Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.
Moderador: mcerqueira
-
mjoaomarques
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
terça jan 28, 2003 11:52 am
Olá amigos e donos de gatos,
Escrevo para desabafar.
É que estou farta de ouvir falar do Síndroma da Imunodeficiência Felina vulgo Sida dos Gatos e após o desenvolvimento do tema lá aparece:
"Não há ainda a vacina para esta doença".
É FALSO
Ela existe e é aplicada na Alemanha (informação dada por um amigo). Então e nós
Alguém já ouviu falar nisto? Fico à espera de respostas.
Maria João
-
MissGaja
- Membro
- Registado: quarta jan 22, 2003 1:17 pm
- Localização: 3 gatos(Mia, Sininho e Zacarias); 1 cadela(Scanitcha)
terça jan 28, 2003 12:10 pm
A sério? Existe mesmo uma vacina capaz de combater esta doença? Infelizmente é uma notícia que chega tarde demais para dois dos meus meninos...
Se puderes explicar os seus efeitos e aplicação, agradecia mt.
Tenham um bom dia.

-
mjoaomarques
- Membro Veterano
terça jan 28, 2003 12:28 pm
Olá MissGaja,
Não sei muito sobre esta vacina. Estou com esperanças que haja alguém que nos elucide. Foi por isso que levantei o tópico.
A vacina referida por este meu conhecido (que é estudante de Medicina Veterinária na Alemanha) é uma vacina dois em um, para o FIV e FELV. Quando perguntei à Veterinária que assiste os meus animais se ela sabia alguma coisa sobre o assunto ela respondeu que efectivamente tinha lido algo sobre um estudo numa revista científica. Também me informou que uma cliente tinha-lhe falado que num programa de TV tinham mencionado uma vacina para o FIV. É só isto que sei.
Maria João
-
anokas123
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm
terça jan 28, 2003 12:46 pm
Olá a todos,
Os meus gatos são vacinados todos os anos contra o FIV/FELV. Os vossos não?!
Ao que sei estas vacinas não são 100% eficazes mas acho que sempre é melhor dar a vacina do que não dar.
-
hecep
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
terça jan 28, 2003 1:29 pm
Oi!
Confesso que sou um pouco ignorante nesta matéria... As minhas gatas levaram as vacinas normais (as primeiras que se dão, acho que são principamente contra doenças respiratórias e coisas assim) e agora estou à espera que chegue a vacina contra a Leucose para lhes dar (está esgotada no Faial). Eu confundo sempre as siglas destas doenças dos gatos mas pelo que percebi em vez de dar só a da leucose poderia dár outra juntamente ...É isso?
Também espero que alguém informe acerca disto porque assim eu pedia à vet para pedir essa vacina nova. Se calhar vale a pena pôr esta questão das vacinas ao vet aqui da arca?
beijinhos e ronrons
-
anokas123
- Membro Veterano
terça jan 28, 2003 2:18 pm
Pois, eu acho que a da Leucose é o Felv e os meus levam as duas numa só - Fiv/Felv.
Mas logo vou ver as vinhetas das vacinas para vos poder dar o nome exacto da vacina. Não quero estar aqui a teimar e dar-se o caso de ter confundido os nomes das doenças. Mas tenho quase a certeza que a vacina que eles levam todos os anos é FIV/FELV.
[quote=hecep]
Oi!
Confesso que sou um pouco ignorante nesta matéria... As minhas gatas levaram as vacinas normais (as primeiras que se dão, acho que são principamente contra doenças respiratórias e coisas assim) e agora estou à espera que chegue a vacina contra a Leucose para lhes dar (está esgotada no Faial). Eu confundo sempre as siglas destas doenças dos gatos mas pelo que percebi em vez de dar só a da leucose poderia dár outra juntamente ...É isso?
Também espero que alguém informe acerca disto porque assim eu pedia à vet para pedir essa vacina nova. Se calhar vale a pena pôr esta questão das vacinas ao vet aqui da arca?
beijinhos e ronrons
[/quote]
-
AutumnCat
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
terça jan 28, 2003 6:45 pm
no boletim de vacinas dos meus gatos a vinheta diz apenas Felv(leucose felina) e no inicio do boletim onde apresenta as vacinas possiveis, não apresenta a do fiv.
E outra coisa...quando diagnosticaram Fiv á minha gatinha ( que já faleceu) perguntei ao vet e questionei-o sobre essa vacina que tb tinha lido sobre ela num livro, e ele desmentiu tudo...não que na altura fosse ajudar, mas fiquei c\ essa duvida...e ainda a tenho, fiquei " c\ a pulga atrás da orelha"
-
hecep
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
terça jan 28, 2003 7:14 pm
Oi!
Fui consultar as FAQs ao veterinário daqui da Arca e o que está lá a este respeito é:
"Para ser vacinado o gato deverá estar saudável e livre de parasitas. A vacinação constitui um acto muito importante para manter o seu gato de boa saúde.. O seu veterinário irá recomendar o esquema de vacinação mais apropriado para seu gato. As vacinas protegem contra algumas doenças, muitas delas fatais! As mais importantes são: coriza, panleucopénia, leucemia e raiva. "
Penso que nenhuma das doenças mencionadas é o fiv...
Se descobrirem que há a tal vacina dupla para fiv e felv por favor indiquem qual o laboratório que a produz para eu poder dar a indicação à vet.
-
bibicat
- Membro
- Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm
terça jan 28, 2003 7:16 pm
Tenho os meus gatos há 4 anos e tenho que vacina-los todos os seis meses custa-me imenso faze-lo porque eles já estão traumatizados com o consultório. POrque será que as vacinas dos gatos não são como as nossas que ficamos imunizados por períodos de 5 ou 10 anos? ou para toda a vida?
Gostaria de saber que sintomas teem os facos com o PIF. E ainda se eles são contaminas ou se desenvolvem naturalmente a doença. Desculpem o questionário mas há coisas que não entendo muito bem.
-
bibicat
- Membro
- Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm
terça jan 28, 2003 7:18 pm
DESCULPEM ONDE SE LÊ PIF LEIA-SE FIV
-
mjoaomarques
- Membro Veterano
terça jan 28, 2003 7:26 pm
Olá a todos,
É que me esqueci de dizer que pedi ao meu amigo (o que está na Alemanha) o nome, laboratório e preço da vacina em questão. Assim que souber alguma coisa comunico. Só que acho estranho nunca ter visto mencionado em lado nenhum a existência desta vacina. Será que ainda é só experimental??? Continuo à espera de respostas.
Maria João
-
AutumnCat
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
terça jan 28, 2003 7:50 pm
Continua a dar noticias, então.

Mas não são só os vet.s que podem importar esse tipo de coisas?
-
VascoV
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
-
Contacto:
terça jan 28, 2003 9:03 pm
AutumnCat Escreveu:
Continua a dar noticias, então.

Mas não são só os vet.s que podem importar esse tipo de coisas?
Não existe aprovação do Infarmed ainda para essa vacina em Portugal. É ilegal a sua comercialização e aplicação, portanto.
Contactem a Fort Dodge ( Fabricante) para saber quando prevêm a Introdução
-
anjaazul
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
terça jan 28, 2003 10:41 pm
Também espero que alguém informe acerca disto porque assim eu pedia à vet para pedir essa vacina nova
uma vez que parece que os seus gatos andam na rua, é de toda a conveniência que levem a vacina contra a leucose. mesmo que estejam castrados. dos meus, aqueles que eram mais vivaços para sair, a vet aconselhou essa vacina.
anjaazul
-
anokas123
- Membro Veterano
quarta jan 29, 2003 8:54 am
Bom dia a todos,
Fui confirmar as vinhetas das vacinas dos meus gatitos e realmente não é FIV, é Felv e FPV
Da próxima vez que fôr ao vet vou ver se me lembro de perguntar pelo FIV