Erva-cidreira.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

sexta fev 23, 2007 6:33 pm

Lí em um tópico que se o nosso gato gosta ou têm hábito de ingerir plantas, ele pode ser "presenteado" com um bonito canteiro de erva-cidreira.
Mas procurando no google (santificado seja teu nome :lol: ) achei duas plantas.

A que eu conhecia e é bem comum aqui no Brasil:

Imagem
E essa outra:
Imagem
e
Imagem
Qual é a "certa"?
Abraços.
Última edição por Victor em sexta fev 23, 2007 6:42 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 23, 2007 6:41 pm

Victor Escreveu:Lí em um tópico que se o nosso gato gosta ou têm hábito de ingerir plantas, ele pode ser "presenteado" com um bonito canteiro de erva-cidreira.

Imagem
e
Imagem
E essa outra:
Imagem
e
Imagem

Qual é a "certa"?
Abraços.[/img]
Igual à erva para gatos, cá em Portugal e pelo menos a que tenho, é a da segunda foto :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 6:44 pm

Victor Escreveu:Lí em um tópico que se o nosso gato gosta ou têm hábito de ingerir plantas, ele pode ser "presenteado" com um bonito canteiro de erva-cidreira.

Imagem
E essa outra:
Imagem
e
Imagem
Qual é a "certa"?
Abraços.
Neste post, é a da 1ª foto (igual à da segunda do post que que citei anteriormente) mas que cá, segundo sei essa tas tiras...não é cidreira. Cidreira poderá ser umas das outras de folha arredondada.

Leo
Última edição por leonildecarvalho em sexta fev 23, 2007 6:45 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Victor
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 6:44 pm

A Melissa sp ?
http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A23melissa.htm
Tem outra planta que possa ser plantada para os gatos (fora a erva de gatos)?
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 6:48 pm

Essa sim é cidreia e até a tenho no meu jardim e nunca vi nenhuma das minhas gatas a trincá-la :? . Enquanto a outra de tiras (fitas), sim. :wink: mas, cuidado...dá aspecto de ser a mesma que uso em vazo para os gatos e até pode nem ser. Estou só a ir pelo aspecto da planta. De nomes ciêntificos de plantas sou uma naba :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Victor
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 6:52 pm

Leo seria essa então?

Imagem

Assim fica até mais fácil fazer um canteirinho... essa cresce como mato aqui.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 6:53 pm

Eu costumava ir ao grémio comprar as sementes de erva para gato. Agora já não as compro porque deixo a planta, noutro vazo, espigar e guardo as sementes que a espiga dá para, posteriormente colocá-las novamente à terra para uma nova planta.
As sementes, pelo que me dá a parecer, até mesmo pela espiga... é que são sementes de cevada. Mas, cuidado... é o que me parece :wink: e não que sejam mesmo!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

sexta fev 23, 2007 10:28 pm

Olá

Desculpem estár a intrometer-me , mas pode ser que possa ajudar.

A primeira foto é de capim-cidreira , não de erva-cidreira (é aqui que está a confusão) a de erva-cidreira é a segunda foto , mas tanto uma como outra têm propriedades medicinais , eu até já bebi chá de erva-cidreira :wink: . A terceira foto acho que não é de Melissa officinalis(erva-cidreira ), mas sim de hortelã (Género Menta).

Mas nenhuma destas é consumida pelos gatos , para os gatos , como para os cães as ervas que eu vejo estes animais consumirem , inclusive a minha gata , são ervas da familía Poaceae (aveia, trigo , azevém etc...) sendo a aveia a erva vendida nas lojas de animais para os gatos , mas como nas lojas é mais caro , prefiro comprar as sementes de aveia em separado e semeio-as eu o que fica extremamente mais barato , e a qualidade é a mesma. :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 11:11 pm

Aqui ninguém se intromete...isto é um forum e não uma mesa de café... :wink:

Nas fotos que têm umas plantas de folha normal, arredondada, uma é mesmo cidreira. Essa até se faz chá verde com ela. Tenho-a no jardim e uso-a com alguma frequência.
A outra, também de folha arredondada de verde mais claro deve ser mesmo o que diz... hortelã :wink:

A das tiras (fitas), não sei se será erva para gatos mas que é parecida, é!

Também planto a erva para gatos a partir das sementes que deixo crescer. Pensei é que eram sementes de cevada. Então, como sei que de trigo não são porque essas diferencio-as bem, então devem ser mesmo de aveia e não cevada como pensei que eram :wink:

Amanhã se estiver bom tempo, Victor, já tiro umas fotos à erva dos gatos para que possa ver :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Victor
Membro Veterano

segunda fev 26, 2007 3:55 pm

JCFM, entrei em um fórum sobre gatos da yahoo e olha o que achei:
Além da aveia o pessoal faz "graminha" com trigo em grão, alpiste, milho-pipoca.
O alpiste dá uma grama fininha, é fácil de nascer mas dura pouco.
O trigo em grão ganha em disparada em beleza e preferência, mas nem sempre é fácil achar, já o milho é mais durinha, mas nasce bem que é uma maravilha.
Olha uma foto de um vaso (com alpiste e milho).

http://farm1.static.flickr.com/28/41914 ... 4.jpg?v=0/
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

segunda fev 26, 2007 4:02 pm

Eu tenho um vaso com alpista, o Pipoca adora comer e deitar-se lá dentro, mas é verdade que dura pouco tempo porque é pouco resistente.
Não demora muito a crescer, é uma erva fininha e de fácil digestão, mas é preciso ser aparada de vez em quando...isto se os vossos gatos não forem muito bons a pastar :P
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

segunda fev 26, 2007 8:05 pm

Olá!

É verdade os gatos também gostam de alpista , aliás eles gostam de quase todas as plantas da familía das Poaceae .Mas alpista eu nunca semeei para dar á gata , semeava mas era para dar aos porquinhos-da-indía quando os tinha.
Victor
Membro Veterano

terça fev 27, 2007 11:15 am

Me ocorreu uma dúvida...
Vocês plantam como ?
Em terra vegetal, areia ou o que?
Não há o perigo de ingestão desse material?
E os gatos aceitam fácil as ervas ou é nescessário insistência?
Abraços.
PS: Essa do milho de pipoca eu não imaginava... qualquer dia vou experimentar. :twisted:
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quarta fev 28, 2007 4:31 pm

Olá Victor!

Eu plantei milho de pipoca para meus gatos na terra em um vaso comum, cresce super rápido e dura um tempão, é bem resistente, os meus gatos gostam porque por ser mais grossinha fica mais fácil de morder (acho eu :D) quando é muito fininha eles mordem e a raiz sai junto e suja tudo por perto com terra :lol: :o :?
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mar 02, 2007 4:48 pm

leonildecarvalho Escreveu: (...)
Amanhã se estiver bom tempo, Victor, já tiro umas fotos à erva dos gatos para que possa ver :wink:

Leo
Como o que é prometido é devido, aqui vão as fotos das ervas que planto em vasos para os meus gatos. Anote-se que estas estão a "amadurecer" para darem semente para uma nova plantação. Quando começam a dar as espigas eu retiro os vasos para um local seguro, em que elas não lhe cheguem pois a espiga pode ser perogosa se ingerida. Esta espiga pode agarrarar-se à traqueia dos animais. É parecida com uma espiga de ervas bravas.

Imagem

Imagem

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”