Cuidado com as coleiras!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jan 16, 2003 4:31 pm

Olá!
Não sei se este assunto já foi aqui abordado mas no que tenho lido do fórum nunca o encontrei. Acho que é importante pois é o tipo de acidentes que se pode prevenir. Os gatos, pela sua tendência para irem para a rua quando menos se espera, devem ter identificação, algum tipo de coleira, uma vez que o chip não é imediatamente visível não servindo para uma identificação imediata. Mas as [b]coleiras têm um perigo [/b]muito concreto, como os gatos vão para os sítios mais incríveis às vezes ao saltar ficam presos pela coleira e [b]podem morrer enforcados[/b]. Conheco a história de um gato que ficou preso pela coleira num prego numa parede e morreu e ainda outra histórias de uma gata que ficou presa pela coleira numa torneira e ía morrendo, os donos é que chegaram a tempo de a salvar. Isto para dizer que quando escolherem as coleiras para os vossos gatos devem ter o cuidado para que estas tenham um elástico que lhes permite libertarem-se numa urgência ou um fecho que ceda com o peso do gato (este último ainda não encontrei à venda mas consta que existe).
Tudo de bom para todos e para os vossos bichinhos!
hecep
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta jan 16, 2003 5:20 pm

Nunca tinha pensado nisso mas por acaso as coleiras dos meus bichanos têm um elástico :)

Eles em casa andam sempre sem coleira, só lhes ponho coleira quando os levo a passear (neste caso para além da coleira levam trela) ou quando vamos de férias (para o caso de fugirem ou se perderem, nunca se sabe).

A coleira tem uma placa com o nº deles e telefone dos donos.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jan 16, 2003 5:35 pm

Lembrei-me de mais uma coisa, para os gatos com tendência para ir para a rua também há as coleiras reflectoras. Não sei se já vos aconteceu mas eu já quase que atropelei gatos porque eles à noite não se vêm e são uns tontons a atravessar a estrada. O reflector pode prevenir um atropelamento só há um problema, as coleiras com reflector não têm elástico... Mas também há umas fitas reflectoras que se podem aplicar às coleiras. É só mais um pormenor que penso que poderá aumentar a segurança dos gatos.Beijinhos, ronron da Lindi, fst da Mercy
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jan 17, 2003 12:46 am

hecep Escreveu: Lembrei-me de mais uma coisa, para os gatos com tendência para ir para a rua também há as coleiras reflectoras. Não sei se já vos aconteceu mas eu já quase que atropelei gatos porque eles à noite não se vêm e são uns tontons a atravessar a estrada. O reflector pode prevenir um atropelamento só há um problema, as coleiras com reflector não têm elástico... Mas também há umas fitas reflectoras que se podem aplicar às coleiras. É só mais um pormenor que penso que poderá aumentar a segurança dos gatos.Beijinhos, ronron da Lindi, fst da Mercy
Isso tudo resolve-se se os donos não deixarem os gatos sair de casa...
Eulalia
Membro Júnior
Registado: domingo out 13, 2002 5:51 pm

sexta jan 17, 2003 12:54 am

Já agora os cães também deixam de roer coisas em casa se por lá andarem sempre açaimados, os gatos não arranham mais se lhes fizermos a ablacção da unhas, e por aí fora... Bravo :!:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 17, 2003 1:03 am

Eulalia Escreveu: Já agora os cães também deixam de roer coisas em casa se por lá andarem sempre açaimados, os gatos não arranham mais se lhes fizermos a ablacção da unhas, e por aí fora... Bravo :!:
Muito bem, e qual é a solução que advoga para o fim dos envenenamentos e atropelamentos de gatos domésticos não abandonados ms que os donos deixam soltos ?
Eulalia
Membro Júnior

sexta jan 17, 2003 1:08 am

O que é que uma coisa tem a ver com a outra?!!!!!!!! Mas se pensa assim porque não açaimar cães em casa e fazer ablacção das unhas aos gatos? Também se resolvia o problema garanto-lhe!!! 8)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 17, 2003 1:15 am

Eulalia Escreveu: O que é que uma coisa tem a ver com a outra?!!!!!!!! Mas se pensa assim porque não açaimar cães em casa e fazer ablacção das unhas aos gatos? Também se resolvia o problema garanto-lhe!!! 8)
Se foi contra a minha opinião deve ter concerteza outra. Qual é ?

Quanto ao segundo ponto nunca ouvi falar de gatos atropelados dentro da casa dos donos...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 17, 2003 1:19 am

O que é que uma coisa tem a ver com a outra?!!!!!!!! Mas se pensa assim porque não açaimar cães em casa e fazer ablacção das unhas aos gatos? Também se resolvia o problema garanto-lhe!!!
há pensamentos demasiado profundos para a minha compreensão.

de facto, as coleiras têm todos esses perigos. além de que estragam o pelo. os velhotes andaram sempre de coleira. tirei-lhas uns 2 anos antes de morrerem. ficaram sempre com o pelo marcado.
quando estava em lx, tirei as coleiras aos gatos, porque achei que não lhes fazia falta. alguma vez pensei que se a sara tivesse a coleira e a placa identificatória, poderia ter sido encontrada? :( :( :(

anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 17, 2003 1:25 am

anjaazul Escreveu: [
de facto, as coleiras têm todos esses perigos. além de que estragam o pelo. os velhotes andaram sempre de coleira. tirei-lhas uns 2 anos antes de morrerem. ficaram sempre com o pelo marcado.
quando estava em lx, tirei as coleiras aos gatos, porque achei que não lhes fazia falta. alguma vez pensei que se a sara tivesse a coleira e a placa identificatória, poderia ter sido encontrada? :( :( :(

anjaazul
Pois, mas o problema é o chip não estar divulgado. Já perdi um gato quando era criança com coleira e nunca apareceu, não faças suposições....acabamos sempre por nos culpar sem razão...
Eulalia
Membro Júnior

sexta jan 17, 2003 1:28 am

anjaazul Escreveu: há pensamentos demasiado profundos para a minha compreensão.
Pois, já somos duas que não entendemos...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 17, 2003 1:31 am

Pois, mas o problema é o chip não estar divulgado. Já perdi um gato quando era criança com coleira e nunca apareceu, não faças suposições....acabamos sempre por nos culpar sem razão...
de facto, também acho que por vezes nem o chip nem a coleira resultam... se calhar, nem mesmo que o animal falasse :roll: :roll:

anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 17, 2003 1:45 am

anjaazul Escreveu:
de facto, também acho que por vezes nem o chip nem a coleira resultam... se calhar, nem mesmo que o animal falasse :roll: :roll:

anjaazul
Os animais são mais espertos que muita gente ;)
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta jan 17, 2003 7:52 am

Também não coloco coleira aos gatos.
Quando li aqui, há algum tempo atrás, num tópico sobre um tema semelhante que as coleiras poderiam rer uteis no caso de o gato se perder.... ainda pensei no assunto, embora os meus só saim de casa para ir ao vet ou para casa da minha mãe.
Foi dito que embora os donos tivessem muito cuidado em não deixar sair os gatos um descuido podia acontecer e o gato escapar.

São realmente questões a ponderar....
Por enquanto ainda nunca coloquei coleira aos gatos pois acho que deve ser muito incomodativo e ainda por cima pode ser extremamente perigoso para a segurança. Ando a ponderar o colocar-lhes coleira quando os levo a algum lado (e só nessas ciscunstâncias).

Quanto ao facto dos guizos das coleiras... :evil: :evil: :evil: :evil:
Convém não esquecer que os gatos ouvem cerca de 5 vezes melhor do que nós!
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

sexta jan 17, 2003 9:16 am

Os meus gatos não vão à rua sozinhos.
E em casa não lhes ponho coleira porque além de os incomodar não faz sentido nenhum porque eles não têm maneira de fugir. Mesmo que apanhem a porta da rua aberta e fujam para as escadas já não conseguem passar daí porque o meu prédio tem daquelas portas anti-fogo pesadas e que estão sempre fechadas. Como acho que eles também não conseguem chegar ao botão do elevador para o chamar não me parece que consigam fugir para muito longe ;)

No entanto, quando os levo a passear à rua então ponho-lhes a coleira com placa identificativa (à qual tirei o guizo porque também achei que devia ser irritante para o animal) e trela.
Só quando vou de férias é que eles andam todos os dias com a coleira porque a casa para onde costumo ir é térrea e tem quintal. Aí sim tenho medo que eles consigam apanhar uma janela ou porta abertas e resolvam ir explorar o quintal sozinhos e se percam.
Responder

Voltar para “Gatos”