Gatos nao se dão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Olá!
bem eu sou de Viana do Castelo mas estudo no Porto.
Em Viana tenho três gatos machos, nenhum castrado. Um de sete anos, o Ace. Ele é nitidamente o dominante. O Biscoito está quase a fazer dois anos. É muito meigo. O Figo tem uns três meses. É um bebézinho que já foi aceite.
Hoje, do Porto, veio comigo o Sam, de quase um ano. O Sam é meu e do meu namorado. o meu namorado está a trabalhar portanto o Sam veio comigo. O Ace nem lhe liga. Bifa-lhe mas ignora-o. O pequeno, o Figo, bufa-lhe imenso. O Biscoito é o pior de todos, para minha surpresa.
O Sam está a vinte metros e ele já lhe bufa e rosna. Como é que lido com a situaçao? Nao interfiro? Sapatada no Biscoito? Ralho-lhe? Grito-lhe.
Confesso que em algumas horas já passei do simples e sonoro "nao" para uma sapatada bem assente no rabo. O Biscoito teve a lata de me rosnar a mim (coisa que nunca fez em dois anos). Eu amarrei-lhe bem forte no focinho, pu-lo a olhar-me nos olhos e dei-lhe um grandessissimo berro de "nao". Pois o miudo bufou-me! está raivoso!
Eu sei que tenho de ter paciencia... Mas custa-me imenso ver o Sam a ser ameaçado por todos sem lhes fazer nada. Sei que eles estao apenas a proteger a sua casa... mas irrita-me!
bem eu sou de Viana do Castelo mas estudo no Porto.
Em Viana tenho três gatos machos, nenhum castrado. Um de sete anos, o Ace. Ele é nitidamente o dominante. O Biscoito está quase a fazer dois anos. É muito meigo. O Figo tem uns três meses. É um bebézinho que já foi aceite.
Hoje, do Porto, veio comigo o Sam, de quase um ano. O Sam é meu e do meu namorado. o meu namorado está a trabalhar portanto o Sam veio comigo. O Ace nem lhe liga. Bifa-lhe mas ignora-o. O pequeno, o Figo, bufa-lhe imenso. O Biscoito é o pior de todos, para minha surpresa.
O Sam está a vinte metros e ele já lhe bufa e rosna. Como é que lido com a situaçao? Nao interfiro? Sapatada no Biscoito? Ralho-lhe? Grito-lhe.
Confesso que em algumas horas já passei do simples e sonoro "nao" para uma sapatada bem assente no rabo. O Biscoito teve a lata de me rosnar a mim (coisa que nunca fez em dois anos). Eu amarrei-lhe bem forte no focinho, pu-lo a olhar-me nos olhos e dei-lhe um grandessissimo berro de "nao". Pois o miudo bufou-me! está raivoso!
Eu sei que tenho de ter paciencia... Mas custa-me imenso ver o Sam a ser ameaçado por todos sem lhes fazer nada. Sei que eles estao apenas a proteger a sua casa... mas irrita-me!
<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Sanxeri há quanto tempo é que eles estão juntos? Ou seja, No mesmo espaço? Não sei se entendi bem, mas isso só começou quando trouxe o figo (o mais novinho)?
Não sei bem o que aconselhar, mas que com o tempo eles habituam-se.
As minhas miúdas dão-se lindamente aliás adoram-se uma à outra, mas elas têm quase a mesma idade, uma diferênça de 2 meses e foram adoptadas praticamente na mesma semana.
Desejo boa sorte e paciência
Não sei bem o que aconselhar, mas que com o tempo eles habituam-se.
As minhas miúdas dão-se lindamente aliás adoram-se uma à outra, mas elas têm quase a mesma idade, uma diferênça de 2 meses e foram adoptadas praticamente na mesma semana.
Desejo boa sorte e paciência
-
- Registado: terça jul 03, 2007 7:54 am
Também tive que integrar uma gata adulta cá em casa, há dois anos. Tinha cá um gato, adulto, castrado, muito mimado e dono do seu espaço, o Gui. Nas primeiras semanas tivemos que os manter afastados, em divisões diferentes. Incentivámos que se cheirassem um em cada lado de uma porta. Para dizer a verdade a gata Miá passou as duas primeiras semanas de vida cá em casa "refugiada" num roupeiro. Só saía para ir ao areão e para comer. Nós respeitámos isso. Mais tarde, começámos a juntá-los quando nós estavamos em casa, e procurámos criar momentos em comum: fazer festas aos dois ao mesmo tempo, trocando as mãos e dando a cheirar ao outro; brincar com um cordel grande, um numa ponta e outro noutra, dar-lhes comida ao mesmo tempo em tijelas relativamente próximas. Passados uns meses a relação melhorou. Ela aprendeu locais estratégicos (debaixo de cadeiras, de mesas, em cima de móveis ou das costas do sofá) onde consegue ficar protegida quando o Gui resolve chateá-la, e onde controla o cenário. Neste momento já não é uma questão de marcar território, simplesmente ele não consegue resistir a uma boa patada quando ela passa! Ela às vezes também lhe dá...e ele fica atinadinho por uns dias. É preciso muita paciência. Quando percebemos que ele está com tentações, ralhamos, mas sobretudo tentamos distraí-lo com outras coisas, ou encaminhá-lo para outro espaço da casa e o "mau momento" passa sem danos. Quando um novo gato chega é difícil para todos, e temos que ter muita compreensão com todos. E tivemos que aceitar que eles não se dão bem...suportam-se! Conseguem dormir no mesmo sofá uma tarde inteira...mas afastados! E dormem os dois nos pés da nossa cama. Ela é muito pachola e isso também ajuda porque tem uma paciência infidável para ele...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Obrigada pelos conselhos e por partilharem as vossas historias. 
Isto começou há cerca de um mes, quando adoptamos o Figo (que deve estar quase a fazer tres meses). O Biscoito logo o aceitou. O meu mais velho, de sete anos, bufa-lhe mas está-se a habituar.
Eu entretanto acabei os meus exames e vim para casa, para Viana. Trouxe ontem o meu gato portuense, o Sam, comigo. Ele tem um ano e é castrado.
Ora o Ace (o de 7 anos) bufa-lhe mas até nem lhe liga grande coisa.
O que me surpreendeu foi que o Biscoito, o de dois anos, o detesta! E o Figo, o bebé, vê no Biscoito o seu ídolo entao toca tambem a maltratar o meu gato do Porto. O Biscoito ve-o a dez metros e já fica possesso a bufar-lhe... o pequeno tambem!
O meu menino do Porto ontem estava muito tristonho. Hoje já esta melhor. Ele até vai a correr atras do bebé para brincar com ele... mas como resposta recebe sempre uma bufadela.
A minha questao é... acham que devo deixar o Biscoito (o de dois anos) bufar? Ou deve interferir e ralhar-lhe?

Isto começou há cerca de um mes, quando adoptamos o Figo (que deve estar quase a fazer tres meses). O Biscoito logo o aceitou. O meu mais velho, de sete anos, bufa-lhe mas está-se a habituar.
Eu entretanto acabei os meus exames e vim para casa, para Viana. Trouxe ontem o meu gato portuense, o Sam, comigo. Ele tem um ano e é castrado.
Ora o Ace (o de 7 anos) bufa-lhe mas até nem lhe liga grande coisa.
O que me surpreendeu foi que o Biscoito, o de dois anos, o detesta! E o Figo, o bebé, vê no Biscoito o seu ídolo entao toca tambem a maltratar o meu gato do Porto. O Biscoito ve-o a dez metros e já fica possesso a bufar-lhe... o pequeno tambem!
O meu menino do Porto ontem estava muito tristonho. Hoje já esta melhor. Ele até vai a correr atras do bebé para brincar com ele... mas como resposta recebe sempre uma bufadela.
A minha questao é... acham que devo deixar o Biscoito (o de dois anos) bufar? Ou deve interferir e ralhar-lhe?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Que se bufem mas que não se peguem..., tudo bem. E, por vezes, se os tamanhos não forem desproporcionais entre um e outro, mesmo que se peguem numa luta normal, que não seja muito violenta, não deve intrometer-se! Eles estão a definir a hierarquia.sanxeri Escreveu: A minha questao é... acham que devo deixar o Biscoito (o de dois anos) bufar? Ou deve interferir e ralhar-lhe?
Se a luta for violenta, então sim, deve desincentivar, ralhando, gritando ou atirar para perto deles algo que faça bastante barulho, como, p.e., um molho de chaves ou uma lata contendo objectos metálicos dentro dela, para fazer o máximo de ruído com a finalidade deles se assustarem e desistirem dessa possível luta violenta!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
olá...
bem...
eu tenho uma gatinha com quase quatro meses... e à menos de um mês trouxe um gatinho cá para casa, um gatinho pouco mais novo que ela...
o gatinho não era para mim, era para oferecer, mas teve de ficar um dia inteiro cá em casa...
então...
trouxemo-lo dentro de uma caixinha... mas antes de abrir a caixa deixei a minha gata cheirar e espreitar para ver o gatinho... ela cheirou, espreitou e foi embora, ignorou-o... e entaum nós decidimos soltá-lo...
quando abrimos a caixa o gato saiu disparado... a minha gata assustou-se de tal maneira quando o viu que começou aos pinchos a bufar-lhe muito... ela não se mexia, simplesmente ficou tipo estátua a olhar para ele e a bufar
depois o gatinho acabou por se esconder e a minha gata acalmou...
quando o apanhamos a Luz começou novamente a bufar e a pinchar, e a fugir... então, como já estava quase na hora de ir para a nova casa (ele era um presente de aniversário), e como a minha gata é uma peste e nós tinhamos medo do que ela lhe pudesse fazer (já que o gatinho era da coisa mais meiguinha que há), pusemo-lo na transportadora...
ela aproximava-se a medo e fugia, passados uns minutos já se aproximava para cheirar e só quando eu a forçava alguma coisa é que lá ouvia um bufito... o gatinho, parecia que tinha medo de tudo, menos da Luz... já ela, devia achar que ele era algum monstro...
mas quando fomos embora ela já não bufava, era só aquela coisa do cheirar a medo e tal..
era mais umas horitas, um dia... e eles ficavam bem...
apesar de ainda hoje ela evitar aproximar-se do armário onde ele se escondeu
mas compreende-se... não teve muito tempo para perceber o que aquilo era...
quanto aos seus meninos...
deixe-os aproximarem-se aos bocadinhos... sem forçar nada...
não pode proibir o Biscoito de bufar ao Sam, deixe-os aproximarem-se aos poucos, mas se vir que a coisa começa a dar para o torto, separe-os, não os deixe chegar ao confronto fisico...
na minha opinião não deve repreender ou "bater" ao Biscoito, afinal o gatinho está apenas a defender o que é seu, para ele o Sam, sendo um gato também adulto, deve representar uma ameaça...
tenha muita paciência e vai ver que eles acabam por se habituar uns aos outros!
boa sorte!
bem...
eu tenho uma gatinha com quase quatro meses... e à menos de um mês trouxe um gatinho cá para casa, um gatinho pouco mais novo que ela...
o gatinho não era para mim, era para oferecer, mas teve de ficar um dia inteiro cá em casa...
então...
trouxemo-lo dentro de uma caixinha... mas antes de abrir a caixa deixei a minha gata cheirar e espreitar para ver o gatinho... ela cheirou, espreitou e foi embora, ignorou-o... e entaum nós decidimos soltá-lo...
quando abrimos a caixa o gato saiu disparado... a minha gata assustou-se de tal maneira quando o viu que começou aos pinchos a bufar-lhe muito... ela não se mexia, simplesmente ficou tipo estátua a olhar para ele e a bufar

depois o gatinho acabou por se esconder e a minha gata acalmou...
quando o apanhamos a Luz começou novamente a bufar e a pinchar, e a fugir... então, como já estava quase na hora de ir para a nova casa (ele era um presente de aniversário), e como a minha gata é uma peste e nós tinhamos medo do que ela lhe pudesse fazer (já que o gatinho era da coisa mais meiguinha que há), pusemo-lo na transportadora...
ela aproximava-se a medo e fugia, passados uns minutos já se aproximava para cheirar e só quando eu a forçava alguma coisa é que lá ouvia um bufito... o gatinho, parecia que tinha medo de tudo, menos da Luz... já ela, devia achar que ele era algum monstro...
mas quando fomos embora ela já não bufava, era só aquela coisa do cheirar a medo e tal..
era mais umas horitas, um dia... e eles ficavam bem...
apesar de ainda hoje ela evitar aproximar-se do armário onde ele se escondeu

quanto aos seus meninos...
deixe-os aproximarem-se aos bocadinhos... sem forçar nada...
não pode proibir o Biscoito de bufar ao Sam, deixe-os aproximarem-se aos poucos, mas se vir que a coisa começa a dar para o torto, separe-os, não os deixe chegar ao confronto fisico...
na minha opinião não deve repreender ou "bater" ao Biscoito, afinal o gatinho está apenas a defender o que é seu, para ele o Sam, sendo um gato também adulto, deve representar uma ameaça...
tenha muita paciência e vai ver que eles acabam por se habituar uns aos outros!
boa sorte!

Última edição por mOreirinha01 em terça jul 03, 2007 12:18 pm, editado 1 vez no total.
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá! muito obrigada!
Olhem o Biscoito e o Sam sao do mesmo tamanho, apesar do Sam ter apenas um ano e o Biscoito dois. mas acho que é mais porque o Sam come muito e tem pêlo médio (parece maior do que é). O meu Sam nao lhe faz nada. Alias fica cheiinho de medo.
o que me espanta é o pequerrucho que uns tres meses já bufar tanto ao "invasor". o azar é que o sam so quer brincadeira e persegue a pulga para todo o lado.
Pronto entao eu vou deixa-los em paz... o biscoito, ate hoje, nunca lutou com nenhum gato. por isso acho que so vai mesmo bufar! ele ontem de tarde nao bufou nunca ao Sam... mas quando a minha mae chegou ficou possesso. ele adora a minha mae. É muito possessivo. E logo que a viu... ficou mauzinho.
Vou dar tempo ao tempo a ver o que acontece... o Sam está muito mais alegre hoje. Chateia o Figo (de tres meses)a toda a hora. Até dá gosto ver o pequeno a fugir na frente e a bufar e o sam a correr atras. É que o pequeno fazia o mesmo ao biscoito... agora está a provar do proprio veneno. eheh
Olhem o Biscoito e o Sam sao do mesmo tamanho, apesar do Sam ter apenas um ano e o Biscoito dois. mas acho que é mais porque o Sam come muito e tem pêlo médio (parece maior do que é). O meu Sam nao lhe faz nada. Alias fica cheiinho de medo.
o que me espanta é o pequerrucho que uns tres meses já bufar tanto ao "invasor". o azar é que o sam so quer brincadeira e persegue a pulga para todo o lado.
Pronto entao eu vou deixa-los em paz... o biscoito, ate hoje, nunca lutou com nenhum gato. por isso acho que so vai mesmo bufar! ele ontem de tarde nao bufou nunca ao Sam... mas quando a minha mae chegou ficou possesso. ele adora a minha mae. É muito possessivo. E logo que a viu... ficou mauzinho.
Vou dar tempo ao tempo a ver o que acontece... o Sam está muito mais alegre hoje. Chateia o Figo (de tres meses)a toda a hora. Até dá gosto ver o pequeno a fugir na frente e a bufar e o sam a correr atras. É que o pequeno fazia o mesmo ao biscoito... agora está a provar do proprio veneno. eheh
-
- Membro Veterano
lá está...
se calhar isso é tudo ciumeira...
vai ver que eles acabam por ficar todos bem
se calhar isso é tudo ciumeira...
vai ver que eles acabam por ficar todos bem

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu acho que sim. Ao menos que se tolerem que eu trato da parte de enche-los de mimos. O Sam tambem so está cá temporariamente... mas queria que se sentisse bem. 

-
- Membro Veterano
claro que ele se sente bem..
a dona está perto dele
e quanto aos outros gatos, ele acaba por conquistá-los
a dona está perto dele

e quanto aos outros gatos, ele acaba por conquistá-los

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Hum... isso é mais dificil. o mais velho é um gato meio selvagem. O do meio pelos vistos é muito ciumento. E o pequeno tambem já sabe bufar...
Mas a ver vamos, tenho de esperar. Ao menos o Sam parece-me alegre (é o unico!).

Bom dia
Se os conflitos se limitam a bufadelas, até que a situação não é muito má. Por isso, não intervenha, deixe que eles estipulem a hierarquia. Os mais antigos estão a defender o território, dono(a) inclusivé, e as suas intervenções podem provocar mais ciúmes.
Quando houver conflitos mais acesos, faça um ruído subito, bata palmas por exemplo, ou borrife-os com agua, mas não se meta no meio para evitar ser atacado(a), nem lhes bata. Nessas situações, eles podem redirecionar a agressividade para si - quando um gato está assustado ou agressivo em relação a outro mas não pode retaliar (por medo, por exemplo), ataca o que estiver mais perto, mesmo que seja o dono.
Esteja atento(a) aos sinais iminentes de ataque: olhos esbugalhados, corpo baixo, orelhas baixas, cauda enrolada à volta, eriçada ou a chicotear
Nessas alturas, evite movimentos e ruidos bruscos, fale calmamente com eles e distraia-os para que não entrem em briga
Pense em castrá-los, isso irá ajudar a situação e será benéfico para a saúde dos seus gatos.
Nunca acaricie 1º o Sam, sobretudo ao pé dos outros gatos para não aumentar o ciume e para que a "hierarquia" se estabeleça por si mesma. Mas continue a mimá-lo à mesma, para que não se sinta à margem.
Se puder, individualize os brinquedos, camas, litter, sobretudo comida e água, para minimizar as disputas.
E use e abuse da paciência e da calma.
Boa sorte
Cristina
Se os conflitos se limitam a bufadelas, até que a situação não é muito má. Por isso, não intervenha, deixe que eles estipulem a hierarquia. Os mais antigos estão a defender o território, dono(a) inclusivé, e as suas intervenções podem provocar mais ciúmes.
Quando houver conflitos mais acesos, faça um ruído subito, bata palmas por exemplo, ou borrife-os com agua, mas não se meta no meio para evitar ser atacado(a), nem lhes bata. Nessas situações, eles podem redirecionar a agressividade para si - quando um gato está assustado ou agressivo em relação a outro mas não pode retaliar (por medo, por exemplo), ataca o que estiver mais perto, mesmo que seja o dono.
Esteja atento(a) aos sinais iminentes de ataque: olhos esbugalhados, corpo baixo, orelhas baixas, cauda enrolada à volta, eriçada ou a chicotear
Nessas alturas, evite movimentos e ruidos bruscos, fale calmamente com eles e distraia-os para que não entrem em briga
Pense em castrá-los, isso irá ajudar a situação e será benéfico para a saúde dos seus gatos.
Nunca acaricie 1º o Sam, sobretudo ao pé dos outros gatos para não aumentar o ciume e para que a "hierarquia" se estabeleça por si mesma. Mas continue a mimá-lo à mesma, para que não se sinta à margem.
Se puder, individualize os brinquedos, camas, litter, sobretudo comida e água, para minimizar as disputas.
Boa sorte
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Quanto aos sinais de ataque... o meu Biscoito faz exacamente isso. mas ele é do mesmo tamanho que o Sam e nao ousa ataca-lo. E ele so fica com ciumes quando chega alguem a casa...mce Escreveu:Bom dia
Boa sorte
Cristina
O Sam está castrado. Por isso ele nao bufa ou luta com nenhum. Os outros realmente nao estao. mas como é uma situaçao temporaria... algumas semanas...
Eu nao faço mimos ao Sam em frente do Biscoito. os outros nao se importam mas o Biscoito fica a olhar fixamente para nós se eu me arpoximo do Sam. O meu Sam tem uma liteira só para ele... mas os outros usam-na. Tem tambem uma tigela de comida so para ele... mas os outros tambem comem de lá.Por isso nao me parece que eles se importem. =) So quando o meu Sam quer ir comer e o Biscoito está a comer (na tigela que pertence ao Sam) é que o Biscoito lhe bufa.
MUITO OBRIGADA!

Não há o que agradecer.
Sabe, as minhas gatas demoraram 6 anos a entenderem-se, com lutas violentas, e eu também sofri alguns ataques. Se quiser conhecer a história, procure no forum. Agora, já se toleram e a proximidade entre as duas aumenta paulatinamente; hoje à hora do almoço p.ex. fui dar com as duas deitadas ao sol na cozinha, a 1/2 metro uma da outra. Fiquei tão feliz! Contudo, ainda esta manhã se pegaram....
É assim, viver um dia de cada vez
Vai ver que tudo melhora com o tempo
Cristina
Sabe, as minhas gatas demoraram 6 anos a entenderem-se, com lutas violentas, e eu também sofri alguns ataques. Se quiser conhecer a história, procure no forum. Agora, já se toleram e a proximidade entre as duas aumenta paulatinamente; hoje à hora do almoço p.ex. fui dar com as duas deitadas ao sol na cozinha, a 1/2 metro uma da outra. Fiquei tão feliz! Contudo, ainda esta manhã se pegaram....
É assim, viver um dia de cada vez

Vai ver que tudo melhora com o tempo

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Os meus gatos mais velhos... um de sete anos e outro de dois, nao se adoram... mas nao lutam nunca. Dao-se bem. Mas é "eu cá tu lá".
Vamos ver se com este as coisas melhoram...