Olá Kathleen,
[Mas esta linda conquistou-me e sou doida por ela].
Benvinda ao mundo dos bichanos. Também eu não simpatizava muito com os gatos, achava que não eram de confiança. Tudo mudou quando alberguei (temporáriamente, julgava eu) um gatinho siamês de 2 meses que seria para uma amiga. Ao fim de duas semanas, estava de tal modo apaixonada por esse ser pequenino e traquinas, que já não consegui separar-me dele. Esse gato,Ton-Ton, foi o primeiro de muitos mas será sempre especial para mim.
[Achas que isto pode ser prejudicial para mim?]
Sinceramente, não gosto de dormir com animais na cama.Teóricamente,
se não se padecer de alergias,
se o animal estiver desparasitado (internamente e externamente),
se o animal fôr regularmente limpo,
não deverão ocorrer problemas de saúde, só que, pessoalmente, detesto vêr os lençóis cheios de pêlo. Como vai descobrir, lá para o fim do mês e durante todo o mês de Março, os gatos persas vão deixar cair uma quantidade infindável de pêlo. Com a sua Amélia, que ainda é pequenina, vai ser pior pois o pêlo é ainda muito fininho. De certeza que vai obrigá-la a aspirar os lençóis antes de os meter na máquina de lavar.
[Gostava que me dessem alguns conselhos sobre como tratar dela, pois gostava de fazer tudo bem]
Acho que se está a referir sobre cuidados externos, não é verdade?
Então, para mim, o mais importante é penteá-la e escová-la bem, pelo menos uma vez por dia e habituá-la à pasta para eliminar o pêlo dos intestinos. Depois há que limpar os olhos e as orelhas. As unhas podem ser cortadas um bocadinho mas é melhor que alguém conhecedor (talvez o veterinário) lhe explique como se faz para não magoar a sua gatinha. A tesoura é especial para gatos. Seria melhor habituá-la a um "arranhador". Há de vários tipos. Os meus persas gostam particularmente de um pedaço de tronco de salgueiro grosso. Tem que ser pesado o suficiente para que não lhes caia por cima quando eles o arranham.
[Mas parece-me que o pelo na zona do pescoço está a ficar meio oleoso , o que posso fazer?]
Eu costumo usar shampoo seco para eliminar a sujidade e oleosidade do pêlo.
Os cuidados que lhe estou a indicar são muito genéricos. Se tiver alguma dúvida particular ou se quizer saber a marca de algum produto que eu utilizo estou à sua disposição. Pode contactar-me para o e-mail:
[email protected]