Veterinário? Porque sim, porque não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pumizo
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 9:16 pm

domingo abr 15, 2007 6:07 pm

Sou uma verdadeira "mãe galinha" com os meus gatos...e sempre os levei ao veterinário por tudo e mais alguma coisa, no entanto existem pessoas que me dizem constantemente que os gatos que não vão ao veterinário vivem mais tempo...

O que é curioso é que conheço muitos casos desses, mesmo na minha familia, gatos que nunca levaram uma única vacina e chegaram até aos 17 anos :o

Mesmo assim continuo muito céptica em relação a esta teoria, que pensam disto?
Última edição por Pumizo em terça abr 17, 2007 1:39 pm, editado 1 vez no total.
<p>In a Cat s eye, all things belong to Cats</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo abr 15, 2007 6:56 pm

Olá,

Como em tudo, há casos e casos. Também se ouve muito histórias de pessoas que nunca foram ao médico na vida e que viveram até aos 100 anos. Outras, com uma longevidade e saúde invejáveis, gabam-se na primeira pessoa de poucas ou nenhumas vezes irem ao médico.

À partida não vejo relação entre as coisas. Penso que é tudo uma questão de sorte ou azar...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo abr 15, 2007 8:28 pm

Talvez o título deste tópico devesse ser "vacinas: sim ou não", porque uma coisa é ter um gato caseiro que não sai nem tomou qualquer vacina outra coisa é não levar o gato ao veterinário nem mesmo quando se passa algo de errado com ele. é isso que quer dizer, certo?

Contudo, mesmo um gato que não sai de casa e que não contacta com outros gatos ou outros animais deve ser vacinado, é uma prevenção que não é assim tão dispendiosa e que pode fazer toda a diferença.
Cumprimentos para todos.
Pumizo
Membro Júnior

domingo abr 15, 2007 8:39 pm

Sim refiro-me a vacinas...até porque existem problemas que só os veterinários podem tratar.

Mas a questão é que as pessoas que defendem que os gatos não devem ir ao veterinário, acham que as vacinas não retardam mas sim aceleram o processo de envelhecimento, ou seja, os gatos morrem mais cedo :?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 16, 2007 6:09 pm

Pumizo Escreveu:Mas a questão é que as pessoas que defendem que os gatos não devem ir ao veterinário, acham que as vacinas não retardam mas sim aceleram o processo de envelhecimento, ou seja, os gatos morrem mais cedo :?
Quais pessoas? E em que se baseiam? Falamos de ditos populares ou de algo mais cientifico?

A minha veterinária teve como paciente uma cadela que faleceu com 23 anos e também nunca levou uma vacina. A dona recusava literalmente. A bichinha acabou por morrer de velhinha por paragem cardiaca. Só ía ao veterinário para cortar unhas e desparazitar. Mas penso que não é por este exemplo que vou arriscar não vacinar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda abr 16, 2007 8:42 pm

tb. há os que sempre fumaram e nunca tiveram cancro e vice versa nesta vida, ve-se de tudo
Pumizo
Membro Júnior

terça abr 17, 2007 11:12 am

LuMaria Escreveu:Quais pessoas? E em que se baseiam? Falamos de ditos populares ou de algo mais cientifico?
Prima - 1 Siamês (17 anos)
Sogra - 1 Rafeiro (15 anos)
Tia - 1 Rafeiro (19 anos)
Colega - 1 Europeu (15 anos)

Nunca foram vacinados, nunca foram ao vet :?
Será coincidência?
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 11:21 am

Pumizo Escreveu:
LuMaria Escreveu:Quais pessoas? E em que se baseiam? Falamos de ditos populares ou de algo mais cientifico?
Prima - 1 Siamês (17 anos)
Sogra - 1 Rafeiro (15 anos)
Tia - 1 Rafeiro (19 anos)
Colega - 1 Europeu (15 anos)

Nunca foram vacinados, nunca foram ao vet :?
Será coincidência?
De que morreram os gatinhos?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Pumizo
Membro Júnior

terça abr 17, 2007 11:43 am

De velhos...á excepção de um que teve um tumor e teve de ser abatido.
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 12:09 pm

Pumizo Escreveu:De velhos...á excepção de um que teve um tumor e teve de ser abatido.
Sinceramente não sei o que é morrer de velho. Repare numa coisa, os animais tal como as pessoas, precisam de cuidados médicos. Provavelmente se tivessem ido ao veterinário, não morreriam de velhos mas talvez de insuficiência cardiaca, renal ou outra coisa qualquer, isto porque, o veterinário não traz as doenças mas sim o diagnóstico. Com o diagnóstico podemos proceder a terapias prolongando a vida e melhorando-a significativamente.
Um animal idoso precisa de consultas periódicas para despistar possiveis doenças da idade. Um animal idoso deve ter uma alimentação adequada também.
Aliás, como nós humanos, não é verdade? Ou vai dizer que as crianças não precisam de vacinas e não temos necessidade de ir ao médico?
A minha siamesa morreu com quase 19 anos depois de lutar durante 3 contra um tumor, se seguisse a sua filosofia tería morrido de velha aos 15 anos.

Já vi muitas desculpas para não vacinar ou não ir ao veterinário, mas esta é extraordinária.

Só mais uma curiosidade, se calhar o melhor é ir ao veterinário verificar se o seu gatinho não terá qualquer problema nas unhas e aproveita e fala do comportamento deles.

http://www.lpda.pt/02companhia/saude_animal.htm
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça abr 17, 2007 12:51 pm

Pumizo Escreveu:De velhos...á excepção de um que teve um tumor e teve de ser abatido.
Nenhum ser vivo morre de velho!!! Velho não é doença! Há sempre um causa, uma falha ou colapso orgânico no mínimo!

Quanto às vacinas, basta ver como, por exemplo, a mortalidade infantil diminuiu após as campanhas de vacinação infantil em massa para se perceber como as vacinas são prejudiciais! :roll:

Por exemplo, o número actual de crianças na Europa paraliticas por causa da Poliomielite tornou-se diminuto exactamente porque as crianças foram vacinadas. E como isso foi prejudicial para elas, não é? :roll:

Sugeria que, tal como fazem com os vossos animais, também não vacinassem os vossos actuais/futuros filhos. Eles estarão assim claramente muito mais protegidos contra as doenças infecciosas! :roll:

E, quando vocês adoecerem também não vão ao médico. Assim, viverão até aos 100 anos! No mínimo..... :o

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Pumizo
Membro Júnior

terça abr 17, 2007 1:27 pm

LuMaria Escreveu:Já vi muitas desculpas para não vacinar ou não ir ao veterinário, mas esta é extraordinária.

Só mais uma curiosidade, se calhar o melhor é ir ao veterinário verificar se o seu gatinho não terá qualquer problema nas unhas e aproveita e fala do comportamento deles.
Olhe LuMaria parece-me a mim que se enerva facilmente, tenha calma e leia o meu post novamente...

Apenas quis debater esta questão!! Caso não tenha percebido, as pessoas a que me refiro são familiares e amigos próximos e conheço as histórias dos seus gatos há muito tempo. No entanto tenho gatos há 6 anos e nunca hesitei em levá-los ao veterinário e em terem sempre as vacinas em dia, e não é agora que vou fazê-lo, percebeu?
Pumizo
Membro Júnior

terça abr 17, 2007 1:36 pm

mce Escreveu:Sugeria que, tal como fazem com os vossos animais, também não vacinassem os vossos actuais/futuros filhos. Eles estarão assim claramente muito mais protegidos contra as doenças infecciosas! :roll:

E, quando vocês adoecerem também não vão ao médico. Assim, viverão até aos 100 anos! No mínimo..... :o

Cristina
E eu sugiro que leia o meu post novamente...

Aliás, se não lerem correctamente o tópico não conseguem debatê-lo na realidade...e se vos incomoda, apaguem-no!
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça abr 17, 2007 1:52 pm

Pumizo, você perguntou o que achávamos do assunto..... e eu disse. :o Para além disso, se você achasse que era um perfeito disparate, não tinha levantado a questão. Portanto, só posso concluir que, até certo ponto, concorda com essa opinião

E tem razão, este tipo de assunto incomoda-me porque, se não for esclarecido, poderá levar outros que nos leiem a deixar de vacinar ou tratar os seus animais. Temos de ter cuidado com o que escrevemos, ok?

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 2:07 pm

Pumizo Escreveu:
LuMaria Escreveu:Já vi muitas desculpas para não vacinar ou não ir ao veterinário, mas esta é extraordinária.

Olhe LuMaria parece-me a mim que se enerva facilmente, tenha calma e leia o meu post novamente...

Apenas quis debater esta questão!! Caso não tenha percebido, as pessoas a que me refiro são familiares e amigos próximos e conheço as histórias dos seus gatos há muito tempo. No entanto tenho gatos há 6 anos e nunca hesitei em levá-los ao veterinário e em terem sempre as vacinas em dia, e não é agora que vou fazê-lo, percebeu?
Não sei porque diz que me enervei. Não me enervei. Parece-me é que as respostas a enervaram a si.

Se consulta o veterinário assiduamente então sugiro que ao invés de abrir tópicos com problemas como: o meu gato passa a vida a lamber as unhas, telefone ao vet e exponha-lhe o assunto. Ele indicará o que deve fazer.

Quis debater a questão e é isso que está a ser feito. Não gosta da forma como se está a desenrolar? Paciência, debata-a correctamente, porque isto de dizer que gato X ou Y morreu de velhice aos 15 anos sem nunca ter ido ao veterinário nem merece resposta.
Responder

Voltar para “Gatos”