Castração da minha gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Castrar ou não castrar, eis a questão

sim
30
94%
Não
1
3%
Não sejas doida e deixa a gata em paz
1
3%

Total de votos: 32
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

quarta jun 06, 2007 2:48 pm

Oi, a minha gata teve uma ninhada devido a um infeliz descuido nosso. Enfim conseguimos arrajar bons donos para todos os gatinhos e ficámos com um. Mas não pode ser não havemos de conseguir sempre bons donos.Pensámos em castrá-la, assim acabávamos com o problema da ninhada e dos cios prque ela arranha tudo lá em casa nessa altura (pk quer sair). Mas não sei, vacinas e coisas do género tá fora de questão, prefiro ficas com os sofás estragados do que o pobre animal ficar com um cancro ou sei lá que mais. Mas como ela teve uma ninhada não fará mal? Gostaria de saber opinião dos mais experientes. Obrigado! :P

Alguém conhece uma clinica de confiança, no Algarve, Faro e arredores que faça este procedimento sem ser um balurdio? Mil obrigados. :lol: :lol:
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

quarta jun 06, 2007 3:16 pm

Não entendi se está a falar de vacinas ou de anticoncepcionais para gatas.
Caso seja essa a sua duvida, sempre ouvi falar que podem provocar tumores.
No caso da esterilização, embora seja mais cara, acho que é sempre um bom investimento. Para além de evitar futuras ninhadas, evita uma série de doenças :wink:
O gatinho caso não seja castrado o mais provavel será quando atingir uma certa idade começar a marcar território

Fale com o seu vet a ver o que aconselha :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta jun 06, 2007 3:41 pm

tal e qual a IsabelMello disse.

Se a nicasekika não deseja mais ninhadas será a solução mais acertada. Como em tudo haverá os apologistas do Sim e do Não ;)

Eu sou pela esterilização. Evita muita coisa.

Em Faro não conheço nada. Só a rua do Crime :D
CALAO
Membro
Registado: terça fev 27, 2007 3:48 pm

quarta jun 06, 2007 5:02 pm

hehehe rua do crime... rules 8)

esterilizaçao... evita muita chatice...
:wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 06, 2007 6:05 pm

oiee!!

lógico que deve procurar proficionais para saber uma opinião... mas o mais lógico é aconselharam-na a castrar a gatinha!!
é uma série de chatices que lhe poupa a si, e para a gata também é o melhor...

as vacinas... essas não lhe transmitem qualquer doença...
pelo contrário...
previnem eventuais doenças!!

boa tarde!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

quarta jun 06, 2007 6:57 pm

Olá.

Devo aproveitar este tópico para saber mais ou menos o preço da esterilização de uma gata. É que estou a pensar em adoptar uma e para prevenir imprevistos acho que é a melhor solução. :roll:

Já agora qual é a diferença entre castração e esterilização?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jun 06, 2007 7:02 pm

Migael Escreveu:Olá.

Devo aproveitar este tópico para saber mais ou menos o preço da esterilização de uma gata. É que estou a pensar em adoptar uma e para prevenir imprevistos acho que é a melhor solução. :roll:

Já agora qual é a diferença entre castração e esterilização?
Castração é para os machos e o preço costuma ser entre 45/ 60 euros

Esterilização é para as fêmeas, é um processo um bocadinho mais complicado e os preços variam bastante.
Talvez entre 120/170 euros.

Tambem acho que variam um bocadito com a zona.
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

quarta jun 06, 2007 8:25 pm

Pelo que já li algures, a castração e a esterilizaçao tanto se faz nos maxos como nas femeas. Assim por alto a esterilização apenas os torna inferteis e a castração acho que lhes tira mesmo os instintos. Bom, alguem melhor informado que explique, porque realmente já não sei explicar.
Última edição por Dispondency em quarta jun 06, 2007 8:35 pm, editado 1 vez no total.
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

quarta jun 06, 2007 8:34 pm

O que é esterilizar?
É um procedimento cirúrgico para impedir a reprodução do animal, e pode ser realizado em machos (vasectomia) e em fêmeas (ligadura de trompas). Em ambos os casos os órgãos sexuais permanecem, e o animal mantém sua conduta sexual, já que o processo hormonal não se modifica (as fêmeas continuam tendo o período do cio).

O que é castrar?
É a retirada cirúrgica dos órgãos sexuais. Machos: testículos (castração); fêmeas: ovários (ovarioctomia), ou ovários e útero (ovariohisterectomia). Os processos hormonais desaparecem e o caráter do animal não sofre alteração. Nos machos agressivos por domínio sexual, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. As fêmeas não tem o período de cio.

http://www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal/parepense.htm
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

quarta jun 06, 2007 9:25 pm

O que é mais engraçado é que os vets que conheço, chamam castrar machos e esterilizar femeas(independentemente de serem gatos, cães...)

Quando o processo é esse mesmo retirar tudo o que tenha a ver com reprodução, logo eles deixam de ter vontade de :oops: e elas deixam de ter cio.

Vou puxar as orelhas aos vets :twisted:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta jun 07, 2007 10:21 am

IsabelMello Escreveu:
Vou puxar as orelhas aos vets :twisted:
também eu :evil:

Cá em casa é tudo castrado!
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

sexta jun 08, 2007 1:25 am

Obrigado pelas Dicas :)
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta jun 08, 2007 1:30 am

Qual é a duvida? Como propria disseste... pode ser que nem sempre arranjem bons donos... Esteriliza logo a bichaninha. :)
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jun 08, 2007 2:41 pm

se fôr a uma associação de animais, pode sair mais barato
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

terça jun 12, 2007 4:31 pm

Olá a todos...

Epá, isto calhou que nem ginjas :lol:

Eu sou o Bruno e este é o meu primeiro post aqui no forum pois o desconhecia. Acontece que sou estudante de Veteterinária na Universidade de Évora e procurava umas coisas sobre um antibiótico imagine-se para que?!... para uma OVH que vou fazer amanhã a q?!... a uma gatinha Encontrei o forum por hiperligação dada pelo motor de busca, axei piada, procurei um pouquinho pelos tópicos, encontrei este e registei-me para dar o meu contributo para o conhecimento acerca do assunto ... As coincidências acontecem mesmo!!! :)

Então é assim... Como o/a Dispondency referiu e muito bem, até mesmo pelas proprias palavras em si, existe um diferença entre esterilização e castração. Esterilização é o acto de tornar estéril, infértil por si só, compreendendo por exemplo a vasectomia. Castração considera-se uma esterilização mas que implica a remoção das gónadas e anexos, quer na orquiectomia (orqui + ectomia como remoção das gónadas masculinas) ou OVH (vulgo ovariohisterectomia como remoção dos ovários e útero pela região do cervix). Agora isto entre nós, a diferença dos termos é meramente convencional e psicológica, pois o que interessa é o acto em si. Assim, refere-se que para o cliente ordinário, o que se efectua será sempre a castração ou esterilização normal, guardando as vasectomias para cães de estalão mais... como haverei de dizer... Será mais fácil dizendo que com a vasectomia, por exemplo, e como fora muito bem dito, apenas se perde a capacidade de fertilizar aquando da cópula pois as gonadas continuam lá e a produzirem as hormonas responsáveis pelos comportamentos sexuais característicos sa espécie. Assim, consegue-se um animal "inteiro", até mesmo com o seu comportamento sexual, podento à mesma realizar cópula com uma cadela em estro e tudo mas apenas não a fertilizando. Assim, usa-se por exemplo para criadores que não desejam mais ninhadas de determinado animal e para cães de grande porte e estalão como dobermans, rottweilers, grand danois,... Desculpem tar a ser extenso mas quem realmente se interessar, penso que não irá achar isso

Quanto à gatinha em si, como profissional, é importante compreender que um veterinário nunca poderá induzir muito na decisão do cliente ou do dono... Quer porque essa decisão passa por ele só, bem como (e peço desculpa de o dizer tão friamente, mas é verdade) existem donos que pensam que o veterinário apenas diz para castrar de forma a ganhar o dinheiro, o que não é bem assim. Isto é algo que, com o passar do tempo e com o calo inerente à prática, qualquer profissional aprende a reconhecer e é um "confronto" de ideias que obviamente se evita. Até eu, mero leigo na matéria já o vou adquirindo Mas, como ainda não sou profissional... sim, claro que deverás fazer a OVH à gatinha!

Porquê?!

Primeiro porque nunca mais corres o risco de ter uma ninhada indesejada, com os riscos que (embora por quanto engraçado e fofinho que seja) daí advêm, nomeadamente as complicações com os gatinhos, com o arrajar donos, até com o meter dentro de um saco e jogar para a berma da estrada, como já me aconteceu uma x q vinha de lisboa para o algarve! Não digo que faria o mesmo, obviamente, mas que são situações a ter em conta. Para ter uma ideia, em clientes com animais que vão ao Hospital, nós fazemos sempre a abordagem que, se o animal nunca for dado ou potencial reprodutor, o criador deverá fazer a castração.

Por outro lado, isto não se prende só ao facto das ninhadas indesejadas ou... inesperadas, mais correctamente. Temos ainda de ter em conta o facto do animal perder apenas o seu comportamento sexual... mas muita atenção a isto: O animal perde apenas o comportamento sexual... ñ muda a sua maneira de ser! Isto é extremamente importante pois a unica coisa que se perde são as hormonas sexuais e o que está a elas assiciado (por exemplo e a título de curiosidade, numa castração de um gato macho, umas espículazitas que se encontram no pénis do animal e que servem para induzir a ovulação na fêmea também se perdem, pois eram antes mantidas por essas hormonas). Assim, se o animal era vivo, brincalhão, ruim e malandro que seja irá continuar assim. No entanto, um comportamento ñ é estante, isto é, o animal ao perder um comportamento de dominância, também perderá a sua vivacidade um pouco, por exemplo, mas isso até dependerá de animal para animal e da sua experiência social e interaccional com o mundo nos primeiros mêses de vida!

Bolas, que seca q tou a dar, pessoal... :? :)

Bom, depois ainda existe um outro factor importante: O risco de tumores mamários, uterinos e neoplasias e quistos ováricos, bem como de piómetras e metrites, que não são mais do que infecções purulentas ao nível do útero, irão reduzir mas muitíssimo. Daí que se considere a OVH a animais com estes tipos se patologias.

Quanto a fazer mal por já ter tido uma ninhada... de forma alguma!! Apenas não se recomenda a castração a animais em estro ou seja, na fase proliferante, ou a animais gestantes, embora nesta ultima situação seja discutivel e depender imenso de profissional para profissional. Claro que, para o cirurgião, efectuar uma cirurgia em que tem de retirar um útero pequenino ainda nunca gestante e dilatado que, mesmo com um processo de involução pos parto, fica sempre um pouco maior, é sempre melhor, mas não existem implicações nenhumas em efectuar uma OVH num animal que já pariu!

Outro tópico curioso... O animal vai engordar imenso depois da castração... Epá, vai... mas só se o dono lhe der alimento quanto baste para isso acontecer :) Mas aí, já estaria obeso antes da castração em si. Com isto quero dizer que nada implica uma ou outra coisa, apenas o proprio dono na alimentação que faz do animal. Pode-se referir que a regulação da função hormonal também não é tão recta quanto isso, e um ciclo regulador em que interagem hormonas não é totalmente independente dos outros, pelo que poderá ter uma ligeira implicação mas é totalmente mínima e mais dependente da alimentação. É como a do outro... dava 5€ ao porco e ele ia comer onde quisesse. Pois para o animal ñ engordar, em vez dos 5€, damos só 3, se me fiz entender :wink:

Bom, depois de 18 horas em frente ao pc pra escrever isto tudo (tou no gozo, demorei um pouquito mas foi com imenso prazer :) ) Penso que não me falte referir mais nada! Aliás, qualquer dúvida que alguem tenha neste tópico ou no forum em geral, poderá colocá-la! Não sei se existe algum(a) veterináro(a) "de serviço" cá no forum, se assim podemos chamar, e nem eu o quero ser, mas se não existe alguêm para dar a dita "explicação final", eu posso tentar ajudar no que tiver ao meu alcance! Se não saber, tb não vou inventar e pergunto a um "big boss" dos meus :wink:

Ahh, mais uma coisa! Em relação aos preços... Epá, uma orquiectomia é muito mais barata que uma OVH. Pq?! Como se subentende, pq é imensamente mais fácil de realizar! Não implica uma anestesia e apenas uma sedação mínima é suficiente, a zona a incidir tem uma preparação muito mais rápida e simples, a técnica em si é muito simples também, as técnicas de assépsia n são tão rigorosas... o pós operatório é muito mais linear... enfim, que nenhum veterinário veja isto que vou escrever :? eu considero que a orquiectomia seja dinheiro fácil! :P Não falo totalmente a sério, como é obvio, mas prontos, é provavelmente das cirurgias com menor dificuldade e menores riscos e implicações (mais nos felinos do que nos cães também).
Já a OVH não! Implica anestesia contínua, fluidoterapia, preparação da zona, técnicas rigorosas de assépsia para evitar contaminações e peritonites (infecções do peritoneu ou cavidade abdominal e extremamente problemáticas), implica a entrada na cavidade abdominal, implica ajudantes, implica um instrumentista,... implica uma diferente recuperação e um obvio maior risco pos-operatório (que na orquiectomia, nem considero que exista algum risco associado), orientação, antibióticos,... enfim, já se pode chamar de cirurgia! Mas atenção, não digo que existe risco. Apenas como profissionais da coisa, temos de quantificar o risco associado às intervenções, e a OVH tem maior risco que a orquict.

Quanto a valores aí praticáveis, tenho um professor que trabalhou numa clínica em Faro e com quem irei falar! Se eu já exercesse a profissão, iria ao meu consultório a Aljezur e com certeza lhe faria um bom desconto :P e se fosse daqui perto, até na aula de amanhã poderíamos fazer a esterilização da gatinha mas assim... Será melhor aí por faro!

Assim, espero que tenha sido bastante explícito, já que não fui muito sucinto me despeço com abraços e beijinhos e já sabem, qualquer dúvida, é só postar aqui no forum ou MSN e mail: [email protected]

Sempre (ou quase sempre) às ordens ;)

Abraços a todos...

Bruno Rodrigues
Responder

Voltar para “Gatos”