomita SEMPRE em cima de tapetes ou das camas....

Se puderem ajudar agradeço e desculpem o testamento.
Feliz Ano Novo!!
Gatolas e Stimpy
czarina
Membro Júnior
Registado: terça jul 25, 2006 4:18 pm

sexta dez 29, 2006 4:23 pm

Olá.
Quanto a vomitar em cima de tapetes "welcome" ao clube do vomitanço.....(peço desculpa pela expressão).
Os meus pequenos de vez em quando também dão o ar da sua graça. No início corria logo para a clínica, mas agora sei que é vulgar nos gatos. Por vezes comem a erva dos gatos só para de seguida vomitarem na carpete acabada de chegar da lavandaria.

Bom ano
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

quarta jan 03, 2007 10:12 am

Olá e Feliz Ano Novo.

Pelo que contou, parece que o seu gatinho tem pêlo longo, logo é natural que vomite mais vezes, pois fazem mais "bolas de pêlo".
Deve optar por lhe dar uma boa ração, específica para gatos de pêlo longo (experimente várias até encontrar aquela que o faz vomitar menos vezes) e deve-lhe dar pasta de malte amiúde, para o ajudar a libertar o pêlo nas fezes. Eventualmente pode substituir o malte por um pouco de parafina, mas deverá conversar com o vet, para saber as quantidades adequadas ao peso e idade do gatinho.
O malte pode comprar no veterinário ou em qualquer loja de produtos especializados para animais.

O meu Pipoca (de pêlo semi-longo) sempre vomitou bastante, basta que coma um pouco mais à bruta (sem mastigar bem a ração, ou em maior quantidade), tal como as pessoas há gatos com estômagos mais sensíveis. O maroto também escolhe os tapetes e carpetes como local de eleição para vomitar.
A Margarida, uma gatinha de 6 meses, de pêlo longo, vomitou umas 3 x, mas pasmem-se...a minha linda vai vomitar na sua casa de banho :lol:

Espero ter ajudado. As melhoras do seu gatinho.
<p></p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta jan 03, 2007 12:34 pm

vanette,

deixe-me que lhe diga, mas o seu Pipoca é liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo!!! ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

quarta jan 03, 2007 2:43 pm

Olá,

SE o problema for realmente por causa do pêlo o melhor será comprar no Vet uma pasta (tipo bisnaga) própria para ajudar a digerir os pêlos que eles acabam por engolir. - Eles adoram :lol:
As minhas comem disso 1 vez por semana e n têm tido esse prob. O Vet será o melhor a aconselhá-la.

Uma ração de qualidade tb será importante p o sistema digestivo dos bichos e p a eliminação do pêlo no estômago. E qt a estas poderá procurar aqui no fórum esse tema, q já foi debatido várias vezes, e ver qual a melhor para o seu caso.

Se o seu gato está a ter isto só recentemente aconselhava-a a ir ao Vet com alguma urgência.
Boa sorte.
vanette
Membro

quarta jan 03, 2007 3:28 pm

:lol: Obrigada Patrícias!

Os seus também são muito bonitos, especialmente os amareluscos que eu adoro!

Já coloquei algumas fotos novas do Pipoca e da Margarida, há meses...mas não aparecem no álbum :roll:

:D o Pipoca foi animal da semana há uns anitos atrás quando ainda era pequerrucho!
<p></p>
patricias
Membro Veterano

quarta jan 03, 2007 4:52 pm

lotus,
Vet uma pasta (tipo bisnaga) própria para ajudar a digerir os pêlos que eles acabam por engolir. - Eles adoram
Pois :? , só se forem as suas gatas; pois os meus: o Lucky gosta de todo o que seja pasta de malte, a Tri não suporta nenhuma pasta de malte e o Félix dantes gostava e agora também não come, e era o que mais necessitava... ser mãe custa!!! :lol:

vanette,

obrigada, para além de lhes dar, volta e meia, as travadinhas do costume e da mãezinha deles se passar e dar dois berros bem colocados... são uns amorzinhos... ;)
Não acredites em:

Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

lotus_ghost
Membro

quarta jan 03, 2007 5:03 pm

A sério?? :| :o
As minhas ADORAM, pelam-se completamente! :D
Esta pasta (n me lembro do nome), compro só na Vet e existe com sabor a frango e a atum ;) :lol: Dou-lhes, normalmente, 1 x semana, tipo doce.
E, a julgar pelos resultados, é bastante eficaz.

Enfim, talvez tenha tido sorte ;)
Se bem q a Éris n é nada amiga d biscoitos e, no entanto, gosta mto disto.
patricias
Membro Veterano

quarta jan 03, 2007 5:44 pm

lotus,

não se importa de ver qual o nome e depois passar-me por pm? O Lucky adora todas as pastas, se eu deixasse ao critério dele ele comia-me a pasta toda duma só vez; os outros dois andam armados em "pócos"... torcem o nariz e tudo... :oops: :roll:

Eu já comprei a pasta no vet., em lojas de animais e em grande superfícies... tenho a sensação de que já comprei de todos os sabores e feitios... só os feitios deles os dois é que não mudam... O único sítio a onde eles vão comendo é juntando à ração... :o

Mas os "croquetes" para os pêlos é que eles os três se desulham por aquilo... mas tenho a sensação de que não faz tantos efeito... ;)
Não acredites em:

vanette
Membro

quinta jan 04, 2007 10:02 am

Bom dia!

Já experimentei outras marcas de malte compradas em lojas de animais, mas a que lhes dou agora foi comprada no Veterinário, chama-se "Laxatone" e acho que há de atum e frango.

O Pipoca sempre lhe dei o malte à força...tenho de lhe esfregar o malte no nariz, ou numa pata, para ele se ir lavando e assim comer o malte...às x acontece ficar malte espalhado nos azulejos e chão, tal é a briga para lho dar, mas não é mais teimoso do que eu!
Já a Margarida, se lhe permitisse, comia a bisnaga de uma só vez, lambe-se toda!
Um é um stresse para lhe dar uma colher de chá, a outra é um stresse para que não coma tanto :lol: :lol:
<p></p>
lotus_ghost
Membro

quinta jan 04, 2007 10:30 am

Bom dia,

patricias:
Sem ter confirmado (só vi hoje o post) creio q é a mesma q fala a vanette.

A Vet aconselhou isso mm, p os q são esquisitos: esfregar-lhes 1 bocado da pasta no nariz q eles são forçados a comê-la :lol:
Nunca tinha ouvido falar nesses "croquetes".

Pois,... parece q é mm uma questão de feitio :roll: :)
Há os q gostam e os q n gostam! ;)
patricias
Membro Veterano

quinta jan 04, 2007 11:34 am

lotuszinha,
Há os q gostam e os q n gostam!
Pois... :o e há outros que de início gostavam e depois começaram a não gostar... :roll:

Quanto a pôr na pata ou no nariz... lá em casa não dá, porque tanto a Tri como o Félix já aprenderam que abanando bem a pata aquilo sai lá de cima e no nariz, eles abanam tanto o nariz que vai quase tudo para o chão... :evil: Sim, sim, para males dos meus pecados, tenho gatos espertos!!! :evil:

O único sítio a onde ele comem +/- é junto da ração, misturo aquilo tudo e a fome é amiguinha da pasta de malte! :lol:
Não acredites em:

lotus_ghost
Membro

quinta jan 04, 2007 11:50 am

patricias:
N ponha 1 bola de pasta no nariz dos bichos, esborrache-a 1 bocado q já n salta :lol: e eles têm q a lamber ou ficar porquitos! (Q deverá ser o caso de alguns, suponho! :lol: )

Realmente, os espertalhões ... :? :roll:
Mas essa da comida é boa ideia. Eles têm mm q a comer ou passam fomita :D
patricias
Membro Veterano

quinta jan 04, 2007 12:02 pm

N ponha 1 bola de pasta no nariz dos bichos, esborrache-a 1 bocado q já n salta
E quem vai lá a casa dar-me uma ajudinha? Com as bufadelas que o Félix dá... :oops: Eu é que já sei do que é que a casa gasta e já nem lhe ligo... Já à dias foi lá uma senhora para falar comigo para limpar a casa e mal ela saiu do elevador, o Félix começou a bufar e a senhora a dar passos de bebé para dentro do elevador... e ela já teve dois gatos, atenção! ;)

Quanto a esparramar a pasta de malte... eu já tentei, mas: a Tri entra logo em loucura mal me vê com a bisnaga na mão e o Félix não se mantem quieto por muito tempo... É mais do género: esburrachar a onde acertar com o malte e dar de banho à casa!!! :?

Dai eu ter optado por pôr na comida, bem misturadinho! Pois caso contrário eles os dois só comem a ração sem ter sido "contaminada" pelo malte e o Lucky só come ração com malte... Santa paciência! :roll:
Não acredites em:

vanette
Membro

quinta jan 04, 2007 12:09 pm

:lol: eu, no Pipoca, tenho de esfregar bem o malte no nariz e na pata, senão ele sacode tudo e daí o malte espalhado nos azulejos e chão...mas bem desfeito já dá...e mais do que uma vez para a quantidade não ser muito grande, senão fica com o gato todo peganhento :p

Às vezes ele rende-se, mesmo contrariado, e lambe um pouquinho do meu dedo, do género "ok ok, eu como", mas é só um pouco que normalmente não faz a quantidade devida!

Dos biscoitos de malte já gostam, comprei uma vez no Hiper (da Fri*) e para ser sincera não acredito muito na qualidade e resultados daqueles biscoitos de malte, apesar do preço elevado.

Alguém conhece de outras marcas melhor referenciadas?
<p></p>
Responder

Voltar para “Gatos”