Não come :-(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sábado mar 17, 2007 3:36 pm

Boa tarde,

A minha Lili, que tem cerca de 14 anos, foi operada pela terceira vez a um cancro de pele na passada quarta-feira.

Ontem, quando lhe deram alta e a fui buscar, avisaram-me que ela reagiu muito bem, excepto num pormenor... ainda não tinha comido. Achavam que num ambiente familiar voltaria a comer.

Trouxa-a para casa e, mal a pousei, ela foi logo beber e comeu um bocadinho de nada. No entanto, desde aí, ainda não tocou em comida.

Vou hoje de tarde comprar uma comida que ela goste mais e buscar uma seringa ao veterinário (cumprindo assim as indicações que me deram caso ela não comesse).

Alguém já passou por isto? Existe alguma forma de lhe abrir o apetite? Custa-me obrigá-la a comer com uma seringa :-(

Desta vez, a operação foi mais "profunda", visto que o tumor se estendia até às costelas e desde a axila quase até à barriga (havia uma espécie de cordão).

Gostava de ouvir opiniões...

Obrigada.
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado mar 17, 2007 7:22 pm

Boa Noite :D

De facto essa situação é complicada :?

Se a gata não come nada e já tem essa idade, de facto, o melhor é "ajudá-la" a comer qualquer coisa, visto que ainda por cima foi operada e está, naturalmente, debilitada :( Diga-nos só uma coisa: que vai dar de comer à bichinha, no caso de a alimentar à seringa?

Pode dar-nos mais informações?

Filipa Fernandes
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado mar 17, 2007 8:00 pm

Admira o vet não lhe ter dado nada para abrir o apetite.

Nem aconselhou as latinhas para convalescente que os proprios vets vendem?

Tenha atenção que se ela não comer pode desenvolver outros problemas.

Não há nenhum petisco que ela goste?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado mar 17, 2007 8:06 pm

já me aconteceu, uma gata muito velhota ter perdido o apetite. durante alguns meses, andou a tomar vitaminas e estimulantes do apetite. mas foram apenas balões. acabou por falecer. de velhice, disseram eles :cry:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado mar 17, 2007 8:09 pm

já me aconteceu, uma gata muito velhota ter perdido o apetite. durante alguns meses, andou a tomar vitaminas e estimulantes do apetite. mas foram apenas balões. acabou por falecer. de velhice, disseram eles
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo mar 18, 2007 4:20 pm

Olá novamente, e obrigada pelas respostas.

Tal como a Indiia pediu, vou dar mais informações.

Ontem, depois de passar pelo veterinário, dispensaram-me duas seringas e venderam-me um gel (Nutri-plus) para lhe abrir o apetite e dar-lhe alguns nutrientes. O gel é para dar uma coher de chá 4-5 vezes por dia até amanhã. Se não começar a comer até segunda-feira, aí terá de ser obrigada :cry:

Quanto à comida que lhe vou dar, o veterinário disse que lhe podia dar daquela comida de supermercado, que eles gostam muito, para gatinhos (que é de digestão mais fácil e tem mais nutrientes).

Hoje, excepcionalmente, deixei-a dormir comigo, para que se sentisse acarinhada. A meio da noite vomitou (ontem deve ter comido algo e a minha mãe não me disse). Qunado acordei, ela comeu e bebeu um bocadinho de nada.

Parte-me o coração vê-la assim, tão quieta e com o olhar tão triste...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 19, 2007 9:48 am

Olá Butterfly,

Dê-lhe o nutri-plus gel e compre no veterinário comida propria para essas situações. Há comida em pó (Royal Canin) que se mistura com água, altamente energética e muito fácil de dar com seringa. Existem também as latas que pode adicionar água e dar com seringa. Esqueça a comida normal, não vai conseguir dar o que ela precisa.

Seja como for, não é nada normal ter perdido assim o apetite.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda mar 19, 2007 10:26 am

Pois, muito normal não é...

Ela ontem e hoje já comeu um bocadinho. Até miou para comer, o que me deixou muito contente. Come muito pouquinho, mas come com vontade... já é melhor do que ser forçada.
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 19, 2007 10:43 am

Ainda bem que come. Mas se calhar era aconselhavel apostar numa alimentação para animais convalescentes.
As melhoras!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda mar 19, 2007 11:05 am

A sua velhota parece ser uma menina rija e valente!
Os meus votos de rápidas melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

segunda mar 19, 2007 11:41 am

Rápidas e óptimas melhoras ;) Ambas merecem :)
Butterfly_21
Membro Veterano

terça mar 20, 2007 9:18 am

LuMaria Escreveu:Ainda bem que come. Mas se calhar era aconselhavel apostar numa alimentação para animais convalescentes.
As melhoras!
Bom dia!

Ontem acabei por lhe comprar duas latinhas dessa comida. Realmente ela gostou!

Mesmo assim, algo parece estar mal. Ela hoje acordou a meio da noite novamente a vomitar. E não foi pouco, deve ter vomitado tudo o que comeu... :cry:
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 20, 2007 9:22 am

Butterfly_21 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Ainda bem que come. Mas se calhar era aconselhavel apostar numa alimentação para animais convalescentes.
As melhoras!
Bom dia!

Ontem acabei por lhe comprar duas latinhas dessa comida. Realmente ela gostou!

Mesmo assim, algo parece estar mal. Ela hoje acordou a meio da noite novamente a vomitar. E não foi pouco, deve ter vomitado tudo o que comeu... :cry:
Está na altura de ir ao veterinário e tentarem esclarecer. E sería melhor alimentá-la com as saquetas de pó. São altamente energéticas e digestiveis.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça mar 20, 2007 10:26 am

LuMaria Escreveu:E sería melhor alimentá-la com as saquetas de pó. São altamente energéticas e digestiveis.
LuMaria, que saquetas são essas? Será que seriam boas para a minha velhota, que também está a ser muito dificil de alimentar? Atenção que ela está com cistite e está a comer urinary e c/d

Obrigada
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 20, 2007 11:29 am

mce Escreveu:
LuMaria Escreveu:E sería melhor alimentá-la com as saquetas de pó. São altamente energéticas e digestiveis.
LuMaria, que saquetas são essas? Será que seriam boas para a minha velhota, que também está a ser muito dificil de alimentar? Atenção que ela está com cistite e está a comer urinary e c/d

Obrigada
Cristina
Estas saquetas são da Royal Canin, venda nos veterinários, e estão indicadas para animais que não se alimentam sózinhos ou em convalescença. É uma questão de perguntar à veterinária se acha necessário? O aporte energético é muito grande e a digestibilidade muito boa.
Responder

Voltar para “Gatos”