Morder as mãos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

segunda jun 25, 2007 1:35 pm

Olá. Preciso de um conselho:

Tenho à coisa de três semanas um gatinho pequenino. Acontece que ultimamente ele tem andado a morder em tudo que aparece à frente. Por exemplo, vai a correr e bate contra o pé da cama e tenta morde-lo, depois continua a correr. Mas o problema é que quando vê a mão humana é pior. Tenta sempre apanha-la e se por exemplo está a brincar com qualquer coisa e alguém fizer uma festinha, deixa tudo e tenta morder a mão. Trepa tudo para a apanhar e inclusive faz emboscadas. aparecendo do nada para tentar morder-nos.

Sempre que ele tinha este tipo de comportamento, tentei sempre sacudi-lo ou então dar uma pequena sapatada na cabeça, e ele fica quieto e apreensivo, mas depois morde com mais força. No entanto se eu ficar passivo, continua a ter o mesmo comportamento, embora morda com menos força.

No dia de hoje este comportamento intensificou-se. Acordou cedo e começou a correr por todo o lado e a brincar com tudo. Parecia estar todo eufórico... saltava de dentro do cesto para fora e de fora para dentro e também mordendo-o. Acontece que quando estava nesta brincadeira quando viu a minha mão bufou-me!

Alguém tem ideias do que se está a passar com o meu gatinho? Ele tem cerca de 6/7 semanas, será um tipo de brincadeira normal? ou será que está a ter atenção a mais? É que cá em casa são muitas mãos para lhe dar carinho o que pode o pode estar a cansar.

Toda a ajuda é bem-vinda.
Cumprimentos.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda jun 25, 2007 1:45 pm

Não lhe bata na cabeça! Quando ele exagerar, diga-lhe "não" bem alto. Se ele insistir, ponha-o de castigo. E tente ter paciência... o seu gatinho é como uma criança, está a aprender o que pode e não pode fazer e como dosear a força.

Pessoalmente não bateria num gato tão pequeno, muito menos na cabeça.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda jun 25, 2007 1:53 pm

Esse comportamento é normal.
O meu gato mais velho quando veio para casa fazia a mesma coisa, mordia, embuscava-se, atirava-se ás pernas, ate ao pescoço se atirou uma vez etc.
Tentei de tudo, ralhar, sapatada muito ao de leve , sapatada já nao tanto ao de leve, ignora-lo etc andou nisto mais de ano, so acalmou quando lhe arranjei outra companhia felina, desde aí nunca mais me mordeu, nem se embuscou, agora faz isso com o outro gato.
Conselho: arranje-lhe um gatito para brincadeiras :P
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

segunda jun 25, 2007 2:18 pm

bem... a emboscada é um comportamento típico do caçador que existe nele. E se a emboscada é à sua perna é porque o vê como presa :D Isso é que não parece ser muito bom...
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda jun 25, 2007 2:53 pm

Isso é normal, é da idade mas depois passa.
Quando ele arranhar ou fizer alguma asneira, olhe-o nos olhos e diga um "NÃO" firme, repita o processo quantas vezes ele repetir, se ele insistir muito, diga novamente "NÃO" e dê uma palmadita ao de leve, no lombo (não na cabeça) e depois vire as costas ao bichano, ignorando-o.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda jun 25, 2007 3:03 pm

Mais quando o repreender não lhe dê mimos logo a seguir.
Ele é como um bebé, tem de perceber o que é certo e o que é errado, vai ver que com o tempo ele percebe.

É de evitar bater nos gatos, podem perder a confiança no dono e revoltarem-se.

Boa sorte
hugoseixasr
Registado: terça mai 08, 2007 10:06 pm

segunda jun 25, 2007 5:11 pm

Olá.
O Ary é igual! A única altura em que lhe podemos fazer festas é quando ele está a dormir. Em todo o caso é um trabalho de paciência: agora só abocanha as mãos, as pernas é que continuam a ser mordidas por tudo e por nada.
Comprámos-lhe imensos brinquedos que estão sempre espalhados pela casa toda. Quando se cansa dos brinquedos vem provocar-nos a morder as mãos e os braços.
Toda a gente nos diz o mesmo: zangamo-nos imediatamente e vai para o castigo; assim vai acabar por acalmar e daqui a uns meses talvez se deixe disso.
Paciência! Cumps
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

segunda jun 25, 2007 8:42 pm

Olá, quando eu digo sapatada é no sentido lato, é mais uma pequena palmada. Mas é só quando consegue magoar a sério. :/
Também já tentei o falar alto, mas a única coisa que faz é colocar as orelhitas para trás e ficar a olhar atentamente com cara de mau, mas não deixa de morder. :roll:

Mas pelo menos já fiquei mais descansado porque pensei que este comportamento pudesse-se repercutir para a vida adulta. Já me ia preparar para comprar umas luvas de ferro :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jun 25, 2007 10:06 pm

olá...

tenho uma ferinha dessas cá em casa... :?
veio com cerca de um mesito, agora tem 3 meses... sempre foi assim...
ela morde-me, mas morde-me mesmo muito... ataca-me as mãos, ataca-me as pernas... mas eu sei que é para brincar... não é de ser má, é mesmo por brincadeira... tipo... às vezes parecemos duas malucas, ela ataca-me as pernas, esconde-se, e depois andamos as duas a brincar às escondidinhas :D
mas é normal... ela é sozinha, a única gata cá em casa, veio para cá muito cedo e de certa forma eu tornei-me o brinquedo preferido dela... sim, porque ela não morde tanto os meus pais como me morde a mim...
mas ela é também muito arisca... a última vez que fui à veterinária com ela a senhora ficou muito admirada... a minha gata não pára quieta um segundo... eu ando arranhada da cabeça aos pés...
a vet disse que ela era muito viva e que ela havia de ser uma boa caçadora... é uma gata que devia andar solta... :?
mas enfim...
com o tempo... e depois de castrados tende a passar... costumam ficar mais calmos, mais pachorrentos... :wink:
uma coisinha... "sacudi-los"... ralhar com eles... com a minha gata não adianta em nada... o que eu faço é ignorá-la... como mudar de sofá, ou mudar de divisão da casa... ou então, como forma de castigo fechá-la numa divisão à parte durante uns minutitos e depois soltá-la sem lhe fazer qualquer festa... são as únicas formas de a acalmar :|

bem...
boa sorte com o gatinho!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”