Ir morrer longe... literalmente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta jun 29, 2007 9:44 pm

Olá,

Desde pequena sempre ouvi dizer que enquanto os cães, quando pressentem a morte, costumam ir para junto do dono, os gatos fazem o contrário - afastam-se para longe de casa.

Será verdade? Eu realmente observei alguns casos assim:
- Um cão que foi oferecido a outra família e que, quando foi atropelado, voltou para a casa original para morrer;
- Uma gata que mesmo antes de morrer se afastou de casa e acabou por morrer no campo...

O que vos diz a experiência? (É claro que se for um animal que ande só dentro de casa isto não se aplica.)
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

sexta jun 29, 2007 11:14 pm

Olá.

Mas esse não é o comportamento típico do Cão e do Gato?! Os cães são mais dados ao contacto físico, logo chegam-se ao dono enquanto que os gatos são mais independentes e territoriais o que é normal estarem longe do chamado "dono" (se é que para os gatos existe esse nome).

:roll: :roll: :roll: :roll:

Se partir dessas premissas, logo todo o gato e todo o cão pressentem a morte.

Butterfly_21
Membro Veterano

sábado jun 30, 2007 1:06 pm

Migael Escreveu:Olá.

Mas esse não é o comportamento típico do Cão e do Gato?! Os cães são mais dados ao contacto físico, logo chegam-se ao dono enquanto que os gatos são mais independentes e territoriais o que é normal estarem longe do chamado "dono" (se é que para os gatos existe esse nome).

Se partir dessas premissas, logo todo o gato e todo o cão pressentem a morte.

Uma coisa é estarem mais afastados, outra coisa é afastarem-se quando pressentem a morte.

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

sábado jun 30, 2007 1:15 pm

Butterfly_21 Escreveu:Olá,

Desde pequena sempre ouvi dizer que enquanto os cães, quando pressentem a morte, costumam ir para junto do dono, os gatos fazem o contrário - afastam-se para longe de casa.

Será verdade? Eu realmente observei alguns casos assim:
- Um cão que foi oferecido a outra família e que, quando foi atropelado, voltou para a casa original para morrer;
- Uma gata que mesmo antes de morrer se afastou de casa e acabou por morrer no campo...

O que vos diz a experiência? (É claro que se for um animal que ande só dentro de casa isto não se aplica.)
Olá :wink:

Não sei se é bem assim, pois eu tive um cão, que quando "pressentiu a morte", afastou-se de nós e encontramo-lo morto no campo. Este já era velhinho e ultimamente andava um pouco distante, só voltava a casa para comer, depois não o viamos tão cedo. Portanto não concordo de todo com isso! :wink:

Quanto aos gatos, não sei, pois tenho um agora, e este ainda é jovem, portanto nem quero imaginar o que ele irá fazer quando "pressentir a morte". Será que a pressentem? :? Sinceramente não faço ideia.

Fique bem... :wink:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado jun 30, 2007 2:54 pm

fmss_6 Escreveu: Quanto aos gatos, não sei, pois tenho um agora, e este ainda é jovem, portanto nem quero imaginar o que ele irá fazer quando "pressentir a morte". Será que a pressentem? :? Sinceramente não faço ideia.
Sim, alguns pressentem. Um exemplo: a minha Preta portava-se sempre muito bem quando ia ao veterinário. No entanto, quando tivemos de a abater por ela ter um cancro em estado avançado, mesmo antes de lhe darmos a injecção letal ela começou a "passar-se" ( por isso ainda me custou mais, foi simplesmente horrível :cry: ).

Quer dizer, nesse caso ela pode ter sentido a morte... ou o nosso nervosismo. Mas já me falaram de muitos animais que pressentem que vão morrer.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jun 30, 2007 7:28 pm

Não sei se diria que pressentem a morte? Diria mais que se sentem fora do seu normal estado de saúde e refugiam-se, tal como fazem os felinos e outras espécies aquando no seu habitat. Em alguns casos e em diversas espécies, enquanto membros dum mesmo grupo (família) ou duma colónia, são expulsos pelos restantes membros até a sua horinha chegar...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

sábado jun 30, 2007 11:56 pm

Butterfly_21 Escreveu: Uma coisa é estarem mais afastados, outra coisa é afastarem-se quando pressentem a morte.
:idea: não vai dar o mesmo?! :roll:

Já agora se um animal pressente o seu fim, não creio que assistiria-mos a muitos casos de atropelamentos, ou até mesmo de envenenamentos. :|
Mas não deixa de ser uma teoria interessante, já que à coisa de 3 meses morreu-me uma cadela. E nesse dia em particular estava frio, e como ela era velhinha (17anos), deixei-a numa divisão da casa em separado que seria mais quente. Mas ela não queria, e insistiu que queria sair.

Na mesma manhã encontrei-a ao pé da porta já sem vida. :roll:
123a
Membro
Registado: domingo abr 15, 2007 7:27 pm

domingo jul 01, 2007 12:12 pm

OLa

pois eu acredito fortemente que os animais pressentem a morte!!! :wink:

:lol:
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

segunda jul 02, 2007 11:56 am

da experiência que tenho tido, não posso dizer grande coisa. dois dos gatos que tive, um morreu de repente, quando andava na rua, outro fugiu depois de estar curado de uma perna partida, nunca mais voltou. já outro, que levou um tiro, veio para casa!
creio que o facto de (pelo menos os gatos) virem ou não para casa depende da afeição que têm pelo dono. o tal do tiro era muito caseirinho, os outros eram mais vadios.
um dos que tenho agora, quando vai à vet, refugia-se no nosso colo, trepa por nós acima (pesando mais de 5 quilos...), esconde a cara para não ver a vet, ronrona como se não houvesse amanhã (a vet nem o consegue auscultar :roll: )... é extremamente ligado aos donos. creio que se tivesse forças, viria logo para casa pedir ajuda!
os cães, não sei, não me lembro de algum ter morrido de doença ou velhice nos últimos tempos...
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda jul 02, 2007 2:41 pm

Migael Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu: Uma coisa é estarem mais afastados, outra coisa é afastarem-se quando pressentem a morte.
:idea: não vai dar o mesmo?! :roll:
Não, não vai dar ao mesmo e a diferença parece-me muito fácil de compreender: uma coisa é serem animais que por natureza não são particularmente próximos; outra coisa é afastarem-se intencionalmente quando pressentem a morte.
Migael Escreveu: Já agora se um animal pressente o seu fim, não creio que assistiria-mos a muitos casos de atropelamentos, ou até mesmo de envenenamentos. :|
Como é óbvio (pelo menos para mim), não estava a referir-me a casos de animais que morrem repentinamente e sem que nada o fizesse prever, mas sim a animais que estão doentes e que provavelmente o sabem, apesar de os donos nem sempre se aperceberem.
Beatriz9
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 8:42 pm

segunda jul 02, 2007 3:44 pm

Respondendo a' pergunta inicial... Eu n sei se os gatos ou os cães precentem a morte. Quanto aos gatos, n sei dixer se se afastam kuando "precentem a morte", mas quando o meu Picasso (cão) foi atropelado, ele veio para ao pe das escadas da minha casa... e ele estava em muito mau estado... e mesmo assim regressou a casa... :(
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 02, 2007 6:14 pm

Depende dos animais. Há animais que buscam o dono, sejam cães ou gatos. Há animais que procuram a solidão. Não sei se é intencional ou se é instinto. Mas não há uma regra que se aplique nem a gatos nem a cães.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
olgasuna
Membro Júnior
Registado: sábado fev 10, 2007 5:16 pm

segunda jul 02, 2007 10:59 pm

ola a todos!na minha experiencia q nao e pessoal, graças a deus mas tenho um familiar q tem varios gatos ,em casa 3, e alimenta muitos ,e teve 2 caes...a cadela morreu ha pouco na quinta, morreu durante a noite ,saiu da casota onde estava sempre ao lado de outro cao o seu companheiro oscar e apareceu morta a porta de entrada da cozinha...era a nossa querida olivia...em relaçao a gata n se refugiou morreu ao colo do dono enquanto confortavelmente recebia festas,deu um ultimo suspiro e morreu...em honra,dela na altura como adoptei o gaspar e a mica q sao netos dela poz-lhe o nome de mica tbem e, e em honra deles q escrevi este artigo ...p puder falar deles...e p dar a opiniao acho q cada animal tem a sua forma de se manifestar tal como nos, depende da personalidade...olivia e micas a vossa familia ama-vos
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda jul 02, 2007 11:16 pm

Acho que a LuMaria tem razão... cada caso é um caso.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta jul 05, 2007 12:06 pm

Todos os meus animais procuraram o contacto comigo ou esperaram por mim para morrer, fossem cães, gatos, hamsters, aves.... mas isso não significa nada, cada animal é um caso e reaje de forma diferente.
A minha opinião, sem fundamento, é que um animal em sofrimento só se afasta do dono quando a presença desse dono lhe provocar mais sofrimento. Esclarecendo: se não percebermos que ele sofre ou se, por exemplo, o manipularmos com menos cuidado ou de forma menos correcta, podemos magoá-lo sem querermos e isso pode afastá-los. Ás vezes, eles também se afastam para evitar a medicamentação se a mesma for dolorosa e ministrada pelo dono.
Mas, duma forma, geral, acho que a tendência é para a proximidade, não para o afastamento

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Responder

Voltar para “Gatos”