Castração (e não é a barata! :D)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta fev 15, 2007 7:01 pm

O mê Lucas-negão-terrorista já fez os 6 meses. Ainda não o acho com tamanho de gato adulto mas gostaria muito de o castrar ANTES de ele começar a marcação de território. É possível? e por possível quero saber se não há nenhum "impedimento", ou se tenho mesmo de esperar pelo seu completo desenvolvimento?

Com que idade é que é mais aconselhado?

A castração será feita num consultório veterinário e executada por um Veterinário a sério! :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 15, 2007 8:01 pm

A partir dos 6 meses há gatos a serem castrados. Contudo há vets que acham que só depois dos 8 meses de idade devem ser castrados.
Cabe ao dono a decisão acertada mediante a confiança que tenha no seu vet.

Uma coisa é certa: se o vai mandar castrar, faça-o antes dele começar a demarcar... se for depois, então o mais rápido possível.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zukinha
Membro Veterano
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta fev 15, 2007 10:15 pm

pois... sei que quando começar a demarcação é porque ele atingiu a maturidade, não é? E, assim sendo, acabou o desenvolvimento. Mas queria mesmo castrá-lo o "mais" cedo possível.

No caso da Kuma ela teve um cio e logo a seguir foi esterelizada... Parece que ninguém dormiu nessa noite cá em casa. Eu estava fora em trabalho :D

Agora ele a demarcação é um caso diferente da miar do cio das gatas... Não queria castrá-lo nem cedo demais, nem tarde demais. Em principio vou chipá-lo sábado e pergunto a opinião do vet...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 11:27 pm

Sim. Quando atingem a maturidade, pelo menos a sexual, começam a demarcar :wink: .
O desenvolvimento físico é que vai até mais ou menos ao Ano de idade :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta fev 15, 2007 11:27 pm

Zukinha,
Em principio vou chipá-lo sábado e pergunto a opinião do vet...
É o melhor a fazer, se for esse o vet que vai castrá-lo. :wink:
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta fev 16, 2007 9:41 am

Zukinha Escreveu:Agora ele a demarcação é um caso diferente da miar do cio das gatas...
Zukinha, olhe que não sei. Um macho com cio miiiiiaaaaaaaaaaa!!!! :P Se não conseguiram dormir com a sua bichana, também não vão dormir com o gatarrão :cry: :)

Critina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Zukinha
Membro Veterano

sexta fev 16, 2007 10:05 am

mce,

mas a gata só mia e ele para além de miar demarca.... Eu não tenho olfacto mas deve ser incomodativo não?
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

sexta fev 16, 2007 10:11 am

Olá Zuquinha :D

Eu sei que aí em Portugal não é comum, mas aqui no Brasil já estão fazendo castração e esterilização à partir dos 2 meses de idade, o meu gatinho Ziggy e todos os seus irmãos e irmãs foram castrados com 2 meses e meio e não tiveram problema algum.

Portanto se você encontrar algum veterinário que castre, agora, com 6 meses, pode fazer sem se preocupar :wink:
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta fev 16, 2007 10:19 am

Zukinha Escreveu:mce,

mas a gata só mia e ele para além de miar demarca.... Eu não tenho olfacto mas deve ser incomodativo não?
Pode crer!! É cá um perfume!!!
Algumas gatas também marcam..... só que é mais tipo água de colónia! :wink:
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 16, 2007 11:01 am

mce Escreveu: .... só que é mais tipo água de colónia! :wink:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :P

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zukinha
Membro Veterano

sexta fev 16, 2007 12:02 pm

Só para verem a fraqueza do meu olfacto... Uma vez ao voltar de férias estava um gatinho morto na varanda ao lado da minha, com bichinhos e tudo, chamei os Srs da Câmara e eles perguntaram-me como era capaz de viver com aquele pivete ali. A mim não me cheirou...
Zukinha
Membro Veterano

quarta fev 21, 2007 3:20 pm

O Vet disse para esperar mais 2 meses... e depois tin-tins out :D

Pobre Lucas. Ainda ontem me pregou um susto danado ao desparecer de casa de minha mãe. foi enfiar-se no sotão num sítio tão inaccessível que só arrancando tábuas o consegui tirar de lá. Não se verificou a máxima de "onde cabe a cabeças cabe o corpo todo" pois ele tinha a cabeça entre as telhas e não passava mais nada... Ainda me pergunto como ele se foi enfiar lá. A sorte dele foi miar. Pois ninguém o via... :( Apanhou um susto tal que ainda estava preso mas já se agarrava ao meu pescoço com a força toda :(
Responder

Voltar para “Gatos”