Unhas gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

love_cat
Membro Júnior
Registado: quinta jan 25, 2007 10:02 pm

sábado mar 17, 2007 9:10 pm

Boa Tarde
Gostava de saber que metodo é o masi seguro para que um gato não arranhe os sofás. Ouvi falar em arrancar as unhas, isso é possivel?
obrigado
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado mar 17, 2007 9:14 pm

Boa noite :D

Uma olhadela por este tópico:

http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=43345

pode ajudá-la muito...e tem vários métodos alternativos por onde escolher :D
As ajudas são preciosas e fáceis(algumas :) )

Espero ter ajudado.

Filipa Fernandes
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado mar 17, 2007 9:17 pm

pode também dar uma espreitadela por aqui ;)

http://animais2.clix.pt/article.php?id=31

Filipa Fernandes
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 17, 2007 9:37 pm

Mais seguro para quem? Para o gato ou para os sofás??

:|
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

domingo mar 18, 2007 2:15 am

Ablação das unhas??? :o Eu ouvi bem??? :o :o :o :evil:

Dê uma olhada aqui :arrow: http://www.felinus.org/index.php?area=a ... how&id=128

JAMAIS pense sequer na ablação das unhas :evil: Leia a página do link que indiquei em cima e tire as suas conclusões...

Além do mais é proibido:
DEC. Nº 13/93 DE 13 DE ABRIL

Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia

Intervenções Cirúrgicas

- Nº 1, do art.º 10º - "As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial: a) o corte da cauda; b) o corte das orelhas; c) A secção das cordas vocais; d) a ablação das unhas e dos dentes"

- Nº 2, do art.º 10º - "Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições: a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal; b) Para impedir a reprodução"

em: http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2164
D.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda mar 19, 2007 12:14 pm

Como é que pode pôr a hipótese de arrancar as unhas???????????? :evil: :evil: :twisted: :twisted: :twisted:
E ainda se intitula "love-cat".... :o :o
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

segunda mar 19, 2007 12:19 pm

Parto do princípio que era só por não estar bem informada.

Arranje um arranhador e mantenha-o com a corda sempre boa vai ver que o gato nem se lembra do sofá! :)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mar 19, 2007 10:26 pm

Caso não saiba, para arrancar as unhas ao seu gato, são arrancadas a unha e a falange distal (osso), para além de haverem rompimentos de todos os ligamentos envolvidos no processo de retracção da unha.

Também existe o processo de cortar apenas os ligamentos da retracção das unhas, mas assim o gato não consegue esticar as falanges para limpar a pata, e isto cria infecções tremendas nas patas.

Sugiro que compre um bom corta- unhas, e que as corte frequentemente.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mar 20, 2007 12:49 am

tb. pode dar o gato e arranjar um de plástico. este não arranha nada
raquelso
Membro
Registado: quinta jun 08, 2006 2:44 pm
Localização: 3 gatitos Ninja, Tuga e Noddy 1, 3 gatitas Bichinha,Vaquinha e Mié, cadela Tica, 1 dobermann Black,

quarta mar 21, 2007 12:30 am

Boas eu ca axo uma barbaridade em tirar as unhas ao gatinhos q coisa tao terrivel. Ja li q existem outras alternativas, mas tb como disseram um arranhador tb é uma boa soluçao. T+
Starlinha
Registado: segunda dez 12, 2005 2:27 pm

quarta mar 21, 2007 10:26 am

Tenho a certeza que foi confusão, que não sabias o que implicava arrancar as unhas a um gato, por isso não te vou julgar pela afirmação.
Bem, acho que podes cortar-lhe as unhas, mas só se ele não for para a rua (nao queres que ele fique sem defesa). no meu caso, pus um arranhador de unhas ao pé do sofá que ele costumava arranhar e nunca mais arranhou o sofá.
Eu eduquei o meu gato com uma pistola de água, sempre que fazia uma coisa mal (como subir para cima da mesa quando estamos a cormer) levava com um disparo de água. Podes sempre educá-lo a não ir para o sofá.
Viscosa
Membro Júnior
Registado: segunda jan 23, 2006 12:36 pm

quarta mar 21, 2007 12:01 pm

Peço desculpa por me estar a infiltrar neste tópico mas realmente senti necessidade de me manifestar.
Eu pergunto-me quem é que é capz de fazer uma barabaridade destas a um amiguinho.
Um gato sem unhas é como uma árvore sem raízes. Não dá para sobreviver.
BPanther
Registado: terça fev 27, 2007 8:51 pm

terça mar 27, 2007 12:40 am

Não me levem a mal.... mas realmente parece-me que a pergunta é legítima. Quem não sabe, pergunta! E não devia ser julgado por o fazer!
Ainda bem que perguntou, assim foi esclarecida pelos bons links que deram.

Se não tivesse perguntado, era bem pior...

Cris
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça mar 27, 2007 8:54 am

BPanther Escreveu:Não me levem a mal.... mas realmente parece-me que a pergunta é legítima. Quem não sabe, pergunta! E não devia ser julgado por o fazer!
Certíssimo, se a dúvida fosse minimamente credível. Mas não é!

A ablação das unhas nunca deveria ser sequer uma hipótese que alguém devesse pôr!!! Mesmo não sabendo como se faz, qualquer pessoa percebe à partida que é pura crueldade!!! :evil:

É por estas e por outras que nem toda a gente deveria ter animais. Quem tem gato sabe (ou deveria saber!) que não se consegue escapar a algumas arranhadelas, por muuuiiiito educado que o animal esteja. Já vem de fábrica :)
E quem não está disposto a tolerar essa situação, então compre um peluche. Não dá chatices e também decora a casa :!:

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta mar 28, 2007 1:30 pm

Não é costume meu intervir nestas discussões mas hoje sinto-me especialmente motivada...

Concordo completamente com a BPanther. Às vezes parece-me que alguns foristas vivem num mundo à parte onde todos já nascem a saber como tratar devidamente um animal. Basta passar umas horas num consultório de veterinário a ouvir as barbaridades que saiem das bocas de donos que supostamente adoram os seus animais ou espreitar para o quintal do vizinho para ver as condições deploráveis em que mantém o seu estimado bichano para ver que não é assim. Infelizmente, na realidade, a grande maioria dos animais de estimação não são cuidados devidamente e os donos responsáveis e informados são muito escassos. Não percebo como alguém pode achar que atacando e insultando um dono que procura informar-se vai ajudar a inverter esta situação. Não faz sentido nenhum condenar uma pessoa por algo que desconhece ser errado. Acham mesmo que alguém vai abdicar do seu bicho só porque um fulano que nunca viu mais gordo chamou-lhe de burro? Não vêem que afastando estes foristas, eles vão deixar de procurar informação e continuar a ser donos mal informados? Neste caso em particular, não acham que o gato desta forista beneficiava mais se a dona continuasse a participar no fórum? Para mim isto é senso comum.
Responder

Voltar para “Gatos”