Romrom

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta fev 07, 2003 11:39 pm

:)

Alguém me consegue explicar como é que os gatos fazem romrom? Eu sei que o fazem quando estão felizes, mas qual é o "mecanismo" no corpo deles que lhes permite emitir aquele som delicioso :D

Beijos
Kathleen
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado fev 08, 2003 11:37 am

Ora bem, vejamos...
Um gato não ronrona porque está contente, porque alguns dos gatos ronronam qd estão em sofrimento também!!!

O ronronar indica uma disposição social amigável e pode ser dado como sinal para, por ex., um gato veterano, informando que certo gato com problemas tem necessidade de amizade, ou pode constituir um sinal para o dono, exprimindo o agradecimento pela amizade obtida.

O ronronar traduz um comportamento infantil. Os gatinhos ronronam a partir da primeira semana de vida e isso indica à mãe que tudo está bem com a sua prole. Já nos gatos adultos isso traduz uma certa dependência do contacto entre os donos e os gatos.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado fev 08, 2003 6:13 pm

sei que o fazem quando estão felizes
os gatos também fazem ron-ron quando estão em stress. deve ser alguém mecanismo de auto-defesa.

anjazul
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

segunda fev 10, 2003 9:28 am

e também ronronam quando estão doentes ou têm dores; acho que equivale aos nossos gemidos de dor nesse caso.
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

segunda fev 10, 2003 1:17 pm

Olás a todos,
penso que a Cathleen queria saber mesmo, é que sítio lá dentro deles é que emite o ronrom.
Pelo menos foi o que eu percebi da pergunta e é também o que gostaria de saber :oops:
MNuito obrigada,
AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

segunda fev 10, 2003 2:06 pm

Não sei se isto está correcto, mas li algures uma comparação que dizia o seguinte:

quando medimos a tensão arterial, "apertamos" o braço (ou o pulso) e o sangue tem que fazer mais força para passar nas veias/artérias. Primeiro apertamos muito e não se ouve nada, mas à medida que vamos diminuindo a pressão no aparelho, começa-se a ouvir o "bater do coração". Na verdade, o que estamos a ouvir não é o coração, mas sim um som que é emitido pela passagem do sangue naquela zona mais apertada no braço... é uma vibração criada pela força do sange a tentar passar na veia que tem uma frequência audível pelo ouvido humano. À medida que vamos diminuindo cada vez mais a pressão do aparelho, a determinada altura deixamos novamente de ouvir o "bater do coração".

Com os gatos passa-se o mesmo... o ar ao passar na sua garganta (?) cria uma vibração numa frequência que é audível ao ouvido humano. Esse som, é o ronronar que ouvimos.

Se me perguntarem exactamente o que é que eles fazem para emitir esse som, não vos sei dizer, mas imagino que tenha a ver com o canal onde passa o ar, estar mais ou menos aberto.

Vou-me informar melhor!!
vcruz
Membro Veterano

segunda fev 10, 2003 2:40 pm

Ok, Ana, fico à espera da explicação :lol:
É que ainda não tive coragem de perguntar à vet... :oops:
AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

segunda fev 10, 2003 5:59 pm

Os gatos, grandes e pequenos, são os únicos animais que fazem romrom. Ao contrário de crenças populares, não é um modo de "falarem". O romronar vem de duas membranas chamadas cordas vocais falsas (false vocal cords) que estão situadas na laringe, por trás das verdadeiras cordas vocais. O ronronar dos gatos tem uma frequência de 26 ciclos por segundo, igual a um motor a gasóleo de um carro parado. Os gatos ronronam tanto quando inspiram, como quando expiram, mantendo a boca completamente fechada. Os cientistas acreditam que o ronronar é produzido pelo sangue numa grande veia na cavidade peitoral, que vibra, e o som é aumentado pela passagem de ar no canal respiratório. As crias são cegas e surdas quando nascem, mas conseguem sentir o ronronar das suas mães. Actua de certo modo como um localizador da mãe. Os gatinhos começam a ronronar com uma semana de idade e nessa altura é um sinal à mãe que estão a receber bem o seu leitinho e estão satisfeitos. Uma vez que o ronronar não resulta da zona vocal, não interefere com a sucção necessária para mamar. Também contrariamente ao que se pensa, os gatos não ronronam só quando estão contentes ou satisfeitos... mantenha-se atento, um ronronar profundo pode indicar dor ou mau estar. As gatas em trabalho de parto ronronam. Também ronronam quando antecipam que vão ser alimentados ou acarinhados. Os gatos africanos de maiores dimensões, ronronam em pequenas convulsões (não de um modo seguido). Curiosamente, os gatos nunca ronronam se estiverem sozinhos!!

Espero ter ajudado.
Ana
vcruz
Membro Veterano

segunda fev 10, 2003 6:35 pm

E muito! :)
Muito obrigada,
MyCat
Membro Júnior
Registado: domingo dez 08, 2002 6:56 pm

segunda fev 10, 2003 8:31 pm

Pelo que sei é pelas cordas vocais mas sao falsas que ficam na laringe!
Mas penso que ainda nao se sabe exactamente se o romronar vem desse local!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda fev 10, 2003 11:48 pm

:lol:

Muito obrigado pelas respostas. Por acaso é um mecanismo muito engraçado.
E fiquei a saber que não ronronam apenas de satisfação como eu imaginava.
A Amélia quando acorda ronrona muito, quando lhe vou dar de comer e lhe pego ao colo também.
Eu vou com ela ao Veterinário na quarta feira vou ver se lhe pergunto.
Mas penso que deve ser pelo mecanismo que foi descrito pela Ana.

:D Obrigado
Catherine
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

domingo fev 23, 2003 7:09 pm

E se o gato raramente ronronar?
Acham que e por ser muito independente?
E que a Kocka raramente ronrona... :?
Responder

Voltar para “Gatos”