Eu pensava que eram felizes... pensava...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 6:48 pm

Muitas vezes tenho reparado que a maioria dos donos dos gatos os olha daquela forma pouco digna (não me levem a mal) de uma criatura frágil e suave, sedenta de carinho, mantinhas e o calor de uma lareira. Pois, não é bem assim, tive a sorte de encontrar uma casa com um pequeno quintal aqui na minha zona e não pensei duas vezes. Agarrei nos tarecos, na bicharada e aí vou eu.

Hoje tenho uns gatos vaidosos e felizes. Caçam bicharada, alguma com tantas pernas que até me enjoa. Andam no meio dos arbustos tal e qual como felinos que são a perseguir uma presa que agora não é imaginária. Trepam a tudo o que podem e refastelam-se no chão e rebolam na terra cheios de prazer.

Agora só tenho é que aprender a controlar as miadelas exasperantes quando o acesso ao quintal está fechado. É que agora o interior da casa só serve mesmo é para comer.
É de facto uma alegria olhar para eles e ver que agora podem ser mais felinos.

Desculpem o testemunho, mas acho que a imagem do gato dentro de casa, não é propriamente a de um gato verdadeiramente feliz. Vi isso nitidamente nos meus.

Quem não tem quintal, ensine-os a vir à rua de trela, é o melhor presente que lhes podemos dar :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 18, 2007 6:51 pm

Acho que só vi uma vez um gato de trela...já foi há muitos anos...lembro-me que fiquei muito admirada, mas também achei muito engraçado. Só não acho é muita piada por causa dos donos dos cães....estes, às vezes já se irritam com outros da mesma espécie quanto mais com gatos... :?

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 6:55 pm

JoanaElectra Escreveu:Acho que só vi uma vez um gato de trela...já foi há muitos anos...lembro-me que fiquei muito admirada, mas também achei muito engraçado. Só não acho é muita piada por causa dos donos dos cães....estes, às vezes já se irritam com outros da mesma espécie quanto mais com gatos... :?

Joana
Joana, aqui na rua são vários os gatos que passeiam de trela. Até temos um coelho. E o mais giro é que os cães se habituaram a olhar para eles como parte da matilha, não os incomodam e os gatos não têm medo deles desde que não haja atrevimentos excessivos.
Os meus nunca os habituei. Aceitavam a trela mas tinham pavor da rua. Agora estão doidões, como está tudo bem vedado sentem-se seguros e é rave partys todos os dias. Quem fica mesmo deliciada sou eu :D
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta abr 18, 2007 6:57 pm

A Kuma no seu primeiro passeio:

Imagem

Gente a querer fazer festas... Tudo a olhar... E um miudinho veio ter comigo e disse "Não se pode tratar um gato como se trata um cão!"
Última edição por Zukinha em quarta abr 18, 2007 6:59 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 6:58 pm

Isso mesmo Zuquinha! Não é uma delicia... :wink:
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 18, 2007 6:59 pm

:lol: Apesar dos possíveis conflitos com os cães, e em particular com o Boris, continuo a achar engraçado. : D
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta abr 18, 2007 7:01 pm

Ela assusta-se um pouco :s

Ainda não levei o Lucas pq acho que ele é capaz de stressar muito. Ele não gosta de gente.

Mas ainda vou experimentar em breve ;)
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 18, 2007 7:02 pm

Digam-me onde estão que é para não levar lá o Boris...ele fica possuído!! 8)

Joana
J.A.

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta abr 18, 2007 7:03 pm

tb. acho que deviam ter espaço para poderem sair de casa. assim como os cães. aliás, o serafim parece uma alma penada. todo o dia mia atrás da porta, porque quer andar pelos telhados. mas tenho medo. bem basta quando se escapa à má fila.
quando tinha quintal, caçavam, trepavam, pintavam a manta. mas nem todos. a cinderela que é de ascendência street cat, ficava à janela a observar as vistas. farta de rua, estava ela
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta abr 18, 2007 8:17 pm

Eu experimentei uma vez a levar a minha Fani à rua com trela, assim que abri a porta da rua, a gata evaporou-se para dentro de casa... Pelo que percebi ela tem medo do barulho dos carros, das pessoas...

Para compensar isso, tenho um quintal (restrito à rua e a outros animais) e elas adoram lá estar. Deitam-se ao sol, fazem corridas, esgravatam os vasos das plantas da minha mãe... ou seja, é uma alegria :)
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

quinta abr 19, 2007 5:16 pm

Eu percebo bem o q está a dizer Lu. A Kity é infeliz dentro de casa, isso eu tenho certeza. quando era mais pequena não queria ir à rua, o meu marido começou a levá-la e aos poucos ela foi tomando o gosto. Todos os dias está á minha espera e mia desalmadamente até eu a levar para as traseiras do prédio q é um espaço em cimento ainda algo grande, estou com ela porque tenho medo que venha para o lado da rua e lhe aconteça alguma coisa, mas divirto-me imenso, ela corre, rebola-se onde tiver mais terra junta, cheira tudo entra nas garagens trepa o muro e ás vezes vai para o quintal da casa vizinha mas sai logo q ouve algum barulho, tenta caçar os passaros... enfim fica realizada, o pior é para voltar para casa, é preciso vir à força e ternta arranhar e fugir. outro dia o meu marido levou-a e pos-se a falar com o vizinho qd a chamou ela já lá não estava, ele entrou em panico, mas passado algum tempo vinha ela feliz e contente do outro lado da casa e entrou no prédio como se nada fosse.
Tenho a certeza que ela não é feliz dentro de casa mas de momento não posso fazer nada.[/img]
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 19, 2007 5:22 pm

:? Pois... o problema é quando têm a tentação lá fora. O raio do meu gato não pára de chorar à janela. De sossegado e molengão passou a mião de primeira qualidade. Habituou-se depressa à boa vida...
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

sábado abr 21, 2007 10:04 pm

Concordo completamente consigo Lu. Desde que o Bruno tem liberdade para ir para o terraço tem sido muito mais feliz. Só volta para casa quando perde a companhia ou na hora de ir para a cama. Sempre que pode passa horas aos miados com o Gaspar, o gato dos meus vizinhos. A paixão é tal que o Gaspar já se atirou do 1º andar, só para poderem estar juntos.
Nos dias em que não o deixamos ir para o terraço o bicho fica colado ao vidro da porta numa figura completamente miseravel.

Nós tivemos uma outra gata, a Kiya, que após ter passado um fim de semana no alentejo à boa vida (à solta num terreno onde podia passear à vontade) recusou-se a entrar para o transportador. Acabamos por desistir e a gata ficou com o afilhado do meu marido.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado abr 21, 2007 11:14 pm

Lu muitas vezes as pessoas dizem "ai nao deixes os teus gatos sair que eles correm perigo na rua". mas os meus meninos vao à rua sozinhos.

É assim, eu ate aos 12 anos vivi numa casa em que tinhamos ai uns 20 gatos. Nossos nossos eram 5. Os outros la viviam... eram das redondezas. Como tinhamos um grande quintal eles eram muito felizes. Os nossos gatos tambem iam para a rua.

Quando me mudei para um apartamento com a minha mae e irmaos ficamos num primeiro andar. Na frente do predio é uma quelha, uma rua pequenina. na parte de tras so temos quintais e quintais... nas traseiras so temos ecesso as traseiras de outros predios (nao ha estradas perto acessiveis pois temos predios de 4 andares a tapar o acesso). Assim o meu ace quando fez um ano começou a ir à rua. E em 7 anos nunca lhe aconteceu nada. é um gato muito feliz... vai dar o seu passeio... desaparece 3 dias... e depois volta para casa.

ja o Biscoito é mais caseiro. Apos 6 meses connosco começou a ir para a rua. mas nunca se afasta ao contrario do Ace. Sai meia hora e volta logo para casa. é so ir á varanda, chama-lo, e ele vem logo de onde quer que esteja.

SAO MUITO FELIZES. Um gato que sempre viveu em apartamento vive bem assim. mas um gato que ja viveu em liberdade é muito mais feliz a passear na rua.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda abr 23, 2007 1:50 pm

Bom dia

É claro que os animais são mais felizes quando têm um espaço exterior. Mas, para todos os que poderão ler este tópico, chamo a atenção para um pormenor fundamental: que seja um espaço vedado, onde os animais não corram perigo

Todos nós estamos cansados de ler aqui historias de gatos que sairam e nunca mais voltaram......

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Responder

Voltar para “Gatos”