A minha gata teve um bebé à cerca de uma semana, até aqui tudo bem. Nós já temos um gatinho que também é filho dela e que fez recentemente quatro meses.
No principio ele reagiu muito bem, o seu comportamento não se alterou, e não se mostrou agressivo com a irmã, até tenho fotografias dos dois a dormir juntos.
Agora ele continua a não mostrar agressividade, felizmente. O problema é que tenho reparado que ele não come quase nada. Antes, e mesmo nos dias imediatamente ao nascimento da irmã ele era um glutão, e mesmo que estivesse a descansar era o primeiro a ir á cozinha se ouvia abrir a porta do frigorífico.
Já tentei dar-lhe comida de comida da sheba, que ele gosta mas que nem sempre pudemos comprar porque é cara. Mas nem isso ele comeu!!!
A minha mãe acha que durante a noite ele vai mamar na mãe e é por isso que não tem fome, e a verdade é que a gata não tem muito leite, se calhar é ele. Mas eu já o separei da mãe e continua na mesma.
Já ouvi falar em anorexia nos animais, e tirando causas físicas, o nascimento de um outro humano ou animal é uma das possíveis causas psicológicas. Também reparei que quando come um pouquinho vai esconder-se e vomita!!! Em vez de anorético já digo que o gato é bulímico, embora ache 99,9% improvável.
Sei que uma das soluções é dar-lhes comida mais saborosa mas como disse, não resultou. Quero ver se melhora, ou talvez seja ilusão minha. É que se for com ele ao VET o mais provável é terem que o alimentar por um tubo, o que eu queria evitar, se pudesse!
escrevo a pedir/perguntar se alguém conhece ou já passou por uma situação idêntica ou semelhante, e como se resolveu. Mil obrigados!