A minha gatinha persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo fev 02, 2003 1:17 am

:) Olá,

Como já disse noutra mensagem, sou nova por aqui. Tenho em casa uma gatinha persa com 3 meses e meio de nome Amélia. Eu nunca tinha tido gato nenhum, nem os meus pais. E devo confessar que nem gostava muito de gatos, a minha paixão sempre foram os cães as minhas tartarugas :D . Mas esta linda conquistou-me e sou doida por ela.

De inicio ela dormia sózinha, mas depois vieram estes dias de frio e eu levei-a para o meu quarto e ela meteu-se logo debaixo do edredão. Mas, depois saiu e dormiu aos meus pés, nos primeiros dias. Mas, aos poucos foi conquistando território ;) e imaginem ode dorme ela agora? Quando está muito frio mete-se dentro da cama e encosta-se a mim e dorme. Quando não está muito frio, empurra a minha cabeça da almofada para se poder deitar lá de cima e deita.se mesmo em cima da minha cabeça !!! :o Eu já lhe pus outra almofada na cama, mas ela vem sempre para a minha e ha dias em que me começa a puxar o cabelo com as patinhas e lava-o... :o :o :o
De manhã não me acorda, mas assim que eu abro os olhos, ou ela se apercebe que eu já estou acordada mesmo que esteja de olhos fechados (é incrível mas ela percebe), faz-me festinhas na cara com as patinhas, mama no meu pojama, lambe-me toda faz muitos romrom é demais :D :D :D . Achas que isto pode ser prejudicial para mim?
Gostava que me dessem alguns conselhos sobre como tratar dela, pois gostava de fazer tudo bem.
Eu perguntei ao veterinário sobre o banho, mas ele disse-me para já para não lhe dar. Mas parece-me que o pelo na zona do pescoço está a ficar meio oleoso :( , o que posso fazer?
E devo cortar-lhe as unhas?

Obrigado a todos
Kathleen
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

domingo fev 02, 2003 10:57 am

Oi Kathleen! :lol:
Quanto ao banho dos gatos.... eles não precisam de tomar muitos banhos... eles são auto-suficientes, neste aspecto, e lavam-se sozinhos!
No entanto, podes dar-lhe banho quando ela necessitar.
Tens que ter atenção com as correntes de ar, pois os gatos constipam-se facilmente. (Vê um tópico aqui do forum chamado como dar banho a um gato) http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=2614

Em relação ao pescoço amarelo.... dá aqui uma olhadela....http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=3975

As unhas, claro que podes cortar mas.... com muioto cuidado.... só a pontinha!
A primeira vez é melhor ires ao vet que te vai explicar como deves fazer no futuro!

Boa sorte!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo fev 02, 2003 11:38 am

Olá Kathleen,

[Mas esta linda conquistou-me e sou doida por ela].

Benvinda ao mundo dos bichanos. Também eu não simpatizava muito com os gatos, achava que não eram de confiança. Tudo mudou quando alberguei (temporáriamente, julgava eu) um gatinho siamês de 2 meses que seria para uma amiga. Ao fim de duas semanas, estava de tal modo apaixonada por esse ser pequenino e traquinas, que já não consegui separar-me dele. Esse gato,Ton-Ton, foi o primeiro de muitos mas será sempre especial para mim.

[Achas que isto pode ser prejudicial para mim?]

Sinceramente, não gosto de dormir com animais na cama.Teóricamente,
se não se padecer de alergias,
se o animal estiver desparasitado (internamente e externamente),
se o animal fôr regularmente limpo,
não deverão ocorrer problemas de saúde, só que, pessoalmente, detesto vêr os lençóis cheios de pêlo. Como vai descobrir, lá para o fim do mês e durante todo o mês de Março, os gatos persas vão deixar cair uma quantidade infindável de pêlo. Com a sua Amélia, que ainda é pequenina, vai ser pior pois o pêlo é ainda muito fininho. De certeza que vai obrigá-la a aspirar os lençóis antes de os meter na máquina de lavar.

[Gostava que me dessem alguns conselhos sobre como tratar dela, pois gostava de fazer tudo bem]

Acho que se está a referir sobre cuidados externos, não é verdade?
Então, para mim, o mais importante é penteá-la e escová-la bem, pelo menos uma vez por dia e habituá-la à pasta para eliminar o pêlo dos intestinos. Depois há que limpar os olhos e as orelhas. As unhas podem ser cortadas um bocadinho mas é melhor que alguém conhecedor (talvez o veterinário) lhe explique como se faz para não magoar a sua gatinha. A tesoura é especial para gatos. Seria melhor habituá-la a um "arranhador". Há de vários tipos. Os meus persas gostam particularmente de um pedaço de tronco de salgueiro grosso. Tem que ser pesado o suficiente para que não lhes caia por cima quando eles o arranham.

[Mas parece-me que o pelo na zona do pescoço está a ficar meio oleoso , o que posso fazer?]
Eu costumo usar shampoo seco para eliminar a sujidade e oleosidade do pêlo.

Os cuidados que lhe estou a indicar são muito genéricos. Se tiver alguma dúvida particular ou se quizer saber a marca de algum produto que eu utilizo estou à sua disposição. Pode contactar-me para o e-mail: [email protected]
Maria João
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 02, 2003 4:38 pm

:D :D Olá Katheleen, seja bem vinda a este Fórum. Olhe, como seu sei o que está a falar quando diz que a sua gatinha persa só gosta de estar deitada na sua almofada, em cima da sua cabeça. O meu Persa faz exactamente o mesmo, desde a idade de 3 meses que foi quando veio para minha casa. Eu até brinco e digo, como é que ele foi arranjar aquela mania. Já vinha programado e tudo. Ainda por cima, ronrona imenso, sempre ronronou muito alto. Parece um tanque de guerra. Olhe, só lhe digo, eu no início tentei tirar-lhe esse hábito, mas não consegui. Custei-me imenso a habituar-me, mas agora já não me faz muita diferença,. Olhe às vezes a almofada é quase todo dele. Durante um tempo também tinha o hábito de me lamber o cabelo, o que eu acho imensa graça, embora não seja nada confortável. Mas agora já não faz (tem 19 meses). Só visto. O cuidado que eu tenho é não deixar chegar a boca dele ao pé da minha. Penso que pode não ser saudável, nem higiénico. Quanto aos pelos, é verdade o que outra pessoa disse (desculpem mas não me lembra o nome - parece-me que é Maria João Marques), realmente fica algum pelo nos lencóis e antes de irem para a máquina de lavar eu aspiro as almofadas e parte dos lencóis. Ainda por cima tenho outra gata que também é "viviada" em cama e dorme lá, mas essa não deixa quase pelo nenhum, porque é de pelo curto. Portanto, como vê estou bem acompanhada. O que eu não deixo mesmo é que durmam dentro da cama. Nunca deixei. A gata ainda tentou, mas o gato não. Mas como vê há "manias" que todos têm. O que vale é que ele não dorme na cama durante a noite toda. Normalmente é só de madrugada que ele faz isto, porque gosta de dormir debaixo da cama. Enfim, quem corre por gosto não cansa.
Cumprimentos.
Siamesa
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo fev 02, 2003 4:50 pm

:)

Obrigado a todos pelos conselhos. Mas, acho que tenho estado a fazer tudo bem.
Quando ela veio para cá comprei-lhe o "enxoval" todo. Entre eles um arranhador, de corda que tem uma bola pendurada e ela adora brincar nele. Comprei um pente de metal próprio para a escovar. Escovo-a todos os dias primeiro no sentido contrário ao do pelo (porque acho que assim fica melhor) e depois no sentido do pelo. De seguida escovo-a com uma escova para ficar mais sedoso. Ela adora. Não se importa nada.

Do que ela não gosta mesmo nada é de água. Ha uns dias atrás sem querer deitou o pote da água ao chão e molhou as patas, miou tanto de aflição e mostrava as patinhas muito assustada, fartei-me de rir ;) . Nem quero pensar como vai ser para lhe dar banho... Mas vou ter cuidado com as corentes de ar. Ela não tem medo do secador, porque se habituou a ir comigo para a casa de banho. Fica a ver-me tomar banho, mas não se aproxima e fica a ver-me secar o cabelo, da primeira vez teve medo, mas agora já não tem. Tem medo do aspirador

Vou utilizar essa técnica do talco para ver se resulta, mas gostava de saber qual é o champô seco.

As unhas vou pedir ajuda ao veterinário quando la for. Mas ela não arranha nada, nem manda as unhas a ninguém, só ás vezes a brincar mas não magoa.
:D :D

Agora sabem o que é que ela gosta? A minha mãe tem daquelas flores secas com cheiro num potezinho na sala. Ela delira ir lá roubar as florzinhas, depois ou brincs com elas, ou mastiga-as e deita-as fora. passamos a vida a ralhar com ela, mas ela não liga mt :roll:

Beijinhos
Kathleen
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo fev 02, 2003 7:25 pm

Bem, eu tenho 5 gatos, 2 comigo, e 3 em casa da minha mãe, todos eles adooooram dormir na cama, eu padeço de alergias ( pelos, pó etc... ) e embora por vezes ande um pouco aflita, não me faz diferença, o meu persa adora dormir sobre a minha cabeça em cima da Almofada, enquanto o Alberto procura a Margot ( cadela ) que dorme dentro da cama, e deita-se na cova que as pernas dela fazem. Se tiver o cuidado de escovar sempre o gato para que os pelos mortos sejam eliminados, não haverá problemas.
Kathleen
Membro Veterano

domingo fev 02, 2003 9:32 pm

:)

Obrigado uma vez mais, mas por acaso, pelo menos para já, a Amélia não larga pelo, eu escovo-a muito bem e ficam muito poucos pelinhos no pente.
Eu também não a deixo por nem a boca nem o corpo ao pé da minha boca, também sou alérgica ao pó e aos ácaros, quando era mais nova tive asma que agora desapareceu. mas ele como é muito limpinha não me provoca alergia nenhuma.
Ela só tem um problemazito ás vezes quando vai à casa de banho como o pelo é muito comprido fica com porcaria agarrada ao pelo e cheira muito mal. Eu comprei toalhetes dodot para a limpar, mas ela não gosta nada :? Mas eu li num post aqui (eu li os posts daqui quase todos para aprender mais) que os veterinários não gostam muito que se use os dodot alguém me sabe dizer porquê?

Obrigado
Kathleen
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda fev 03, 2003 11:43 am

:D :D :D Olá, bem vinda.
Em 1º. lugar bem vinda ao forum.
Em 2º. lugar bem vinda ao clube de fãs do gato persa, porque quem tem o 1º. fica apaixonado para o resto da vida :roll: :roll: :roll:
A minha é ao contrário do seu, adora água e detesta escova!!!!
Banhos, normalmente um por mês, mas se eu lhe desse confiança era todos os dias :lol: :lol:
A sua não larga pêlo, ainda ... ainda é cedo é muito pequenina, deixe chegar a primavera e vai ver o que é pêlo :lol: :lol:
Eu já não ligo, como só uso roupa escura, antes de sair, tenho o cuidado de escova bem a saia e as meias, ou as calças!!!!! E eu casa, aspirador, muito aspirador.
Quanto a ela dormir consigo, a minha dorme comigo desde sempre e neste momento já não dorme em cima da almofada, porque entretanto veio uma cachorra que lhe ocupou o lugar !!!!!
Boa sorte para si e para ela.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
panchito
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2003 2:18 pm

segunda fev 03, 2003 2:01 pm

Olá a todos,

Vi o post da Kathleen, e identifiquei-me logo com a situação! Tenho um gato Persa MARAVILHOSO .... Panchito ...... que fez 5 meses em 28Jan.

No meio das respostas que li, existe uma em particular que despertou a minha curiosidade:

" ...habituá-la à pasta para eliminar o pêlo dos intestinos .... ", da mjoaomarques.

De todas as dicas truques e afins que tenho lido e ouvido ... esta ainda não constava do meu cardápio :?:

O meu Panchito vai regularmente ao Vet ( coitado do Vet que tem a Clínica mesmo ao sair das escadas do meu Prédio .....), e ele nunca mencionou tal pasta!!

Já averiguei de uma Ração da Royal Canin específica para este fim... e disseram-me em locais diferentes que só depois do Pancho ter um Ano.

Alguém me pode esclarecer a questão da Pasta? É que de facto ele deve comer muito pêlo....

Obrigado, ;)

Panchito
panchito
Membro Júnior

segunda fev 03, 2003 2:03 pm

Olá a todos,

Vi o post da Kathleen, e identifiquei-me logo com a situação! Tenho um gato Persa MARAVILHOSO .... Panchito ...... que fez 5 meses em 28Jan.

No meio das respostas que li, existe uma em particular que despertou a minha curiosidade:

" ...habituá-la à pasta para eliminar o pêlo dos intestinos .... ", da mjoaomarques.

De todas as dicas truques e afins que tenho lido e ouvido ... esta ainda não constava do meu cardápio :?:

O meu Panchito vai regularmente ao Vet ( coitado do Vet que tem a Clínica mesmo ao sair das escadas do meu Prédio .....), e ele nunca mencionou tal pasta!!

Já averiguei de uma Ração da Royal Canin específica para este fim... e disseram-me em locais diferentes que só depois do Pancho ter um Ano.

Alguém me pode esclarecer a questão da Pasta? É que de facto ele deve comer muito pêlo....

Obrigado, ;)

Panchito
Kathleen
Membro Veterano

segunda fev 03, 2003 9:55 pm

:D

Obrigado a todos. Quanto à questão da pasta, por acaso não tinha referido, mas quando fui ao veterinário a primeira vez ele mandou-me logo dar-lhe dessa pasta e ela para já adora ;)

Mas hoje por acaso fui à loja de animais onde costumo ir e o sr disse-me que como ela comia Royal Canin que não era necessário dar-çhe dessa pasta, disse-me que podia continuar mas que não era preciso. Eu tenho de ir com a Amélia ao veterinário para a semana e vou-he perguntar, mas o que é que vos parece? Eu li aqui o post de um gatinho que teve de ser operado por ter deixado de comer a pasta, sabem que ração ele comia?

Beijokas
Kathleen
panchito
Membro Júnior

terça fev 04, 2003 11:00 am

Bom Dia!!!

Agora é que estou mesmo curiosa com essa história da Pasta, pois nem o Vet me disse nada, nem eu nunca tinha ouvido falar em tal!

Por acaso o Pancho vai hoje ao VET e vou perguntar.

Amanhã logo direi qualquer coisa!

Rons rons
Panchito
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça fev 04, 2003 11:36 am

A pasta dos pelos é importante para os ajudar a digerir as bolas de pelo. Essas bolas podem, em casos muito graves, paralisar os intestinos. Conheço um ou dois casos.
A pasta compra-se nas lojas de animais e em vets. Acho muito estranho o vosso vet nunca ter falado na pasta :o
Um dos meus gatos também não gosta nada e para o obrigar a comê-la besunto-lhe o focinho :D depois passa 5 minutos a lamber-se e come a pasta toda ;)
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça fev 04, 2003 11:44 am

Kathleen Escreveu: )
Eu comprei toalhetes dodot para a limpar, mas ela não gosta nada ? Mas eu li num post aqui (eu li os posts daqui quase todos para aprender mais) que os veterinários não gostam muito que se use os dodot alguém me sabe dizer porquê?

Obrigado
Kathleen
Nunca ouvi nada disso. O vet dos meus até me aconselha a evitar os banhos e a limpá-los com dodots quando achar que estão muito sujos. :o
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça fev 04, 2003 7:30 pm

Olá a todos,

Então, para quem estava à espera, cá vai umas dicas. Perdoem-me é o tamanho do "testamento".

A pasta para eliminar os pêlos dos intestinos é muito importante. Há gatos que ficam com os intestinos entupidos o que, em caso grave, provoca um “apodrecimento” do tecido do mesmo. Quando isto acontece o tratamento passa por uma cirurgia (foi o que aconteceu com o persa do Gilocas, não leram?) para retirar a parte do intestino afectada.
Sei de alguns truques para detectar a presença de excesso de pêlo nos intestinos:
O gato defeca poucas vezes e as fezes são duras.
Apalpando a barriga do gato, nota-se uma espécie de cordão de contas grandes (são as fezes secas).
Quando se notam estes sintomas não se deve atrasar a consulta ao médico veterinário.

A prevenção é dar-lhes um produto que estimule a lubrificação do intestino. Há vários métodos. Revelo a minha experiência para considerarem :
1.Ervas – actuam como purgante obrigando o gato a vomitar o excesso de pêlo. Em 1º lugar acho uma violência obrigar o nosso bichano (e estou a falar principalmente dos persas) a “regurgitar” todo aquele pêlo, é que é mesmo muito, que engoliu. Depois, se usarmos as caixas de sementes que é só encher de água, ficamos com a casa salpicada e cheia de mosquitos. Se semearmos as sementes, ficamos com terra por todo o lado porque os nossos amores não vão perder a oportunidade de esgravatar a tina. Trazer erva da rua está fora de questão porque no mínimo, dependendo do sítio onde se mora, está cheia de ovos de parasitas.
2.Matéria Gorda (manteiga sem sal, gordura de borrego, óleos alimentares) – em princípio todos eles gostam. A dificuldade está na dosagem; tem que ser o suficiente para que faça efeito mas o excesso vai provocar problemas de fígado, ureia, ... Como exemplo: a dosagem para a Sherazade (tem 3 kg) é uma colher de café de manteiga uma a duas vezes por semana. Uma colher de café de óleo de milho na ração também favorece um pêlo brilhante.
3.Pasta – teoricamente é o melhor pois foi estudada para o efeito só que são raros os gatos que gostam delas. Experimentei várias marcas. A mais tolerada pelos meus bichanos é a da BEAPHAR que pode ser complementada com os biscoitos (Malt-Bits) da mesma marca.
4.Rações – a Hill´s tem uma ração específica para eliminar as bolas de pêlo. A Royal Canin tem 3 rações específicas para com função: ração para gatos de interior, ração para gatos de pêlo longo e ração para gatos persas. A Eukanuba e a Proplan têm a ração de borrego. Pessoalmente uso uma mistura da Royal Canin com Eukanuba porque eles não gostam da Hill´s e só toleram a Proplan. Estas rações são só para animais adultos. Infelizmente a Eukanuba deixou de fabricar a de borrego para gatinhos.

Quanto aos shampoos secos, acho-os óptimos porque limpam, desembaraçam e amaciam o pêlo sem necessidade de molhar os bichanos. É claro que não substituiem um banho. Há muitas marcas e vários preços. A minha escolha para os shampoos (de qualquer tipo) recaiu na marca San Bernard. Têm produtos específicos para tipo e cor de pêlo das nossas mascotes.

Por fim os “desembaraçadores” de pêlo. Ajudam mesmo. Também há várias marcas. A minha escolha foi para o dos laboratórios Héry. É dispendioso mas uma embalagem dá para muito tempo acabando por compensar monetariamente.
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”