Acalmar um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça jul 03, 2007 12:28 pm

Bom dia...

Eu ontem trouxe o meu gato Sam para a minha casa. Fizemos a viagem de táxi e como ele fica muito nervoso (começa a arfar tipo cão) fui ao veterinário pedir um comprimido para o fazer dormir.

O doutor disse para lhe dar um terço ou meio se fosse para por mesmo a dormir. Eu dei! O bichano nao adormecia mesmo apos uma hora... Continuava a brincar com as suas bolinhas.

A verdade é que ele me enganou bem. Eu meti-lhe o comprimido quase na garganta e ele cuspiu-o "n" vezes. Ou entao devia esconde-lo debaixo da lingua e nao engolia. A certa altura lá funcionou e obriguei-o a beber água. Lá engoliu meio comprimido.

Uma hora depois... continuava igual. Liguei ao veterinario e ele disse que se era para o por mesmo "KO" para lhe dar o resto. Dei! Nada feito. Eole continuou sem adormecer. Miou durante toda a viagem... os olhos estavam sonolentos, a voz ficou mais fraquinha... mas nao adormeceu nem por um minuto! Desequilibrava-se mas mais nada.

Já utilizaram vetranquil? Deu resultado? É que das duas uma... ou aquilo nao dá mesmo resultado ou o meu gato me enganou muito bem e o cuspiu em algum sitio. :?

Alguem conhece um comprimido que faça os gatos adormecer MESMO?

Muito obrigada!
Última edição por sanxeri em terça jul 03, 2007 7:32 pm, editado 1 vez no total.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
pcstmorais
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 3:28 pm

terça jul 03, 2007 3:37 pm

Olá,

Eu já utilizei esse clamante durante muito tempo, embora neste momento já não o use.
A 1ª vez que o utilizei foi no Doberman que tive, porque ele depois de ter comido uma planta venenosa, o veneno atacou-lhe os nervos e quando havia trovoada ou foguetes ele entrava em completo panico. Nele o comprimido não o punha a dormir, mas acalmava-o bastante.
Entretanto ele morreu e deram-me uma gata a "Cinza", ela sempre que vamos de viagem, passa o caminho a vomitar, eu dáva-lhe 1/4 do comprimido, e ela ficava KO. Ela desmaiou-me 2x nos braços depois de tomar o comprimido, e apartir daí nunca mais lho dei!!! perfiro que ela vá a vomitar do que arriscar a acontecer-lçhe alguma coisa.

O que te queria dizer é que em cada um de nós sejamos animais ou não, o organismo trabalha de maneira diferente, o que faz bem a uns, pode fazer mal a outros, entendes? Se calhar Ele quando tomou o comprimido já estava muito agitado, e o comprimido serviu apenas para o acalmar um pouco. Se lhe deres o comprimido quando ele estiver calmo, concerteza vai fazer melhor efeito.

Com isto tudo, só te posso dar um concelho, mais vale eles ficarem um pouco agitados ou enjoados, que um forte calmante.

Bjs
Paula
Última edição por pcstmorais em quarta jul 04, 2007 12:20 pm, editado 1 vez no total.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 03, 2007 4:01 pm

Bem ele nao me pareceu nada calmo.

Tivemos mesmo de lhe dar o comprimido pois ele, quando anda de carro, começa a arfar imenso... parece que fica com dificuldades em respirar. E esgadenha tanto o carro que perde imensas lascas de unhas... umas vez (quando andaa na mudança de dentiçao) até um dente perdeu. :S
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 03, 2007 7:11 pm

Boas, sanxeri.

Não sei se já reparou, uma vez que anda por cá desde 2005, que o lema de algumas pessoas é virem a um forum de animais pedir conselhos veterinários e “mezinhas” com o objectivo de "pouparem" uns trocos, não indo a uma consulta veterinária... logo, tanto os que pedem como os "encobertos" e que só lêem, aproveitam o facto de alguns mencionarem nomes de medicamentos para, erradamente, os utilizarem nos seus animais esquecendo-se que cada caso é um caso e esquecendo-se que na maioria das vezes quem referiu tais nomes foram pessoas sem formação veterinária que apesar de o fazerem sem segundas intenções... podem colocar em causa a saúde e até a vida de alguns animais...!

Quanto ao tranquilizante que mencionou, aconselho-a a editar o tópico para que não se aproveitem do nome da medicação e façam algum disparate!
Digo disparate porque nenhum medicamento deve ser administrado a um animal, especialmente calmantes, sem que o animal seja avaliado, antecipadamente, por um veterinário...!
Ainda, sobre esse calmante, muitas das vezes dá o efeito adverso aos animais o que deve ter sido o caso do seu!
Eu tenho um gato que sofreu uma paragem cardíaca com o tal efeito adverso do medicamento em causa!
E outro da colónia de rua, quando o apanhei para o enjaular para posteriormente ser castrado, também reagiu de forma adversa à medicação!
Numa outra gata, idém!
Portanto... avalie bem os prós e contras...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 03, 2007 7:34 pm

Já está leonilde. devia ter pensado nisso, tem toda a razao.

Eu acho que o meu gato ficou ainda mais nervoso por notar que algo estava a acontecer com ele... vou ter mesmo de pedir ao veterinario para ele me falar de outros medicamentos. Ou entao tenho mesmo de o transportar raivoso... 8)

de qualquer modo muito obrigada!
pcstmorais
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 3:28 pm

quarta jul 04, 2007 12:26 pm

Concordo com a Leonilde, porque embora não o tenha referido (e peço desculpa porque foi lapso meu), tanto o medicamento como a dozagem apropriada para cada um dos meus animais, foi-me receitada pelo Vet, e mesmo assim eu deixei de o dar.

Este medicamento é muito forte e tem muitas contra-indicações. Só em casos extremamente excepcionais e sempre com a supervisão do Vet, deve ser administrado.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 04, 2007 12:44 pm

Bem o meu foi administrado com muito cuidado. E liguei duas vezes ao vet... uma para saber se podia dar mais... e outra para saber quais os sintomas...

mas nao funcionou! o estuporzinho continuou bem acordado!
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta jul 05, 2007 10:17 am

Bom dia

sanxeri, dentro do possível, evite os calmantes. Quase todos os gatos miam durante as viagens, sobretudo pela excitação, e o melhor é tolerarmos essa "conversa". Aliás, "conversar" com eles durante a viagem ajuda a que acalmem. Mas como o seu fica demasiado nervoso, tente estas dicas:
- Não sei se tem carro mas, se poder, vá habituando-o a viagens, fazendo pequenos percursos com frequência e aumentando progressivamente o tempo de viagem;
- Ponha dentro da transportadora a manta ou almofada dele ou qualquer outra coisa que tenha o seu cheiro. Se não tiver, forre a caixa com jornal para ele não escorregar com as oscilações. Ponha também um brinquedo.
- Não lhe dê comida antes da viagem
- A caixa deve permitir que ele se movimente em 360º mas também não deve ser tão grande que ele baloice lá dentro
- Não leve a caixa ao colo, segure-a com o cinto para minimizar os balanços; isto também protege o seu bichano em caso de acidente
- Canse-o antes da viagem; brinque com ele, faça-o correr, saltar, enfim "estoire-o", isso vai ajudar a que não fique tão tenso
- Tape a caixa com um pano para o acalmar mas tenha cuidado para que a ventilação se mantenha

Espero que isto ajude
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta jul 05, 2007 10:33 am

Sanxeri

Fiquei com uma dúvida relativamente a isto que disse:

sanxeri Escreveu: E esgadenha tanto o carro que perde imensas lascas de unhas...

O gato esgadenha o carro ? Então mas ele vai solto dentro do carro ?
mce
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 10:35 am

Pergunta pertinente....
Espero bem que não porque isso é um perigo imenso para o gato e para o condutor!
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
PauloSantos
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 10:40 am

mce Escreveu:Pergunta pertinente....
Espero bem que não porque isso é um perigo imenso para o gato e para o condutor!
Por isso mesmo ;) e claro, o facto de ir solto, é mais um factor de stress para o animal.
PauloSantos
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 10:53 am

mce Escreveu:Bom dia

sanxeri, dentro do possível, evite os calmantes. Quase todos os gatos miam durante as viagens, sobretudo pela excitação, e o melhor é tolerarmos essa "conversa". Aliás, "conversar" com eles durante a viagem ajuda a que acalmem. Mas como o seu fica demasiado nervoso, tente estas dicas:
- Não sei se tem carro mas, se poder, vá habituando-o a viagens, fazendo pequenos percursos com frequência e aumentando progressivamente o tempo de viagem;
- Ponha dentro da transportadora a manta ou almofada dele ou qualquer outra coisa que tenha o seu cheiro. Se não tiver, forre a caixa com jornal para ele não escorregar com as oscilações. Ponha também um brinquedo.
- A caixa deve permitir que ele se movimente em 360º mas também não deve ser tão grande que ele baloice lá dentro
- Não leve a caixa ao colo, segure-a com o cinto para minimizar os balanços; isto também protege o seu bichano em caso de acidente
- Canse-o antes da viagem; brinque com ele, faça-o correr, saltar, enfim "estoire-o", isso vai ajudar a que não fique tão tenso
- Tape a caixa com um pano para o acalmar mas tenha cuidado para que a ventilação se mantenha

Espero que isto ajude
Cristina
Achei esta explicação muito interessante e útil.

O meu gato, desde que veio cá para casa, foi também habituado a olhar a trasnportadora com relativa normalidade.

Tem-na sempre à disposição e por isso, embora não durma lá dentro, por vezes, recolhe-se lá durante algumas horas.

Tenho por hábito, fechá-lo lá dentro e brincar com ele pelo lado de fora, tentando transmitir-lhe uma sensação de segurança de modo a evitar, que ele olhe a transportadora com desconfiança.

Tem dado resultado, pois não tenho qualquer tipo de problema em o colocar lá dentro e não me parece que ele se sinta incomodado, com as deslocações ao Vet.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 05, 2007 10:59 am

Além de todas as recomendações dadas, que foram muito úteis, há uma que é de salientar para gatos que entrem em pânico nas viagens de carro :arrow: Tapar a jaula com uma mantinha de tecido leve mas escuro, de forma a que haja entrada de oxigénio, mas de forma que o gato não visualize o exterior...!
Isto acalma-os bastante.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 11:17 am

PauloSantos Escreveu:não me parece que ele se sinta incomodado, com as deslocações ao Vet.
PauloSantos, você não tem um gato, você tem um santo! :D Qual é o segredo?
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 05, 2007 11:24 am

mce Escreveu:Bom dia

Espero que isto ajude
Cristina
Muito obrigada. Adorei os conselhos. :lol:

A caixa é grandinha... Cabem, quietos, dois dele lá dentro.

So aquela de tapar a caixa é que nao resulta muito com ele... Tentei na viagem que fiz na sexta e ele perdeu quatro os cinco lascas de unhas a esgadanhar o meu casaco. :?

Obrigada! para a proxima vou chatea-lo immmmmeeeenso antes de viajar...
Responder

Voltar para “Gatos”