Gata que precisa de ansiolíticos....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CameliaRoja
Membro Júnior
Registado: sexta jun 01, 2007 11:35 pm

sábado jun 02, 2007 12:00 am

Olá a todos!

Há cerca de uma semana trouxe uma gata persa para casa, que uma amiga encontrou perdida ou abandonada. A gata ficou dois dias em casa dela, mas os gatos dela, acabadinhos de ser pais, não acharam piada nenhuma à 'intrusa'. Como ela não obteve qq resposta dos anúncios que espalhou pelas redondezas e perante o desespero dela ofereci-me para ficar com a gata.
O problema é que aconteceu alguma coisa entre todas estas mudanças que lhe alteraram o comportamento (pensamos nós). Ela faz as necessidades fora da caixa de areia - ao ladinho mesmo!! Nem chega perto e eu ando passada! Sempre tive pavor a cheiro de urina de gato e agora levo com isso e muito mais todos os dias.
Não querendo pensar demasiado na possibilidade de a dar, levei-a ao vet hoje. Segundo ele e depois de me ter ouvido, o problema é mesmo comportamental. Receitou-lhe ansiolíticos e disse-me para ter paciência por mais dez dias +/-. Ah! e fiquei a saber que tem 4 a 5 anos.

O meu intuito em contar tudo isto é o de saber a v/ opinião e experiência numa situação semelhante. Preciso desesperadamente de ideias.
Penso ser relevante dizer que passo muito pouco tempo em casa e tenho duas crianças com quem a Maia ainda não se sente muito confortável e, no período em que estou ausente tenho-a deixado confinada num espaço pequeno da casa para que não se 'entusias-me' muito.

Ajuda, por favor! :|
Obrigada
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado jun 02, 2007 1:13 am

Bem eu acho que é preciso paciencia.

A gata esta a viver uma nova situaçao... Deve estar stressada. Tem de ter paciencia. Acima de tudo nao a dê so por esta razao.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado jun 02, 2007 8:42 am

Ela pode também nao gostar da areia, tente mudar a ver a reacção dela.
A areia tem aroma? Há gatos que nao gostam.É que como diz que faz ao lado da caixa pode ser so mania dela, mas também pode ela nao gostar da areia.
É so mesmo ao lado da caixa ou também espalha pela casa?
É que é natural ela sendo já adulta, ter mais dificuldade em adaptar-se a viver em casa, pode estar a deixar o cheiro dela espalhado.É um animal que esta a chegar a um ambiente novo, é natural que esteja ansiosa.
E esterilizar já pensaram ou ela ja esta?
O importante é não desesperar, olhe pense que ate podia ser pior, o meu mais novo, andou uma fase(grande) em que ia tirar as fezes dele e do gato mais velho ao caixote e brincava com elas pela casa e aínda as escondia por baixo dos tapetes :?

Boa sorte e se gosta do animal nao é por isto que vai desistir.
CameliaRoja
Membro Júnior

sábado jun 02, 2007 11:52 am

Bom dia

Já experimentei dois tipos diferentes de areia. Ontem, a conselho do vet, mudei para a primeira. Se ela pudesse espalhava as necessidades pelos cantos da casa e tem pereferença pelas proximidades das portas. No entanto tem ficado confinada (quando nao estou) a um espaço pequeno, o que parece nao ajudar muito.

Mas ontem fiz serão e deixei-a à vontade. Estive sempre por perto e insentivei-a a ir à areia. Reperei que se preparava para fazer no chao, mas com calma levei-a para a caixa. Acabou por ir lá sozinha, sem que me apercebesse, fazer um xixi. Quando aordei preocurei pelos cantos e não encontrei xixis... Estou mais contente!

Quanto a esteriza-la... não é uma ideia que me agrade muito, mas penso arranjar-lhe uma filhota adoptiva :D

Obrigada pela atenção!
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 02, 2007 12:26 pm

Bem parece estar a evoluir! Acompanhe-a todas as noites. Com o tempo ela vai perceber que é na caixa que deve ser feito.
CameliaRoja
Membro Júnior

sábado jun 02, 2007 12:41 pm

O mais me chateia nisto tudo é ela ficar toda suja e cheirar mal! Sou paranóica com cheiros e depois de descobri que o que cheira mal nos gatos não sao eles propriamente ditos, mas a sua urina. Agora tenho uma gata por sinal linda que trezanda a xixi! É que com aquele pelo todo, não há lingua que lhe valha. Banho tão cedo nem posso ponderar porque ela precisa de sossego - e eu já lhe lavei o rabito (não só a cauda) 2 vezes :oops:
Bem queria acarinha-la incondicionalmente, mas acho que ninguém gosta de ficar a cheirar a xixi de gato...
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado jun 02, 2007 12:55 pm

Tendo em conta que o xixi de gatos a deixa muito stressada, pense seriamente em esteriliza-la senão bem pode dar pelo cheiro em tudo quanto é sitio. Dê tempo ao tempo e verá, ficará de cabelos em pé. E se agora já pensou na hipótese de a dar embora não queira pensar muito nisso, nessa altura corre com ela.
Não está a pensar fazer criação pois não? Pense no melhor para a sua gata e para si. A esterilização só ajudava a controlar os seus nervos em relação a gatos. 8)
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 02, 2007 1:14 pm

Bem acho que é uma questao de paciencia. Tem de ter paciencia com a gata... Ela precisa de tempo.

O meu gato rebola-se na caixa da areia, e como tem o pêlo média tambem fica a cheirar a xixi... Mas é preciso ter paciencia.

Olhe ele em plena acção...

Imagem
CameliaRoja
Membro Júnior

sábado jun 02, 2007 1:24 pm

Peleve,

Com as suas observações quase me sinto obrigada a gostar do cheiro a xixi de gato! :D

O que eu não percebi muito bem é o que tem a esterilização a ver com o xixi. Sei que os gatos marcam território, mas as gatas também?? Tenho amigas com gatas e nunca lhes aconteceu semelhante mesmo sem terem sido esterilizadas.
CameliaRoja
Membro Júnior

sábado jun 02, 2007 1:32 pm

É giro o seu gato, sanxeri!! :) E rebola-se na areia e tudo! :D

No que eu me fui meter?? :lol:

Mas sim, vou ter paciência. Há quem diga que sou louca por ter trazido a gata para casa e por andar a limpar xixis e cocós todos os dias. O meu tempo é escasso, os recursos também, mas em boa verdade sempre quis ter animais. Adiei até não precisar da autorização de alguém para tal e apesar dos pesares, já pondero trazer uma outra gatita. Já tenho uma reservada para mim!
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sábado jun 02, 2007 2:24 pm

CameliaRoja Escreveu:Peleve,

Com as suas observações quase me sinto obrigada a gostar do cheiro a xixi de gato! :D

O que eu não percebi muito bem é o que tem a esterilização a ver com o xixi. Sei que os gatos marcam território, mas as gatas também?? Tenho amigas com gatas e nunca lhes aconteceu semelhante mesmo sem terem sido esterilizadas.
Sim, há gatas que também marcam território... e nem só com urina :!:
Conheço 3 casos: 2 foram resolvidos apenas com a esterilização das gatas o 3º foi preciso também um tratammento anti-depressivo.
Hoje em dia nenhuma marca território.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jun 02, 2007 2:49 pm

para além de gastar dinheiro e a menos que a gata esteja doente, qual é o problema de a esterelizar? e se ela adoecer e precisar mesmo?
mesmo com companhia, as gatas tb. podem marcar território.
segundo tenho ouvido dizer, os persas são porquinhos. essa para além do stress, se calhar não foi habituada. talvez daí o abandono. problemas que podem ser resolvidos com a esterelização :lol:
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 02, 2007 3:18 pm

Pois rebola na areia! Ele é muito porquinho... As vezes eu vou para a escola... chego a casa e esta ele a rebolar-se... e o pior é que tem lá cocó. Mas ele rebola na mesma. :lol: É impressionante a alegria que se vê no fofinhinho dele quando se rebola. Olhe... so me resta limpa-lo e tirar os "presentes". nada mais posso fazer. A sorte é que ele so faz isso uma vez por semana ou assim. :D
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado jun 02, 2007 6:53 pm

E eu que pensava que tinha tido um gato porco e era caso unico, valem estes testemunhos para saber que nao sou exclusividade no que toca a ter uma badalhoquito.

Sim ha gatas que demarcam, a esterilização pode resolver.
Fico contente em saber que ela esta a melhorar.
Esqueci-me de referir que qd o tobias veio para ca ele só usava o areao para comer a areia( na altura estava doente e isolado), também nao ia la para fazer nada.
Passei horas com ele a pegar nele a po-lo na areia , com as patitas dele iam ajudando-o a revolver a areia para ele se ir habituando.
Quando ele fazia fora,eu em vez de limpar a urina e os cocos, deitava areia em cima da urina e voltava a por no caixote tal como com as fezes, de forma a impregnar o areao com o cheiro e incentiva-lo a la ir e foi resultando que aprendeu a usar o areao.Mais tarde é que descubriu o "prazer" de brincar com as poiitas, mas felizmente la lhe passou a panca.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado jun 02, 2007 8:00 pm

Eu tive gatas que chegava a minha mãe a lavar as cortinas das camilas, os cortinados e quando ia a ver, mais um xixi para lá. Por vezes nem tinhamos tempo, só as viamos passar ao lado de rabo esticado.
Quanto a gatos e areia, o meu Kiko foi um castigo para se habituar a ela. Tinha a mania de ir esgravatar na ração e toca era mesmo lá que ficava o presente e quando não era, lá ia para trás da porta. Hoje tudo vai á areia.
Vai ver que se habitua a andar a apanhar xixis e cocós ( mas da areia ).
Se lhe der muito cabo dos nervos :) use uma mascara nessas horas, verá que nem nota nada.
Se a sua gata prefere ao pé da porta, até ela se habituar á areia, coloque o tabuleiro perto da porta, onde ela costuma ir. Vai ver que é uma questão de dias e quando ela cheirar mal, passe-lhe com um toalhete.
Ainda em relação á esterilização, o que acha estar a dormir e acordar derepente ao som de um miau daqueles que até faz eco nos ouvidos???
Eheheh pense seriamente na esterilização que pode evitar isso. :)
Responder

Voltar para “Gatos”